O que é conversational commerce e como funciona?

Imagem de celular com WhatsApp em evidência representa o conversational commerce.
Pontos principais do artigo:
  • Conversational commerce é uma estratégia de vendas que conecta empresas e clientes por meio de mensagens em tempo real, produzidas por chatbot ou IA, facilitando a compra e o atendimento;
  • O c-commerce é essencial porque aproveita a popularidade de apps como WhatsApp, aumentando as vendas e fidelizando clientes com interações práticas e personalizadas;
  • A Nuvemshop oferece integração com Meta e Robbu, facilitando a implementação de c-commerce com ferramentas acessíveis e suporte completo para e-commerce. Crie sua loja grátis e aproveite!

Milhões de brasileiros querem falar com a sua empresa e comprar seus produtos e serviços nesse exato momento. Só que, para chegar até eles, você precisa embarcar na tendência do conversational commerce e começar a vender por apps de mensagem e chats.

Estamos falando de uma nova forma de interação entre consumidores e empresas, que se baseia em diálogos em tempo real, seja com um atendente, um chatbot ou uma inteligência artificial.

Para você ter uma ideia, pelo menos 165 milhões de brasileiros usam o WhatsApp, fazendo do nosso país o campeão de uso desse aplicativo no mundo. De todos esses usuários, nada menos que 80% se comunicam com marcas pelo app, seja para conhecer mais sobre a empresa, obter suporte ou comprar produtos e serviços.

Ou seja: com o conversational commerce, você tem a oportunidade de alcançar um público que já soma 132 milhões de pessoas — e claro que seu público-alvo faz parte dele!

Pensando nisso, a Nuvemshop fechou uma parceria com a gigante da internet Meta e a empresa de atendimento digital Robbu para trazer o conversational commerce para a sua loja virtual. E o melhor: com um custo acessível para você!

Se você quer ficar por dentro da maior tendência de vendas online do momento, continue a leitura e descubra o que é conversational commerce, quais as vantagens e como implementar na sua Nuvemshop. Você não vai querer perder essa oportunidade, não é mesmo? 👀

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O que é conversational commerce?

Conversational commerce, também chamado de c-commerce, é uma forma de relacionamento entre cliente e empresa que se dá por meio de conversas em tempo real, via mensagens e chat.

O termo pode ser traduzido como “comércio de conversação” e diz respeito a diálogos com atendentes, chatbots (robôs de conversação) e/ou inteligência artificial (IA).

O primeiro a falar sobre conversational commerce foi Chris Messina, um ex-funcionário do Google e da Uber, que introduziu o conceito em 2015. Na época, ele acertou na previsão de que as vendas por aplicativos de mensagens, em especial o WhatsApp, cresceriam muito nos próximos anos.

De fato, canais como WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram Direct vêm sendo cada vez mais usados para falar com empresas e fazer compras. Isso porque as pessoas descobriram a praticidade e a conveniência de fazer negócios por mensagens.

Em vez de ter que buscar informações sobre produtos em um site, por que não descobrir tudo em poucos segundos com um chatbot?

Se falta tempo para conferir valor do frete, prazo de entrega e valor total, que tal deixar que uma inteligência artificial faça esses cálculos por você?

E, finalmente, por que não negociar diretamente com um atendente em vez de perder tempo com e-mails e formulários?

É importante frisar que conversational commerce não é apenas sobre vendas, embora a taxa de conversão seja essencial para o lojista. Também é sobre consultas, atendimento, suporte técnico, pós-venda e fidelização de clientes.

Afinal, tudo pode ser resolvido com uma conversa por mensagens, e nada melhor do que falar diretamente com o consumidor para ter mais proximidade, aumentar as vendas e promover uma experiência do cliente memorável.

Como funciona o conversational commerce?

O conversational commerce pode ser implementado em todas as etapas da jornada do cliente. Geralmente, o fluxo de conversação acontece da seguinte forma:

Conversational commerce na jornada do cliente.

