Dark post no Instagram e Facebook: como criar anúncios segmentados?

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Pontos principais do artigo:
  • Dark post no Instagram ou Facebook é uma publicação paga que só aparece para um público específico selecionado, sem poluir a linha do tempo;
  • As empresas usam dark posts para atingir nichos de mercado segmentados, testar novas abordagens e manter a timeline das redes sociais organizada;
  • Se você vende online e quer testar essa estratégia, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e faça a integração com o Facebook e Instagram para promover seu catálogo de produtos com dark posts.

Já imaginou poder criar um anúncio para cada grupo de clientes nas redes sociais, mas sem bagunçar o seu perfil com um monte de publicações? Felizmente, isso é possível: é só fazer um dark post no Instagram e/ou no Facebook!

Esse tipo de anúncio aparece somente para o público-alvo que você selecionar e fica oculto na linha do tempo do Facebook ou Instagram. Assim, você consegue atingir nichos de mercado específicos e criar uma série de publicações pagas sem poluir seu perfil.

Gostou da ideia? Então, venha com a gente para aprender o que é dark post no Facebook e no Instagram, quais são as vantagens e como criar uma campanha passo a passo. Vamos lá! 🚀

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O que é dark post?

Dark post é uma publicação paga que atinge somente um público segmentado. Esse tipo de anúncio é comum em redes sociais como Facebook e Instagram, onde é possível promover campanhas que aparecem apenas para alguns perfis de usuários.

Logo, na prática, o dark post é aquele que não fica visível na linha do tempo da empresa, como as outras publicações comuns — daí vem o nome “dark”, que significa escuro ou oculto em português. Na realidade, ele aparece só na timeline das pessoas que fazem parte do público selecionado no momento de configuração do anúncio.

Veja um exemplo de dark post da varejista chinesa Shein, que apareceu somente para um público selecionado que tem interesse em roupas plus size:

Exemplo de dark post da Shein.

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Para que serve o dark post no Instagram ou Facebook?

A estratégia de dark post para Instagram e Facebook é muito útil para empresas e criadores de conteúdo que trabalham com tráfego pago. Isso porque ela permite criar anúncios altamente direcionados sem encher a linha do tempo com publicações.

Como a tendência do mercado é a personalização, os consumidores que recebem comunicações direcionadas para eles têm mais chances de interagir com a marca e comprar seus produtos e serviços.

Além disso, empreendedores que têm uma loja virtual podem integrá-la ao Instagram e ao Facebook para criar dark posts a partir de seu catálogo de produtos. Dessa forma, é possível automatizar a divulgação de produtos e ter todos os recursos de segmentação para atingir públicos específicos nas redes sociais.

💡 Saiba mais: Como integrar a sua loja virtual ao Facebook para vender mais?

Quais são as vantagens de fazer um dark post?

Fazer um dark post no Instagram ou no Facebook é uma estratégia vantajosa para todos os segmentos empresariais. Confira os benefícios:

1. Garante anúncios altamente segmentados

A principal vantagem do dark post é a possibilidade de fazer uma segmentação de clientes altamente detalhada. Isso significa selecionar públicos específicos e nichos de mercado para direcionar seus anúncios nas redes sociais.

Por exemplo, vamos supor que você tenha uma rede de lojas físicas e esteja inaugurando uma unidade em uma cidade do interior do estado. Com o dark post, é possível criar um anúncio direcionado apenas para moradores dessa região, anunciando a inauguração e adaptando a linguagem da sua marca especificamente para esse público.

💡 Saiba mais: Quanto custa anunciar no Facebook? Defina seu orçamento de 2024

2. Permite focar nas personas

As personas são personagens semifictícios que você pode criar a partir de dados demográficos e comportamentais do seu público-alvo. Por exemplo, em vez de traçar um público de mulheres jovens de São Paulo interessadas em dermocosméticos, você pode criar a seguinte persona:

“Juliana, 23 anos, solteira. Mora em São Paulo com os pais, faz pós-graduação e trabalha como analista na área de tecnologia de uma startup. Procura produtos de skincare práticos, livres de crueldade e feitos com ingredientes naturais, mas que tenham ação comprovada nas camadas mais profundas da pele.”

Por meio de dark posts, é possível selecionar um público de mulheres jovens, moradoras de São Paulo e interessadas em cosméticos. Assim, você consegue criar anúncios totalmente focados em cada uma das personas do seu negócio, sem que essas campanhas fiquem visíveis para o público das suas redes.

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3. Mantém a linha do tempo organizada

Outro grande diferencial do dark post é que ele evita a poluição visual da linha do tempo do Facebook e do feed do Instagram com publicações em excesso. Dessa maneira, você consegue criar diversas campanhas e grupos de anúncios segmentados, ao mesmo tempo em que mantém seu feed organizado.

