Como vender sem estoque? 5 dicas práticas para começar

Comece a vender sem estoque
Empreendedores Nuvemshop com sua loja online
Pontos principais do artigo:
  • Aprender como vender sem estoque é uma opção para quem sonha em empreender, mas não pode fazer o investimento;
  • Algumas opções são o dropshipping, a venda sob demanda, o mercado de afiliados e a venda de produtos digitais;
  • Na Nuvemshop, você pode criar a sua loja virtual com 7 dias de teste grátis e vender sem estoque fazendo a integração com aplicativos de dropshipping.

Você já pensou em abrir uma loja virtual, mas, ao se lembrar do trabalho e investimento necessário para montar um estoque acabou desistindo? Se este for o caso, continue por aqui, porque vamos aprender, neste artigo, como vender sem estoque.

No e-commerce, existem diversas alternativas para lojistas que não dispõem de um grande espaço ou de muitos recursos para investir. Um dos exemplos mais conhecidos é o dropshipping, mas ele não é o único.

Então, se você tem o sonho de empreender e ganhar dinheiro na internet, continue a leitura. Depois de ler este conteúdo, a questão do armazenamento não será mais um obstáculo para você começar a vender online. Vamos lá? 😉

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Como vender sem estoque?

Vender sem estoque é possível usando estratégias que reduzem custos e riscos. No entanto, esse tipo de formato exige gestão logística e de fornecedores eficiente para que os prazos sejam cumpridos, os pedidos sejam atendidos e a qualidade do atendimento se mantenha.

Se você não tem um espaço adequado para armazenar os produtos, ou não pode fazer um alto investimento em mercadorias para começar a vender, existem algumas opções que podem te ajudar a resolver estes problemas.

Confira, a seguir, cinco alternativas para começar a vender sem estoque:

1. Dropshipping

O dropshipping é um modelo de logística que tem crescido muito, principalmente no e-commerce. Ele funciona da seguinte forma: o empreendedor recebe o pedido em sua loja e encaminha para o fornecedor, que será responsável por realizar a separação e envio do produto.

Ou seja, nesse modelo, é o fornecedor quem assume a responsabilidade de manter o estoque do produto e enviá-lo ao cliente. No entanto, é importante lembrar que o lojista não fica totalmente fora dessas tarefas,.

É preciso que você acompanhe todo o processo e mantenha o contato tanto com o fornecedor, quanto com o cliente, para garantir que o consumidor receba a mercadoria no prazo combinado. Afinal, embora seja o parceiro quem vai enviar o produto, o cliente comprou na sua loja, portanto, espera é você quem ele vai procurar caso aconteça alguma coisa.

Ainda assim, o lojista tira do colo o trabalho com o armazenamento dos materiais e todo o fluxo de postagem das entregas. Logo, sobra mais tempo para cuidar de outras frentes do negócio, como vendas e atendimento, por exemplo.

Se você quer aprender tudo sobre como vender sem estoque, não deixe de conferir o curso gratuito e completo sobre o assunto:

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Como fazer dropshipping com uma loja Nuvemshop?

Agora que você está aprendendo como vender sem estoque, se quiser colocar esse conhecimento em prática pode criar uma loja virtual de dropshipping com 30 dias de teste grátis na Nuvemshop. O processo é fácil, simples e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar, basta montar a sua loja e instalar um aplicativo de dropshipping.

Um dos aplicativos mais comuns para fazer dropshipping na Nuvemshop é o Dropi. Com ele, é possível automatizar a importação de de mais de 2 bilhões de itens do AliExpress para sua loja. Você pode começar usando a versão gratuita e, quando o seu negócio crescer, o app oferece planos que variam de R$ 45 a R$ 250 por mês.

Agora, se você quer uma opção voltada para fornecedores nacionais de dropshipping, indicamos o DropNacional. Com ele, você conecta a sua loja virtual a uma rede de parceiros brasileiros, o que garante uma entrega mais rápida para o consumidor. O app oferece um teste de três dias grátis para você experimentar e, depois desse período, pode assinar o plano profissional por R$ 89 por mês.

Desse modo, seus clientes poderão escolher os produtos que quiserem e receber diretamente do fornecedor — sempre em nome da sua loja. Prático, não é mesmo?

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2. Venda sob demanda

Na venda sob demanda, o lojista anuncia os produtos que são armazenados por terceiros e os encomenda somente quando ocorrem as vendas.

