7 dicas de como vender roupas plus size e lucrar muito
Pontos principais do artigo:
- O mercado plus size é um dos que mais crescem no Brasil, chegando a representar mais de 25% do faturamento total do setor de vestuário em 2022;
- Ainda assim, existem poucas opções de lojas especializadas em tamanhos maiores. Por isso, saber como vender roupas plus size pode ser uma boa ideia de negócio;
- Para isso, você vai precisar conhecer bem o mercado, encontrar bons fornecedores, criar um plano de negócios e fazer uma boa divulgação da sua marca;
- Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis e entrar no mercado de moda plus size com pouco investimento inicial e ótimas oportunidades de lucro.
Não é segredo que o mercado da moda é um dos mais disputados no varejo. Mas se você está em busca de uma ideia de negócio nesse setor com pouca concorrência e alto potencial de crescimento, saiba que aprender como vender roupas plus size pode ser uma ótima opção.
Isso porque, embora o mercado da moda plus size tenha sido negligenciado nos últimos anos, esse é um dos setores que mais cresce no Brasil. Por isso, é uma boa alternativa para quem quer começar a empreender do zero.
Para te ajudar nessa missão, preparamos este guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto: margem de lucro, como começar um negócio, onde encontrar fornecedores de roupas plus size, ideias de nomes e muito mais. Então, vamos lá? 🛍️
Vender roupa plus size dá dinheiro?
O mercado de moda plus size movimentou mais de R$ 9,6 bilhões apenas em 2022, o que corresponde a mais de 25% do faturamento total do setor de vestuário no Brasil. Portanto, podemos afirmar que sim, vender roupa plus size dá dinheiro.
Além disso, segundo os dados da Associação Brasil Plus Size (ABPS), o mercado ainda tem a expectativa de alcançar R$ 15 bilhões em faturamento até 2027. Ou seja, essa pode ser uma ótima oportunidade para empreender com boas margens de lucro — principalmente no e-commerce.
💡 Saiba mais: 37 negócios lucrativos para investir em 2023
Como iniciar meu negócio com moda plus size?
Agora que você já sabe que esse pode ser um mercado muito lucrativo, chegou a hora de aprender como vender roupas plus size. Para isso, você vai precisar:
- Conhecer bem o mercado;
- Criar um plano de negócios;
- Encontrar bons fornecedores;
- Acompanhar as tendências;
- Escolher uma boa plataforma de e-commerce;
- Investir em representatividade;
- Fazer uma boa divulgação.
Se, ainda assim, tiver dúvidas por onde começar, não se preocupe! Confira o passo a passo detalhado de todas as etapas abaixo:
Conheça bem o mercado
Antes de iniciar qualquer negócio, é preciso entender o cenário. Ou seja, mapear quais serão os concorrentes, seus pontos fortes e fracos, quem é o público-alvo e quais produtos têm mais ou menos demanda.
Tudo isso permite que você identifique lacunas não atendidas pelos lojistas que já estão no mercado e que podem ser o diferencial da sua marca, resultando em um negócio de sucesso.
No caso das roupas plus size, por exemplo, é comum vermos lojas que consideram apenas o tamanho, mas não o estilo. Portanto, explorar esse outro lado é uma forma de se diferenciar da concorrência.
💡 Saiba mais:
- Como fazer uma análise de mercado?
- 101 ideias de nomes para loja de roupas
Crie um plano de negócios
Depois de estudar o mercado e pesquisar como vender roupas plus size, é hora de oficializar a sua ideia em um plano de negócios. Esse é um documento que vai descrever os detalhes da sua empresa, seus objetivos e o que deve ser feito para que sejam alcançados.
Na prática, o plano de negócios vai servir para guiar a gestão da sua loja. Para isso, esse documento deve ter:
- Objetivo da empresa;
- Quais serão os produtos, benefícios e diferenciais oferecidos;
- Quem são os potenciais clientes;
- Quem são os concorrentes;
- Se será uma loja física ou virtual e como funcionará em cada caso;
- Qual será investimento necessário;
- Qual será a forma jurídica (como microempreendedor individual — MEI, por exemplo);
- Como a nova marca será divulgada;
- Entre outros.
Montar esse documento nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem está empreendendo pela primeira vez. Por isso, trouxemos um modelo de plano de negócios editável desenvolvido pela Nuvemshop para que você possa começar. Baixe grátis a seguir:
💡Saiba mais: Mercado de moda no Brasil: cenário atual, desafios e tendências
Encontre bons fornecedores
Os fornecedores são uma das principais forças do seu negócio, afinal, eles serão os responsáveis por garantir um produto de qualidade. E, quando falamos de vender roupas plus size, é preciso atenção redobrada na hora de escolher os seus parceiros.