O fluxo fica ainda mais efetivo quando a empresa desenvolve um sistema para iniciar o atendimento de forma automática. Hoje, existem chatbots e assistentes virtuais baseados em inteligência artificial que podem fazer diversas perguntas ao consumidor e recomendar produtos com base em suas respostas.

Além disso, os robôs são capazes de enviar imagens e vídeos, dar dicas de uso, tirar dúvidas e direcionar a conversa para um atendente humano, caso seja necessário.

Na hora do fechamento da compra, a empresa pode enviar o link do produto no site para finalização ou enviar um link de pagamento para que o cliente faça o checkout. A diferença é que, na segunda estratégia, é preciso coletar todos os dados da compra (item escolhido, quantidade, cor, etc.) e enviar o link da finalização para o cliente.

Assim, as chances de conversão aumentam ainda mais e o consumidor avança mais rapidamente pelo funil de vendas.

Por que é importante aderir ao c-commerce?

Aderir ao conversational commerce é um grande passo para aumentar suas vendas, melhorar seu relacionamento com o cliente e construir uma base de consumidores fiéis.

Para começar, é importante considerar que o WhatsApp está instalado em nada menos que 99,2% dos smartphones do país, de acordo com a pesquisa Mensageria no Brasil da Opinion Box.

Outro dado importante é que 88% dos usuários abrem o aplicativo todos os dias. E, no Brasil, 80% deles utilizam o serviço para se comunicar com as marcas. As principais finalidades de uso do app são a busca por informações (82% dos entrevistados), suporte técnico (68%) e a compra de produtos e serviços (57%). O percentual é maior entre as pessoas das classes A e B (85%).

Ou seja: estar no WhatsApp hoje é uma questão de sobrevivência para as empresas. Cada vez mais, as conversas serão o principal canal de venda da era digital — humanas ou automatizadas.

Uma pesquisa do Facebook mostra que 85% dos brasileiros enviaram uma mensagem para uma empresa nos últimos três meses. Além disso, 61% dos consumidores globais afirmam que essa é a forma mais prática de entrar em contato com uma empresa.

Além disso, a maioria dos entrevistados confirmou os seguintes benefícios do conversational commerce:

  • Tempos de resposta mais rápidos;
  • Melhor consultoria e atendimento;
  • Respostas mais honestas;
  • Maior conexão com a marca;
  • Mais confiável do que uma ligação, e-mail ou formulário.

Pensando no futuro do conversational commerce, é importante citar um estudo da agência Juniper Research (em inglês) que prevê um crescimento de 59% nesse tipo de interação até 2025. O que impressiona também é que 50% das conversas com clientes serão realizadas por meio de chatbots e inteligência artificial.

💡 Saiba mais: O que é full commerce e como adotar no varejo online?

Quais as vantagens de usar o conversational commerce?

Perdemos até a conta de quantas vantagens o conversational commerce traz. Confira as principais:

Aumento de conversões

O que interessa, no fim das contas, é aumentar as vendas, certo? Você pode confiar que o conversational commerce terá um grande impacto em suas conversões, pois nada se compara a uma conversa em tempo real para concluir uma venda.

Quando perguntados sobre ações futuras na pesquisa da Opinion Box, 70% dos consumidores afirmaram que pretendem trocar mais mensagens com empresas, enquanto 59% querem usar mais o canal para fazer compras.

Além disso, um levantamento encomendado pela Meta para a empresa de pesquisa de mercado Kantar também revela que 77% dos brasileiros querem conversar mais com empresas pelo WhatsApp e outros 75% estão dispostos a fazer negócio com aquelas que podem ser contatadas pelo aplicativo.

Mais conveniência para o consumidor

Apostar no conversational commerce é uma forma de oferecer mais conveniência e praticidade para o seu cliente. Afinal, ele pode resolver tudo em uma conversa, sem precisar buscar informações no site.

Com o c-commerce, você elimina pontos de fricção na jornada de compra. Esses pontos são barreiras que dificultam a finalização da transação, como um checkout lento, erros no site, falta de informações, dificuldades no cadastro, etc.

