O que é controle de vendas e como fazer em sua empresa?
- Controle de vendas é o conjunto de estratégias e técnicas que as empresas utilizam para organizar sua área comercial, vender mais e crescer;
- Para fazer o controle de vendas, primeiro, registre todas as vendas e utilize ferramentas para automatizar a gestão de pedidos. Então, crie seu funil de vendas e estabeleça ações para cada etapa (topo, meio e fundo de funil);
- Se você não vende pela internet, ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, você tem acesso a uma lista de vendas que mostra todas as transações canceladas, arquivadas, aguardando confirmação de pagamento, aguardando o envio, entre outros status.
Ser empreendedor é usar todas as ferramentas e técnicas possíveis para lucrar mais. Só que, para ter sucesso, você também precisa se preocupar com o controle de vendas do seu negócio.
Afinal, o mínimo que um empreendedor precisa saber é como estão os resultados comerciais da empresa. Quantos pedidos foram feitos? Qual a média de valor gasto pelos clientes? O faturamento está aumentando conforme o esperado? E quanto à base de clientes?
As respostas para essas e várias outras questões precisam estar sempre claras na sua mente — e isso é possível com as ferramentas e estratégias certas! Neste artigo, você aprende o que é controle de vendas, quais as vantagens e como fazer uma gestão perfeita na sua empresa.
O que é controle de vendas?
Controle de vendas é o conjunto de estratégias e técnicas que as empresas utilizam para organizar sua área comercial, vender mais e crescer. É importante ressaltar que essa metodologia é aplicada a todo o processo de vendas, desde a gestão de estoque até o relacionamento com o cliente.
Afinal, são muitas as etapas envolvidas em uma venda, partindo da prospecção de clientes até o fechamento do negócio. Sem um controle adequado, o empreendedor pode perder oportunidades de vendas e ter dificuldades para manter sua empresa competitiva.
💡 Saiba mais: 8 etapas do processo de vendas do e-commerce
Dessa forma, o controle de vendas é essencial para otimizar as atividades comerciais do negócio e garantir seu sucesso no mercado. Quando essa estratégia é implementada da forma correta, o resultado é o aumento das vendas, o crescimento dos lucros e a fidelização de clientes.
Como funciona o controle de vendas?
O controle de vendas abrange diversas metodologias de gestão. Confira as principais:
Controle de estoque
Tudo começa no estoque, onde são armazenados os produtos que serão vendidos ou itens usados na prestação de serviços. Logo, para controlar adequadamente as vendas, é preciso investir no controle de estoque.
Na prática, isso significa manter um inventário sempre atualizado dos produtos e conciliar as compras com o volume de vendas do negócio. Assim, você garante a disponibilidade dos produtos ou serviços vendidos sem correr o risco de ficar com estoque parado.
Controle de pedidos
Naturalmente, controlar as vendas significa gerenciar os pedidos que os clientes fazem. Nesse processo, a empresa precisa ter um sistema para receber e registrar cada venda, desde a finalização da compra pelo cliente até a emissão de nota fiscal e, no caso do e-commerce, a entrega do produto.
💡 Saiba mais: Como escolher o melhor sistema de vendas para loja?
Controle de clientes
O controle de clientes é outra área essencial do controle de vendas, que diz respeito ao cadastro e relacionamento com os consumidores. Para ter sucesso nesse âmbito, a melhor estratégia é investir no atendimento ao cliente.
Controle financeiro
Por fim, toda venda envolve dinheiro e todo valor que entra no caixa da empresa precisa ser controlado. Dessa forma, faz parte do controle de vendas acompanhar os pagamentos realizados, fazer a conciliação bancária — conferência de saldo da conta com os registros do caixa —, controlar comissões, entre outras atividades.
💡 Saiba mais: Planilha de conciliação bancária
Quais são as vantagens de controlar as vendas?
O controle de vendas proporciona muitas vantagens que fazem sua empresa sair na frente da concorrência. Veja quais são as principais:
Aumento das vendas
Vamos começar pela vantagem mais clara e mais buscada pelas empresas: ter a possibilidade de aumentar as vendas. Aqui, pode ser tanto o crescimento no número de pedidos quanto no ticket médio ou faturamento — tudo depende da sua estratégia e das prioridades do seu planejamento de vendas.
Melhora na gestão financeira
As empresas que controlam suas vendas com eficiência também se destacam na gestão financeira. Afinal, fica muito mais fácil gerenciar as receitas e despesas do negócio com uma área comercial organizada.
