Como vender semijoias pela internet com pouca experiência e ter sucesso no ramo?
- Começar a vender semijoias pela internet é uma ideia promissora para ter seu próprio negócio e alcançar a independência financeira, principalmente se você vender pela internet;
- Para começar nesse mercado, você deve avaliar sua familiaridade com os produtos, escolher seu público-alvo e selecionar canais de venda promissores, como uma loja virtual, que fica aberta 24 horas e permite vender para todo o Brasil e para o mundo;
- Se você quer aprender como vender semijoias pela internet e lucrar muito, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop, siga as dicas deste artigo e comece a faturar!
Se você quer empreender, saber como vender semijoias pode ser uma excelente ideia. Isso porque essa é uma alternativa rentável que não exige tanto investimento inicial. Uma vez que você pode começar comprando apenas algumas peças para revender e, com o crescimento do negócio, investir em novos produtos.
Além disso, esse é um ramo que está cada vez mais em alta, já que as pessoas utilizam os acessórios em seu dia a dia para complementar os looks. Outro atrativo é que as tendências estão sempre mudando, então a rotatividade do mercado é grande.
Por isso, para te ajudar a se destacar nesse mercado, preparamos este guia completo com tudo o que você precisa saber sobre a venda de joias. Vamos lá?💍
11 passos para vender semijoias pela internet
Se você tem interesse em começar a vender joias e semijoias pela internet, veja o passo a passo de como começar:
- Veja se você tem o perfil;
- Escolha seus canais de venda;
- Selecione uma plataforma de e-commerce;
- Defina o público-alvo;
- Eleja os fornecedores;
- Capriche na identidade visual;
- Ofereça um bom atendimento ao cliente;
- Use redes sociais;
- Invista em mídia paga;
- Trabalhe com influenciadores;
- Crie uma experiência única.
Se você se interessou por algumas das dicas citadas acima, veja com mais detalhes o guia completo de como vender semijoias pela internet:
1. Veja se você tem perfil para trabalhar como semijoias
Trabalhar com semijoias não se resume a oferecer os produtos e esperar que os consumidores comprem. É importante que você tenha familiaridade com esse mercado, conheça os materiais utilizados e saiba identificar os itens com maior potencial de venda.
Para começar, é importante saber o que são semijoias. Basicamente, são produtos que representam um intermediário entre as joias e as bijuterias. Ou seja, são peças são mais baratas que as famosas joias, mas que têm um acabamento superior ao das bijuterias.
Geralmente, as semijoias são feitas com materiais menos nobres, como a prata 925, e banhadas com um composto nobre, como o ouro. Dessa forma, elas podem ser vendidas a um preço acessível e ainda apresentam uma boa durabilidade e aparência.
Embora o público-alvo do setor seja predominantemente feminino, vêm surgindo novos nichos de mercado que podem representar uma oportunidade. É o caso das semijoias para o público masculino, biojoias e ecojoias (semijoias com proposta sustentável), semijoias antialérgicas, semijoias minimalistas, entre outras tendências.
Então, é importante que você esteja por dentro dessas movimentações do mercado e goste de trabalhar com anéis, colares, brincos e outras peças.
💡 Saiba mais: Guia prático para começar a vender prata [+ lista de fornecedores]
2. Escolha seus canais de venda
Existem várias formas de vender semijoias. Uma das mais comuns é a venda direta, em que você atua revendendo peças de uma marca com um catálogo e pode oferecer os produtos diretamente às pessoas que você conhece.
No entanto, as comissões são baixas e o trabalho é exaustivo. Por isso, cada vez mais pessoas optam por comprar as semijoias de fornecedores e vendê-las em um negócio próprio.
Como uma loja física tem muitos custos, você pode começar vendendo pela internet em uma loja virtual. Assim, é possível vender para todo o Brasil e até para o mundo com um negócio aberto 24 horas, e você ainda economiza com custos de locação de espaço, mobília, alvará de funcionamento etc.
Em Minas Gerais, estado que é considerado um polo de fabricação de joias e semijoias, esse mercado cresceu 40% nos últimos dois anos, segundo o Sindijoias-MG. Esse crescimento é impulsionado pelo e-commerce, uma vez que cada vez mais pessoas procuram por peças exclusivas na internet.
Então, vamos ajudar você a entrar no mercado das semijoias abrindo uma loja virtual própria, que ainda pode ser integrada a canais de venda como redes sociais e marketplaces para impulsionar ainda mais suas vendas!