Um estudo da consultoria Forrester realizado em parceria com o Google (em inglês) revela que 68% dos consumidores tendem a escolher marcas com as quais possam conversar via chat. As principais razões apontadas são a conveniência na comunicação e a rapidez para concluir a transação.

Automatização do atendimento

Ter um chatbot no WhatsApp da sua empresa que tira as principais dúvidas dos clientes, informa sobre status do pedido e direciona para vendas é um investimento certeiro. Pense no tempo que você e sua equipe vão economizar com um bot filtrando as mensagens e conseguindo, sozinho, guiar consumidores para a compra.

Você ainda pode programar diversas mensagens automáticas para que o cliente acompanhe o pagamento, separação e envio de seu pedido. E não se preocupe: os brasileiros estão acostumados com os robôs.

A pesquisa da Opinion Box mostra que os chatbots estão em alta: 89% dos usuários brasileiros do WhatsApp afirmam que já foram atendidos por um robô em conversas com empresas dentro do aplicativo. Os números para Facebook Messenger e Instagram Direct são menores, mas relevantes: 40% e 29%, respectivamente.

Redução de abandono de carrinho

O abandono de carrinho é um dos principais problemas do e-commerce. Frequentemente, clientes deixam de finalizar a compra por erros na página de checkout, frete caro ou dúvidas sobre produtos.

Felizmente, o conversational commerce te ajuda a solucionar essa questão. Você pode oferecer suporte imediato para tirar dúvidas do cliente, oferecer um cupom de desconto e o que mais for necessário para ajudá-lo na finalização da compra.

Personalização da experiência do cliente

Uma página de FAQ (Frequently Asked Questions e, em português, Perguntas Frequentes) pode não ser suficiente para tirar as dúvidas dos seus clientes, enquanto o conversational commerce permite a personalização total do atendimento. O chatbot pode fazer perguntas certeiras e oferecer respostas exclusivas, com dados do cadastro e dos pedidos do cliente.

Além disso, as conversas com atendentes e vendedores são um contato muito mais próximo e satisfatório para o consumidor.

Aumento da fidelização de clientes

Quando o cliente pode conversar com a empresa e tem uma relação mais próxima com ela, o resultado é o aumento da fidelização. Naturalmente, os consumidores que ficam satisfeitos com a compra e o suporte oferecido voltam a adquirir produtos e serviços.

Além disso, o c-commerce permite que você crie estratégias exclusivas para fidelizar clientes, enviando mensagens personalizadas para sua base mais fiel com ofertas, promoções e vantagens.

E se você se preocupa com a confiabilidade do seu negócio, saiba que 66% dos consumidores ficam mais confiantes em fazer uma compra quando a empresa é ativa em aplicativos de mensagens, segundo dados do Facebook.

💡 Saiba mais: O que é satisfação do cliente e como funciona?

Como os anúncios impulsionam o conversational commerce?

A maioria das interações do conversational commerce começam a partir de anúncios online. Os principais são aqueles veiculados em redes sociais como Facebook e Instagram.

Geralmente, os consumidores estão navegando pelo seu feed, vendo stories ou procurando um produto no marketplace quando chegam a um anúncio com um botão de enviar mensagem.

As possibilidades para inserir anúncios com um link de conversa são inúmeras, tais como:

  • Feed de notícias do Facebook;
  • Facebook Marketplace;
  • Feed do Instagram:
  • Stories do Facebook e Instagram;
  • Perfil do WhatsApp Business;
  • Link na bio do Instagram;
  • Site da empresa.

Canais de redes sociais para conversational commerce.

Como criar anúncios pela Meta (procedimento padrão)

Com os recursos do Meta Business Suite, que permite gerenciar anúncios no Instagram e no Facebook, você pode criar campanhas sob medida para o seu negócio. De modo geral, o processo funciona assim:

  • Primeiro, você seleciona o público-alvo dos seus anúncios, escolhendo critérios de segmentação como dados demográficos, interesses, hobbies e localização;
  • Depois, você escolhe um objetivo para a sua campanha, como conseguir mais mensagens no WhatsApp;
  • Então, você pode interagir com seus potenciais clientes por meio de uma grande variedade de formatos de anúncio, como vídeos, imagens, carrossel etc.
  • Será preciso também definir um orçamento para sua campanha;
  • No final, seus clientes poderão clicar no anúncio para enviar uma mensagem diretamente para a sua empresa, dando início às vendas por c-commerce.