A ideia é deixar visíveis na linha do tempo da sua marca somente as publicações voltadas ao público. No entanto, você poderá visualizar os dark posts publicados e acompanhar o desempenho de suas campanhas normalmente.

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4. Permite fazer testes

Com o dark post, a empresa fica livre para fazer testes e experimentar novas abordagens em publicidade. Por exemplo, você pode testar um tom de voz mais descontraído com um público específico, verificar se uma nova identidade visual tem apelo com parte dos clientes, entre outras possibilidades.

Inclusive, dentro das ferramentas de marketing, é possível configurar testes A/B em dark posts. Assim, você consegue comparar duas versões diferentes do anúncio para um mesmo público segmentado.

💡 Saiba mais: 10 métricas do Instagram para acompanhar

5. Aprimora a mensuração de resultados

As campanhas com dark posts no Facebook e no Instagram também oferecem diversas métricas de desempenho para você acompanhar as publicações. Por exemplo, basta acessar o painel das campanhas para verificar as visualizações, cliques e conversões ao longo dos dias.

Dessa forma, é possível ajustar os dark posts durante sua veiculação para garantir o máximo impacto sobre o público nichado. Além disso, você aprende muito sobre como suas personas se comportam, quais são seus interesses e quais estratégias de comunicação funcionam melhor.

6. Preserva a construção de marca

Por fim, os dark posts têm a grande vantagem de preservar as estratégias de branding (construção de marca) da sua empresa. Isso significa que você se torna capaz de comunicar diversas facetas da sua marca sem afetar o posicionamento geral no mercado.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas para bebês e quer atingir um público infanto-juvenil com uma nova coleção, o dark post permite fazer isso sem impactar a construção de marca atual.

Como fazer um dark post no Instagram e Facebook?

Para fazer um dark post no Instagram e/ou no Facebook, você deverá utilizar as ferramentas Facebook Ads e Instagram Ads, que, atualmente, são gerenciadas por meio de uma única plataforma. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o Gerenciador de Anúncios;
  2. Crie uma nova campanha;
  3. Escolha o objetivo da sua campanha;
  4. Nomeie sua campanha;
  5. Configure a conversão e o orçamento;
  6. Configure o público segmentado;
  7. Crie seu dark post.

Vamos ao detalhamento de cada etapa:

1. Acesse o Gerenciador de Anúncios

O primeiro passo para criar um dark post no Instagram e/ou no Facebook é acessar o Gerenciador de Anúncios da Meta. É uma plataforma específica para a criação, veiculação e gestão de campanhas pagas dentro das redes sociais que pertencem à Meta, como Facebook, Instagram e Messenger.

Captura de tela do Gerenciador de Anúncios da Meta, onde é possível criar um dark post.

Você pode acessar essa ferramenta clicando em “Anúncio” no Facebook ou diretamente pelo link oficial.

2. Crie uma nova campanha

Para criar um dark post, é importante que você escolha a opção “Criar nova campanha”. Isso porque, na opção “Novo conjunto de anúncios ou anúncio”, o post será criado a partir de uma campanha existente.

Tela de criação de nova campanha do Gerenciador de Anúncios da Meta.

3. Escolha o objetivo da sua campanha

Como você vai ver na tela, o primeiro passo para criar uma campanha nas redes sociais da Meta é escolher um objetivo de marketing. As opções são:

  • Reconhecimento: é o objetivo que aumenta o brand awareness (reconhecimento de marca) da empresa, ou seja, ajuda a alcançar o maior número de pessoas com maior probabilidade de lembrar do seu anúncio;
  • Tráfego: aumenta o número de visitantes em uma página determinada por você, como um perfil do Instagram, um site ou um app;
  • Engajamento: direciona o anúncio para pessoas com mais chances de interagir com sua empresa online, enviar uma mensagem ou realizar as ações desejadas no seu anúncio ou Página;
  • Cadastros: impulsiona a coleta de cadastros para sua empresa por meio de mensagens, ligações telefônicas ou preenchimento de formulários;
  • Promoção do app: estimula usuários de dispositivos móveis a instalar seu app ou realizar uma ação específica nele;
  • Vendas: direciona o anúncio para pessoas com maior probabilidade de comprar seus produtos ou serviços, aumentando as conversões.

💡 Saiba mais: O que e para o que serve a biblioteca de anúncios?

4. Defina as configurações de campanha

Em seguida, você deverá escolher se quer utilizar a configuração simplificada de campanhas, que já vem com as diretrizes recomendadas, ou se prefere criar uma campanha manualmente.

Hoje, as campanhas otimizadas da Meta são as mais indicadas, pois ajudam a criar anúncios para obter melhor desempenho com menos esforço. No entanto, usuários mais avançados podem optar pela criação do zero.

