O que é CRO e como otimizar os resultados da sua loja virtual?
- CRO marketing é uma estratégia para melhorar a taxa de conversão de um site, maximizando ações desejadas, como compras ou inscrições em newsletters;
- Envolve análise de dados, testes A/B e otimização de elementos como layout, conteúdo e usabilidade;
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Atrair visitantes para um site de compras é apenas o começo de uma estratégia de vendas bem sucedida. O verdadeiro desafio está em convertê-los em clientes, não é mesmo? E é nesse momento que é importante saber o que é CRO marketing e como usá-lo a favor da sua loja virtual.
CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization, ou seja, Otimização da Taxa de Conversão, em português. De forma resumida, a estratégia tem como objetivo influenciar um visitante para uma ação desejada, como fazer uma compra, por exemplo.
Então, se você quer saber melhor o que é CRO e como otimizar o do seu negócio, continue com a leitura deste conteúdo e saiba tudo sobre o assunto. Vamos lá?
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O que é CRO?
CRO (Conversion Rate Optimization, ou Otimização da Taxa de Conversão, em português), é uma estratégia de marketing digital que visa aumentar a porcentagem de visitantes de um site que realizam uma ação específica, como comprar um produto, contratar um serviço, se cadastrar em uma newsletter ou baixar um material gratuito, como um e-book.
Em outras palavras, a técnica vai muito além de gerar tráfego para uma página: ela foca em transformar usuários em clientes fidelizados, isto é, aqueles que finalizam a compra e voltam para outras oportunidades.
Vamos a um exemplo: imagine que você tem uma loja virtual de roupas e percebe que muitos visitantes colocam produtos no carrinho, mas o abandonam antes do pagamento.
Você então, aplica técnicas de CRO na página, como diminuir o número de etapas do checkout e oferecer outras formas de pagamento, como o Pix.
No mês seguinte, a taxa de conversão, que é uma métrica que indica a proporção de visitantes que realizam uma ação desejada no site, sobe de 1,5% para 2,8%.
Isso significa que mais usuários estão sendo convertidos em compradores, maximizando o retorno financeiro em seu site!
Neste caso, percebe como um ajuste do CRO de uma página específica pode melhorar os resultados? É por isso que é importante sempre estar atento a estas pequenas melhorias.
Por que o CRO marketing é importante?
O principal objetivo do CRO marketing é aproveitar ao máximo o tráfego que uma loja virtual já tem.
Isso significa que não é necessário investir tanto em anúncios ou em estratégias para atrair novos usuários, uma vez que o foco está em converter os visitantes que já acessam seu site de vendas em clientes.
Além disso, veja outros benefícios de usar o CRO na estratégia de marketing e vendas do seu negócio:
Melhora a experiência do usuário
A experiência do usuário (UX), ou seja, um conjunto de fatores que avaliam o comportamento do visitante ao acessar um site, um aplicativo ou página de uma marca, é um dos pontos mais importantes para o sucesso de uma loja virtual.
Quando os clientes encontram um site confuso, lento ou difícil de navegar, as chances de abandono aumentam significativamente.
É aqui que o CRO entra como uma ferramenta para otimizar uma página e criar uma jornada de compra fluida e agradável.
Aumenta a competitividade no mercado
No cenário atual do e-commerce, a concorrência é alta. Lojas virtuais de todos os tamanhos disputam a atenção dos consumidores e aquelas com maiores orçamentos para tráfego pago costumam ter uma vantagem inicial. No entanto, uma alta taxa de conversão pode reverter essa situação.
Quando você aplica estratégias de CRO, consegue maximizar o aproveitamento do tráfego que já chega ao seu site, transformando visitantes em clientes de forma efetiva.
Isso significa que, mesmo com menos usuários, você pode alcançar resultados tão bons – ou melhores – do que uma loja que investe muito mais em marketing, mas não converte tão bem.