Meta Ads Plugin: um jeito mais fácil de criar anúncios

Para tornar o processo de criação de anúncios ainda mais fácil e rápido, você, lojista Nuvemshop, poderá contar com o Meta Ads Plugin. Esse plugin é integrado à sua loja virtual e oferece diversos atalhos para criar campanhas rapidamente com base nos seus objetivos.

Dentro do seu painel de administrador Nuvemshop, você terá um atalho exclusivo para criar anúncios no Facebook e no Instagram, como na imagem abaixo:

Tela de Venda pelo Facebook do Meta Ads Plugin.

Ao clicar em Criar Anúncios, você terá opções como:

  • Receber mais mensagens: mostrar anúncios para pessoas mais propensas a enviar mensagens para a sua empresa;
  • Conseguir mais vendas no seu catálogo: mostrar anúncios para potenciais clientes que estão mais avançados no funil de vendas, têm fit com o seu produto e podem comprar de você;
  • Conseguir mais visitas no seu site: mostrar anúncios para leads em potencial que podem se interessar pelos seus produtos e gerar mais tráfego no seu site.Criação de anúncios com Meta Ads Plugin no conversational commerce da Nuvemshop.

Além disso, a opção “Ver os resultados dos meus anúncios” revela o desempenho das suas campanhas em tempo real. Você poderá conferir quantas pessoas foram alcançadas, quantas interagiram com seu anúncio, quantas clicaram e quantas compraram seus produtos.

Resumo do desempenho das campanhas no Meta Ads Plugin.

Muito mais fácil, não é mesmo? E, graças aos anúncios com botão de envio de mensagem, você poderá explorar todo o potencial do conversational commerce através das plataformas da Meta.

Lembrando que é muito mais conveniente para o cliente se informar sobre seus produtos e fazer a compra por mensagem. Dessa forma, ele não precisa enfrentar fricções na sua jornada de compra, tais como páginas que demoram a carregar, checkouts longos e cadastros cansativos.

Exemplo de conteúdo direcionado ao WhatsApp

Veja alguns exemplos de inserção do botão de WhatsApp em redes sociais e sites, no case do cliente Ironbag:

Conteúdos de conversational commerce nas redes sociais.

Se você nunca usou os anuncios do Facebook e o Instagram Ads, faça nosso curso gratuito de marketing das redes sociais:

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Importância do WhatsApp Business para o c-commerce

O WhatsApp Business é um dos canais mais importantes para o conversational commerce. Com essa versão empresarial do app de mensagens mais usado do Brasil, você pode conversar com os clientes durante toda a jornada de compra e criar experiências envolventes.

Hoje, existem duas formas de usar o WhatsApp empresarial: por meio do aplicativo WhatsApp Business ou pela plataforma do WhatsApp Business, conhecida como API do WhatsApp.

O app tem recursos mais simples, usados por pequenas empresas, enquanto a API oferece integrações mais poderosas, com recursos de automação de conversas e análise de métricas. Com a API, você pode:

  • Incluir diversos atendentes em uma mesma conta de WhatsApp;
  • Automatizar mensagens;
  • Fazer agendamentos;
  • Enviar notificações, lembretes e confirmações aos clientes;
  • Utilizar o WhatsApp no desktop;
  • Implementar chatbots com inteligência artificial;
  • Incluir informações da empresa no perfil;
  • Analisar dados de conversas como tempo de atendimento, índice de solução, horários de pico, etc.

Interessante, não é mesmo? Contudo, a única forma segura de obter a API WhatsApp Business é por meio de provedores autorizados. E é claro que nós, da Nuvemshop, pensamos nisso e fechamos parceria com uma empresa experiente e fornecedora oficial da plataforma WhatsApp Business. Veja a seguir!

