9 dicas fáceis para começar a vender serviços pela internet
- O crescimento contínuo do e-commerce oferece oportunidades para vender serviços pela internet e expandir o alcance da marca;
- Diversos tipos de serviços podem ser vendidos online, incluindo consultoria, palestras, coaching e trabalho autônomo;
- Dicas para vender serviços online incluem escolher a plataforma de vendas adequada, construir uma reputação positiva, criar conteúdo relevante e usar estratégias de marketing eficazes.
O universo do e-commerce vive em constante crescimento, o que é interessante para empreendedores que querem se manter atualizados sobre o mercado e as novas formas de consumo. Se você é um desses e já se perguntou sobre como vender serviços pela internet, este guia completo vai esclarecer suas dúvidas.
Muito se engana quem pensa que, para vender online, é necessário ter um produto físico para oferecer. Com o crescimento contínuo do e-commerce, divulgar e vender prestação de serviços pela internet é uma grande estratégia para ampliar o alcance da sua marca.
Diversos tipos de serviços podem ser vendidos online. O importante é que a solução seja interessante para o mercado. Nesse sentido, consultores, palestrantes, coaches e profissionais autônomos podem usar esse ambiente virtual para criar um portfólio de serviços.
Neste artigo, você vai encontrar várias dicas de ouro sobre como vender serviços pela internet. Então, separe o papel e a caneta e vamos nessa!
Por que vender serviços pela internet?
As vendas pela internet tem cada vez mais movimentando o comércio brasileiro. Em 2022, as pequenas e médias pequenas venderam cerca de 46,5 milhões mercadorias online, quantidade 4,5% superior ao volume de 2021.
Além disso, o ticket médio em 2022 foi de R$246,81, um aumento de 12,5% em relação ao ticket médio de 2021.
Mas, se esses números ainda não te convenceram de que vender serviços pela internet é vantajoso, de acordo com relatório da NuvemCommerce, o comércio online no Brasil deve crescer acima da média global nos próximos anos. Até 2025, espera-se que o e-commerce brasileiro cresça 20% anualmente, segundo o Statista.
Esta média é maior do que a expectativa de crescimento de países como Índia, México e Estados Unidos — e também acima da média global de crescimento, de 11%. Muito promissor começar a vender serviços pela internet, não é mesmo?
9 dicas de como vender serviços online e lucrar
Para ter sucesso na venda de serviços pela internet, é necessário utilizar uma série de estratégias. Para te ajudar, separamos algumas dicas que podem acelerar o crescimento do seu negócio. Veja:
- Escolha sua plataforma de vendas;
- Defina sua marca;
- Identifique seu público-alvo;
- Construa uma reputação positiva;
- Crie conteúdos relacionados ao seu serviço;
- Mantenha-se ativo nas redes sociais;
- Divulgue seus serviços online com estratégias de marketing;
- Cultive um bom relacionamento com o consumidor;
- Use estratégias de vendas certeiras.
Agora, veja os detalhes sobre cada tópico:
1. Escolha sua plataforma de vendas
O primeiro passo para vender serviços online é escolher por onde anunciá-los. Vamos conhecer os canais mais populares:
Loja virtual
Ter uma loja virtual para vender serviços é uma ótima forma de alcançar seu público-alvo na internet e alavancar seus resultados. Ao criar um site, você pode combinar esse canal com as redes sociais, além de ter controle sobre a forma como ele será organizado e integrar meios de pagamento.
Se você não tem conhecimentos avançados em webdesign e programação, no mercado digital é possível encontrar inúmeras plataformas para criar site de venda de serviços de forma prática. O importante é entender qual sistema melhor te atende e investir em um projeto que esteja alinhado com suas expectativas.
Com a plataforma de e-commerce da Nuvemshop, por exemplo, você terá toda a infraestrutura necessária para criar uma loja virtual. E, se o seu foco está na venda de serviços online, é possível criar uma página completa, que garante total suporte e ferramentas integradas para que seu site tenha:
- Design responsivo (adequado para desktop e smartphone);
- Páginas de conteúdo (blogs e informações institucionais);
- Fluxo de compra e pagamento integrados;
- Ferramentas de comunicação com os clientes;
- Ferramentas de marketing integradas.
Com um site próprio, suas chances de aumentar o volume de visitantes são maiores. Então, sem dúvidas, investir em uma plataforma de venda de serviços online é necessário..
Redes sociais
Além de ter uma plataforma de venda de serviços online, você também pode utilizar as redes sociais para divulgar e comercializar sua solução, em especial o Instagram.
Esse é um bom canal de vendas por conta do grande número de usuários ativos e diversos formatos disponíveis para promover seus serviços (imagens, vídeos, stories etc.). Você também pode anunciar no Facebook, criar um canal no YouTube, divulgar sua marca no Twitter e muito mais.
💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?
2. Defina sua marca
Crie uma marca com base na sua identidade, no seu serviço e no perfil dos consumidores que você quer atingir. No comércio eletrônico, por exemplo, trabalhar com uma boa apresentação da sua empresa é indispensável. Isso porque, ao acessar sua página, o consumidor precisa confiar no serviço.
Considerando que existem vários sites fraudulentos e pessoas que usam este mercado para aplicar golpes, essa primeira impressão é um ponto muito importante.
Algumas dicas para isso são definir uma identidade visual e aplicá-la ao seu site, com paleta de cores, logotipo e imagens que transmitam segurança e profissionalismo.
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3. Identifique seu público-alvo
Outros pontos que devem ser considerados são: qual será o seu público-alvo e onde ele se concentra no ambiente virtual? Em quais redes sociais ele tem maior engajamento e como se comporta?
Conhecendo essas informações, você poderá construir uma estratégia capaz de encontrar e de conversar da melhor forma com seus potenciais clientes.
