O que é cultura organizacional? 5 exemplos de sucesso

Equipe dá as mãos em momento de colaboração, ilustrando um tipo de cultura organizacional focado em desenvolvimento

Cultura organizacional é o conjunto de normas e valores que compõem a identidade de uma empresa e influenciam diretamente em ações, percepções, comportamentos e motivação dos colaboradores.


Provavelmente, você conhece uma empresa que todos admiram e na qual a maioria das pessoas gostaria de trabalhar, certo? Certamente, essa companhia investiu no desenvolvimento de sua cultura organizacional, fazendo com que seja reconhecida não somente por seus colaboradores, mas também por todo o mercado.

Isso significa que houve preocupação em mapear e disseminar quais são suas políticas internas, ou seja, a conduta esperada dentro do ambiente de trabalho.

Para se ter noção de sua importância, uma pesquisa da consultoria de gestão empresarial Korn Ferry apontou que a cultura contribui com mais de 30% do valor de mercado das empresas, segundo 66% dos executivos entrevistados.

Sendo assim, venha conosco entender o que é cultura organizaciona e como ela impacta as empresas, além de conferir exemplos práticos de companhias que obtiveram sucesso ao se dedicarem a esse conceito. Vamos lá? 🧑‍💼

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O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional é o conjunto de crenças, valores, comportamentos e hábitos dentro de uma empresa, compartilhado por líderes e colaboradores. Dessa forma, envolve as atitudes, o senso de identidade, a forma como as pessoas se relacionam na organização e como se posicionam no dia a dia em relação às suas tarefas.

Sua construção é constante e orientada de acordo com o que se espera do comportamento e das ações de todos, resultando na essência da companhia e em como é percebida pelo mercado.

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Quais as diferenças entre clima e cultura organizacional?

É comum confundir clima e cultura organizacional, uma vez que é possível encontrar semelhanças entre eles.

De fato, tratam-se de conceitos que indicam como se dá a relação entre os colaboradores e a percepção do ambiente de trabalho.

No entanto, a principal diferença é que o clima organizacional é instável e varia de acordo com o momento e cada departamento da empresa. Em contrapartida, a cultura organizacional é profunda, construída lentamente e percebida de forma generalizada, ficando enraizada ao longo dos anos.

A cultura diz respeito a valores, normas, práticas, enquanto o clima afeta mais as percepções, emoções e sentimentos.

Isto posto, divergem quanto ao imediatismo e à capacidade que as mudanças têm de realizar transformações que impactam considerável e generalizadamente os colaboradores, sendo a cultura mais resistente a elas do que o clima.

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Qual a importância da cultura organizacional?

Quando a cultura organizacional é forte, ela atua como uma cola que une todos em direção ao mesmo propósito, refletindo os valores e princípios da organização e influenciando o comportamento de todos de forma natural.

Além disso, torna o ambiente propício para o desenvolvimento e crescimento dos funcionários, fazendo com que se sintam motivados e protagonistas de seu próprio sucesso.
Logo, têm como foco realizar as tarefas da melhor forma possível, o que colabora para o aumento da produtividade.

Além disso, ao gerar identificação e estimular o senso de pertencimento, a tendência é a diminuição da rotatividade de colaboradores e o aumento da retenção de talentos.

Tais questões são essenciais para o crescimento sustentável de uma empresa e fazem com que ela seja atrativa tanto para os trabalhadores quanto para investidores, sendo a cultura organizacional importantíssima para diferenciação no mercado.

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Quais são os tipos de cultura organizacional?

Há diferentes abordagens possíveis para construir uma cultura organizacional consistente, sendo fundamental encontrar qual é a que se enquadra melhor ao momento e objetivos de cada empresa.

Os quatro tipos de cultura organizacional mais conhecidos são os sugeridos pelo filósofo Charles Handy, que teve papel de destaque no desenvolvimento da gestão empresarial e de pessoas. São eles:

  • Cultura de poder;
  • Cultura de tarefas;
  • Cultura de papéis;
  • Cultura de pessoas.

Entenda cada um deles, a seguir:

Cultura de poder

Na cultura de poder, existe uma hierarquia forte e centralizada, sendo que a autoridade está concentrada na mão de poucas pessoas ou grupos. As decisões são tomadas de cima para baixo, com pouca participação dos colaboradores.

