6 estratégias para oferecer frete grátis e atrair clientes

Mulher com caixa aberta à sua frente, representando o frete grátis para loja virtual

Pontos principais do artigo:

  • Frete grátis é o envio de um produto sem custo para o cliente em uma loja virtual;
  • O frete caro é responsável por 82,3% das desistências de compras, logo, oferecer gratuidade no envio é uma das estratégias mais eficientes para aumentar as vendas e reduzir o abandono de carrinho no e-commerce;
  • Para oferecer frete grátis de forma sustentável, você pode condicionar a promoção a um valor específico de compras, embutir o custo no preço de venda dos produtos e aproveitar datas comemorativas. Aproveite para criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop e ter acesso a diversos meios de envio integrados para baratear seus fretes.

Basta fazer uma busca pela internet para perceber rapidamente que o frete grátis é uma estratégia em alta. A questão principal, no entanto, é se você também pode se beneficiar dessa tática. Afinal, até que ponto livrar o consumidor da taxa de entrega realmente é bom para o seu negócio? E, principalmente, como oferecer frete grátis?

Foi pensando em esclarecer dúvidas como essa que produzimos este artigo – para que empreendedores, como você, possam saber o que está envolvido nessa tendência e avaliar se ela pode ser aplicada e como fazer entregas em sua loja virtual.

Aproveite a leitura e tire suas próprias conclusões! E, caso decida testar este recurso, te ajudaremos a elaborar um plano para colocar a gratuidade em prática. Então, vamos lá?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é frete grátis?

Frete grátis, como já está explícito, é um envio de um produto sem custo para o cliente em uma loja virtual. Esse benefício pode ser oferecido de forma promocional para atrair clientes e aumentar as vendas, uma vez que o frete caro é um dos principais obstáculos que desmotivam as compras online e levam ao abandono de carrinho.

Por que oferecer frete grátis para seus clientes?

Vamos à pergunta que não quer calar: por que oferecer frete grátis? Primeiro, é preciso entender que ninguém é obrigado a trabalhar desse modo. Ou seja, essa não é uma condição para se manter no mercado ou para vender online.

Há como vender sem isentar o consumidor do custo do envio. No entanto, não podemos negar que a expressão “frete grátis” ativa um gatilho mental poderoso.

Psicologicamente, existem palavras com maior poder de persuasão e que incentivam as decisões. Essa é a razão pela qual a técnica é tão utilizada no e-commerce. Ao visualizar “frete grátis”, ao invés de uma taxa de envio, o público tem a sensação de estar recebendo algo e não gastando.

💡 Saiba mais: Como aproveitar o dia do frete grátis para vender mais?

📹Veja também: Frete grátis na loja virtual: como usar estratégia para vender mais?

Vale a pena oferecer frete grátis?

Uma situação comum no comércio eletrônico é a pessoa considerar o frete caro demais e deixar de concluir a compra. Porém, a atitude, corriqueira para o consumidor, tem um forte impacto no lucro dos lojistas. Afinal, cada vez que uma compra é frustrada, crescem as estatísticas de carrinho abandonado.

Conforme a pesquisa E-commerce Trends, o frete caro é responsável por 82,3% das desistências de compras. Dessa forma, a isenção no custo do envio desponta como uma alternativa prática para reduzir as chances do cliente sair da página sem fechar o pedido.

Com isso, oferecer frete grátis pode aumentar a sua taxa de conversão. Isso consequentemente irá gerar mais lucro para o seu negócio. Segundo dados da Nuvemshop, por exemplo, as pequenas e médias empresas venderam cerca de R$ 8,2 milhões no dia 28 de abril de 2024 — que é considerado o Dia do Frete Grátis no e-commerce, .

Agora que ficaram claros os motivos que levam tantos empreendedores a recorrer ao frete grátis, vamos para a aplicação prática: como tornar a gratuidade uma ferramenta sem prejudicar o orçamento.

💡 Saiba mais: O que são frete CIF e FOB e quais as diferenças?

Como oferecer frete grátis?

Para planejar o começo da sua política de frete grátis com o pé direito, o primeiro passo é focar na sustentabilidade da proposta. Isso porque não basta simplesmente liberar todos os produtos com frete grátis e ficar no vermelho por isso.

Então, confira abaixo como oferecer frete grátis:

1. Trabalhe com valores definidos

Uma boa forma de garantir a assertividade do benefício aos clientes é determinar como você irá oferecer a entrega grátis. Um requisito que pode ajudar bastante é o de fixar faixas de preços que contarão com essa vantagem. Assim, o start da campanha de frete grátis pode envolver os produtos acima de R$ 200,00, por exemplo.

Caso o seu negócio seja de itens de valores inferiores, não tem problema. Incentive os visitantes a adquirirem mais artigos para atingir o limite mínimo. Montar kits de produtos que podem ser comprados juntos e apresentá-los como sugestões costumam render bons resultados.

E falando em retorno positivo, tal abordagem também pode aumentar o ticket médio. Portanto, essa é uma das formas que permite isentar o cliente da taxa de envio e lucrar mais.

2. Divulgue sua promoção de frete grátis

Claro que para a sua estratégia de oferecer frete grátis dar certo é preciso que outro elemento também seja bem pensado: a visibilidade da sua campanha de frete grátis. Ou seja, esse benefício precisa estar em destaque, de modo que o consumidor veja logo de cara a oportunidade.

Garanta que suas páginas mostrem que é possível comprar sem gastar com frete. Isso pode ser tanto na área próxima à cotação de frete, quanto na home da sua loja virtual.

Use as redes sociais para informar o máximo de pessoas que seu e-commerce está com mais essa promoção. Aproveite o engajamento do Facebook e do Instagram para chamar a atenção da audiência. Entenda esta ação como um holofote que pode ser direcionado diretamente para seus produtos.

