Quais cores chamam atenção para as vendas?
As cores mais chamativas para vendas dependem do que você quer transmitir com a sua marca. Cores quentes como vermelho, laranja e amarelo transmitem mais energia, criatividade e alegria. Já as cores frias, como azul, verde e roxo, são escolhidas para transmitir tranquilidade, confiança e luxo. Há ainda o rosa, que inspira doçura, e o marrom, que traz mais seriedade.
Será que você está usando cores chamativas na sua estratégia de vendas? Você sabia que as cores aumentam o reconhecimento de uma marca em 80%? De acordo com uma pesquisa realizada pelo QuickSprout, a escolha dos tons certas pode fazer toda a diferença para ser lembrado pelos consumidores.
Além disso, a mesma pesquisa sugere que as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um produto 90 segundos após a visualização inicial e que até 90% dessa avaliação é baseada apenas na cor. Interessante, né?
Esses dados reforçam a importância de definir uma paleta de cores chamativa e estratégica para seu e-commerce, já que além de atrair olhares, as cores também são responsáveis por transmitir mensagens e sensações que podem aumentar as chances de vendas.
Se quer descobrir quais as melhores opções de cores chamativas para vendas, as ideias para cada segmento de mercado e exemplos para servir de inspiração, é só seguir a leitura do artigo. Vamos lá? 🎨
Use nossa paleta de cores para encontrar a combinação ideal para a sua marca agora mesmo:
Qual o impacto das cores para o comércio?
As cores têm papel importante no sucesso do seu negócio, já que são capazes de influenciar diretamente as decisões, o comportamento e as emoções dos clientes.
Isso acontece porque as cores conseguem provocar reações psicológicas e fisiológicas nas pessoas, alterando seu estado e impactando suas vontades.
Ou seja, montar uma estratégia de cores serve como ferramenta para atrair clientes e influenciar a realizarem determinada ação, como efetuar uma compra.
Por exemplo, cores chamativas como vermelho e amarelo podem estimular a urgência e o impulso de compra, enquanto tons mais frios como azul e verde transmitem calma e confiança.
Ou seja, entender o efeito das cores é importante para usá-las como um diferencial competitivo para sua empresa. Assim, é possível montar estratégias para atrair novos clientes, destacar produtos e ainda criar uma conexão emocional com o público.
Cores chamativas para vendas
Confira, a seguir, as principais cores chamativas que podem ser usadas para construir a paleta de cores da sua empresa:
Vermelho
O vermelho é uma das cores chamativas mais impactantes para vendas, podendo despertar atenção, paixão, energia e urgência. A cor é vista em grandes empresas como Coca-Cola e Netflix.
Normalmente, é usada para chamar a atenção imediata dos consumidores e criar senso de escassez e oportunidade. Por isso, encontra-se em estratégias de promoções, liquidações ou lançamentos.
Além disso, nas lojas virtuais, pode ser usada nos botões de finalização de compra a fim de estimular a ação rápida dos consumidores.
Laranja
O laranja transmite criatividade, otimismo, energia, alegria e diversão. É uma cor vibrante capaz de despertar o ânimo dos visitantes, estimular uma ação imediata e trazer sensação de calor e aconchego.
Sendo assim, é uma boa escolha para marcas que desejam se aproximar do público e criar uma conexão profunda.
Roxo
O roxo é uma cor chamativa que transmite sofisticação, luxo, criatividade, imaginação e mistério. Além disso, dependendo do tom escolhido, pode oferecer sensação de calma e tranquilidade.
Normalmente, é utilizada em empresas de alto valor agregado, como jóias, cosméticos ou tecnologia. Além disso, a paleta de cores roxo também é encontrada em serviços de bem-estar e ligados à espiritualidade.
Como exemplo de marcas que utilizam roxo, temos o Nubank, no setor financeiro, e a Milka, no alimentício.
Rosa
A cor rosa remete a delicadeza, romantismo, feminilidade, proteção, doçura e modernidade. Vemos o seu uso em produtos ou serviços voltados para o público feminimo, como moda, beleza e cuidados pessoais.
Presente em marcas femininas, como Victoria Secrets, o rosa é usado para despertar curiosidade, inovação e desejo do público sobre o produto oferecido.
💡Saiba mais: Guia para vender produtos femininos pela internet
Amarelo
O amarelo gera otimismo, energia, prosperidade e felicidade. Por isso, é utilizada para estimular a alegria e atrair a atenção do público.
Por essas características, encontramos o amarelo em elementos que precisam ser destacados, como botões de promoções ou inscrições na newsletter, por exemplo.
Além disso, o amarelo estimula a confiança, o otimismo e até o apetite, por isso encontramos em grandes marcas como McDonald’s e Mercado Livre.