Personaliza a experiência de compra
A personalização da compra é o principal objetivo que o CRO oferece a um e-commerce. Isso porque, em vendas pela internet, os consumidores esperam recomendações e ofertas que atendam às suas necessidades específicas.
Sendo assim, o CRO aproveita dados do comportamento dos usuários para entregar uma experiência personalizada e relevante, aumentando as chances de conversão.
Melhora a retenção de clientes
Reter clientes é tão importante quanto atrair novos. Portanto, um site otimizado por estratégias de CRO é importante para esse processo.
Quando a experiência de compra é fluida e satisfatória, os consumidores tendem a retornar, criando um ciclo de fidelização que aumenta o valor de cada comprador para o negócio.
Como otimizar o CRO em um e-commerce?
Como vimos, uma estratégia de CRO é o processo de identificar e aplicar melhorias em um site para aumentar o número de visitantes que realizam uma ação desejada, como comprar um produto ou se cadastrar em uma lista.
No entanto, antes de traçar a estratégia, é preciso entender como o método funciona. A seguir, veja quais são os passos básicos para que o CRO marketing seja aplicado de forma correta:
Definição de objetivos
Todo planejamento de ação começa com a definição de metas específicas. O que você deseja alcançar com o CRO? Alguns exemplos comuns em um site de vendas são:
- Aumentar a taxa de conversão: transformar mais visitantes em compradores;
- Reduzir o abandono de carrinho: fazer com que mais pessoas finalizem suas compras;
- Aumentar o ticket médio: incentivar os clientes a gastarem mais em cada pedido;
- Melhorar a experiência de navegação: garantir que os consumidores encontrem produtos rapidamente e com facilidade.
Lembre-se: esses objetivos devem ser específicos, mensuráveis e alinhados às metas gerais do seu negócio. Se você já sabe o que melhorar em seu site, baixe uma checklist gratuita de otimização de conversão:
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Análise de dados e comportamento do usuário
Para saber o que precisa ser otimizado em um site de compras, é preciso entender como os usuários estão interagindo com a página.
Sendo assim, a análise de dados é a base para identificar gargalos e oportunidades. Algumas ferramentas que podem ser úteis nesse processo são:
- Google Analytics: oferece informações sobre páginas mais visitadas, tempo de permanência, taxa de rejeição e conversões;
- Mapas de calor (heatmaps): mostram onde os usuários clicam, como navegam e quais áreas do site recebem mais atenção;
- Gravações de sessões: permitem observar o comportamento das pessoas em tempo real, identificando dificuldades na navegação.
Mais adiante deste conteúdo, vamos listar todas as ferramentas específicas para essas funções.
Com os dados em mãos, procure responder alguma questões, como:
- Quais páginas têm maior taxa de saída?
- Onde os usuários estão desistindo do processo de compra?
- Quais elementos do site estão gerando cliques e quais estão sendo ignorados?
Identificação de obstáculos e oportunidades
Tendo todas as questões respondidas, o próximo passo é identificar os pontos de bloqueio que estão atrapalhando as conversões. Cada problema encontrado é uma oportunidade de melhoria.
Alguns exemplos comuns de obstáculos em sites de e-commerce são:
- Checkout longo e complicado: muitos campos para preencher ou etapas desnecessárias;
- Carregamento lento de páginas: muitos usuários abandonam um site que demora mais de 3 segundos para carregar;
- Falta de informações essenciais sobre o produto: fotos insuficientes, descrições vagas ou ausência de avaliação;
- Confiança limitada: falta de selos de segurança ou política de troca clara;
- Dificuldade de navegação: menus confusos ou filtros de busca pouco intuitivos.
Criação de testes para definir o melhor caminho
Antes de aplicar todas as mudanças em seu site, é importante avaliar diferentes versões para descobrir o que realmente funciona. Nesse sentido, o teste A/B pode ser uma boa opção.
De forma resumida, esse é um experimento usado para comparar duas versões de um mesmo elemento de um site e, assim, determinar qual delas gera melhores resultados.