💡 Saiba mais: 13 segredos para vender mais na sua empresa
Aumento de desempenho do time
A equipe de vendas é um ponto-chave para o sucesso de qualquer negócio. Com as vendas sob controle você consegue alcançar o melhor desempenho com seu time, atingir as metas propostas e manter os profissionais motivados.
Identificação de oportunidades
Quando você controla as vendas, sabe exatamente de onde podem vir novas oportunidades para decolar seus resultados. Assim, essa também é uma maneira de captar novos clientes e ampliar o alcance do seu negócio.
Como fazer o controle das vendas?
Já deu para perceber que o controle de vendas é indispensável em qualquer negócio, certo? Então, vamos ao passo a passo para colocar sua área comercial em ordem!
1. Registre todas as vendas
Esse é o passo inicial de qualquer estratégia de gestão. Afinal, você precisa registrar todas as vendas e documentar informações como os dados do produto, quantidade, valor total, descontos etc. Felizmente, não é mais preciso saber como fazer controle de vendas no caderno, já que existem vários softwares que registram os pedidos automaticamente.
Se você tem um e-commerce, por exemplo, poderá acessar todos os detalhes das suas vendas no painel administrativo. Na Nuvemshop, por exemplo, você tem acesso a uma lista de vendas que mostra todas as transações canceladas, arquivadas, aguardando confirmação de pagamento, aguardando o envio, entre outros status.
👉 Confira: Como administrar meus pedidos na página de Vendas?
2. Utilize ferramentas de vendas
Controlar os pedidos manualmente é muito complicado, por isso, prefira sempre usar ferramentas de vendas que te ajudam a poupar horas de trabalho. Existem dois principais softwares que você pode usar no seu negócio:
- ERP: é o software Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português. Ele centraliza todos os dados do negócio em um único sistema e permite a gestão integrada dos processos da empresa;
- CRM: é a solução de Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português. Serve para registrar e organizar todos os pontos de contato entre consumidor e empresa.
💡 Saiba mais: Quais as diferenças entre CRM e ERP e qual escolher o melhor?
Se você não tem um software desse tipo, use nossa planilha de vendas, com todas as informações que você precisa:
📈 Confira a planilha: Planilha de controle de vendas
3. Crie seu funil de vendas
Funil de vendas é um modelo estratégico usado pelas áreas de marketing e vendas de empresas para mapear os momentos-chave do fluxo de conquista do consumidor, em conjunto com a jornada de compra do cliente. Ele também pode ser chamado de pipeline de vendas.
Esse modelo (representado, literalmente, por um funil 🔽) divide o processo de decisão de compra em três etapas:
- Topo do funil (top of the funnel, em inglês, ou ToFu);
- Meio do funil (middle of the funnel, em inglês, ou MoFu);
- Fundo do funil (bottom of the funnel, em inglês, ou BoFu).
💡 Saiba mais: 17 estratégias para ter sucesso em vendas
4. Defina ações para cada etapa do funil
Como você pode observar na imagem acima, cada etapa do funil exige um tipo de ação diferente para conduzir os consumidores até a posição de clientes — ou seja, fazer com que eles concluam a compra. Saiba mais sobre cada fase:
- Topo do funil: é a fase de descoberta, onde há a tomada de consciência de uma necessidade e de conhecimento da sua marca. Aqui, é melhor trabalhar com conteúdos introdutórios em um site ou blog e nas redes sociais;
- Meio do funil: é a fase na qual o consumidor já se identifica com a necessidade ou a vontade de comprar o produto ou serviço. Logo, é o momento de usar conteúdos mais direcionados com estratégias de remarketing e e-mail marketing, por exemplo;
- Fundo do funil: o consumidor está prestes a fechar a compra e é hora de não deixá-lo escapar. Por isso, use gatilhos mentais e call-to-actions (CTAs) para convencê-lo.
5. Estabeleça metas
As metas de vendas são o ponto de partida para definir onde você quer chegar na sua empresa. Elas devem ser claras, objetivas e realistas para que sua equipe consiga cumpri-las no prazo esperado.
Você pode criar, por exemplo, metas de receitas, como “aumentar em 20% o faturamento no trimestre” ou metas de novos clientes, como “aumentar em 10% a base de clientes”. O importante é ter um número claro que deve ser alcançado e uma métrica de referência.
6. Alinhe o estoque com vendas
O segredo de um negócio sustentável é ter o estoque sempre alinhado ao ritmo de vendas. Ou seja: você precisa garantir a quantidade certa de produtos para manter os itens disponíveis e, ao mesmo tempo, não ficar com mercadorias paradas.