Esse modelo estimula e valoriza a competitividade, acreditando que o incentivo ao sucesso individual motiva os funcionários a entregar mais resultados.

Mesmo que possa parecer obsoleto ou ditatorial, esse sistema ainda faz parte de muitas empresas, sobretudo aquelas em que o foco por resultados ultrapassa qualquer outro mérito.

Cultura de tarefas

A eficiência operacional é a palavra de ordem para a cultura de tarefas, que tem como fundamento básico a execução das atividades com precisão e excelência.

Portanto, a liderança é totalmente focada em desempenho, cumprimento de prazos e alcance das metas e dos objetivos estabelecidos.

Para que isso aconteça, a empresa investe na contratação de colaboradores altamente especializados e tende a implementar avaliações de desempenho regulares, estimulando o aprimoramento contínuo.

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Cultura de papéis

Como o nome diz, a cultura de papéis tem como base a definição de determinadas funções e responsabilidades entre as equipes. Normalmente, esse tipo de cultura organizacional faz parte de empresas tradicionais e conservadoras.

A divisão de trabalho e imposição de regras faz com que os funcionários estejam sempre concentrados nas mesmas tarefas, reduzindo a flexibilidade nas atividades do dia a dia e as chances de desenvolvimento individual.

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Cultura de pessoas

Talvez a cultura de pessoas seja a mais popular hoje em dia, já que valoriza as relações interpessoais e a colaboração entre as equipes.

A comunicação é incentivada, bem como a participação ativa nos processos e atividades da empresa, aumentando a satisfação dos funcionários.

Os líderes entendem que os liderados são cruciais para o crescimento da empresa, e, portanto, fazem o possível para facilitar a sua rotina de trabalho e impulsionar o seu desenvolvimento.

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Como criar uma cultura organizacional?

A construção da cultura organizacional demanda tempo e esforço de todos os níveis hierárquicos de uma empresa. Ainda, necessita de aprimoramento contínuo para ter sucesso e se consolidar como algo efetivo e permanente.

Para criar uma cultura organizacional poderosa e envolvente, é preciso traçar alguns passos. São eles:

  1. Defina os valores e objetivos da empresa;
  2. Comunique a visão aos colaboradores;
  3. Estimule o feedback;
  4. Capacite e desenvolva as equipes;
  5. Faça da liderança o exemplo;
  6. Estenda a cultura a fornecedores e clientes;
  7. Avalie e ajuste conforme necessário.

Abaixo, veja os detalhes desses passos:

1. Defina os valores e objetivos da empresa

Antes de mais nada, a empresa precisa mapear quais são os valores essenciais para construção de uma identidade própria.

Eles devem espelhar as crenças e objetivos do negócio, pois direcionarão todas as decisões estratégicas e o modo como a companhia se posiciona no mercado.

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2. Comunique a visão aos colaboradores

Tão logo os fundadores estabeleçam com clareza o que esperam da cultura organizacional em sua empresa, é hora de comunicá-la a seus funcionários.

É importante utilizar linguagem acessível e exemplos facilmente compreensíveis para fixar os conceitos com mais facilidade.

Afinal, eles precisam ser absorvidos profundamente para guiar as tomadas de decisões e o comportamento no dia a dia, funcionando como um reforço diário.

3. Estimule o feedback

Ao mesmo tempo, pode ser interessante incluir os colaboradores no desenvolvimento da cultura organizacional, a fim de entender o que exatamente esperam e valorizam como cultura.

A coleta de feedbacks e a discussão sobre as condutas pode ser constante e fornece uma excelente fonte de insights, além de termômetro sobre a popularidade das decisões e o impacto negativo ou positivo sobre os resultados.

4. Capacite e desenvolva as equipes

Uma das melhores maneiras de fazer com que os funcionários fiquem engajados e sejam participantes ativos da construção da cultura organizacional é investir em seu desenvolvimento por meio de treinamentos, workshops e programas de liderança.

Esses eventos e projetos ajudam as pessoas a entender as expectativas e posicionamentos da empresa e colaboram tanto para o reforço positivo da mensagem que se deseja transmitir quanto para a retenção de talentos.

5. Faça da liderança o exemplo

De nada adianta um belo posicionamento se os líderes caminham no sentido oposto do que a cultura organizacional prega. Desse modo, é imprescindível que os fundadores e gestores sejam a principal referência do modelo a ser seguido.