No caso de uma estratégia CRO marketing, alguns elementos que podem ser testados são:
- Layouts de páginas;
- Títulos e descrições de produtos;
- Botões de chamada para ação (CTA);
- Cores e imagens;
- Estrutura do checkout (uma etapa versus múltiplas etapas).
Implementação e acompanhamento dos resultados
Encontrou as variações que se mostraram mais eficazes em não só atrair, mas também converter clientes? Coloque tudo em prática e acompanhe os resultados de perto.
Algumas métricas para você ficar de olho são:
- Taxa de conversão geral e por canal de tráfego;
- Taxa de abandono de páginas específicas e do carrinho;
- Taxa de rejeição (bounce rate);
- Ticket médio e receita gerada por visita.
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Como melhorar a taxa de conversão em uma loja virtual?
Agora que você entendeu o que é CRO e como aplicá-lo em seu e-commerce, deve estar se perguntando como otimizar a taxa de conversão do seu site, certo?
Abaixo, veja algumas formas práticas de como aplicar a estratégia:
Melhore a velocidade do site
Sites lentos afastam os visitantes. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Google e pela Akamai Technologies, 32% das pessoas abandonam um site que demora de 1 a 3 segundos para carregar. O número aumenta para 90% quando esse tempo de carregamento é de 50 segundos.
Então, fica claro que é preciso otimizar a velocidade do seu site. Uma dica é usar ferramentas, como o Google Page Speed Insights, para identificar e corrigir problemas.
Além disso, reduzir o tamanho das fotos da página, sem perder a qualidade, pode ser uma boa estratégia para melhorar o tempo de carregamento. O app gratuito comprimir imagem é uma boa recomendação para essa função.
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Simplifique o processo de checkout
Checkouts longos e complicados são uma das principais causas de abandono de carrinho. Portanto, tornar o processo rápido traz resultados positivos para aumentar a conversão de clientes.
Uma forma de fazer isso é oferecer um checkout em uma única página, reduzindo o número de etapas.
Outra estratégia é habilitar o preenchimento automático de informações, como endereço e dados pessoais.
Nesse sentido, lojistas da Nuvemshop podem contar com o Checkout Acelerado da Nuvem, uma funcionalidade que otimiza e agiliza o processo de pagamento em um negócio, oferecendo uma experiência mais rápida e segura para seus clientes no momento da compra.
💡Saiba mais: O que é checkout e como otimizá-lo?
Use provas sociais no site
Uma coisa é fato: clientes confiam na opinião de outros compradores. Por isso, provas sociais, como avaliações e depoimentos, aumentam a confiança na sua marca.
Uma boa tática é exibir avaliações e notas dos compradores diretamente na página do produto.
Além disso, usar selos de certificação, como Google Avaliações ou Reclame Aqui, também é uma boa forma de mostrar que o seu negócio é confiável para compra, influenciando diretamente na decisão do cliente.
Crie CTAs atraentes
Um botão de ação (CTA) claro e persuasivo orienta o visitante sobre o que fazer, tornando a ação desejada intuitiva.
Uma dica de como otimizar esse ponto de conversão é substituir CTAs genéricos, como “Enviar pedido”, por algo mais envolvente, como “Comprar agora” ou “Finalizar compra com um 1 clique”.
Usar cores que contrastem com o restante da página para destacar o botão também é uma boa estratégia.
💡Saiba mais: Como usar o call-to-action para converter?
Ofereça personalização da compra
Experiências de compra personalizadas criam uma conexão mais forte com o consumidor, aumentando as chances de conversão.
Sendo assim, que tal mostrar produtos recomendados com base no histórico de navegação ou compras do cliente?
Outra forma de oferecer esse tipo de estratégia é enviar e-mails personalizados, com lembretes de carrinho abandonados ou ofertas exclusivas, por exemplo.
Se interessou por estas dicas? Se você quiser saber mais estratégias de como aumentar a taxa de conversão do seu negócio, assista ao nosso vídeo do YouTube específico sobre o tema:
📹 Veja também: Taxa de conversão de vendas: 7 formas de aumentar a da sua loja virtual
Erros comuns no CRO marketing
Uma estratégia de CRO marketing bem estruturada pode transformar a performance do seu e-commerce.
