Quais são os principais desafios do e-commerce no Brasil?

- Os principais desafios do e-commerce estão relacionados ao tempo de entrega de mercadorias, à alta concorrência, à falta de segurança de dados e aos custos de envio;
- Para superar os desafios do e-commerce e tornar sua loja virtual lucrativa, é importante manter uma boa organização e um bom planejamento;
- Quer ficar por dentro das principais tendências do e-commerce? Então, aproveite confira o relatório gratuito desenvolvido pela Nuvemshop, o NuvemCommerce!
Abrir uma loja virtual é o sonho de muitos. No entanto, para consolidar um negócio no mercado online, é preciso buscar conhecimento e entender por onde começar. Não existe uma “receita de bolo” que garanta lucros, por isso é preciso muito trabalho para vencer os desafios do e-commerce e ter sucesso no segmento.
No Brasil, os principais obstáculos estão relacionados ao tempo de entrega de mercadorias, alta concorrência, falta de segurança de dados e os custos de envio. Mas, com organização e um bom planejamento, é possível superar essas dificuldades e tornar a sua loja virtual em um negócio lucrativo.
Afinal, apostar no mercado é algo promissor. De acordo com o Statista, o Brasil se destaca entre países em desenvolvimento com uma taxa de crescimento anual de 11,56% no varejo online. Isso coloca nosso país em segundo lugar no ranking de crescimento.
Então, se você quer conhecer quais são os principais desafios do e-commerce, como superá-los e entender um pouco melhor sobre as tendências do mercado para 2025, continue com a leitura deste conteúdo!
Antes, aproveite para baixar o nosso relatório completo, o NuvemCommerce. Nele, você confere as principais análises e tendências do e-commerce:
Desafios do e-commerce em 2025
Gerenciar a venda de produtos online é uma tarefa trabalhosa que demanda dedicação e estudo do empreendedor. Além disso, os hábitos de consumo passaram por mudanças e o consumidor está cada vez mais exigente.
Nesse cenário, a experiência de compra é um fator central para fechar mais negócios, fidelizar clientes e construir uma marca de sucesso. Mas é claro que você vai encontrar obstáculos nessa jornada, principalmente se está começando um e-commerce do zero.
Conheça agora os maiores desafios do e-commerce e veja dicas de como lidar com cada situação:
Suprir desafios logísticos
A venda de mercadorias online exige que o empreendedor invista em uma logística eficiente para que os processos funcionem. A organização dessa área abrange desde o controle de estoque até a gestão do sistema de envios.
No fluxo logístico, estão inclusos o processo de armazenagem, separação de produtos (picking), embalo (packing) e envio do produto ao consumidor.
Existem muitos sites e ferramentas que podem auxiliar nas diferentes etapas dessa estruturação do funcionamento das vendas. A Mandaê, por exemplo, é uma empresa que ajuda a organizar as suas entregas no e-commerce, além de prestar apoio para a logística reversa, ou seja, o processo de devolução de itens no e-commerce..
Já o Nuvem Envio é a solução de envios desenvolvida pela Nuvemshop para seus lojistas. Com essa ferramenta, os empreendedores têm acesso a benefícios estratégicos, como redução de custos, diferentes opções de frete, acesso às melhores transportadoras e gestão de frete otimizada.
💡Saiba mais: 7 boas práticas de operações e logística para o seu negócio
Garantir a segurança de dados
Os consumidores brasileiros estão cada vez mais habituados com as compras online e uma das razões para isso é o aumento da sensação de segurança nas transações. Contudo, nos últimos anos, diversas notícias sobre vazamentos de informações sensíveis ganharam destaque na mídia.
Portanto, ter uma marca associada a esse tipo de problema pode ter um impacto negativo nas vendas.
Para não correr esse risco, é fundamental utilizar uma plataforma de e-commerce que siga protocolos rígidos de segurança da informação e que esteja de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Além disso, é importante ter um selo de segurança no seu site e ainda utilizar recursos como sistemas antifraude e autenticação de dois fatores.
Nesse sentido, lojistas que contam com a plataforma de e-commerce da Nuvemshop, têm toda a estrutura necessária para que os clientes possam comprar com segurança e tranquilidade. Isso porque a ferramenta garante o certificado SSL a todas as lojas cadastradas.
Destacar-se da concorrência
As pesquisas mostrando o crescimento das vendas online têm um papel fundamental no aumento da concorrência no setor. Afinal, cada vez mais empreendedores estão apostando nesse formato para ampliar suas vendas e alcançar novos mercados.
