9 estratégias eficientes para ganhar seguidores no Twitter

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Empreendedores Nuvemshop com sua loja online
Pontos principais do artigo:
  • Para ganhar seguidores no Twitter, é preciso criar uma estratégia para ter uma presença relevante na rede social;
  • Uma dica importante é manter uma presença ativa, tweetando regularmente sobre temas relevantes para o seu público-alvo. Isso aumenta a visibilidade do seu perfil;
  • Além disso, use hashtags relevantes em seus tweets para aumentar a descoberta por usuários interessados nos mesmos temas que você está abordando.

Mantenha uma presença ativa no Twitter tweetando regularmente sobre temas relevantes para o seu público-alvo. Tweets consistentes aumentam a visibilidade do seu perfil.

Já conseguiu ganhar seguidores no Twitter? Se você criou uma conta para a sua loja virtual, é fundamental conquistar seguidores ativos para aumentar o alcance da sua marca e, com o tempo, gerar vendas.

Isso porque o Twitter, fundado em 2006, é uma das redes sociais com maior capacidade de alcance e mobilização. Com apenas 280 caracteres, o tuíte se tornou um grande recurso de comunicação em tempo real.

Logo, sabendo da relevância da rede, é importante conseguir seguidores que engajam com sua marca, ou seja, contas ativas que interagem com suas postagens. Dessa forma, o alcance do seu perfil tende a aumentar, o que, com certeza, vai ajudar a atrair novos clientes interessados em seus produtos.

Por isso, separamos nove dicas essenciais e uma lista de ferramentas para te ajudar a turbinar a conta do seu negócio e, assim, atrair novos seguidores. Antes de começar, veja as estratégias de forma resumida:

  1. Capriche no perfil da sua marca;
  2. Siga para ser seguido;
  3. Seja ativo;
  4. Fique de olho nos influenciadores digitais;
  5. Crie uma estratégia de conteúdo;
  6. Publique nos melhores horários;
  7. Use hashtags;
  8. Faça Twitter Lives;
  9. Compartilhe o seu perfil.

Agora, vamos nos aprofundar as dicas acima? Depois de ler este conteúdo você estará pronto para ganhar seguidores no Twitter. Confira a seguir!

💡 Saiba mais: Como vender pelo Twitter?

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1. Capriche no perfil da sua marca

“A primeira impressão é a que fica.” — você já ouviu essa expressão, certo? Pois bem, ela também serve para a apresentação do seu perfil profissional e para se destacar e ganhar seguidores no Twitter.

Por se tratar de uma página relacionada a sua marca, sugerimos que selecione, como foto da conta, o logotipo da sua loja. As dimensões recomendadas pela rede social são de 400×400 pixels. Já para a imagem de capa, com 1500×1500 pixels, escolha algo leve, mas com identidade. Ou seja, ela deve:

  • Conter poucas informações;
  • Retratar a identidade do seu negócio;
  • Transmitir credibilidade.

Para o texto da biografia, seja breve e use palavras-chave relacionadas ao seu segmento. No perfil da @Nuvemshop, por exemplo, é possível notar o termo “plataforma de e-commerce”.

Captura de tela da bio do perfil da Nuvemshop mostrando uma boa prática para ganhar seguidores no Twitter

Na área de website, não se esqueça de inserir a URL da sua loja.

2. Siga para ser seguido

Inicialmente, busque seguir contas bem posicionadas e que atuem no mercado relacionado à sua marca. Siga também os seguidores dos seus concorrentes, pois a possibilidade de eles se interessarem pelo seu conteúdo e te seguirem de volta é grande.

Contudo, antes de fazer isso, leia atentamente os limites técnicos do Twitter para a ação de seguir que, em resumo, limita a 400 contas que podem ser seguidas por dia. É necessário respeitar essa regra, caso contrário, você poderá sofrer uma penalização, como o bloqueio temporário da sua conta.

3. Seja ativo

Ter uma conta ativa é a chave para ganhar seguidores no Twitter. Isso porque, na rede, tudo acontece muito rápido e milhares de tuítes são disparados por dia.

Sendo assim, é necessário estar presente para que seus seguidores possam interagir com suas publicações. Além disso, é importante responder as interações, criar conexões, curtir publicações relevantes e retuitar publicações dos demais usuários.

Se você vende móveis para casa, por exemplo, poste matérias de decoração, dando dicas de como harmonizar diferentes ambientes. E, caso ainda não tenha tantos conteúdos para divulgar, procure por outros relevantes para retuitar.