💡 Saiba mais: Como fazer uma promoção que chame atenção?

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3. Aumente 10% do valor dos artigos

Se você ainda tem dúvidas quanto aos critérios capazes de ajudar a implementar uma promoção de frete grátis sem prejudicar o seu faturamento, aqui vai mais uma dica: veja se é possível elevar em aproximadamente 10% o preço dos seus itens.

Ao embutir parte do custo do transporte no valor da venda, seu e-commerce não irá arcar com um custo capaz de reduzir sua margem de lucro. Quanto ao objeto poder ficar mais caro do que os concorrentes, voltamos a lembrar do gatilho mental “frete grátis”.

Pode parecer difícil de acreditar, mas quando nos deparamos com a soma entre o valor do produto e o frete tendemos a considerar a entrega um gasto desnecessário. Por essa razão, somos muito mais suscetíveis a comprar o mesmo artigo em um site que apareça a opção de frete grátis. Afinal, nosso cérebro interpreta o segundo caso como o melhor custo-benefício. Fica aí a reflexão!

4. Aproveite as datas comemorativas

No e-commerce, a sazonalidade do calendário comercial também determina os momentos de aquecimento do mercado. E, assim como nas lojas físicas, acirra a concorrência. Nessa hora, o frete grátis também pode ser um diferencial extra.

Além disso, suas campanhas devem ter prazo de duração para que seja possível mensurar a eficiência da estratégia — o que faz, das datas comemorativas, momentos ideais para veicular propostas como o frete grátis.

Quem sabe você utiliza uma delas para fazer um piloto e testar a performance do seu e-commerce ao trabalhar com entregas gratuitas por um tempo, não?

💡 Saiba mais: Produto sazonal: o que é e como aproveitá-lo em seu negócio?

5. Invista na competitividade das suas entregas

Agora que elencamos diversos requisitos que podem ajudá-lo a montar sua própria estratégia de frete grátis, vamos lembrá-lo de revisar sua logística como um todo. Nessa hora, contar com uma solução de frete garante a competitividade e a qualidade das suas entregas.

O Nuvem Envio, por exemplo, é uma solução de logística desenvolvida pela Nuvemshop para atender às necessidades de frete dos lojistas. Afinal, a etapa de envio das mercadorias até os clientes é fundamental para quem atua com vendas online.

A ferramenta é integrada aos Correios e a múltiplas transportadoras, proporcionando fretes mais baratos e uma rotina de gestão mais otimizada. Para se ter uma ideia, por meio da solução é possível oferecer fretes até 40% mais baratos.

Com essa abordagem, o Nuvem Envio permite que os empreendedores se concentrem na criação e venda de seus produtos, sem precisar se preocupar com questões logísticas complexas e burocráticas.

💡 Saiba mais: Como o Nuvem Envio pode otimizar suas operações de frete?

6. Crie promoções exclusivas

Por fim, uma boa forma de impulsionar uma estratégia de frete grátis é criando promoções especiais periodicamente. Além das datas comemorativas, as condições promocionais são ótimas oportunidades para movimentar o estoque do seu negócio.

Fazendo isso, você evita o estoque parado e ainda aumenta as vendas da sua loja. Portanto, quando identificar que existem produtos com baixo volume de vendas, crie promoções de frete grátis para que eles se tornem mais atrativos para o público.

O que significa a estratégia de produto de graça mais frete?

De modo geral, essa estratégia funciona com a transferência de todo o valor do produto para o frete. Calma, vamos te explicar de um jeito mais fácil. Por exemplo, imagine que você tem uma loja de roupas femininas e está precisando vender uma coleção que não teve uma boa saída na semana de lançamento.

Nesse caso, uma boa estratégia é anunciar que o produto está de graça e que o cliente só pagará o frete. Evidentemente, isso chamará a atenção do público e é muito provável que você consiga vender as peças dessa coleção.

Para fazer isso sem ficar no prejuízo, imagine que o valor da blusa é de R$ 30 e que o frete é R$ 10. Uma dica para conquistar os consumidores, é tirar 50% do valor do frete real e somar o restante com o valor do produto. Assim, você poderia anunciar que o valor da blusa está de graça e que o frete é R$ 35.

Se você quer promover uma oferta irresistível, experimente combinar um desconto ao envio gratuito. Você pode, por exemplo, oferecer “10% de desconto + frete grátis” ou “2% de cashback + frete grátis”.

Na Nuvemshop, você consegue oferecer combinações de diversas ofertas com o frete grátis usando o aplicativo Promoções Combinadas. Baixe agora mesmo e escolha entre descontos percentual ou fixo, além de limites de uso:

⚙️ Baixe o aplicativo: Promoções Combinadas

Tudo entendido sobre como oferecer frete grátis?

Agora que você já sabe como oferecer frete grátis em sua loja virtual, coloque a mão na massa e crie campanhas inteligentes para aumentar as suas vendas.

E, se você ainda não vende pela internet, o que acha de criar a sua loja virtual gratuita na Nuvemshop hoje mesmo? Conte com uma plataforma completa, prática e segura para ganhar dinheiro online. 🚀

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como oferecer frete grátis

Sim, vale muito a pena oferecer frete grátis. Isso porque, muitas vezes, os clientes deixam de adquirir um produto pelo alto valor do frete. Assim, quando você deixa a entrega de graça, a compra acaba sendo muito mais vantajosa para o público.

Para oferecer frete grátis, você precisa trabalhar com valores definidos e realizar uma grande divulgação da sua promoção. Além disso, é vantajoso aproveitar as datas comemorativas e também aumentar 10% do valor dos produtos para que você não tenha prejuízo no momento de oferecer frete gratuito.

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