Azul
O azul está relacionado ao céu e ao mar e, por isso, gera sentimentos pacíficos, como tranquilidade, paz e confiança.
Além disso, costuma ser utilizado para transmitir segurança, sucesso, credibilidade e autoridade aos clientes, como em marcas de tecnologia, finanças ou educação.
Ou seja, a paleta de cores azul induz a calma e gera confiança nas pessoas, por isso é utilizada por empresas como Nuvemshop e Skype.
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Verde
O verde está associado à natureza, ao meio ambiente, à vida, à saúde e à esperança e costuma ser usado por empresas sustentáveis que valorizam a natureza, como o Boticário.
Além disso, o verde tem a capacidade de aliviar o estresse e, por essa característica, também está presente em hospitais e clínicas de saúde.
O verde também pode estimular o equilíbrio e o crescimento, sendo uma boa opção para marcas que valorizam o cliente, como o Starbucks.
Preto
O preto transmite poder, força, elegância, sofisticação, inovação e mistério. É utilizado em diferentes setores do comércio, como tecnologia e moda.
Está presente na paleta de cores de grandes marcas, como Chanel e Prada, por exemplo.
Melhores cores chamativas em cada segmento
Como vimos, as cores chamativas podem ser utilizadas a favor do seu negócio, já que são capazes de influenciar o comportamento, transmitir emoções e despertar desejos.
Sendo assim, é importante entender como as cores podem ser utilizadas em benefício de cada segmento para provocar emoções específicas em cada tipo de público. Confira as cores chamativas de cada área:
Moda
As lojas de roupas costumam optar por cores que remetem a beleza, elegância e sofisticação. Entretanto, é importante lembrar que a paleta de cores da sua marca deve ter ligação com o propósito da sua empresa.
Se você criou uma marca de roupas de calor com uma pegada mais jovem e sustentável, apostar em uma paleta de cores com verde pode ser uma boa ideia. Assim, é possível transmitir energia, modernidade e refrescância.
Você pode usar as cores na vitrine, no catálogo, nos banners da loja virtual e nas redes sociais da loja.
🎥 Veja também: Como criar uma loja virtual de moda sustentável? [nicho tendência]
Alimentação
A combinação de cores mais famosa no setor alimentício é vermelho e amarelo. Isso porque as cores têm a capacidade de estimular o apetite, incentivar o consumo e causar alegria.
Sendo assim, para lojas de alimentos ou bebidas o ideal é optar por cores que sejam agradáveis e que estimulem o consumo.
💡 Saiba mais: Como vender comida pela internet: conheça o passo a passo
Tecnologia
Empresas de tecnologia costumam utilizar cores que remetem à modernidade, criatividade e inovação.
Por isso, costumam optar por preto que é capaz de atribuir seriedade e destacar as demais cores da paleta. Além disso, azul e roxo são muito utilizados para transmitir confiança, profissionalismo e dinamismo.
Saúde e bem-estar
Para as empresas de saúde e bem-estar, as cores costumam transmitir tranquilidade, confiança e saúde. Por isso, tons de verde e azul são os mais adequados para esses negócios.
Além disso, clínicas de estética e spas também costumam aderir roxo ou rosa em sua paleta de cores, já que as cores trazem ar de feminilidade e inovação.
Como usar cores chamativas para vender online?
Nas lojas virtuais, a escolha das cores pode impactar a percepção dos clientes, a experiência de navegação e, consequentemente, as vendas.
Por isso, definir cores chamativas ideais para seu negócio é tão importante. Então, confira, a seguir, como usar as cores para ter sucesso nas vendas online:
Entenda a psicologia das cores
Como vimos, as cores são capazes de despertar emoções, desejos e ainda influenciar a maneira como as pessoas percebem e interagem com o ambiente.
A psicologia das cores é o estudo que mostra como as cores afetam o comportamento humano e de que forma a mente transforma as cores em sensações e ações.
Sendo assim, entender essa área é importante para utilizar as cores para alcançar os objetivos do seu negócio e despertar nos clientes as emoções desejadas.
Para te ajudar na tarefa de definir as melhores cores para sua empresa, a Nuvemshop desenvolveu o gerador de paleta de cores gratuito para seu negócio. Com ele, você pode encontrar, de forma automática, combinações de cores para criar sua identidade visual.
Defina o público-alvo
Para definir as cores chamativas ideais para seu negócio é importante analisar o público-alvo. Isso porque cada cor transmite mensagens e desperta sensações diferentes que podem atrair ou afastar seu público, dependendo das suas preferências.
Então, busque criar uma persona para seu negócio, ou seja, uma representação semifictícia do cliente ideal. No processo, você vai descobrir quais são suas dores, desejos, expectativas e objetivos.
