Como montar um delivery em casa? 11 dicas para começar
Pontos principais do artigo:
- O delivery em casa é uma boa opção para quem deseja empreender, mas não tem um alto valor de investimento inicial disponível;
- Para montar um delivery em casa é necessário atentar-se a diversos aspectos, como a regularização das atividades, estruturação da operação e contratação de fornecedores confiáveis;
- A escolha da plataforma para realizar as vendas online influencia no sucesso e na lucratividade de um delivery, já que está diretamente relacionada à gestão de pedidos e finanças da empresa;
- Apesar de existirem plataformas específicas de delivery, também existe a possibilidade de vender comida pela internet por meio de um e-commerce próprio. Crie sua loja virtual com a Nuvemshop e experimente ter controle sobre seu próprio site.
Na busca por empreender ou simplesmente para fazer uma renda extra, muitos brasileiros decidiram abrir um delivery em casa nos últimos anos.
Para se ter ideia do potencial do segmento e seu crescimento, a pesquisa “Impacto socioeconômico do iFood”, realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), revelou que a empresa de delivery movimentou R$ 97 bilhões na economia brasileira em 2022.
Além disso, segundo artigo da Istoé, em 2022, o setor de delivery apresentou um crescimento de 89%, enquanto a previsão para 2023 foi de um crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior, de acordo com o Instituto Foodservice Brasil (IFB).
Então, não é surpresa para ninguém que o modo de consumo pós-pandemia sofreu uma enorme transformação e a procura por produtos a pronta-entrega e delivery é cada vez maior, certo?
De fato, o modelo de negócio exige baixo investimento inicial e oferece boas perspectivas de lucro. Porém, a primeira coisa que você tem que saber é que, mesmo sem a complexidade de uma loja física, esse tipo de negócio também exige muita dedicação e planejamento.
Trabalho é o que não falta, então arregace as suas mangas porque vamos te mostrar todos os cuidados que você precisa ter ao montar um delivery em casa. Vem com a gente! 🏍
Como montar um delivery em casa?
Atualmente, é crescente a busca por opções mais práticas, simples e mais baratas de consumir. Por isso, montar um delivery pode ser o passo que faltava para você se encontrar na carreira.
Mas, como todo empreendimento, ele exigirá dedicação e uma pitada de coragem para alcançar o êxito. Confira alguns dos detalhes que você não pode deixar passar:
- Regularize a sua empresa;
- Planeje-se financeiramente;
- Monte um plano de negócios;
- Organize a sua cozinha e o estoque;
- Alinhe as tarefas;
- Contrate bons fornecedores;
- Tenha cuidado com a segurança alimentar;
- Atenda bem aos clientes;
- Escolha uma boa plataforma;
- Divulgue o seu delivery.
A seguir, entenda detalhadamente cada um deles:
1. Regularize a sua empresa
Toda empresa ou prestadora de serviços precisa regularizar sua situação junto aos órgãos competentes para poder iniciar suas atividades, emitir notas fiscais e evitar problemas com a Receita Federal.
Poranto, para montar um delivery em casa, é preciso ter um alvará de funcionamento junto à prefeitura de sua cidade. Informe-se sobre quais são as exigências específicas do seu município, pois ele varia de acordo com a região.
Para que esse documento seja liberado, sua empresa precisará cumprir com algumas exigências, como o contrato social da empresa, comprovante de endereço e documentos de identificação, e aguardar o prazo estipulado pelos órgãos responsáveis. Então, nada de deixar esse passo para a última hora, ok?
Para fins fiscais, você poderá abrir um MEI, que é uma opção mais simples e barata para os microempreendedores individuais que buscam formalização.
O faturamento MEI deve respeitar o teto de R$ 81 mil ao ano ou R$ 6.750 por mês. Caso suas vendas excedam esse valor , será necessário ser enquadrado em outra categoria, a de Microempresa (ME).
2. Planeje-se financeiramente
Por mais que abrir um delivery em casa seja mais econômico do que abrir uma loja física, por exemplo, haverá gastos básicos que você terá de considerar.
Alguns exemplos são a possível adaptação da cozinha, o custo com utensílios domésticos e o investimento em equipamentos e em estoque.
Portanto, coloque todos esses custos na ponta do lápis antes de começar as atividades, evitando um endividamento por falta de planejamento.
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3. Monte um plano de negócios
Ter um plano de negócios é fundamental para todas as empresas — mesmo as de pequeno porte.
Basicamente, ele documenta todas as informações importantes da sua empresa, como o segmento, as estratégias de vendas, o balanço financeiro e os objetivos e metas a alcançar, por exemplo.
Esse planejamento serve como um exercício estratégico de organização e te estimula a encontrar soluções voltadas para o seu sucesso e lucratividade.