Quando falamos de terceiros, nos referimos a fabricantes, lojas do varejo ou atacado etc. No entanto, o fluxo de embalagem e envio ficam por conta do lojista, já que ele é o responsável por anunciar e vender os itens — essa é a grande diferença em relação ao dropshipping.

Então, suponhamos que você anuncie calçados em seu site e, ao fazer uma venda, você imediatamente faz a compra do produto, embala e envia ao consumidor. Nesse modelo, o seu lucro irá depender da precificação dos itens, uma vez que você vai precisar pagar pelo produto a cada venda realizada.

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3. Parceria com fornecedores

As parcerias com fornecedores, na prática, irão facilitar o seu fluxo de vendas sob demanda. Ao estabelecer acordos comerciais, você pode garantir que o produtor separe determinados itens para você, além de negociar condições mais vantajosas.

Por exemplo, estabelecer um contrato com uma fábrica para vender roupas, irá permitir que você tenha a segurança de sempre encontrar os itens que você precisa em estoque. Além disso, como os contratos podem ter duração pré-definida, é possível acordar valores mais acessíveis quanto à aquisição dos produtos.

💡 Saiba mais: Como escolher bons fornecedores para a sua empresa?

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4. Revenda e vendas como afiliado

O processo de vendas como afiliado é bastante semelhante à revenda. A diferença é que, muitas vezes, o associado irá somente anunciar o produto e receber uma comissão pela venda, sem precisar se envolver em nenhum fluxo de postagem, pós-venda, atendimento etc.

Já o modelo de revenda é bastante popular no varejo, principalmente no ramo de cosméticos e perfumaria. Ele funciona da seguinte forma: o vendedor anuncia os produtos da marca e, ao realizar uma venda, notifica o fornecedor de produtos para revenda para que ele dê sequência ao processo de envio.

Em ambos formatos, o vendedor recebe uma comissão por cada venda e o valor varia de acordo com o contrato estabelecido pelo fornecedor. Por isso, é importante entender a margem de lucro esperada antes de investir em um destes modelos.

💡 Saiba mais: 10 produtos com boa margem de lucro para revender

5. Venda produtos digitais

Por fim, existe a venda de produtos digitais, que, por sua vez, é mais segmentada do que as demais. A lista de itens que podem ser comercializados desta forma inclui:

  • E-books;
  • Artigos e textos em geral;
  • Revistas digitais;
  • Cursos;
  • Infográficos.

Esta alternativa é ideal para pessoas que trabalham com conteúdo e estão pensando em ganhar dinheiro no e-commerce. Sem os produtos físicos, o estoque é definitivamente riscado da lista de preocupações.

Para vender este tipo de produto, o foco deve estar na produção dos materiais. O envio pode ser feito por ferramentas online como Google Drive e DropBox, por exemplo.

💡 Saiba mais: O que são e como vender produtos digitais pela internet?

Vender sem estoque é crime?

Não, vender sem estoque, por si só, não é considerado crime desde que o fornecedor tenha a mercadoria disponível e seja capaz de entregá-la ao comprador final conforme o prazo de entrega acordado no momento da venda.

Por outro lado, vender um produto que não existe ou não entregar a mercadoria que foi paga pelo cliente, pode ser considerado crime, geralmente enquadrado como estelionato. Por isso, é fundamental que, mesmo que não tenha estoque próprio, o lojista acompanhe todo o processo de entrega junto com o fornecedor.

Além disso, a falta de documentações fiscais, como notas fiscais, também pode ser caracterizada como crime, pois impede o controle adequado da movimentação financeira do negócio e prejudica os direitos do consumidor, que tem o direito de receber o comprovante da compra.

Por isso, se você pensa em começar a vender sem estoque, saiba que essa é sim uma forma mais simples de começar um negócio online e testar diferentes mercados antes de expandir o negócio. Entretanto, ainda é preciso garantir que a sua empresa esteja em conformidade com todas as leis e regulamentações aplicáveis.

💡 Saiba mais:

Quais são os riscos de vender sem estoque?

Embora aprender como vender sem um estoque próprio ofereça uma série de facilidades, é preciso analisar alguns riscos que podem surgir no caminho. Às vezes, mesmo que seja o caminho mais fácil, essa pode não ser a melhor escolha para o seu modelo de negócio.