3. Selecione uma plataforma de e-commerce
O primeiro passo para ter sucesso na venda de semijoias pela internet é escolher uma boa plataforma de e-commerce. Pesquise as existentes no mercado e leve em consideração os seguintes aspectos:
- Os planos e preços cabem no seu bolso?
- Possui meios de pagamento e gateway de frete integrados?
- O painel de administração é fácil e intuitivo?
- Oferece integração com os canais de venda que pretende utilizar?
- O suporte ao cliente é satisfatório?
Busque responder essas perguntas analisando a realidade do seu negócio. Com a plataforma de e-commerce Nuvemshop, por exemplo, você pode criar uma loja virtual gratuitamente e começar a vender online em poucos minutos. Além disso, é possível configurar o seu e-commerce sem ter conhecimentos técnicos.
💡Saiba mais: Como vender pela Nuvemshop?
4. Defina o público-alvo
Saber para quem você deseja vender é primordial no momento de abrir uma loja virtual de semijoias. Isso porque, ao ter seu público-alvo em mente, é possível criar estratégias de marketing e vendas certeiras.
Sugerimos ainda que vá além e crie a persona do seu negócio, ou seja, a representação semifictícia do cliente ideal. Por meio dela é possível conhecer diversas informações, como os hábitos de compra, quais as redes sociais preferidas e quais os produtos desejados, por exemplo.
Ao ter todas essas informações em mãos você pode começar a investir nos itens certos e montar estratégias de promoções e divulgações que façam sentido para os seus clientes. Ou seja, ao escolher um público específico, fica mais fácil suprir suas necessidades e demandas com sucesso.
💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal?
5. Eleja os fornecedores
Escolher bons fornecedores para a sua loja virtual é um passo importante e que requer muita atenção, já que é necessário comparar preços, verificar a qualidade das peças e se atentar aos prazos de entrega.
É a definição dos fornecedores que dita a qualidade dos produtos oferecidos em sua loja. Portanto, é necessário optar por aqueles que utilizam boas matérias-primas e oferecem mercadorias de qualidade.
Então, dedique tempo e atenção para buscar bons fornecedores que, além da qualidade, também ofereçam preços competitivos e prazos de entrega satisfatórios.
📘Material gratuito: Gestão de fornecedores: manual de boas práticas
6. Capriche na identidade visual
No momento de vender semijoias é fundamental se dedicar à criação de uma identidade visual forte e alinhada com o propósito do negócio. Ou seja, chegou o momento de criar uma marca única, com um nome e um slogan criativos, além de um logotipo e cores que sejam harmônicas entre si.
Se a sua loja de semijoias tem como público-alvo garotas jovens, por exemplo, uma boa opção é escolher uma paleta de cores rosa, já que a cor expressa romantismo e delicadeza. Agora, se a sua marca tem como persona mulheres maduras, você pode considerar uma paleta de cores preto que está diretamente associada à elegância e poder.
💡Saiba mais: O que é psicologia das cores e como aplicar em seu negócio
Certifique-se também de escolher um bom nome, fácil de pronunciar e que tenha ligação com o seu segmento, já que é por ele que a sua marca será conhecida. Para te ajudar, a Nuvemshop desenvolveu um gerador de nomes gratuito:
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7. Ofereça um bom atendimento ao cliente
Um atendimento de excelência que se preocupa com toda a jornada do cliente desde a descoberta até o pós-venda é uma das principais causas de satisfação e fidelização do cliente.
Então, ao decidir vender semijoias pela internet, é importante se dedicar à estruturação do atendimento ao cliente da sua empresa. Para isso, busque estar presente nos canais que o seu público-alvo utiliza, prestando atendimento quando surgirem dúvidas sobre os produtos e até mesmo estando a postos para ouvir feedbacks e reclamações.
A nossa dica aqui é que a sua loja veja todos os contatos com a clientela como uma oportunidade de melhoria, já que é por meio deles que você será capaz de medir a satisfação dos seus clientes e também ter novas ideias de produtos e serviços que podem ser oferecidos.
8. Use as redes sociais
É fundamental presente nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público ideal. Atualmente, o Instagram tem se destacado entre os consumidores e a rede tornou-se uma maneira de promover as marcas, atraindo clientes e gerando vendas.