É por meio dele que você determinará quais produtos ou serviços irá comercializar, as regiões que irá atender, a quantidade de funcionários que terá, o quanto precisará produzir e vender diariamente para tornar seu delivery factível e assim por diante.
Pode parecer complexo ou trabalhoso à primeira vista, mas dedicar um tempo à sua elaboração pode, definitivamente, evitar erros e prejuízos futuros.
Lembre-se de que quanto mais completo ele for, melhor será o direcionamento que você terá para colocar as ações em prática ou reajustar o caminho quando for preciso.
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4. Organize a sua cozinha e o estoque
Quando você monta um delivery em casa, a sua cozinha passa a ser o coração de toda a operação.
Por isso, estruture-a para que seja funcional e tenha tudo o que for necessário de modo que suas atividades ocorram rapidamente e bem.
Ou seja, o espaço deve ser organizado, permitir a livre circulação, oferecer segurança à equipe e ter alguns elementos básicos para elaboração dos pedidos, que citaremos na lista a seguir.
Estabeleça onde será o estoque, tendo em mente que a localização tem de ser a mais prática e acessível possível para quem trabalha por ali.
Por fim, aqui estão alguns itens de cozinha para quem deseja saber como montar um delivery, que independem do nicho de mercado que irá atender:
- Fogão e/ou forno;
- Micro-ondas;
- Geladeira e/ou freezer;
- Mesa para elaboração dos pedidos;
- Utensílios de cozinha;
- Coifa;
- Caixa de gordura (caso necessário);
- Ventilação;
- Armários e/ou prateleiras;
- Embalagens próprias para o transporte de alimentos.
💡 Saiba mais: O que é gestão de estoque e como fazer uma eficiente?
5. Alinhe as tarefas
Tão importante quanto a definição de espaço onde os produtos serão feitos é estabelecer a dinâmica das atividades, com intuito que o dia a dia seja eficiente. Por exemplo, responda às seguintes perguntas:
- Quem ficará responsável por atender aos pedidos?
- Quais são as funções de cada um, no preparo dos alimentos, na entrega dos pedidos aos clientes ou entregadores?
- Onde e como essas tarefas serão realizadas?
- O que se espera dos funcionários em termos de eficiência?
Com as respostas em mãos e outras dúvidas que possam surgir, faça com que o andamento dos pedidos ocorra com a agilidade e a qualidade que o seu cliente precisa e espera.
💡 Saiba mais: O que significa take away e como funciona esse serviço?
6. Contrate bons fornecedores
A contratação de fornecedores de embalagens ou insumos alimentares merece cuidado e atenção, uma vez que a elaboração de seus produtos e a entrega de qualidade está fortemente ligada a essa escolha.
Primeiramente, busque por fornecedores confiáveis e com referências no mercado.
Para isso, investigue se os produtos têm boa procedência, se as entregas são feitas no prazo e quais são as condições de pagamento antes de estabelecer uma parceria.
Outra dica é contar com mais de um fornecedor para não ficar dependente de uma única opção. Assim, caso haja algum imprevisto, você terá alternativas disponíveis.
Além disso, negocie valores e faça comparativos entre as empresas, buscando preços mais atrativos e, consequentemente, mais economia para o seu negócio.
Escolher sabiamente os fornecedores faz com que os suprimentos que você precisa estejam sempre disponíveis e em perfeitas condições de uso.
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7. Tenha cuidado com a segurança alimentar
Ainda no tema da produção, é importante atentar-se às exigências de limpeza e higiene que a Vigilância Sanitária da sua cidade estabelece.
Não há como montar um delivery em casa sem cuidar da saúde e proteção aos seus clientes, como não lavar as mãos todas as vezes que for manipular um alimento, deixar as carnes em embalagens sem vedação ou descongelar alimentos em temperatura ambiente.
É imprescindível ter rigor nas regras sanitárias no dia a dia para evitar prejuízos à sua reputação por meio de avaliações negativas, contaminações ou até mesmo intoxicações alimentares.
8. Atenda bem aos clientes
Tão importante quanto vender muito, é manter os seus clientes fiéis e fazer com que indiquem o seu delivery para outras pessoas e voltem a comprar muitas vezes.
Pensando nisso, destine um tempinho para estruturar os seus canais de atendimento a fim de esclarecer dúvidas, resolver possíveis problemas e contornar reclamações, caso aconteçam.
É possível criar um bom relacionamento e conquistar a satisfação dos clientes mesmo à distância, sendo que esse cuidado pode fazer toda a diferença para o seu crescimento.