No entanto, muitos empreendedores cometem erros que sabotam os resultados, seja por falta de planejamento, execução inadequada ou uso insuficiente de dados.
Veja a seguir alguns dos principais pontos a se evitar quando traçar a sua estratégia:
Não estabelecer metas claras e mensuráveis
Sem objetivos claros, é impossível saber se a estratégia está funcionando ou qual o próximo passo a seguir.
Então, o primeiro passo é definir metas específicas e mensuráveis. Por exemplo, em vez de “quero aumentar as vendas”, estabeleça “quero aumentar a taxa de conversão de visitantes em 15% nos próximos 3 meses”.
Além disso, use métricas como, taxa de conversão, abandono de carrinho, taxa de rejeição e tempo médio no site, para medir o impacto das suas ações.
Ignorar o comportamento do usuário
Muitas vezes, as mudanças no site são feitas com base em suposições, ignorando o que os dados e o comportamento real dos usuários indicam. Isso pode ser prejudicial para os resultados.
Portanto, use ferramentas, como o Google Analytics, para entender o comportamento em tempo real, como páginas mais visitadas, pontos de saída e dispositivos mais usados.
Implementar mudanças sem realizar testes A/B
Alterações diretas sem testes podem impactar negativamente o desempenho do site. Mesmo mudanças que parecem óbvias precisam ser validadas para garantir que gerem o efeito desejado.
Uma dica é testar duas versões de um elemento, como um botão ou layout, e comparar qual gera mais conversões.
Lembre-se de mudar apenas um elemento por vez nos testes, assim você consegue identificar com mais facilidade qual impactou na métrica que estava sendo avaliada.
Não otimizar a experiência em dispositivos móveis
Segundo levantamento promovido pela Nuvemshop, entre janeiro e agosto de 2024, foram realizados mais de um milhão de pedidos nas lojas hospedadas pela plataforma, sendo que 80% destas vendas foram feitas por mobile. Impressionante, não é mesmo?
Portanto, ignorar essa realidade significa perder um público significativo, especialmente para sites que não são responsivos.
Uma estratégia é se certificar de que o layout do site se adapta perfeitamente a diferentes tamanhos de tela.
Lojas Nuvemshop, por exemplo, já oferecem o design responsivo pré-configurado. Desse modo, ao criar uma loja ou migrar para a nossa plataforma, você garante a seus clientes uma experiência de compra positiva a qualquer momento.
Conheça todos os planos da Nuvemshop e veja qual melhor se adapta à sua realidade de negócio.
Ferramentas de CRO
Ao longo do conteúdo, citamos algumas ferramentas que podem ajudar a otimizar o CRO do seu e-commerce. Abaixo, você confere uma lista com outras opções para usar em sua estratégia:
Ferramentas de análise de dados
Essas ferramentas ajudam a entender o comportamento dos visitantes no site, identificando gargalos e oportunidades de melhoria. Confira as principais opções:
- Google Analytics: oferece insights detalhados sobre o comportamento dos usuários, como taxa de rejeição, páginas mais visitadas e fluxo de navegação. Valor: grátis;
- Adobe Analytics: solução para análise de dados, focada em grandes volumes de tráfego e segmentações detalhadas. Valor: R$ 139 a R$ 275 por mês;
Ferramentas de mapa de calor
Mapas de calor mostram onde os usuários clicam, rolam ou passam o mouse, ajudando a identificar pontos de interesse e problemas no layout. Veja algumas ferramentas para te auxiliar nesse sentido:
- Hotjar: analisa o comportamento do usuário por meio de heatmaps, gravações de sessão e pesquisas de feedback. Valor: tem versão gratuita e pode chegar até US$ 170 por mês;
- Crazy Egg: fornece mapas de calor detalhados e rastreia cliques e interações Valor: US$ 29 a US$ 499 por mês.
