CRM e ERP: quais as diferenças e como escolher o melhor?

Colaboradores em frente ao computador analisam a diferença entre os softwares CRM e ERP

CRM e ERP são dois sistemas de gestão empresarial que, embora muitas vezes sejam confundidos, têm funções e objetivos distintos. Nesse sentido, o ERP foca na gestão da empresa inteira e CRM atua especificamente na área de vendas, marketing e atendimento, que são as áreas que envolvem contato com clientes.


Você sabe o que é CRM e ERP? Com a transformação digital diversos tipos de softwares surgiram no mercado para agilizar as rotinas nos negócios e automatizar os processos nas empresas, com o objetivo de ganhar tempo, inovar e criar uma estratégia competitiva.

Os dois principais softwares são identificados pelas siglas CRM e ERP, que representam soluções essenciais para a gestão empresarial e do relacionamento com o cliente. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, eles não são opostos. Na verdade, o ideal é atuar com CRM e ERP integrados.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre o assunto e quer entender melhor as diferenças e semelhanças entre um ERP e um CRM, continue a leitura! Neste artigo, trouxemos um guia prático para ajudar a identificar a melhor opção para o seu negócio. Vamos lá? 💻

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O que é CRM?

CRM é uma sigla para Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português. Esse conceito se refere tanto à estratégia de gerenciamento das interações com o consumidor quanto ao software usado pelas empresas para essa finalidade.

Quando falamos da diferença entre CRM e ERP, focamos no sistema CRM, que serve para armazenar os dados de clientes e registrar informações como histórico de compras, interações passadas, preferências e canais de contato.

Esse software é usado para gerenciar processos em todas as etapas que envolvem o relacionamento com o cliente. Isso porque ele auxilia as equipes de vendas, marketing e atendimento a:

  • Entender melhor as necessidades dos clientes;
  • Personalizar o atendimento;
  • Melhorar a eficiência operacional;
  • Indicar quais contatos estão mais próximos de fechar uma venda

O CRM surgiu em conjunto com o conceito de experiência do cliente, que consiste em uma técnica para aumentar a satisfação do consumidor em todos os seus momentos de contato com a empresa, seus representantes e produtos ou serviços.

Quais são os benefícios do CRM?

Contar com um sistema para gerenciar o relacionamento com o cliente pode te trazer muitos benefícios. Por isso, confira agora as principais vantagens de um CRM e decida se um software desse tipo atende às suas necessidades internas:

Gera clientes

Os sistemas de CRM são úteis, principalmente, na identificação de clientes em potencial. Eles rastreiam os perfis dos leads (potenciais clientes que cedem algum tipo de contato) e permitem que a equipe utilize os dados para determinar quais consumidores têm maior chance de comprar.

Assim, a empresa não só conquista novos compradores, como também faz a qualificação de leads para garantir que os novos clientes tenham compatibilidade com o produto ou serviço. Quanto mais alinhados os consumidores estiverem com a marca, mais fácil será fidelizá-los à marca.

Aumenta a receita

O CRM também é útil para aumentar a receita da empresa, como consequência do incremento nas vendas e fidelização de clientes. Com os dados detalhados dos leads, é possível mirar no cliente ideal da empresa e priorizar os consumidores que gastam mais e compram com maior frequência, por exemplo.

As empresas também podem usar os dados para criar programas de fidelidade que aumentam a taxa de retenção e garantem relacionamentos de longo prazo com os consumidores.

Torna o ciclo de vendas mais rápido

Um sistema de CRM ajuda a fechar negócios com rapidez, permitindo que o time de vendas dê respostas mais ágeis e eficientes aos leads. Afinal, os clientes ficam mais convencidos a transformar suas consultas em compras quando são respondidos prontamente.

Com isso, empresas que adotam um CRM observam uma redução drástica no tempo de resposta aos consumidores, além de contar com processos de envio de propostas e orçamentos também ficam muito mais rápidos, graças às soluções de automação do CRM.

💡 Saiba mais: Vantagens do CRM para o seu negócio

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O que é ERP?

Enterprise Resource Planning (ERP), ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português. É um software que ajuda as empresas a integrar e gerenciar diversas operações e processos internos em um único sistema.

Com um ERP, é possível conectar áreas como produção, estoque, financeiro, vendas, expedição, RH e  marketing em um único painel. Dessa forma, as equipes de cada departamento conseguem trocar informações entre si, facilitando o acesso a dados importantes e melhorando a eficiência da comunicação.

Podemos comparar esse sistema a uma central que une os diferentes softwares de uma organização. Sem um ERP, cada departamento teria que usar uma ferramenta diferente, dificultando a conexão entre as áreas do negócio.

Logo, o Sistema de Gestão Empresarial, como é conhecido, permite centralizar todas as funções e dados em um único ambiente. Assim, todos os colaboradores podem acessar as mesmas informações e compartilhar tarefas entre si com facilidade, enquanto a gestão consegue tomar decisões orientadas por dados.

💡 Saiba mais: Quando a implantação de ERP é necessária e por onde começar?

Quais são os benefícios de um ERP?

