O que é cross border e como funciona a logística?
- Cross border, ou comércio transfronteiriço, é uma operação logística que envolve o transporte de um produto de um país para o outro;
- Adotando esse modelo logístico, você consegue internacionalizar sua marca, expandir seu negócio e ter acesso a benefícios fiscais;
- Para fazer cross border no e-commerce, você deve escolher o tipo de exportação (direta ou indireta), encontrar parceiros e criar sua loja virtual em uma plataforma completa como a Nuvemshop.
Uma pesquisa realizada pelo IPC (International Post Corporation), feita com quase 36 mil usuários, mostrou que 43% das compras são feitas em e-commerces dos Estados Unidos ou da China. No Brasil, a tendência do cross border, isto é, pedidos feitos fora do país, é ainda maior, sendo 83% das vendas vindas dessas localidades.
Esses números podem até parecer pequenos quando comparados com o comércio tradicional, já que o ticket médio das vendas de cross border no e-commerce costuma ser menor. Quando olhamos o número de encomendas, no entanto, tudo muda: um em cada quatro pedidos são feitas em sites de fora. Bastante expressivo, não?
Por isso, vale a pena conhecer a fundo essa modalidade de comércio. Então, continue conosco e saiba tudo sobre o comércio cross border!
O que é uma operação cross border?
Cross border é uma transação comercial que ultrapassa fronteiras de países. Por exemplo, quando você está no Brasil e compra um produto que vai vir da China, essa é uma operação cross border.
O dropshipping internacional é um famoso tipo de cross border. Nele, o lojista recebe os pedidos, mas quem os envia ao consumidor final é o fornecedor. Quando esse parceiro é de outro país, a operação caracteriza-se como cross border.
Como você já pode imaginar, a operação cross border é bem mais complicada e burocrática do que a nacional. Isso porque tanto o país que exporta quanto o que importa têm suas próprias regras, processos e exigências.
Quer um exemplo? Existem diversos produtos, principalmente alimentícios, que não podem entrar no Brasil por questões de saúde pública, em prol da não disseminação de pragas e doenças. Assim, qualquer país que queira vender em território brasileiro precisa seguir essas regras.
💡 Saiba mais: Como vender para fora do Brasil com uma loja virtual?
Como funciona a logística no cross border?
Como dá para imaginar, a logística no cross border é mais complexa e precisa ser mais robusta do que a logística para e-commerce.
O comércio transfronteiriço exige um operador que tenha atuação e experiência comprovada, infraestrutura de qualidade para o transporte por longas jornadas e colaboradores bilíngues (ou até poliglotas), que sejam capazes de resolver questões burocráticas em diversos países.
Assim, de modo geral, a logística no cross border funciona da seguinte forma:
- Primeiro, a compra precisa ser realizada e o pedido, faturado na moeda do país em que a empresa vendedora se localiza;
- O item será separado em estoque e enviado para a transportadora, iniciando a rota do frete internacional;
- Na saída, existe a necessidade de cumprir todas as exigências dos protocolos de exportação daquele país;
- Na entrada no país de destino, será necessário passar por todas as exigências de importação do território em questão;
- A mercadoria entra em rota nacional até sua chegada ao destinatário.
Aqui, é importante ressaltar que essa logística não precisa ser realizada inteiramente por apenas uma empresa. A Jadlog, por exemplo, é uma empresa brasileira que trabalha com operações de cross border. Ela faz parte do grupo logístico DPD e utiliza a estrutura da empresa em suas operações internacionais.
Como funciona o pagamento no cross border?
No cross border, é necessário ter sistemas de pagamento especializados em operações internacionais. Além disso, os meios de pagamento variam muito pelo mundo e, por isso, você precisa pesquisar bastante sobre o seu público-alvo para saber qual opção escolher.
Na Alemanha, por exemplo, apenas 30% dos pagamentos são feitos por cartões de crédito das bandeiras Visa, Mastercard e American Express, contra quase 100% na Espanha. Você imaginaria algo assim? Ou, ainda, que muitos consumidores dos países asiáticos preferem fazer o pagamento em dinheiro no momento da entrega?
Com uma loja Nuvemshop, é possível usar o PayPal como meio de pagamento. Ele permite que o lojista receba pagamentos internacionais, sendo uma excelente opção para quem quer vender para outros países por meio do e-commerce.
💡 Saiba mais: Como funciona o PayPal e como usá-lo para cobranças online?
Vantagens de ter uma operação cross border
Operar com cross border traz inúmeras vantagens para sua loja virtual. Confira as principais:
Expertise logística
As empresas que operam com cross border acumulam uma experiência diferenciada em processos logísticos, devido à complexidade das transações. Com isso, você consegue não apenas trabalhar com importações e exportações, mas também melhorar seus prazos de entrega em qualquer território.