Para te ajudar a colocar na balança os prós e contras, separamos alguns riscos que podem surgir neste formato de trabalho. Confira a seguir.

1. Maiores prazos de entrega

Com o fluxo de separação e envio dependendo de terceiros, o tempo para que o produto chegue até o consumidor final pode ser maior do que o habitual, já que é preciso considerar o prazo para que o fornecedor receba a sua solicitação.

Entretanto, quando você tem um bom relacionamento com o seu fornecedor e trabalha com parceiros confiáveis, o processo já é ágil e, normalmente, isso não será um problema para o lojista.

2. Trocas e devoluções

Pelos mesmos motivos listados acima, caso o consumidor solicite a troca ou a devolução de um produto, este processo fica mais moroso, uma vez que o lojista deverá enviar uma nova solicitação ao fornecedor e intermediar essa logística reversa.

3. Sincronização de catálogo

Como os produtos saem direto do fornecedor, fica mais difícil manter o seu catálogo atualizado de acordo com a disponibilidade de itens.

4. Baixo controle de qualidade

Sem um estoque próprio, você não tem a oportunidade de garantir a qualidade do que você está vendendo. Mas isso pode ser facilmente resolvido com um bom relacionamento com o fornecedor. Isso porque parceiros de confiança garantem e têm excelente qualidade em seus produtos.

💡 Saiba mais: O que é e como garantir o controle de qualidade?

5. Dependência do fornecedor

Para que você possa enviar os produtos para seus clientes, é preciso garantir que seus fornecedores os provenham e isso gera uma certa dependência. Entretanto, em qualquer negócio existe uma dependência de fábricas ou matéria-prima. Então, essa questão faz parte do desafio de qualquer empreendedor.

💡 Saiba mais: O que é acuracidade de estoque e como calculá-la?

Quais são as vantagens de vender sem estoque?

No entanto, existe, sim, uma série de benefícios oferecidos por esses modelos de negócio. Se você está começando a vender agora ou intercala o negócio e outras atividades, certamente irá se interessar pelas vantagens abaixo.

1. Baixo investimento

Sem a necessidade de investir em um espaço físico para armazenamento ou em uma grande quantidade de produtos, os seus custos para começar a vender serão significativamente menores, gerando uma grande economia para o seu bolso.

2. Flexibilidade e liberdade

Como você não terá um estoque fixo, realizar mudanças em seu negócio, ou até mesmo, trocar de nicho, fica mais fácil.

3. Maior diversidade de produtos

Podendo contar com mais de um fornecedor, você tem a oportunidade de explorar os diversos segmentos e trabalhar com um grande leque de itens.

💡 Saiba mais: Tipos de estoque: guia para gerenciar seus produtos

4. Facilidade operacional

Como mencionado durante o texto, todo o fluxo logístico deixa de ser sua responsabilidade, logo, suas tarefas em relação às vendas são mais simples e rápidas.

5. Maior tempo hábil

Pela mesma razão listada acima, com todo o processo de envio sendo realizado por terceiros, sobra mais tempo para que você se dedique a outras atividades.

Tudo entendido sobre como vender sem estoque?

Esperamos que este conteúdo tenha clareado suas ideias sobre como é vender sem estoque. Analise com atenção os prós e contras e entenda se este modelo faz sentido para o seu negócio.

E se você ainda não vende pela internet e está pensando em começar sem estoque, o que acha de fazer um teste de 7 dias grátis com a Nuvemshop? É fácil, rápido e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar. Conte com a gente para potencializar sua história de sucesso. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como vender sem estoque

Sim, é possível vender sem estoque usando métodos como dropshipping, venda sob demanda, parceria com fornecedores, revenda e vendas como afiliado e venda de produtos digitais.

Não, vender sem estoque não é considerado crime desde que o fornecedor tenha a mercadoria disponível e seja capaz de entregá-la ao comprador final conforme o prazo de entrega acordado no momento da venda.

Para começar no dropshipping, é preciso escolher um nicho de mercado, fazer parcerias com fornecedores confiáveis e escolher uma boa plataforma de loja virtual para vender seus produtos.

As principais vantagens de vender sem estoque são baixo investimento, maior diversidade de produtos e facilidade operacional. Por outro lado, é preciso ficar atento ao prazo de entrega, políticas de trocas e devoluções, controle de qualidade e dependência do fornecedor.

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