Ferramentas de teste A/B
Essas ferramentas permitem criar diferentes versões de páginas ou elementos para avaliar qual gera melhor desempenho. Confira alguns exemplos:
- Optimizely: plataforma avançada para testes A/B, com recursos de personalização e otimização em tempo real. Valor: é preciso fazer orçamento com consultor da empresa;
- VWO (Visual Website Optimizer): permite realizar testes A/B, criar mapas de calor, assistir a gravações de tela e personalizar experiências. Valor: grátis até US$ 1.265 por mês.
Ferramentas para otimização da velocidade do site
A velocidade de carregamento é fundamental para as conversões. Ferramentas que ajudam a melhorar o desempenho são indispensáveis. Veja algumas opções:
- Google PageSpeed Insights: analisa a velocidade do site e fornece recomendações para otimização. Valor: gratuito;
- GTmetrix: fornece análises detalhadas de performance e sugestões de melhorias técnicas. Valor: US$ 3 a US$ 36 por mês;
O que uma loja virtual precisa para otimizar o CRO?
Otimizar o CRO é importante para qualquer loja virtual que deseja melhorar a experiência do usuário, aumentar vendas e se destacar no mercado.
Assim sendo, contar com uma plataforma robusta é indispensável. Mas, antes de contratar um serviço de hospedagem de loja virtual, veja o que considerar para auxiliar na estratégia de CRO:
Integração com ferramentas de mensuração
Para um CRO eficaz, você precisa de ferramentas como Google Analytics, Hotjar e Optimizely para monitorar o comportamento dos usuários e testar melhorias.
Por isso, conte com uma plataforma de e-commerce que oferece integração facilitada e avançada com essas ferramentas, permitindo que você:
- Monitore métricas essenciais em tempo real;
- Utilize mapas de calor para identificar pontos críticos no site;
- Realize testes A/B para otimizar elementos da página.
A solução Nuvemshop Next, focada em marcas em expansão, conta com relatórios avançados para você acompanhar a evolução do seu e-commerce de forma prática e confiável. Saiba mais em nosso site.
Plataforma completa e flexível
Um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) é importante para a criação e personalização de páginas no e-commerce. Portanto, escolha um serviço que possibilita:
- Acesso completo ao HTML e CSS das páginas da loja;
- Alterações no layout sem limitações que possam comprometer suas estratégias;
- Criação de múltiplas páginas para testes, como páginas A e B para experimentos A/B;
- Integração com Google Tag Manager, facilitando o gerenciamento de scripts de análise.
Suporte para testes A/B contínuos
A melhoria contínua é a base do CRO. Com uma boa plataforma de e-commerce, você tem liberdade para realizar experimentos e validar suas hipóteses. Isso significa:
- Comparar diferentes versões de uma mesma página para entender o que converte melhor;
- Testar mudanças como texto de botões, cores ou posicionamento de elementos sem restrições técnicas.
Para todas estas opções, se você ainda não escolheu sua plataforma de e-commerce ou deseja migrar de solução, a Nuvemshop Next é uma alternativa completa para lojistas que desejam levar suas estratégias de CRO para o próximo nível.
Com uma infraestrutura tecnológica de ponta, suporte especializado e integração nativa com as melhores ferramentas do mercado, a opção transforma seu e-commerce em um negócio altamente competitivo.
“A Nuvemshop Next nos ajuda diariamente, principalmente com o suporte individualizado e rápido para todas as demandas que temos dentro e fora do site. É muito bom contar com a expertise dos gerentes de conta.”, Junior Kirchner, CEO da Saint Germain (Loja Nuvemshop Next)
Se interessou? Então, saiba mais sobre a solução:
Entendido o que é CRO marketing?
Ao longo deste artigo, vimos o que é CRO marketing e como a estratégia pode ajudar o seu negócio a vender mais. Mas, lembre-se de traçar seus objetivos antes de começar, isso será essencial para alcançar bons resultados!
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