Expansão do negócio
Naturalmente, o comércio cross border expande as possibilidades de negócios da empresa e abre as portas para mercados internacionais. Desse modo, sua loja virtual consegue atingir novos públicos e a tendência é ver as vendas e o faturamento crescendo cada vez mais.
Benefícios fiscais
Existem alguns incentivos fiscais que beneficiam as empresas que atuam com cross border. Um exemplo é a isenção de impostos como ICMS e IPI em exportações diretas, dependendo do tipo de produto.
Internacionalização da marca
Por fim, que empresa não quer internacionalizar sua marca em um mercado globalizado? Com o cross border, negócios nacionais ganham o mundo e têm a chance de se consolidar em diversos países.
Como fazer cross border no e-commerce?
Agora que você entende como o cross border funciona e sua grande relevância no cenário mundial, vamos dar uma olhada em algumas formas de ter uma operação cross border. Confira as dicas:
Escolha o tipo de exportação
Existem duas formas de fazer exportações no cross border, sendo elas:
- Direta: você e sua empresa fazem o contato direto com os clientes de outros países e se tornam responsáveis por toda a entrega e distribuição dos produtos, assim como a gestão da parte burocrática do negócio. Apesar de essa opção contar com a isenção de ICMS e IPI, ela não é muito comum;
- Indireta: aqui, você contrata os serviços de uma empresa responsável pela distribuição, entrega da mercadoria e parte burocrática do negócio. Ou seja, você realiza a venda, mas não tem contato direto com o cliente final.
💡 Saiba mais: Quais são e como funcionam os impostos sobre produtos importados?
Estude seu mercado
Existem diversos pontos que você precisa estudar ao vender para o mercado externo. Isso porque os costumes e hábitos de consumo podem ser completamente diferentes.
Então, considere pesquisar sobre os seguintes pontos antes de iniciar um e-commerce cross border:
- A relação das pessoas naquele local com o produto que você deseja vender;
- Eventuais sazonalidades;
- Seus concorrentes mais agressivos;
- Meios de pagamentos preferidos;
- Preferências em relação às cores.
Esse último pode até parecer estranho para você. No entanto, as cores do luto, por exemplo, variam muito pelo mundo. E você não quer transmitir um ar mórbido em seu site, não é mesmo?
Encontre parceiros de sucesso
Para atingir o sucesso, você precisa andar com os melhores. Por isso, ao escolher seus fornecedores e parceiros, tenha bastante consideração. Pesquise sobre o controle de qualidade daquela empresa, bem como seu relacionamento com seus clientes. Afinal, a credibilidade do seu negócio não vai depender somente de você.
Por isso, é necessário ter muita atenção nessa escolha, principalmente em operações internacionais. Quando falamos do frete, por exemplo, os Correios oferecem contratos para envios internacionais com seguro das mercadorias. Esse serviço é chamado de Correios Internacional.
Tenha uma excelente plataforma de e-commerce
Para entrar no mercado de e-commerce cross border, você precisará de uma plataforma robusta. Afinal, você vai precisar vender em diversas línguas e moedas e, caso o sistema não tenha sido desenvolvido pensando nesse cenário, você poderá ter sérios problemas.
A Nuvemshop, por exemplo, oferece planos para montar a sua loja virtual do jeito que você sempre sonhou, suportando a operação cross border e muitas outras modalidades.
Deixe todas as informações disponíveis
As pessoas podem se sentir inseguras comprando de lojas virtuais de outros países. Por isso, sempre deixe todas as informações claras e disponíveis. Esclareça como é a segurança das formas de pagamento, qual é a política de troca e devolução, os prazos de entrega, o prazo de faturamento, os canais de atendimento etc.
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Outro ponto muito importante é que clientes que compram de outros países tendem a ficar muito mais ansiosos com a chegada dos produtos. Por isso, monitore todos os pedidos e se certifique de que eles estão sendo entregues no prazo. Caso aconteça algum imprevisto, avise o seu cliente antes que ele venha fazer queixas com você.
Entendeu o que é cross border no e-commerce?
Como aprendemos aqui, o cross border é uma modalidade de vendas que já possui uma grande relevância no mercado e cresce mais a cada dia. Com o aumento da tendência de compras online, essas transações internacionais devem continuar aumentando.
Então, quer aproveitar a oportunidade de vender para outros países? Crie sua loja virtual gratuita na Nuvemshop e descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar internacionalmente.No entanto, se você vende online e sente que está na hora de levar o seu negócio para outro nível, conheça o Nuvemshop Next!