Se surgirem interações relacionadas aos produtos ou ao atendimento da sua loja virtual, é importante respondê-las. Temos aqui o exemplo do @Itaú que responde todos os tuítes em que é mencionado, mesmo quando é feita alguma crítica.

Captura de tela de uma interação do Itau mostrando uma boa prática para ganhar seguidores no Twitter

4. Fique de olho nos influenciadores digitais

Influenciadores digitais são pessoas conhecidas no meio virtual, que criam conteúdos engajadores e, geralmente, virais. Assim, suas publicações nas redes sociais atingem uma quantidade massiva de usuários e potenciais seguidores.

Por essa razão, é importante observar e buscar se relacionar com influenciadores. Se, em um primeiro momento, você não tiver capital para investir em uma parceria paga, busque ao menos segui-los e notar como os posts deles são construídos — isso com certeza vai gerar ideias para o seu próprio perfil.

Além disso, quando fizer sentido, responda tuítes de influenciadores do seu nicho. Dessa maneira, você vai obter mais visibilidade e, consequentemente, ganhar seguidores no Twitter de maneira orgânica.

💡 Saiba mais: Influenciadores digitais: como a estratégia no seu negócio?

5. Crie uma estratégia de conteúdo

O Twitter é uma rede social que pede uma linguagem simples, direta e coloquial (a que usamos no nosso cotidiano). Por isso, nada de muitos protocolos. Aproveite esse meio para variar nos formatos: não fique só em textos, publique fotos, GIFs e vídeos também.

Mantenha-se informado. Elabore e personalize conteúdos relacionados às tendências de mercado. Para se manter organizado, nossa dica é criar um calendário editorial, ou seja, um cronograma com todas as tarefas relacionadas a sua estratégia de conteúdo.

Estipule quantas publicações serão feitas por dia e/ou semana e crie uma frequência. Você ainda pode lançar momentos específicos, como: “Toda quarta teremos tutoriais de maquiagem”.

O ideal é produzir conteúdo que seja relevante para a sua marca, com o intuito de criar uma conexão com o seguidor, antes de apresentar o seu produto e de fato gerar vendas.

Sobre o último ponto, ter um e-commerce pode te ajudar a dar o próximo passo no empreendedorismo. Além de um site próprio permitir que você tenha seu domínio (por exemplo, www.nomedasuamarca.com.br) para transmitir confiança aos clientes, por lá, você pode criar cupons e promoções para conquistar consumidores.

Então, se você quer elevar sua marca ao próximo nível, crie sua loja grátis com a Nuvemshop! Em poucos minutos, você pode personalizar sua loja com as cores, o logotipo e a identidade visual da sua marca, criando conexão com o consumidor e uma relação de unificação dos seus canais de venda.

💡 Saiba mais: O que é marketing de conteúdo e como aplicá-lo em seu negócio?

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6. Publique nos melhores horários

De acordo com uma pesquisa da Sprout Social, os melhores horários para publicar no Twitter são entre às 9h e 15h em dias da semana. Os melhores dias são entre segunda e quinta-feira (especialmente das 9h às 15h). O período de menor engajamento é domingo de manhã.

No entanto, tudo vai depender do público-alvo. Então, observe o fluxo: faça testes e perceba quando os seus seguidores mais interagem. O feed do Twitter é cronológico, então, será fácil acompanhá-lo.

Com o passar do tempo, seus seguidores vão esperar ansiosos pelas suas postagens e por novas informações — o que possibilitará maior compartilhamento de conteúdo e, logo, da sua página e marca.

💡 Saiba mais: Como criar uma linha editorial?

7. Use hashtags

O Twitter foi a rede social que lançou as hashtags, por isso, nada mais justo que utilizá-las. Tratam-se de palavras-chave antecedidas de cerquilha (#), usadas para identificar conteúdos em alta.

Por meio delas, é possível ser direcionado a uma pesquisa que elenca todas as pessoas e páginas que estão falando desse determinado assunto e, obviamente, usando tal hashtag.

Além de adicionar conteúdos atrativos e possibilitar o alcance de novos seguidores, você pode criar outras relacionadas à sua marca. Mas, claro, não se esqueça de usar as hashtags com sabedoria. Como já dissemos, são palavras-chave, portanto, nada de criar frases e repetir várias em um mesmo tuíte.