Nela, é possível gravar Stories mostrando o dia a dia da sua empresa, produzir Cenas (ou Reels) anunciando os lançamentos, oferecer cupons de desconto exclusivos para aqueles que conheceram a sua marca por meio da rede social e muito mais.
O TikTok também se popularizou entre as empresas. Então, estar presente nessa rede possibilita que a sua marca viralize por meio das trends (ou tendências em português) que são populares no aplicativo. Além disso, é possível se aproximar do seu público de forma divertida e descontraída.
💡Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?
9. Invista em mídia paga
Invista em estratégias de mídia paga por meio de plataformas de publicidade online, como o Google Ads, o Instagram Ads e o Facebook Ads. Você pode segmentar seus anúncios para promover sua loja de venda de joias para seu público-alvo com base em sua localização, idade, interesses e outros critérios.
Essa é uma estratégia muito eficiente para ajudar a gerar visibilidade para sua marca durante a fase inicial do negócio. Com a segmentação certa, você vai poder alcançar um público qualificado para a sua loja e, consequentemente, gerar mais vendas.
💡 Saiba mais:
- O que é Google Ads e como funciona a plataforma?
- O que é Instagram Ads e como usá-lo ao seu favor em 8 passos
- Como anunciar no Facebook Ads: passo a passo simples e completo!
10. Trabalhe com influenciadores
Outra boa alternativa para a venda de semijoias online é trabalhar com influenciadores digitais que tenham apelo com o seu público-alvo. Eles podem ajudar a divulgar a sua marca e seus produtos para um público maior e com mais potencial para virar cliente.
E, quando falamos sobre influenciadores digitais, não nos referimos apenas àqueles perfis maiores e mais populares. É possível encontrar microinfluenciadores focados no seu nicho de mercado, assim, além de ter um investimento menor e mais flexível, você tem a oportunidade de impactar a audiência certa.
11. Crie uma experiência única
No e-commerce, a experiência de compra tem se tornado cada vez mais importante. Com a alta concorrência, é preciso oferecer mais do que bons produtos. Todo contato do consumidor com a sua marca precisa ser positivo.
Então, isso inclui uma loja virtual com design responsivo, moderno e alinhado com a identidade da marca, um menu intuitivo que facilite a localização dos produtos, opções diversas para pagamento e envio e, claro, uma boa embalagem.
É impossível falar da experiência do cliente sem mencionar a importância da embalagem. Os consumidores tendem a criar uma relação com lojas que oferecem produtos com embalagens únicas, já que isso soma à experiência de compra.
💡 Saiba mais: O que é experiência do cliente? [+ cursos]
Exemplos de lojas virtuais de semijoias
Agora que você já conferiu o passo a passo de como vender semijoias, vamos conhecer dois exemplos de lojas virtuais de semijoias para servir de inspiração. Confira:
Adrélle Semijoias
A loja Adrélle Semijoias foi fundada em 2013 e comercializa um vasto mix de produtos, como anéis, brincos, colares, pulseiras, piercing, correntes e muito mais. A marca tem como objetivo o empoderamento feminino e a independência por meio da liberdade financeira.
Por isso, a empresa realiza venda direta para clientes e também vende no atacado, servindo como uma fornecedora de semijoias de qualidade.
Bio Semijoias
A Bio Semijoias foi criada pela Carolina em 2020 e nasceu da necessidade de conciliar o trabalho com a maternidade. A Carol sempre sonhou em ter sua própria empresa e viu o momento como uma ótima oportunidade para empreender. Dessa forma, consegue ter tempo para cuidar do seu filho e também para administrar o seu próprio negócio.
A loja vende diversos tipos de semijoias, como relicários, anéis, colares, braceletes e muito mais.
Ambas marcas de semijoias utilizam a Nuvemshop para a sua loja virtual. Isso porque a plataforma disponibiliza layouts gratuitos que valorizam os produtos e, além disso, oferece diversas opções de meios de pagamento e de frete.
Entendeu como começar a vender semijoias na internet?
Esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre como vender semijoias. Então, agora, é só colocar todas as dicas em ação para garantir o sucesso do seu negócio. Além disso, lembre que paciência e dedicação são fundamentais para tornar-se um empreendedor.
Por fim, que tal montar uma loja de semijoias em uma plataforma de e-commerce completa e muito fácil de usar? Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop agora mesmo e invista no seu sonho! 💙