Como utilizar os Correios no e-commerce?
- Correios é a maior empresa de frete no Brasil, oferecendo as modalidades PAC, PAC mini, Sedex, Sedex Hoje, Sedex 10 e Sedex 12, com variação nos prazos e custos;
- Entre os serviços oferecidos pela empresa de postagem, estão disque coleta, logística reversa, rastreamento de pedidos e mala direta;
- Para criar etiquetas personalizadas dos Correios e dar um aspecto profissional aos seus envios, utilize a ferramenta Gerador de etiqueta Correios. É grátis!
Se você já vende ou pretende fazer vendas online, certamente, contratar os Correios é a primeira opção quando o assunto é frete, certo? Por isso, para que você possa oferecer a melhor experiência em envios para seus clientes, é importante conhecer como funcionam os Correios no e-commerce e como fazer a integração com a sua loja virtual.
Separamos, neste conteúdo, tudo o que você precisa saber para começar a enviar seus produtos com os Correios. Então, pegue o seu bloco de notas e vamos lá! 📝
Como funcionam os Correios no e-commerce?
Os Correios é o serviço de frete mais popular no Brasil, seja para entregas expressas, serviços de correspondência ou para envio de produtos do varejo e comércio eletrônico. Com soluções pensadas para diversos tipos de negócio, a empresa é uma das principais escolhas de empreendedores na hora de enviar mercadorias.
Assim como a maioria dos serviços de frete disponíveis no mercado, para enviar produtos pelos Correios, antes, você deve fazer a cotação do envio. Para isso, é necessário fornecer as seguintes informações:
- CEP dos endereços de origem e envio;
- Peso do produto + embalagem;
- Medidas do produto de acordo com a embalagem (altura, largura e comprimento).
Feito isso, a calculadora de frete dos Correios vai definir um valor e um prazo para a entrega. A partir daí, você deverá fazer a postagem em uma agência ou por meio da coleta em seu endereço, isso vai variar de acordo com a modalidade e o serviço que você contratar — conheceremos mais sobre eles a seguir.
💡 Saiba mais: Como calcular o frete dos Correios?
📹 Veja também: Como enviar produtos pelos correios: principais dúvidas respondidas
Quais são as modalidades de envio dos Correios para e-commerce?
Para atender desde pequenos negócios até grandes empresas, os Correios disponibilizam diversas modalidades de frete. Assim, é possível apresentar mais opções para o consumidor, oferecendo uma experiência de compra mais personalizada.
Os tipos de envio dos Correios são:
- PAC: serviço de entrega econômica com o prazo de cinco a sete dias úteis em todos os municípios;
- PAC Mini ou Mini Envios: opção de envio dos Correios voltada para pacotes de peso de até 300g, medidas de até 24 cm (comprimento), 16 cm (largura) e 4 cm (altura) e valor máximo de R$ 100,00;
- Sedex: serviço de entrega rápida, com prazo de três a cinco dias em todos os municípios;
- Sedex 12: entrega com prazo até as 12h do dia útil seguinte ao da postagem do produto;
- Sedex 10: entrega com prazo até as 10h do dia útil seguinte ao da postagem do produto;
- Sedex Hoje: entrega garantida no mesmo dia da postagem para objetos enviados para a mesma localidade se postados até as 13h e para objetos destinados a localidades diferentes se postados até as 11h.
💡 Saiba mais: Como funciona o seguro dos Correios e quanto custa o serviço?
📹 Veja também: Tipos de envio dos Correios para meu e-commerce:
Um ponto importante sobre o envio pelos Correios, é que cada modalidade tem limitações de peso e altura para os pacotes. Por isso, confira os limites de dimensões e peso antes de contratar um frete, ok? 😉
Como funciona o contrato com os Correios?
O contrato com os Correios é uma forma de facilitar a logística de envios do seu negócio com a transportadora. Por meio da contratação, você pode contar com alguns benefícios exclusivos, como:
- Tarifas reduzidas em até 12%;
- Acesso ao SIGEP WEB (sistema de gestão de frete próprio dos Correios);
- Postagens em agências próprias e franqueadas;
- Logística reversa (para trocas e/ou devoluções de produtos);
- Pagamento mensal;
- Coleta dos pacotes no seu endereço.
📹 Veja também: Frete dos Correios: como ele pode atrapalhar minhas vendas
É claro que, antes de fazer um contrato com os Correios, é importante entender o momento em que seu negócio se encontra e avaliar os prós e contras dos serviços oferecidos.