Como adotar o conversational commerce na loja Nuvemshop?

Como adiantamos na introdução deste artigo, a Nuvemshop fechou uma parceria com a Meta (empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) e com a plataforma de atendimento digital Robbu. Com esse time de peso, vamos garantir que você, lojista Nuvem, tenha acesso a uma estratégia completa de conversational commerce. ☁️

Para isso, nosso foco será a geração de anúncios que direcionam clientes para conversas no WhatsApp Business. Dessa forma, fica mais fácil conquistar as tão desejadas conversões que você precisa para faturar e crescer.

O processo será realizado por meio das etapas de alcance, engajamento e conversão. Veja como vai funcionar:

  • Alcance: tudo vai começar com a publicação de anúncios da sua marca no Facebook e no Instagram, que levarão seu potencial cliente diretamente para uma conversa no WhatsApp. Para facilitar, você poderá criar anúncios diretamente no painel da Nuvemshop, por meio do Meta Ads Plugin;
  • Engajamento: por meio do app da Robbu, você poderá habilitar seu WhatsApp Business e criar trilhas personalizadas de chatbots para atender seu lead, tirar todas as dúvidas dele e entregar a melhor recomendação de produto (com ou sem direcionamento para atendente humano);
  • Conversão: você terá a opção de direcionar o cliente para a página do produto recomendado ou coletar os dados via WhatsApp e enviar o link do checkout com o produto escolhido.

Passo a passo para começar a vender por mensagem

Se você tem uma loja Nuvemshop e quer aproveitar os benefícios do conversational commerce, é só seguir o passo a passo abaixo:

1. Abra uma conta na Meta e ative um meio de pagamento

Antes de tudo, para utilizar o conversational commerce na Nuvemshop, você deve abrir uma conta no Meta Business Suite — a plataforma que permite gerenciar todas as atividades da sua empresa no Facebook e Instagram.

Tudo o que você precisa fazer é clicar em “Criar conta”, preencher as informações da sua empresa e confirmar seu endereço de e-mail. Em seguida, selecione “Configurações de pagamento” no painel inicial e adicione um meio de pagamento à sua conta Meta.

Você pode escolher entre cartão de crédito ou débito, PayPal, boleto bancário, Pix e Mercado Pago. Esse passo é importante para garantir que você tenha uma forma de pagamento habilitada para investir em anúncios no Facebook e Instagram.

Dessa forma, será possível criar campanhas e atrair clientes para uma conversa no WhatsApp.

2. Instale o app Robbu na sua loja virtual

A ativação do WhatsApp Business e a construção do seu fluxo de c-commerce serão realizadas por meio da plataforma Robbu. Ela será sua central de gerenciamento de todos os canais da empresa, como WhatsApp, Instagram Direct, Facebook Messenger, Telegram, e-mail e SMS.

A boa notícia é que você pode integrar facilmente sua loja virtual Nuvemshop com o aplicativo Robbu, disponível em nossa loja de apps. Primeiro, você deve se registrar na plataforma com os dados da sua empresa e contratar o serviço.

Para facilitar sua contratação, preparamos uma oferta especial por tempo limitado, válida até dezembro de 2022. Você poderá experimentar a Robbu com uma versão freemium e terá acesso a planos a partir de R$ 49/mês.

Com o serviço contratado, você terá acesso aos benefícios da parceria entre Nuvemshop, Meta e Robbu. Se tiver dúvidas sobre a instalação do aplicativo, acompanhe nosso tutorial:

👉 Confira: Como instalar o aplicativo Robbu na minha Nuvemshop?

3. Ative seu WhatsApp Business

Com a conta da Meta configurada e o Robbu instalado na sua Nuvemshop, o próximo passo é ativar seu WhatsApp Business. Assim que concluir o processo, você terá direito a uma conta de WhatsApp Business API com mil sessões gratuitas de 24 horas.

As sessões do WhatsApp Business funcionam assim: toda vez que você ou seu cliente começam uma conversa, é iniciada uma sessão que dura 24 horas. Dentro desse período, você pode enviar quantas mensagens quiser para o seu contato sem cobrança adicional.