Um ERP pode trazer muitas vantagens para a sua empresa. O simples fato de o sistema integrar diversas áreas e centralizar dados já coloca todos os colaboradores na mesma página, tornando toda a operação muito mais estratégica. Confira outras vantagens:

Ajuda a empresa a escalar

Para garantir o sucesso contínuo do seu negócio, você deve ficar de olho no futuro e pensar na capacidade do negócio de crescer de forma saudável, aumentando suas receitas sem aumentar os custos na mesma proporção.

Nesse sentido, ter um sistema que possa acomodar o crescimento de sua empresa de maneira eficiente é de extrema importância. E o ERP é exatamente isso: um software 100% escalável que cresce junto com o seu negócio.

Se o objetivo é expandir sua base de clientes, entrar em novos mercados, lançar novos produtos ou qualquer outra meta de crescimento, basta adicionar novas funcionalidades à sua plataforma ERP.

💡 Saiba mais: Como funciona um sistema ERP para varejo?

Possibilita gestão integrada

Ter uma visão holística do negócio é uma das principais vantagens proporcionadas pelo sistema ERP. Isso porque ele reúne todas as informações do negócio em um único banco de dados que pode ser acessado por todas as áreas.

Dessa forma, fica mais fácil gerar relatórios e análises valiosas a qualquer momento, com a garantia de que os dados estarão sempre atualizados e não serão duplicados. O software também permite que você analise e compare funções entre departamentos sem o incômodo de lidar com várias planilhas e e-mails.

Os relatórios mais populares e solicitados pelos usuários de ERP são os do setor de finanças. Documentos essenciais, como demonstrativos de receita e fluxo de caixa, por exemplo, podem ser gerados sem intervenção da área de TI, o que economiza bastante tempo e torna esse processo burocrático um pouco mais fácil.

Reduz custos de operação

Um ERP pode ter um custo alto, dependendo da solução. No entanto, se você jogar suas cartas da maneira certa, é um investimento valioso que economiza dinheiro a longo prazo.

Isso porque o software permite agilizar tarefas mais operacionais como elaboração de relatórios, alocação de faturas, folha de pagamento de funcionários, entre outras, economizando tempo para outras responsabilidades mais estratégicas.

Além disso, se você gasta mais com licenças de sistemas diferentes do que com um ERP centralizado, poderá economizar nos custos gerais de TI.

Para completar, a maioria dos sistemas de ERP cloud atuais funcionam na nuvem (com base em servidores externos sem necessidade de instalação local) e são vendidos no modelo SaaS. Dessa forma, você paga uma assinatura fixa para ter acesso a um software totalmente online, com o melhor custo-benefício.

💡 Saiba mais: Vantagens do ERP na organização de vendas

Qual a diferença entre CRM e ERP?

A principal diferença entre CRM e ERP é o foco de cada um. Enquanto o ERP foca na gestão da empresa inteira, o CRM foca na área de vendas, marketing e atendimento — ou seja, as áreas que envolvem contato com clientes.

O CRM reúne informações sobre interações passadas, preferências e histórico de compras de cada consumidor para ajudar as empresas a personalizarem o atendimento, aumentarem a satisfação do cliente, desde a prospecção até o pós-venda.

Já o ERP é um sistema mais abrangente, que integra todos os recursos e processos internos de uma empresa. Ele abrange áreas como finanças, produção, logística, recursos humanos e outros setores, proporcionando uma visão integrada e eficiente de todas as operações internas.

Ambos são essenciais para o gerenciamento eficaz de uma empresa, mas têm enfoques diferentes. Por isso, é comum vermos empresas que adotam , explorando

💡 Saiba mais: O que é um sistema de informação gerencial e para que serve?

CRM ou ERP: qual escolher?

Os dois sistemas são importantes para digitalizar processos na sua empresa e ganhar agilidade. Por isso, o ideal é adotar CRM e ERP integrados, compartilhando os mesmos dados, para explorar o melhor de cada ferramenta.

Afinal, quando as empresas começam a crescer, elas precisam de múltiplas soluções para escalar suas operações, acompanhar melhor os resultados e otimizar processos.

Ou seja: ter um ERP e um CRM simultaneamente é uma ótima opção quando você já tem uma empresa com um tamanho considerável, que requer ferramentas para lidar com um processo comercial complexo e integrar diversas áreas.

Na Nuvemshop, você conta com várias opções de ERPs e CRMs que podem ser integrados à sua loja virtual, como Omie, Eccosys, RD Station by Klinko, HubSpot by HAL e muito mais.

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Pronto para escolher entre CRM e ERP?

Agora que você sabe exatamente o que é um CRM e ERP, quais são as principais vantagens de cada um e as principais diferenças entre eles, será mais fácil escolher os sistemas certos para a sua empresa.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre CRM e ERP

CRM é um software de gestão de relacionamento com o cliente que permite gerenciar as interações entre empresa e consumidores, enquanto ERP é um sistema integrado de gestão empresarial que centraliza todos os dados do negócio e integra suas diferentes áreas. Ambos são fundamentais para a digitalização da empresa e seu crescimento.

Gera clientes, aumenta a receita e torna o ciclo de vendas mais rápido.

Ajuda a empresa a escalar, possibilita a gestão integrada e reduz custos de operação.

Tanto o CRM quanto o ERP visam melhorar a eficiência operacional e são sistemas de software que integram diferentes áreas de uma empresa. Assim, ambos contribuem para uma visão mais abrangente e integrada das operações, facilitando a tomada de decisões informadas.

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