5. Nomeie sua campanha

Na próxima tela, você deverá nomear sua campanha para identificá-la no sistema. Se os seus anúncios abordarem temas sensíveis como crédito, moradia, emprego e temas sociais, será preciso selecionar uma categoria de anúncio especial.

Captura de tela de configurações de campanha para dark post.

6. Configure a conversão e o orçamento

Na mesma tela, você terá as opções de configuração de conversão e orçamento. Na parte de conversão, você deve indicar para onde o público será direcionado, por exemplo, para um site, aplicativo ou perfil do Instagram.

Em orçamento, defina um valor diário para investir nos anúncios. O próprio sistema vai indicar um valor mínimo necessário para ter bons resultados. Na mesma seção, você poderá determinar também a duração da campanha.

7. Configure o público segmentado

Agora chegou o momento de configurar o ponto mais importante do seu dark post: o público-alvo dos anúncios. Primeiramente, você deverá iniciar a segmentação pela localização e faixa etária.

Segmentação de público-alvo para dark post.

Depois, poderá filtrar ainda mais o público que verá o dark post por meio da ferramenta Público Advantage+. Será possível determinar o gênero e selecionar interesses específicos na seção “Direcionamento detalhado”.

Enquanto você segmenta o perfil desejado, verá o tamanho do público no simulador ao lado. Assim, é possível ter uma ideia de qual será a audiência da sua campanha.

Lembrando que é normal ter um público menor quando você faz uma segmentação detalhada para o dark post.

💡 Saiba mais: Segmentação de mercado: o que é e quais as vantagens? [guia]

8. Crie seu dark post

Por fim, na última etapa, você poderá desenvolver o criativo do seu dark post. Adicione imagens ou vídeos, escreva os textos e utilize títulos chamativos, sempre direcionados para o público segmentado escolhido no passo anterior.

Por fim, quando o anúncio estiver pronto, é só clicar em “Publicar” para colocar sua campanha no ar. Você poderá acompanhar o desempenho de todos os anúncios na página inicial do gerenciador.

Como criar dark posts com uma loja virtual Nuvemshop?

Sabia que os lojistas Nuvemshop conseguem criar dark posts a partir do catálogo de produtos de suas lojas virtuais? É só fazer a integração do e-commerce com o Facebook e com o Instagram Shopping (Compras no Instagram) e, depois, criar campanhas, coleções e anúncios dinâmicos para promover os produtos cadastrados e incentivar as vendas.

Veja como o processo é simples:

  • Depois de conectar sua loja virtual Nuvemshop ao Facebook e ao Instagram, abra o Gerenciador de Anúncios da Meta;
  • Confirme a conta de anúncios vinculada à sua conta empresarial e crie uma nova campanha;
  • Siga os passos de configuração de campanhas que aprendemos anteriormente. Então, na seção de “Conversões”, selecione a opção “Vendas do catálogo”;
  • Escolha o catálogo de produtos que você quer promover e o público segmentado que vai ver o dark post;
  • Depois, é só criar os anúncios com seus produtos da loja virtual e promover itens específicos para cada público.

Assim, fica muito mais fácil divulgar produtos do seu e-commerce nas redes sociais por meio de dark posts. Se tiver dúvidas sobre o processo, consulte nosso tutorial completo sobre o tema:

👉 Confira: Como criar anúncios no Facebook e Instagram com o meu catálogo de produtos da Nuvemshop?

Aprendeu como fazer um dark post no Instagram ou Facebook?

Viu como é fácil fazer um dark post no Instagram ou no Facebook e direcionar anúncios para o público que você quiser? Com essa estratégia, você atinge diversas audiências e pode alcançar nichos de mercado inovadores para a sua empresa.

Melhor ainda se você tiver uma loja virtual para integrar com o Facebook e o Instagram, facilitando a importação de produtos e a publicação de anúncios. Gostou da ideia? Então, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e faça a integração com as redes sociais para alcançar muitos clientes. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre dark post

Dark post significa uma publicação oculta, ou seja, um anúncio do Facebook ou Instagram que aparece somente para um público segmentado. Esses tipos de anúncios permitem atingir nichos de mercado específicos sem encher a linha do tempo de publicações.

Para fazer um dark post, é só abrir o Gerenciador de Anúncios da Meta, selecionar a opção de criar uma nova campanha e configurar um público altamente segmentado. Você poderá segmentar a audiência por localização, faixa etária, gênero e interesses específicos.

A expressão Instagram Dark se refere ao “Dark Mode” ou “Modo Escuro” do Instagram, uma versão do layout da plataforma com fundo escuro. Para ativar esse recurso, é só ir até as configurações do seu perfil e escolher “Acessibilidade > Ativar Modo Noturno”.

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