💡 Saiba mais: Estratégias de atendimento ao cliente: 20 dicas para colocar em prática
9. Escolha uma boa plataforma
A contratação de plataforma também influenciará em seu sucesso no segmento de delivery. Ela será o principal canal de venda dos seus produtos, então quanto mais simples, prática e econômica ela for, melhor.
Entre as opções disponíveis, as mais populares são os aplicativos de delivery, como iFood, Uber Eats, Rappi, entre outros, e os sites próprios.
Entenda como operá-los e avalie qual opção é mais recomendada e viável para o seu negócio. Só não se esqueça de embutir as mensalidades e as taxas no seu planejamento financeiro, certo?
Aplicativos de delivery
Segundo estudo da FGV (Faculdade Getúlio Vargas), existiam mais de 250 opções de deliveries cadastrados no Brasil em 2022. A principal vantagem desse modelo é a adesão dos consumidores e a visibilidade da loja — e aqui nos referimos aos aplicativos líderes de mercado.
Porém, o empreendedor não tem autonomia para criar suas próprias regras de atendimento, promoções ou captação de clientes, uma vez que são os aplicativos que ditam as regras.
Sem contar que as taxas das empresas mais populares são proporcionais ao seu sucesso, ou seja: bem salgadas.
O iFood, por exemplo, cobra no plano básico uma mensalidade de R$ 100 para restaurantes que venderem acima de R$ 1.800 por mês, além de 12% de comissão sobre o valor total dos pedidos, mais uma taxa de 3,5% sobre os pedidos pagos na plataforma.
Site próprio
Ao montar um delivery em casa, algumas pessoas se esquecem de que também é possível vender comida pela internet via loja virtual.
Embora os sites próprios não sejam tão comuns no delivery, eles oferecem a flexibilidade e economia que todo empreendedor precisa para crescer. Principalmente quando estão começando a construir um negócio, né?
A plataforma de e-commerce oferece um serviço muito mais versátil, já que, além de centralizar os pedidos em um só lugar, assim como os aplicativos de delivery, também oferece integração com diversas soluções de meios de envio e de pagamento, além de gestão financeira, administrativa e de estoque.
Ou seja: você contrata não só um site, mas uma solução completa para administrar as mais diversas frentes da sua empresa por um valor muito inferior ao de outras alternativas. Legal, né?
Nesse sentido, a Nuvemshop é uma plataforma que hospeda mais de 130 mil lojas e tem como missão impulsionar o empreendedorismo e oferecer soluções simples e intuitivas aos clientes.
Fora todos os recursos nativos e gratuitos que a solução oferece, são mais de 200 aplicativos disponíveis de meios de pagamento, de envio e ferramentas de marketing para integração com o e-commerce. Tudo isso para entregar o que você mais precisa para potencializar as suas vendas.
Com a Nuvemshop, você ainda pode oferecer frete personalizado para os seus clientes e garantir que a sua entrega seja efetuada com sucesso e sem risco do seu produto estragar.
Um dos exemplos de lojas hospedadas pela Nuvemshop e que usa este recurso é a Japa da Ostra, que atende às cidades de Fortaleza e Rio de Janeiro entregando frutos do mar, carnes e outros alimentos, por meio do frete personalizado.
Nesse ponto, vale lembrar que essa opção de entrega não está disponível no plano grátis, mas você pode testar 30 dias de qualquer um dos outros planos sem pagar por isso..
10. Divulgue o seu delivery
Por fim, hoje em dia é muito comum que as pessoas busquem informações e indicações de lojas na internet.
Sendo assim, invista no SEO local, que são técnicas para o seu restaurante ser encontrado nas buscas online das pessoas da sua região e configure o Google Meu Negócio para receber avaliações e divulgar as informações mais relevantes do seu delivery em casa.
Você também pode usar as redes sociais para despertar a curiosidade das pessoas por meio de fotos atrativas de seus produtos e conteúdos autorais que transmitam confiança e aproximem a sua empresa dos potenciais consumidores!
Por fim, invista em mídia paga, ou seja, em anúncios principalmente no Google ou nas redes sociais, que farão com que sua loja seja encontrada por mais gente.
Aprendeu como montar um delivery em casa?
Se você chegou até aqui, temos certeza que disposição é o que não falta para montar o seu delivery e arrasar nas vendas.
De fato, esse modelo de negócio exige bastante dedicação e cuidado, mas é uma ótima opção para quem deseja empreender e se identifica com o ramo alimentício!
Conte com a ajuda da Nuvemshop para montar a melhor e mais gostosa plataforma de vendas da sua região. Nós oferecemos todas as ferramentas e segurança para que você cresça mais a cada dia e encante os seus clientes. Crie sua loja virtual grátis e desfrute de todos os benefícios de ser o seu próprio chefe! 💙