Para isso, precisam se mostrar disponíveis e respeitosos, além de incentivar o trabalho em equipe e traduzir, diariamente, a cultura na prática.

6. Estenda a cultura a fornecedores e clientes

Engana-se quem pensa que a cultura organizacional se limita ao ambiente interno. Conforme citamos anteriormente, seu impacto transpõe os portões de uma empresa e se torna reconhecido em todo o mercado.

Além de fortalecê-la por meio de ações de endomarketing, capacitação e reforço das lideranças, é aconselhável que a cultura também seja disseminada entre os fornecedores e clientes. Desta maneira, cria-se coesão entre as ações internas e externas e a identidade passa a ser de reconhecimento amplo e geral.

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7. Avalie e ajuste conforme necessário

Mesmo que a cultura seja estável e mais resistente à alteração, ela é como um elemento vivo, construído aos poucos.

Para que ela esteja sempre alinhada com os objetivos da empresa e as necessidades de todos, é necessário que o seu acompanhamento seja constante, com intenção de realizar melhorias e ajustes de acordo com a evolução da companhia.

Como melhorar a cultura organizacional?

Pode ser que, ao pensar em culturas organizacionais consolidadas, você tenha a impressão de que foram implementadas, praticamente, em um passe de mágica.

No entanto, a construção da cultura quase sempre é desafiadora, à medida que a empresa tem de lidar recorrentemente com pontos de vista antagônicos e mudanças ao longo da jornada. Isto posto, como melhorar a cultura organizacional?

Algumas das nossas sugestões são:

  • Busque apoio da alta liderança;
  • Alinhe a expectativa com a realidade;
  • Selecione pessoas alinhadas com a cultura;
  • Reforce os pilares constantemente;
  • Incentive o bom comportamento.

Na sequência, entenda cada um desses pontos:

Busque apoio da alta liderança

Para que a implementação e estabelecimento das normas dêem certo, é crucial que o exemplo venha de cima.

Desse modo, certifique-se de que os fundadores ou a alta liderança da empresa estejam alinhados com as normas e posicionamento, além de realmente engajados em reforçar as boas práticas com suas equipes.

O investimento da alta administração pode ser decisivo para melhorar a cultura, sobretudo com o apoio à capacitação e treinamentos.

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Alinhe a expectativa com a realidade

Primeiramente, é preciso fazer uma análise para entender em que patamar a cultura está na empresa. Por exemplo, os direcionamentos estão claros? Se estão claros, quais são os principais obstáculos que os colaboradores enfrentam para seguí-los?

Fazer esse tipo de questionamento e buscar as respostas por meio de pesquisas ou feedbacks irá mostrar onde estão os gargalos e norteará os próximos passos do caminho.

Selecione pessoas alinhadas com a cultura

Estabelecer critérios de contratação que sejam rigorosos e que limitem as opções a profissionais que tenham o chamado fit cultural, ou seja, estejam em naturalmente em sinergia com a cultura, é uma ótima oportunidade de consolidá-la.

Isso porque há grande probabilidade de causarem impacto positivo nos demais membros da equipe, visto que sua postura provavelmente será reconhecida pela liderança. Dessa forma, outros colaboradores podem ser incentivados a se esforçar para também se adequar.

Reforce os pilares constantemente

Algumas pessoas têm facilidade para absorver conceitos, enquanto outras, não tem. Por isso, é de extrema importância que a equipe de Recursos Humanos e os líderes da empresa reforcem continuamente quais são os pilares essenciais de boa conduta e o que se espera dos funcionários.

Isso pode ser feito por meio de integrações, comunicados, dinâmicas de grupo ou mesmo durante as reuniões de equipe. Além do exemplo nas atitudes diárias, a verbalização dos objetivos ajudará na fixação dos conceitos.

Incentive o bom comportamento

Se os colaboradores têm um comportamento exemplar, por que não recompensá-los? Demonstrar gratidão e reconhecimento é uma das melhores maneiras de mostrar que as pessoas estão no caminho certo. Quem não gosta de ser valorizado, não é mesmo?

Sendo assim, busque compensar os colaboradores por meio de feedbacks positivos, bônus salariais ou promoções, reconhecendo o esforço e servindo de exemplo aos demais funcionários.