Assim, você pode escolher cores que se conectam com o público e que gerem identificação. Se você deseja criar uma loja de roupas para bebês, por exemplo, apostar em cores suaves, como amarelo, azul claro e rosa pode ser ideal para atrair mães, já que as cores passam a ideia de conforto e carinho.
📹 Veja também: Como definir a persona e conhecer o cliente ideal do seu negócio?
Observe os concorrentes
Outra prática que pode auxiliar a definir as cores da sua marca é analisar a concorrência. Para isso, busque observar os sites das empresas do mesmo nicho que o seu e anotar quais cores eles utilizam.
Assim, você consegue ter uma ideia de quais cores são adequadas para sua empresa e também conferir as tendências do segmento.
Entretanto, é importante utilizar a análise apenas como inspiração, copiar as cores utilizadas pelos seus concorrentes faz com que a sua marca perca a personalidade.
Faça testes A/B
Realizar testes A/B é uma forma de comparar duas versões de um mesmo elemento em um site.
Quando pensamos nas cores, é possível realizar testes A/B com diferentes cores e medir os resultados obtidos em cada versão. Ou seja, você pode definir diferentes tons para o fundo da página de vendas, os botões de compra, as descrições de produtos e demais elementos.
Assim, a partir de dados concretos, você consegue verificar qual combinação de cores chamativa conseguiu gerar mais vendas para sua loja.
💡Saiba mais: Como criar um bom layout para loja virtual?
Considere o tipo de negócio
Cada tipo de negócio deve adaptar as cores chamativas para atrair o público certo e refletir a identidade do seu nicho. As cores têm o poder de comunicar a proposta da sua marca e ao escolher a paleta errada um sentimento de desconexão pode ser causado com o cliente.
Por exemplo, imagine visitar um site de produtos orgânicos com uma paleta de cores nos tons preto e roxo. Essas cores, geralmente associadas a elegância e mistério, não transmitem a ideia de saúde e natureza, fundamentais para o segmento de produtos naturais. Sendo assim, essas cores podem causar estranheza visual e afastar os clientes.
Portanto, lembre-se que as cores escolhidas devem refletir a proposta do negócio e precisam ser usadas para causar emoções e sensações que o seu produto deseja passar.
Combinações de cores chamativas para logo
As cores chamativas podem ser combinadas para gerar as sensações desejadas no público e reforçar a imagem da sua marca. Separamos três exemplos de combinações para servir de inspiração para criar o logo da sua empresa. Veja:
Azul e amarelo
A combinação de azul e amarelo para logotipo de uma loja é uma boa opção para empresas que desejam comunicar tranquilidade, confiança e, ao mesmo tempo, transmitir alegria.
Um exemplo de empresa que faz uso desse esquema de cores é o Walmart, a loja de departamentos americana se tornou uma das empresas de maior sucesso no setor.
Nesse caso, a escolha do azul simboliza a confiabilidade da empresa e mostra seu lado amigável. Além disso, também transmite sensação de calma e profissionalismo. Já o amarelo simboliza a acessibilidade e o otimismo, representando a promessa da empresa de oferecer preços baixos.
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Laranja e vermelho
As cores laranja e vermelha quando combinadas transmitem energia, calor, paixão e urgência.
A sua combinação é utilizada para refletir os valores e a identidade de uma das maiores marcas de pagamento do mundo: Mastercard.
No contexto do logotipo do Mastercard, o vermelho transmite vitalidade e dinamismo, representando o impacto da empresa no mundo. Além disso, a cor serve para captar a atenção do público e reforçar sua presença no mercado.
Isso porque a escolha da combinação das suas cores foge do padrão adotado no setor financeiro que se concentra na paleta de azul.
Sendo assim, o logotipo vermelho e laranja do Mastercard se destaca imediatamente e reforça uma imagem inovadora e tecnológica, mas ao mesmo tempo acessível e calorosa.
Amarelo e rosa
O Instagram é uma das redes sociais mais famosas do mundo e, com o passar do tempo, adotou um esquema de cores único. O logotipo utiliza uma paleta de cores gradiente de roxo, rosa, amarelo e laranja.
Em sua versão original, o logotipo representava uma câmera Polaroid completa com uma faixa de arco-íris. Mas, no decorrer dos anos, o logo foi refinado adicionando cores chamativas para transmitir imagem de dinamismo e vivacidade.
Com essa combinação de cores, a plataforma mostra aos usuários que está ligada a inovação, criatividade, diversão e originalidade.
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Escolheu uma paleta de cores chamativa?
As cores são aliadas na construção da identidade da sua marca e na criação de conexões emocionais com o público.
No entanto, é importante lembrar que é necessário planejamento e testes para garantir que a paleta de cores chamativas selecionada esteja alinhada com a mensagem que a empresa quer transmitir.
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