Assim que o ciclo de 24 horas se encerra, é iniciada (e cobrada) uma nova sessão. No caso do plano da Nuvemshop, você terá mil sessões totalmente gratuitas para falar com seus clientes.

Além disso, poderá criar chatbots, automatizar o envio de mensagens e utilizar um único número para vários atendentes. Após finalizar a instalação do Robbu, você poderá ativar seu número exclusivo de WhatsApp Business de forma intuitiva.

4. Planeje sua estratégia de conversational commerce

Agora que você tem todas as ferramentas necessárias para implementar sua estratégia de conversational commerce, chegou a hora de planejar suas ações. Veja quais são os passos essenciais para isso:

Criar anúncios

O ponto de partida da sua estratégia de conversational commerce será a criação de anúncios no Facebook e Instagram. Para isso, você terá acesso ao Meta Ads Plugin, uma ferramenta que permite configurar facilmente suas campanhas no Facebook e Instagram por meio de extensões profissionais.

Montar o chatbot

O coração da sua estratégia de conversational commerce será a criação do seu chatbot. Para isso, você deve pensar nas informações que são mais importantes para seus clientes e na sequência de perguntas que faz mais sentido para eles.

Se tiver dificuldade nessa etapa, você terá o apoio de um serviço de consultoria da Robbu para criar seu fluxo conversacional. Assim, será mais fácil imaginar os possíveis caminhos que seu cliente seguirá ao conversar com seu bot.

No início do atendimento, seu bot deve apresentar a empresa e oferecer atalhos rápidos como “Vendas”, “Atendimento” e “Status do pedido”, por exemplo. As opções vão depender muito do seu tipo de negócio e do processo comercial.

A ideia é que você direcione trilhas de assuntos/caminhos para que seu cliente navegue — tudo de forma automatizada. Além disso, depois de evoluir, você pode direcionar para o atendimento humano, para tirar dúvidas e finalizar a venda.

Outras estratégias são, por exemplo, trabalhar descontos exclusivos para leads que vieram de anúncios dessa campanha, recuperar carrinhos abandonados, fazer follow up humano para saber se o cliente ficou com alguma dúvida e por isso ainda não concluiu a compra, etc.

Uma sugestão é criar um quiz curto com algumas perguntas sobre os hábitos do consumidor para recomendar um produto ou serviço ideal para ele. Também é importante que, em vários pontos do fluxo, o cliente tenha a opção de ser direcionado para o atendimento humano.

No painel da Robbu, você terá acesso ao IDR Chatbot Studio, uma ferramenta que permite a criação de chatbots com inteligência artificial sem a ajuda de desenvolvedores. Ou seja: você mesmo poderá criar um bot em minutos a partir de modelos prontos de fluxos.

Divulgar o c-commerce

Além de fazer anúncios no Facebook e Instagram, é importante que você divulgue seu atendimento por WhatsApp em diversos canais. Então, faça publicações nas suas redes sociais, no seu blog, no seu canal do YouTube e qualquer outra mídia utilizada.

Preparar o atendimento

Seu time de atendimento e vendas precisará ser treinado para oferecer a melhor experiência pelo WhatsApp. O trabalho deles ficará mais fácil, pois o chatbot coleta diversas informações do cliente de forma automática e filtra a conversa antes de passar para o atendente ou vendedor.

Mesmo assim, é importante que os funcionários estejam preparados para atender prontamente os clientes via WhatsApp, com uma linguagem adequada e um script de vendas.

💡 Saiba mais: O que é treinamento de vendas, por que é importante e como criar um?

Definir os caminhos de checkout

Como vimos, você pode tanto enviar o link do produto recomendado ao cliente para que ele compre no site quanto conduzir a venda pelo WhatsApp e enviar somente um link de checkout. Veja o que vale mais a pena para sua empresa, considerando a praticidade do seu checkout e a necessidade de dar suporte aos consumidores para a finalização da compra.