Exemplos de cultura organizacional

Para servir como fonte de inspiração e benchmarking, selecionamos algumas empresas reconhecidas por terem uma cultura organizacional forte.

Entenda o que cada uma delas faz para obter sucesso nesse quesito e, consequentemente, ter uma equipe motivada e focada no crescimento da empresa. Confira:

Google

O Google é famoso por valorizar a individualidade, criatividade e liberdade de seus funcionários.

Com inúmeras iniciativas de promoção de bem-estar, a empresa se destaca por equilibrar a busca por desempenho com a flexibilidade e a colaboração entre as equipes.

Um desses exemplos é a sua política “Googliness”, que valoriza a paixão por resolução de problemas, mentalidade de aprendizado contínuo e o trabalho em equipe.

Ao mesmo tempo, a sede do Google, conhecida como Googleplex, foi projetada com áreas de lazer, instalações de arte e espaços verdes, criando um espaço estimulante para seus colaboradores.

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Netflix

Outro exemplo clássico é o da Netflix, que deixa seus valores muito claros em seu código de conduta, um documento que ressalta algumas características desejadas, como inovação, colaboração e responsabilidade.

Além disso, a companhia promove uma cultura de alta performance, em que os colaboradores são incentivados a assumir riscos para buscar a excelência, partindo do pressuposto que as decisões serão baseadas em dados e com foco nos objetivos estabelecidos.

Assim, oferecem liberdade e autonomia às equipes, considerando que todos têm ciência do que lhes é esperado e de como suas ações impactam os resultados da empresa.

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Ambev

A Ambev é uma empresa de cultura organizacional forte, orientada a resultados e excelência operacional.

Além de treinamentos e workshops constantes para reforço de seus valores e boas práticas internas, a Ambev investe em políticas de reconhecimento e recompensa para valorizar desempenhos “fora da curva”, que estejam alinhados com seus objetivos de negócio.

Isso inclui premiações e desenvolvimento para profissionais que se destacam, estimulando a competitividade.

Natura

A Natura também tem uma cultura bem estruturada e estabelecida, forte em pilares como diversidade e sustentabilidade.

A empresa oferece comunidades de aprendizagem, em que os funcionários podem discutir temas relevantes para a empresa e compartilhar experiências.

O diálogo aberto é algo natural, sendo a transparência valorizada — a Natura oferece canais de comunicação para compartilhamento de opiniões e ideias.

Também incentivam suas equipes a alcançarem excelência e inovação, por meio de capacitação e desenvolvimento de liderança.

Nuvemshop

A Nuvemshop oferece uma plataforma de e-commerce robusta que incentiva o empreendedorismo no Brasil e coloca o cliente no centro de todas as suas decisões.

Os colaboradores são incentivados a agir com autonomia e transparência, sendo que a empresa conta com modelo de trabalho remoto e horários flexíveis.

O respeito às diferenças e ao bem-estar de cada colaborador é uma premissa inegociável dentro da companhia.

A cultura organizacional é reforçada constantemente, por meio de ações da liderança e da equipe de RH.

Ajudamos você a entender mais sobre cultura organizacional?

A cultura organizacional é um importante fator de desenvolvimento nas empresas, seja porque estimula a boa conduta e o comprometimento dos colaboradores ou por simplesmente ser um guia do que deve ou não ser feito para alcançar o crescimento sustentável.

Quando bem estruturada e reforçada, a cultura faz com que todos estejam alinhados com os objetivos e motivados a seguir em um mesmo propósito.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre cultura organizacional

Cultura organizacional é o conjunto de normas e princípios que orientam o comportamento de líderes e colaboradores em uma empresa. A cultura envolve valores, atitudes e posicionamento das pessoas dentro de uma companhia, compondo sua identidade.

Os quatro principais tipos de cultura organizacional são o de poder (baseado em forte hierarquia), o de tarefas (foco em execução eficiente das atividades), o de papéis (limitação de funções) e o de pessoas (que visa o desenvolvimento dos funcionários).

A importância da cultura organizacional está nos valores que serão postos em prática diariamente, influenciando na identificação, motivação e produtividade de todos os colaboradores de uma empresa, além de seu posicionamento perante o mercado e na atração de talentos.

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