Além disso, definir a persona do seu negócio deve entrar na sua lista de tarefas. Esse conceito diz respeito a um personagem que vai representar seu consumidor ideal, com nome, idade, desejos, medos, aspirações e necessidades.
Se você está começando agora, pode partir de suposições para estabelecer a sua persona. Todavia, com o tempo, o ideal é que você passe a conhecer seus clientes e, a partir de características reais deles, atualize o perfil do seu consumidor ideal.
💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal?
4. Construa uma reputação positiva
Sem produtos na vitrine, sua marca é você. Por isso, é necessário ter uma boa reputação online. Procure fazer um bom uso das redes sociais, principalmente aquelas em que seu público-alvo tem maior participação.
Para tanto, invista em postagens ricas em conteúdo e informação, já que isso ajuda a criar interação com sua audiência. Parcerias com influenciadores ou portais que abordem temas relacionados aos seus serviços também são muito bem-vindas. Essa estratégia tende a agregar valor ao seu perfil, aumentando a credibilidade e o alcance da sua marca.
5. Crie conteúdos relacionados ao seu serviço
Como sua página não exibirá uma vasta sessão de produtos, será necessário preenchê-la de outras formas. Para isso, é ideal que você invista na produção de conteúdos, tanto para as redes sociais quanto para seu site.
Uma boa ideia é criar um blog. Nele, você deve trabalhar com textos informativos, educativos ou artigos pessoais — contanto que eles tenham relação com seu serviço.
Além de alimentar sua página, esses conteúdos também podem ser úteis para atrair visitantes para o seu site. Investindo em SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca), sua página pode aparecer entre os principais resultados do Google para pesquisas de termos relacionados ao seu nicho de atuação — sem que você precise pagar por isso.
📹 Veja também: Como vender serviços na internet?
6. Mantenha-se ativo nas redes sociais
Comunique-se com seus atuais clientes. Não tenha receio em perguntar sobre seus hábitos de consumo e interesses que possam se relacionar com o que você oferece. Identifique em quais redes sociais, páginas e fóruns eles têm maior envolvimento e marque sua presença.
Os conteúdos produzidos para seu site podem ser muito bem utilizados nesses canais — basta, apenas, adaptá-los ao formato mais adequado para cada meio. Isso, inclusive, vai ajudar a aproximar pessoas que se interessam por temáticas semelhantes ao seu serviço, dando uma força na divulgação da sua marca e na captação de clientes.
💡 Saiba mais: Como fazer marketing nas redes sociais?
7. Divulgue seus serviços online com estratégias de marketing
No mundo das vendas online, as estratégias de marketing são fundamentais. Nesse contexto, é preciso investir em campanhas que vão tornar seu site — e, consequentemente, seus serviços — visível e relevante dentre as milhões de páginas online.
Além das técnicas de SEO e do uso das redes sociais, você pode trabalhar com diversas ações para potencializar o alcance da sua marca, dentre elas estão:
- Marketing de conteúdo: a ideia é captar pessoas interessadas nos seus serviços por meio de conteúdos relevantes;
- E-mail marketing: estratégia focada na manutenção de relacionamento com potenciais clientes por meio de mensagens de e-mail enviadas periodicamente, como newsletters de conteúdo, por exemplo;
- Anúncios no Google: criação de banners para serem exibidos em páginas da web e de resultados patrocinados para aparecerem nos resultados do buscador;
- Remarketing: nesse formato, são exibidos anúncios e enviados e-mails àqueles que já demonstraram interesse pelos seus serviços, por exemplo, por terem acessado seu site.
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8. Cultive um bom relacionamento com o consumidor
Na internet, alguns consumidores podem ter certa urgência na hora de tirar uma dúvida ou de consultar algum serviço. Por isso, é importante investir em ferramentas que facilitem o contato com seus clientes, como o WhatsApp, direct do Instagram, Messenger e chat online.
Empresas que oferecem um bom atendimento tendem a fidelizar seus consumidores, criando uma relação que pode gerar muitos frutos. Por isso, informe seus horários de atendimento, prazos de resposta e procure ser sempre cordial.
💡 Saiba mais: Tudo que você precisa saber sobre atendimento ao cliente
9. Use estratégias de vendas certeiras
Para comercializar serviços pela internet, é importante que você use técnicas de vendas adaptadas a esse modelo de negócio. O ideal é utilizar um modelo de venda consultiva, no qual o foco é solucionar o problema do cliente, tirar todas as suas dúvidas e garantir que o serviço tenha compatibilidade com o perfil do consumidor.
Como os serviços são intangíveis, ou seja, não são tão palpáveis quanto os produtos, é preciso demonstrar seu valor de forma mais enfática. Para isso, você pode usar recursos como videoconferências, tutoriais, infográficos, apresentações, entre outras ferramentas que ajudam a concretizar a venda.
Além disso, lembre-se de fazer um follow up ativo, acompanhando cada contato com o consumidor até a decisão de compra. Se sua empresa for do mercado B2B (Business to Business, ou seja, que vende para outras empresas), é ainda mais importante retornar os contatos com frequência, uma vez que o processo comercial é mais longo e envolve vários decisores.
💡 Saiba mais: Guia completo de vendas: tudo o que você precisa saber para vender mais
Pronto para vender serviços pela internet?
Agora você já sabe como vender serviços online e usar as estratégias certas para atrair seu público-alvo. Liberte sua criatividade, mantenha-se bem informado sobre as novidades do mercado e não tenha medo de ousar frente à concorrência.
Depois de conferir todas essas dicas, o próximo passo é montar seu site de venda de serviços. Ainda não escolheu sua plataforma online? Que tal criar uma loja grátis na Nuvemshop? Estamos esperando por você, pode contar com a gente. 💙