Isso porque, nesse caso, não basta se preocupar apenas com a numeração das peças. É preciso que os fornecedores entendam as necessidades específicas do mercado plus size e tenham cuidado com a escolha dos tecidos, estampas, modelagens, caimento e tudo que possa interferir na forma como a roupa vai vestir o corpo de uma pessoa com mais curvas.
Além disso, outra dica é fazer algumas compras de teste para se certificar do tempo de entrega da mercadoria, a qualidade das peças, a durabilidade e outros fatores que possam influenciar na reputação da sua marca.
💡 Saiba mais: 15 fornecedores de roupas para lojas virtuais
👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores
Acompanhe as tendências
Uma das maiores dores do público plus size é ter sido excluído do mercado da moda por muito tempo. No entanto, com a autoaceitação ganhando força nos últimos anos, os clientes plus se tornaram mais exigentes em relação à tendências.
Portanto, se você ainda tem a ideia de que, para vender roupas plus size, basta oferecer numerações maiores, esqueça! Pessoas plus size não querem apenas algo que caiba. Elas querem peças que estejam na moda e que as façam sentir mais bonitas e confiantes.
Aqui, a dica é pesquisar as tendências plus size em sites especializados, como Steal The Look, e acompanhar os perfis de influenciadores desse nicho. Isso vai te dar uma boa noção do que está em alta e do que você deve buscar com os fornecedores para atrair mais clientes.
💡 Saiba mais: 5 tendências para e-commerces de moda
Escolha uma boa plataforma de e-commerce
Na maioria dos casos, criar uma loja virtual é a melhor maneira para começar a vender roupas. Isso porque um e-commerce exige muito menos investimento do que uma loja física, já que não é preciso lidar com despesas como aluguel, eletricidade e móveis.
No entanto, é importante fazer uma boa pesquisa antes de escolher a melhor plataforma para o seu negócio. Alguns critérios que você pode usar são:
- Facilidade de uso;
- Integração com as redes sociais;
- Possibilidade de personalização;
- Variedade de meios de pagamento;
- Integração com Correios e transportadoras;
- Segurança das informações.
Se você está começando no varejo digital, a Nuvemshop oferece o plano gratuito mais completo do mercado. Aqui, você pode criar a sua loja virtual grátis por tempo ilimitado e ter acesso a todas as ferramentas necessárias para vender para todo o Brasil.
💡 Saiba mais: Como vender pela Nuvemshop?
Invista em representatividade
Assim como qualquer consumidor, o público de moda plus size quer se imaginar em uma roupa antes de fechar a compra. Por isso, é essencial utilizar fotos das peças sendo usadas por pessoas com tipos de corpos diferentes — afinal, o plus size não tem um único tamanho.
Trazer imagens de modelos reais e oferecer variedade de tamanhos nas fotos de produtos permite que o público se veja representado pela marca. Essa é uma forma de gerar identificação e criar uma conexão com os consumidores.
Além disso, aposte em uma linguagem acolhedora na descrição das mercadorias, nos anúncios e nas campanhas de marketing, promovendo a valorização de todos os tipos de corpos. Isso ajuda a garantir uma experiência mais positiva para o consumidor, que tem mais chances de voltar a comprar com você no futuro caso se sinta acolhido e valorizado.
💡 Saiba mais: 7 dicas para fidelizar clientes
Faça uma boa divulgação
Com seu e-commerce de moda plus size pronto, é hora de fazer uma boa divulgação para atrair clientes e começar a lucrar. Aqui, uma boa dica é fazer parcerias com influenciadores plus size, que vão ajudar a divulgar a sua loja para o seu público-alvo.
Também vale a pena manter um perfil ativo nas redes sociais, já que mais de 30% dos brasileiros pesquisam nessas plataformas antes de fazer uma compra. Então, use esse espaço para divulgar ofertas e também os valores da sua marca, ajudando a criar uma conexão inicial com possíveis compradores.
Por fim, outra forma de atrair os primeiros visitantes para o seu site é investir em tráfego pago. Apesar da desvantagem de precisar pagar para fazer anúncios em plataformas como Google, Instagram ou TikTok, essa é uma forma de gerar tráfego rápido, o que é essencial no início de qualquer e-commerce.