Para acertar nesse controle, baixe agora nossa planilha de controle de estoque:
7. Invista no relacionamento com o cliente
Para que você consiga conduzir os consumidores do topo até o fundo do funil, será necessário acompanhar de perto o status de cada contato. Como vimos, o CRM é o software ideal para cadastrar seus clientes e fazer o follow up de vendas em todas as etapas da jornada, desde a prospecção até o fechamento.
Assim, você consegue construir um relacionamento com o cliente e manter contato para gerar novas oportunidades. A consequência é o aumento da fidelização de clientes, que garante uma base de consumidores fiéis e promotores da sua marca.
📈 Confira a planilha: Planilha de cadastro de clientes
💡 Saiba mais: Quais são os tipos de CRM e como escolher o melhor?
8. Controle as finanças
Controlar as vendas também exige uma gestão financeira eficiente. Para começar, você precisa acompanhar de perto o fluxo de caixa, que representa as entradas e saídas de dinheiro do negócio.
Também é necessário ter um método para acompanhar os pagamentos dos clientes, principalmente quando são vendas com boleto bancário ou Pix. Para quem trabalha com pagamento recorrente, o controle deve ser ainda maior para evitar a inadimplência.
📈 Confira a planilha: Planilha de fluxo de caixa
💡 Saiba mais: Como fazer o controle financeiro empresarial do negócio?
9. Treine sua equipe
O treinamento de vendas é outro passo fundamental para garantir bons resultados na área comercial. Você pode usar um playbook de vendas para orientar a abordagem da equipe e investir em cursos para aprimorar as técnicas usadas internamente.
10. Acompanhe os KPIs de vendas
Por fim, a única maneira de saber se o seu controle comercial está funcionando é acompanhar os KPIs de vendas. São os Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Desempenho, métricas que ajudam você a entender a evolução das vendas em relação às metas estabelecidas.
Alguns KPIs essenciais são a taxa de conversão (CVR), o ticket médio e o Custo de aquisição de cliente (CAC).
💡 Saiba mais: 7 KPIs que todo e-commerce deve acompanhar [2023]
Qual é o melhor sistema para controle de vendas?
Existem vários sistemas que você pode usar para controlar suas vendas. Conheça os melhores do mercado:
Omie
O Omie é um ERP ideal para as pequenas e médias empresas, pois combina gestão 100% online, educação empreendedora e serviços financeiros em um único software. Ele pode ser integrado com a Nuvemshop para trazer mais produtividade, oferecendo funções para gestão de vendas, estoque e clientes.
👉 Confira: Como instalar o aplicativo Omie na minha loja?
Eccosys
O ERP Eccosys é um sistema de gestão na nuvem voltado ao e-commerce e suas necessidades. Além de também poder ser integrado a Nuvemshop, ele possibilita o ganho de tempo e eficiência, para que você foque inteiramente em fazer mais vendas, atender seu cliente e outras atividades com impacto direto no sucesso do seu negócio.
Entre as funcionalidades oferecidas, estão integração automática com os pedidos, gestão de compras e vendas centralizadas.
👉 Confira: Como instalar o aplicativo ERP Eccosys?
Tagplus
O TagPlus é um aplicativo voltado para micro e pequenas empresas que precisam fazer um controle rápido e eficiente de suas vendas. Entre as funcionalidades do ERP, estão emissão de NF-e, gestão de pedidos, cadastro de clientes e controle de estoque. Saiba como integrá-lo em sua loja Nuvemshop:
👉 Confira: Como instalar o aplicativo TagPlus?
vhsys
O vhsys é uma plataforma de gestão simples, completa e 100% online para micro e pequenos empreendedores, que integra todas as áreas do negócio: emissor de notas, controle financeiro, gestão de vendas e estoque, relatórios, sistema para PDV físico ou PDV online e muito mais. O vhsys também pode ser utilizado por lojistas da Nuvemshop, saiba como:
👉 Confira: Como instalar o aplicativo VHsys?
Notazz
O Notazz é um software de gestão fiscal e de logística especializado no mercado de marketing digital, infoprodutos, vendas online e dropshipping. Entre suas funcionalidades, estão a divisão de documentos fiscais, split entre NFS-e e NF-e, importação de vendas antigas e módulo fiscal para dropshipping. Veja como integrá-lo a sua loja Nuvemshop:
👉 Confira: Como integrar o Notazz?
Entendeu o que é controle de vendas e para que serve?
Ufa! Foi uma leitura e tanto, não é mesmo? Esperamos que você tenha aprendido o essencial sobre controle de vendas e tenha condições de aplicar as principais estratégias no seu negócio a partir de hoje.
E, se você ainda não tem seu negócio próprio, que tal criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop? Aproveite todos os recursos e tenha seu site de vendas no ar em poucos minutos, sem precisar de conhecimentos técnicos! 💙