Criar uma estratégia para carrinhos abandonados

O conversational commerce é excelente para recuperar carrinhos abandonados. Você pode programar uma mensagem automática por WhatsApp, que será enviada quando o consumidor (já cadastrado) abandonar o carrinho.

Nessa mensagem, você pode perguntar se o cliente ficou com alguma dúvida para finalizar a compra, oferecendo ajuda personalizada. Quando o consumidor responde, o atendente entra em ação para entender os motivos do abandono e recuperar a venda.

5. Monitore seus resultados

Por fim, você precisa monitorar seus resultados de conversational commerce para acompanhar a evolução da estratégia. Para isso, não deixe de analisar a taxa de conversão do novo canal, pedir feedback sobre o atendimento e realizar pesquisas de satisfação com seus clientes.

💡 Saiba mais: 7 KPIs que todo e-commerce deve acompanhar e como medi-los

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Exemplo de fluxo de c-commerce

Para entender melhor como funciona um fluxo de c-commerce, vamos utilizar como exemplo o chat desenvolvido para a loja de bolsas térmicas Iron Bag, que faz parte da Nuvemshop. Veja como é simples e inteligente:

Primeiro, o cliente entra em contato com a empresa por meio do ícone de WhatsApp a partir das suas campanhas. Imediatamente, ele é direcionado para uma conversa com a conta comercial da Iron Bag, tendo a opção de adicioná-la aos seus contatos.

A partir da mensagem pré-preenchida enviada pelo site, o chatbot é acionado e envia a mensagem de boas-vindas juntamente com três opções de atendimento (vendas, entrega e qualidade, e parcerias).

Tela inicial do conversational commerce via WhatsApp.

Quando o cliente seleciona a opção “Vendas”, o assistente virtual sugere o preenchimento de um Quiz para descobrir o produto ideal para o perfil do consumidor. Caso o cliente prefira falar com um atendente humano, essa opção já é disponibilizada.

Sugestão de Quiz do c-commerce.

Com a opção de Quiz selecionada, o robô começa a fazer perguntas sobre o estilo de vida do cliente para descobrir qual é a bolsa ideal para ele.

Perguntas do Quiz da Iron Bag no conversational commerce..Perguntas do Quiz da Iron Bag no conversational commerce.

Ao final do Quiz, o chatbot retorna com o link da bolsa mais adequada às necessidades do cliente. Por fim, o assistente virtual oferece duas opções para comprar o produto: pelo WhatsApp ou pelo site da loja.

Tela de falar com o atendente do app.
Nesse caso, quando o cliente escolhe a opção do WhatsApp, ele é direcionado para falar com um vendedor humano. Esse funcionário monta o carrinho para o consumidor e envia o link direto para o checkout, agilizando todo o processo de compra.

Tela de compra via WhatsApp do conversational commerce.

Repare nas oportunidades de oferecer cupons de desconto, que tornam a compra ainda mais atrativa para o consumidor.

💡 Saiba mais: Como funciona a Nuvemshop?

Entendeu tudo sobre conversational commerce?

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender o que é conversational commerce e qual a sua importância para as lojas virtuais. Não deixe de aproveitar a parceria entre Nuvemshop, Meta e Robbu, feita especialmente para tornar o c-commerce acessível para você!

E se você ainda não tem um e-commerce, aproveite a chance de criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop. Você não paga nada para montar um site de vendas do zero, com direito a layouts personalizados, meios de pagamento e envio, e até isenção da tarifa de venda com o Nuvem Pago! E nem precisa ter conhecimentos técnicos para isso.💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre conversational commerce

Conversational commerce, também chamado de c-commerce, é uma forma de relacionamento entre cliente e empresa que se dá por meio de conversas em tempo real, via mensagens e chat.

O conversational commerce funciona a partir de uma conversa em tempo real entre empresa e cliente. Ela pode acontecer por meio de um app de mensagem ou chat e o cliente pode conversar com um chabot ou uma pessoa real.

Uma estratégia de conversational commerce aumenta as conversões, reduz o abandono de carrinho, melhora o índice de fidelização, reduz custos e aumenta a satisfação do cliente.

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