Como definir condições de pagamento e qual a diferença para os meios?
Condição de pagamento é uma regra que determina como o cliente pode pagar por uma compra. Por exemplo, pagar à vista com desconto, pagar em até 12x sem juros ou pagar de forma recorrente. Já o meio de pagamento é o método que será usado para transferir o dinheiro para a empresa, como cartão de crédito, boleto ou Pix.
O preço não é o único critério que os consumidores usam para decidir se vão comprar da sua empresa. Na hora de finalizar a compra, eles também querem saber se a condição de pagamento é vantajosa.
Afinal, um bom desconto à vista, vários meios de pagamento e um parcelamento sem juros podem ser muito convenientes. Com as condições certas, você consegue atrair mais clientes e se destacar da concorrência.
Por isso, vamos mostrar como funcionam as condições de pagamento, como elas diferem dos meios e como você pode definir a melhor política para a sua empresa. Venha com a gente e aproveite as dicas! 💳
O que são condições de pagamento?
As condições de pagamento são regras que devem ser seguidas pelos consumidores no momento de pagar por uma compra. Elas são determinadas pelos lojistas e, de modo geral, procuram equilibrar os interesses das empresas com a conveniência para os clientes.
Cada empresa tem a liberdade de definir suas condições de pagamento, uma vez que não há normas gerais para isso. Essas condições devem abranger:
- Os meios de pagamento que podem ser utilizados (cartão de débito ou crédito, boleto bancário, Pix etc.);
- O prazo de pagamento (à vista, a prazo ou parcelado e em quantas vezes);
- Possíveis descontos e benefícios que o cliente pode ter com determinados meios de pagamento (5% de desconto pagando no Pix, por exemplo).
Naturalmente, os consumidores buscam por condições de pagamento mais vantajosas na hora de comprar um produto ou serviço. Por isso, definir regras flexíveis e atrativas também é uma estratégia competitiva utilizada para sair na frente da concorrência.
💡 Saiba mais: O que são meios de pagamento eletrônicos e como escolher o melhor?
Qual é a diferença entre condição e meio de pagamento?
A diferença é que as condições de pagamento são regras gerais sobre como uma compra deve ser paga, enquanto os meios de pagamento são os métodos utilizados para finalizar a transação.
Logo, os meios de pagamento aceitos por uma empresa fazem parte das condições de pagamento, que ainda podem incluir prazos, descontos e critérios diversos.
Por exemplo, um cliente pode escolher a condição de pagar à vista com desconto e, então, decidir se prefere pagar com Pix ou cartão de débito — os meios utilizados para cumprir o compromisso financeiro.
Exemplos de condições de pagamento
Para entender melhor o que são condições de pagamento, veja alguns exemplos comuns no mercado:
- Pagamento à vista com xx% de desconto;
- Pagamento online;
- Pagamento em 30 dias;
- Pagamento parcelado em x vezes sem juros;
- Pagamento parcelado em x vezes com juros;
- Pagamento de sinal de R$ xx e o restante na entrega do produto ou serviço;
- Pagamento recorrente (planos, assinaturas e mensalidades).
Exemplos de meios de pagamento
Já os meios de pagamento mais utilizados no Brasil são:
- Pix (sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central);
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Boleto bancário;
- Link de pagamento;
- Carteira digital;
- Dinheiro em espécie.
💡 Saiba mais: 7 melhores meios de pagamento para e-commerce
Por que é importante oferecer boas condições de pagamento?
É fundamental oferecer boas condições de pagamento porque, cada vez mais, os consumidores querem conveniência na hora de pagar por um produto ou serviço. Eles preferem empresas que facilitam a transação, oferecendo descontos à vista, diversos meios de pagamento e opções de parcelamento, por exemplo.
Esse critério é decisivo ao escolher de qual empresa comprar, quando dois negócios vendem o mesmo produto ou serviço. Nessa situação, quem oferecer as melhores condições de pagamento conquista o cliente — daí a importância de construir esse diferencial competitivo.
Além disso, as empresas devem estar sempre atentas às tendências de pagamento do mercado. O parcelamento, por exemplo, é um hábito consolidado dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa do Serasa, 7 em cada 10 pessoas costumam parcelar compras no Brasil.
Também vale ficar de olho nos meios de pagamento que estão fazendo mais sucesso — o Pix, por exemplo, já tem a preferência de 46% dos brasileiros, de acordo com um estudo do Capterra.
Se você tem uma loja virtual, é ainda mais importante oferecer condições de pagamento atrativas para aumentar suas conversões e reduzir o abandono de carrinho. Na Nuvemshop, os lojistas contam com o meio de pagamento Nuvem Pago, que permite receber por cartão de crédito, boleto, Pix automático e também por link de pagamento.
Ele é o mais utilizado na nossa plataforma e o único que não cobra tarifa por venda, além de ser totalmente integrado ao painel administrativo da loja virtual.
👉 Confira: Como ativar o Nuvem Pago na minha loja?
Como escolher as melhores condições de pagamento?
Confira dicas valiosas para escolher as melhores condições de pagamento para sua loja física ou virtual.
Entenda as preferências do seu cliente
O primeiro passo para definir as melhores condições de pagamento no seu negócio é entender como seus clientes preferem pagar por suas compras.
Você pode fazer esse estudo por meio de pesquisas de mercado e também analisando o histórico de transações na sua empresa. Então, responda às seguintes questões:
- Os clientes demonstram preferir os pagamentos à vista ou a prazo?
- A maioria das compras são parceladas, mesmo com juros?
- Os descontos à vista se mostram efetivos?
- Quais são os meios de pagamentos mais utilizados?
💡 Saiba mais: O que é carteira digital e como funciona?
Ofereça diversos meios de pagamento
Quanto mais meios de pagamento você oferecer, mais atrativa será a sua empresa para os consumidores. Afinal, quem não gosta de ter várias opções para comprar sem pesar no orçamento?
💡 Saiba mais: 19 formas de pagamento para usar na sua Nuvemshop
Garanta transações seguras
Na hora de escolher a condição de pagamento, priorize a segurança dos seus clientes, especialmente em uma loja virtual. Os intermediadores de pagamento utilizados devem garantir a proteção dos dados pessoais e financeiros dos consumidores, além de incluir um sistema antifraude para evitar transações fraudulentas.
Pense na conveniência do cliente e nos custos da empresa
Você precisa oferecer conveniência aos clientes, mas sem esquecer do impacto nas finanças da empresa. Por isso, ao definir as condições de pagamento, lembre-se de contabilizar os custos de métodos à vista, a prazo e parcelados.
Nos pagamentos com cartões de crédito, por exemplo, você terá que pagar taxas às operadoras que aumentam conforme o número de parcelas. Para reduzir esse custo, é interessante dar desconto nos pagamentos à vista com taxas menores, como aqueles feitos via Pix.
💡 Saiba mais: O que é e como funciona a taxa de cartão de crédito para o lojista?
📈 Confira a planilha: Cálculo de preço de venda por cartão de crédito
E então, já definiu suas condições de pagamento?
Esperamos que este artigo ajude você a definir as melhores condições de pagamento para o seu negócio. Assim, você sairá na frente da concorrência e poderá atrair mais clientes com uma política de pagamentos flexível.
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Referências