8. Faça Twitter Lives

Assim como o Instagram, o Facebook e o YouTube, o Twitter também disponibiliza a função de transmissão ao vivo. Para fazer uma é muito simples:

  1. Clique no campo para digitar um tuíte;
  2. Selecione o ícone “Ao vivo” logo abaixo;
  3. E pronto!

Este formato de conteúdo é apropriado para compartilhar as novidades do seu negócio, como o lançamento de um produto ou uma coleção, por exemplo. Ademais, pode ser um meio bacana de interagir com os seus seguidores, já que, durante a transmissão, eles têm a opção de comentá-la.

No entanto, é fundamental destacar que a sua imagem (câmera) e o seu som (microfone) devem ser de boa qualidade, bem como a internet estável. Isso vai contar — e muito! — para o sucesso da sua Twitter Live. 🎥

E, claro, não se esqueça: divulgue o dia, o horário e o tema da transmissão ao vivo com antecedência e convide seus seguidores para compartilhá-la. Dessa maneira, a chance de você ganhar novos espectadores será bem maior.

💡 Saiba mais: Como usar o live commerce na sua estratégia?

9. Compartilhe o seu perfil

Uma outra maneira bem simples de divulgar o perfil da sua marca e ganhar seguidores no Twitter é a de compartilhar o link dele em outras redes sociais — no Instagram, no Facebook e no YouTube, por exemplo, e também na página da sua loja virtual.

Ademais, você pode adicionar o link do seu Twitter em assinaturas de e-mail marketing e newsletters. É provável que alguns clientes ainda não te sigam e descubram, dessa forma, o seu perfil.

💡 Saiba mais: O que é branding: aprenda como fazer a gestão da sua marca

Ferramentas para ganhar seguidores no Twitter

Como vimos no decorrer do conteúdo, ganhar seguidores no Twitter requer paciência e dedicação. Então, separamos algumas ferramentas que podem te ajudar nesse processo. Confira:

Twitter Ads

Esta é uma alternativa paga para anunciar o seu perfil. O Twitter Ads possui um tipo de campanha específico para ganhar seguidores. Nele, é possível configurar um orçamento total (quanto deseja gastar com tal anúncio) e um orçamento máximo diário (limite que deseja investir por dia).

Além disso, o Twitter oferece diversas segmentações para o público, como:

  • Dados demográficos (idade, gênero, idioma etc);
  • Dispositivos e operadoras;
  • Eventos;
  • Interesses;
  • Seguidores semelhantes, e muito mais!

Caso queira testar este formato pago, a própria rede social disponibiliza um passo a passo completo e ilustrado: como criar uma campanha de seguidores no Twitter.

Se quiser conhecer outros tipos de campanhas — como de alcance, cliques no website, engajamento no Twitter, conversão e mais— confira a página da própria rede social sobre o Ads.

Twitter Analytics

Essa ferramenta é disponibilizada gratuitamente. Por meio do Twitter Analytics é possível mensurar os resultados das campanhas realizadas.

Além disso, a ferramenta possibilita verificar a quantidade de seguidores novos e perdidos, entender a preferência do seu público (melhores dias e horários para postar), verificar o engajamento e impressões de cada publicação.

Crowdfire

O Crowdfire é um aplicativo disponível para Android, iOS e também conta com a versão web. A ferramenta propõe a gestão das redes sociais de maneira simplificada.

Conta com plano gratuito e com opções pagas que variam entre US$ 7,48 e US$ 74,98 por mês. É importante lembrar que todas as cobranças do aplicativo são faturadas em USD (dólar americano).

Por meio dessa ferramenta é possível:

  • Descobrir artigos e imagens que possuem afinidade com seu público;
  • Manter a linha do tempo movimentada com publicações;
  • Criar postagens para diversas redes sociais de uma só vez;
  • Definir um calendário de posts;
  • Publicar conteúdos automaticamente.

💡 Saiba mais: Como funciona o Twitter?

Tudo entendido sobre como ganhar seguidores no Twitter?

Esperamos que as estratégias acima tenham esclarecido suas principais dúvidas sobre como conseguir seguidores no Twitter. Como visto, com paciência e empenho, é possível engajar um público cada vez maior e, por consequência, expandir a sua marca.

E, se você ainda não vende online, o que acha de criar uma loja grátis na Nuvemshop? Comece o seu negócio de forma rápida e prática e conquiste seu espaço no mercado digital. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como ganhar seguidores no Twitter

  • Capriche no perfil da sua marca;
  • Siga para ser seguido;
  • Seja ativo;
  • Fique de olho nos influenciadores digitais;
  • Crie uma estratégia de conteúdo;
  • Publique nos melhores horários;
  • Use hashtags;
  • Faça Twitter Lives;
  • Compartilhe o seu perfil.

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