💡 Saiba mais: Contrato com os Correios: como funciona?
Como integrar Correios com a loja virtual?
Você pode integrar os Correios com a sua loja virtual por meio de uma plataforma de e-commerce. Na Nuvemshop, por exemplo, ao criar seu site de vendas você pode, em poucos cliques, ativar as modalidades de envio que deseja usar em sua loja.
Isso porque, além de toda estrutura para criar a sua loja virtual, a Nuvemshop oferece integração com diversos serviços de frete, incluindo os Correios. Assim, você pode vender e enviar seus produtos sem complicações.
Lojistas da Nuvemshop ainda contam com o Nuvem Envio, solução logística criada para otimizar as operações de frete do e-commerce. Por meio da modalidade dele, é possível integrar os serviços dos Correios à loja virtual e contar com fretes mais econômicos e rápidos.
Para se ter uma ideia, despachar uma mercadoria pelo Nuvem Envio pode ter um custo até 50% menor do que se isso for feito diretamente nos Correios.
E, se ficou interessado em conhecer a Nuvemshop, crie sua loja virtual grátis e experimente a maior plataforma de e-commerce da América Latina.
Quais são os benefícios de usar os Correios no e-commerce?
Os Correios podem ser grandes aliados de sua estratégia de envios, por isso, vamos conhecer quatro principais vantagens de utilizar o serviço no seu e-commerce. Confira na sequência:
1. Cálculo do frete online
Embora este seja um atributo comum entre os serviços de envio online, vale ressaltar que, com os Correios, você pode fazer o cálculo de um frete de forma rápida e prática. É possível fazer a cotação de um envio por meio do site da empresa ou, caso você tenha uma loja virtual integrada com os Correios, seu cliente pode fazer o cálculo no momento da compra.
Lojas da Nuvemshop, por exemplo, oferecem um serviço de cálculo de frete já integrado com a plataforma. Isso torna seu processo de atendimento mais ágil e diminui etapas do processo de compra, reduzindo a probabilidade de desistência por parte do cliente. O que, consequentemente, pode aumentar a sua taxa de conversão.
👉 Ferramenta grátis: Calculadora de frete
2. Fácil rastreamento
Os Correios disponibilizam código de rastreamento para as encomendas a partir do momento da postagem. Assim, você fornece essa informação ao seu cliente e ele pode acompanhar as etapas da entrega sem que seja necessário contatar a sua loja.
Além de ajudar a diminuir a taxa de contato de seus canais de atendimento, fornecer o código de rastreamento previamente torna a experiência de compra mais positiva.
👉 Ferramenta grátis: Rastreamento de Correios
💡 Saiba mais: Como rastrear encomendas da China?
📹 Veja também: Objeto roubados nos Correios: o que fazer?
3. Logística reversa
Este é um benefício que impacta diretamente na sua rotina como empreendedor, já que lidar com trocas e devoluções é algo comum em negócios virtuais. Pensando nisso, os Correios possui alguns fluxos alinhados para garantir que você consiga gerenciar esses casos com praticidade.
Abaixo, você encontra um conteúdo completo sobre a logística reversa dos Correios:
💡 Saiba mais: Logística reversa dos Correios: o que é e como fazer?
4. Maior flexibilidade
Com tantas modalidades de envio, o seu cliente tem mais flexibilidade na hora de escolher uma forma de entrega. Essa é uma vantagem diretamente ligada à experiência de compra, isso porque, quanto mais opções de frete o consumidor tiver, maiores são as chances de ele concluir a compra.
Por exemplo, um cliente que não estiver muito disposto a pagar caro no frete, pode optar por um envio mais econômico com um prazo mais extenso. Já um cliente que tem pressa no recebimento, pode escolher pagar mais caro para ter o pedido entregue dentro do prazo desejado.
💡 Saiba mais: Como reclamar de uma encomenda atrasada dos Correios?
📹 Veja também: Como enviar produtos pelos Correios?
Tudo certo sobre como utilizar os Correios no e-commerce?
Se você já tem uma loja na Nuvemshop, é possível enviar seus produtos utilizando os Correios por meio da integração do serviço de frete com a plataforma. Logo abaixo você encontra um tutorial com o passo a passo completo para fazer a ativação:
👉 Confira: Como configurar o frete dos Correios?
E, se você ainda não vende na internet, o que acha de criar a sua loja virtual grátis com a Nuvemshop? Conte com a gente para potencializar sua história de sucesso. 💙