💡 Saiba mais: 8 estratégias para gerar tráfego para e-commerce
4 vantagens de começar uma loja plus size
A indústria da moda está passando por uma revolução que abraça, cada vez mais, a diversidade. Nesse sentido, abrir uma loja plus size não apenas acompanha esse movimento, como oferece uma série de vantagens no competitivo mercado da moda.
Mas, se você ainda está em dúvida se vale a pena investir nesse setor, separamos quatro diferenciais que podem te fazer mudar de ideia. Veja:
Demanda crescente
Com uma mudança nas percepções de beleza e uma maior conscientização sobre a diversidade de corpos, a demanda por roupas que atendem tamanhos maiores também está crescendo — e muito!
Segundo a Associação Brasil Plus Size (ABPS), o setor cresceu mais de 75% nos últimos 10 anos e a expectativa é que ele continue em ascensão. Portanto, aprender como vender roupas plus size é apostar em um mercado que ainda tem muito potencial a ser explorado.
💡 Saiba mais: 9 tendências de empreendedorismo para ficar de olho em 2023
Menos concorrência
Apesar de toda a evolução, a quantidade de lojas de moda plus size ainda é muito pequena em relação à demanda. Isso significa que as marcas com foco em numerações maiores podem disputar um espaço bem menos competitivo.
Se você está começando a empreender, essa é uma ótima chance de já começar com um negócio que tem boas chances de se destacar no mercado. O que torna mais fácil caso você queira expandir o público no futuro.
Fidelização de clientes
Como existem menos opções disponíveis, o consumidor plus size, quando escolhe uma marca, tende a ser fiel a ela. Por isso, a partir do momento em que você conquistar os primeiros clientes, será mais fácil manter um fluxo de vendas recorrente.
Mas, para isso, lembre-se de que é preciso ter um produto de qualidade e oferecer um bom atendimento ao cliente. Especialmente em lojas plus size, em que os consumidores podem já ter passado por discriminação ou dificuldades para comprar roupas, um atendimento acolhedor pode fazer toda a diferença na experiência de compra.
💡 Saiba mais: 7 dicas para fazer um atendimento personalizado
Mais representatividade
Se você é uma pessoa engajada em causas sociais, vender roupas plus size pode ser uma forma de impulsionar uma mudança cultural mais ampla em direção à aceitação de diferentes tipos de corpos.
Conforme a sua marca se posicionar no mercado trazendo propagandas e referências de modelos com looks maiores, é possível reforçar ainda mais a mensagem de que todos os tipos de corpos são bonitos e merecem ser celebrados, contribuindo para a autoestima desse público.
32 ideias de nome para loja plus size
Depois de aprender tudo sobre como vender roupas plus size, o último passo é escolher um nome para a sua loja. O ideal é que seja algo curto e fácil, para que as pessoas lembrem do seu negócio com facilidade.
Além disso, é interessante que o nome da sua marca faça alguma referência ao plus size. Dessa forma, além de gerar identificação com o público, os consumidores em geral conseguem identificar de imediato o tipo de peças que vão encontrar.
Pensando nisso, trouxemos alguns exemplos e ideias de nomes para lojas plus size. Veja:
Nomes para loja plus size feminina
- Moda Ampliada;
- Lady Plus;
- Curve Fashion;
- Formas e Estilos Plus;
- UpSize Modas;
- Pink Plus;
- Grande Estilo;
- Power Plus.
Nomes para loja plus size masculina
- Estilo Plus Masculino;
- PlusMan Style;
- BigMen;
- Estilo Plus For Men;
- Amplitude Masculina;
- XL Men;
- PlusMen;
- AmpliTamanho Homem.
Nomes para loja plus size jovem
- Plus Style;
- Trend Curves;
- Fashion Youth XL;
- Curvas da Juventude;
- PlusTrend;
- PlusBreeze;
- Concept Plus;
- Absolute Size.
Nome para loja plus size unissex
- Moda Inclusiva;
- Unisize Fashion House;
- Ampliando Tendências;
- PlusVibe Store;
- InclusiveXL;
- Universal Curves;
- Unicurve;
- Fashion For All Sizes.
💡 Saiba mais: Como registrar o nome de uma empresa?
Aprendeu como vender roupas plus size?
E aí, aprendeu como vender roupas plus size? Então, é hora de colocar a mão na massa e seguir todas as dicas deste conteúdo para criar um negócio de sucesso e arrasar nas vendas desde o início.
E, se você ainda não sabe como começar a vender online, que tal criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop? É rápido, fácil e não precisa de conhecimentos técnicos. Em poucos minutos, a sua loja estará no ar e pronta para receber pedidos de todo o Brasil! 💙