Para superar esse desafio do e-commerce, é importante inovar e entregar ao consumidor um diferencial que chame a atenção para a sua marca. Para isso, conheça bem o mercado no qual está atuando, entenda quem de fato são seus concorrentes e estude a estratégia deles.
Esse processo de identificação dos líderes do segmento e busca por práticas que também funcionem no seu negócio se chama benchmarking. Ele pode ajudar você a mapear alternativas e adotar táticas que antes passavam despercebidas.
Isso não significa que você deve olhar para os concorrentes como inimigos. Procure superá-los, mas sempre focado no seu propósito e modelo de negócio.
Prestar um bom atendimento ao cliente
O relacionamento com o consumidor se refere a toda interação da marca com seus clientes. Esse contato vai desde comentários nas redes sociais e envio de e-mails marketing até uma conversa direta no chat.
Hoje, não basta apenas responder às mensagens diretas: é preciso demonstrar interesse e dar atenção especial às demandas dos clientes.
Marcas como o Nubank e a Netflix, por exemplo, investem bastante nesse setor e são reconhecidas por sua comunicação com o consumidor. No entanto, é importante que as mensagens estejam adequadas à imagem da empresa e representem, de fato, a voz da marca.
Saber como conquistar o público
Para captar e fidelizar clientes, é preciso ultrapassar a barreira da desconfiança, especialmente quando falamos sobre marcas novas e negócios online.
Em muitos casos, dificilmente alguém vai estar muito aberto a trocar uma marca que já confia por outra que não conhece.
Por isso, utilize depoimentos de outras pessoas sobre a experiência de compra na sua loja ou de uso do seu produto para aumentar a confiança do consumidor.
Outra dica para driblar essa desconfiança é o fortalecimento da imagem da marca em um processo que chamamos de branding.
Para esclarecer o conceito, Mylena Gama, head de Comunicação e Marca na Nuvemshop, explica, no curso de branding para empreendedores, que a estratégia tem como objetivo principal criar uma conexão emocional com o público e tornar o produto memorável.
“Branding para e-commerce é um trabalho de gestão de marca que tem como principal objetivo criar uma relação afetiva com seu público-alvo. A estratégia permite que a sua marca seja lembrada, percebida, consumida e também indicada pelo seu público.”
🎓Curso grátis: Curso de branding para empreendedores
Adaptar o negócio para vendas mobile
No e-commerce, as vendas por mobile são maioria, chegando a alcançar 78,1% das transações entre lojistas da Nuvemshop, segundo o NuvemCommerce 2025.
Mesmo assim, muitas lojas ainda hesitam em investir no desenvolvimento de sites responsivos. Problemas causados por sites que não se adaptam direito ao celular podem ser interpretados com desconfiança pelo consumidor — o que pode significar perda de vendas.
Por isso é muito importante investir em uma plataforma de e-commerce que possibilita a adaptação adequada para uma estratégia mobile first (móvel em primeiro lugar).
A Nuvemshop, por exemplo, oferece esse benefício para todas as lojas que usam a plataforma, além de contar com uma tecnologia de estabilidade do servidor, que permite que os e-commerces fiquem no ar durante 99,9% do ano.
Driblar o abandono de carrinho
O abandono de carrinho acontece quando o consumidor vai até o seu site, seleciona uma série de produtos para o carrinho e, por algum motivo, não finaliza a compra. Segundo o Moosend, a taxa média universal de carrinho abandonado é de 69%, enquanto, na América Latina, é de 75,3%. No Brasil, de acordo com o E-Commerce Radar, ela é de 82%.
Diversos fatores podem levar a essa desistência, como:
- Custos de frete;
- Tempo de entrega;
- Dificuldades na devolução;
- Preocupações com segurança.
Cada um desses pontos podem ser otimizados para garantir que o cliente finalize a compra. Por exemplo, já existem muitas plataformas e ferramentas que garantem diversas opções de frete e entrega.
Além disso, é importante rever os processos de devolução para agilizar o recebimento e envio de produtos.
Por fim, investir na estratégia de recuperação de carrinhos abandonados é essencial para superar esse obstáculo. Isso pode ser feito por meio de e-mails enviados com lembretes e cupons de desconto especiais para aquele cliente que ainda não terminou a compra.
Otimizar a taxa de conversão
A taxa de conversão é uma métrica usada para entender qual proporção de pessoas que entram no seu site realmente finaliza uma compra.
Esse é um KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de desempenho, em português) bastante importante, uma vez que possibilita fazer projeções sobre o número de acessos e vendas.
No e-commerce, essa taxa depende muito do tipo de produto ou serviço que está sendo vendido. Por exemplo, uma taxa de conversão de 3% tem um significado diferente para uma loja de cadernos feitos à mão e uma loja de bolsas.
Portanto, é importante entender qual é a porcentagem que faz sentido para o seu negócio e acompanhar esse indicador.
Existem estratégias que podem te ajudar a melhorar essa métrica, caso os números estejam baixos, como por exemplo:
- Campanhas de desconto;
- Frete grátis acima de determinado valor;
- Disparo de e-mail marketing sobre as novidades da loja;
- Publicação de avaliações feitas por clientes;
- Campanha com influenciadores digitais;
- Anúncios em mídias pagas.
Tendências do e-commerce para driblar os desafios
Entender as principais tendências do e-commerce e aplicá-las em sua loja pode ser o diferencial para manter seu negócio competitivo e um passo à frente da concorrência, mesmo com tantos desafios.
Por isso, a seguir, confira algumas das principais para 2025:
Marketing de comunidade
O marketing de comunidade, ou community marketing, surge como uma estratégia de marketing com foco em conectar e fortalecer uma comunidade de consumidores em torno de uma marca.
Para que a estratégia funcione, a empresa precisa ir além das vendas e focar em construir um relacionamento com os clientes e incentivar o engajamento e a troca de experiências entre os próprios consumidores.
Com isso, as marcas conseguem usufruir de inúmeros benefícios, como maior lealdade dos clientes a marca, marketing boca a boca dado por recomendações orgânicas entre os participantes e feedback contínuo da comunidade, por exemplo.
Durante o papo no podcast Segue a Linha, a influenciadora de moda Marcela Carrasco define comunidade como um espaço onde as pessoas se conectam, compartilham experiências e se apoiam mutuamente. Ela ainda destaca a importância da comunidade para os negócios:
"Faço questão de construir esse elo, que é muito importante na hora de realmente fazer uma venda. Na minha opinião, o que mais importa hoje é a comunidade. Então, se você quer fazer o seu negócio girar, invista em comunidade e nessa relação superpessoal com o seu consumidor."
🎙️ Ouça o podcast: O poder das comunidades nas vendas online, com Marcela Carrasco, no YouTube, Spotify e Apple Podcasts
Inteligência Artificial (IA)
Aproveitar a popularidade da Inteligência Artificial (IA) pode ser uma ótima ideia para superar desafios do e-commerce e melhorar o desempenho de várias áreas do negócio.
Com ela, é possível analisar o comportamento do cliente para personalizar sua experiência de compra oferecendo recomendações de produtos mais precisas.
Outra possibilidade é o uso de chatbots para automatizar o atendimento ao cliente. Assim, sua loja virtual consegue garantir respostas rápidas 24 horas por dia, sete dias por semana.
As possibilidades com o uso da IA para e-commerce são praticamente infinitas, o ideal é analisar as necessidades mais urgentes do seu negócio e inserir a automação para e-commerce para melhorar os processos.
Responsabilidade social
Outra tendência que pode ser aplicada a favor do crescimento do seu negócio é a responsabilidade social.
Os consumidores estão cada vez mais interessados em comprar de marcas que compartilham seus ideais, promovem e divulgam ações que causam impacto positivo na sociedade ou no meio ambiente.
No painel “Inovação que gera receita” apresentado pela Nuvemshop no Fórum E-commerce Brasil, Simone Lapa, coordenadora de e-commerce da Widi Care, define sustentabilidade como um conceito amplo, que integra ações ambientais, sociais e comunitárias.
Ela explica que a sustentabilidade para a Widi Care vai além de o produto ser vegano e da preservação ambiental:
"Não é só a questão do ser vegano, mas também a questão do meio ambiente, a questão de incentivo a pequenas comunidades isso também é importante. A questão da sustentabilidade também é como você otimiza um processo que no final vai gerar menos lixo, por exemplo."
💡 Saiba mais: O que é marketing social e como implementá-lo?
Pronto para superar os desafios do e-commerce?
Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante que o empreendedor reconheça os desafios do e-commerce sobre os negócios. Foi o que buscamos esclarecer neste artigo para ajudar você a crescer cada vez mais.
E, se você deseja uma plataforma de e-commerce que te ajuda a superar todos esses obstáculos, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