O que é desconto progressivo e como oferecer na sua loja?

Mulher loira está segurando sacolas de compras enquanto olha uma vitrine de loja com placa de desconto progressivo.

Desconto progressivo é uma estratégia promocional na qual quanto mais itens o consumidor comprar, maior será o valor do desconto. Seu objetivo é tornar vantajoso adquirir várias peças em um mesmo pedido, aumentando o ticket médio da compra.


Ao criar uma loja virtual, surge a necessidade de começar a atrair clientes e aumentar as vendas, certo? Devido à grande concorrência, essa tarefa tem se tornado cada vez mais desafiadora e, por isso, é necessário se reinventar.

Dessa forma, uma das maneiras de conseguir destacar seu negócio e alavancar as vendas é oferecer o desconto progressivo. Isso porque, por meio dele, é possível aumentar o ticket médio do seu e-commerce, além de atrair e fidelizar novos clientes.

Ficou curioso para saber como funciona a estratégia de desconto progressivo e como aplicá-la para aumentar as vendas da sua loja virtual? Então, continue a leitura. Neste conteúdo, explicaremos passo a passo tudo o que você precisa saber!

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O que é desconto progressivo e como funciona?

Desconto progressivo é uma estratégia promocional em que, ao adquirir uma quantidade maior de itens, o valor do desconto aumenta. Isso, por sua vez, estimula o cliente a comprar mais produtos.

Essa redução no preço ocorre de forma gradativa, em um único pedido, conforme os produtos são inseridos no carrinho de compra.

É possível aplicar o desconto progressivo de diversas formas. Abaixo vamos explicar como cada uma delas funciona:

Desconto na compra do mesmo produto

Nessa modalidade, o desconto é válido apenas para a compra do mesmo produto. Imagine, por exemplo, uma loja de camisetas que vende peças personalizadas com os seguintes valores:

  • 1 camiseta R$ 70;
  • 2 camisetas R$ 140;
  • 3 camisetas R$ 210.

Então, um exemplo de desconto progressivo para esse produto seria:

  • 2 camisetas têm 20% de desconto e o valor será R$ 112 (cada camiseta custa R$ 56);
  • 3 camisetas têm 30% de desconto e o valor será R$ 147 (cada camiseta custa R$ 49).

💡 Saiba mais: O que é gestão de pedidos e como escolher o software ideal?

Desconto na compra de qualquer produto

Nesse cenário, o cliente pode comprar produtos de diferentes categorias em sua loja e obter o desconto progressivo:

  • 2 produtos, 10% de desconto no valor final da compra;
  • 3 produtos, 15% de desconto;
  • 4 produtos ou mais, 20% de desconto.

É possível perceber como é vantajoso comprar vários itens para conseguir um desconto maior, já que, ao adicionar mais produtos na compra, o preço final diminui. É exatamente dessa maneira que o desconto progressivo funciona!

📹 Veja também: Desconto progressivo: como calcular e configurar na sua Nuvemshop?

Quais são as vantagens do desconto progressivo?

Os benefícios do desconto progressivo são vários. Isso porque, além de garantir um diferencial competitivo para o seu negócio, essa estratégia pode ajudar aumentar o ticket médio, atrair e fidelizar novos clientes para a sua loja.

Essa estratégia pode ser usada em diferentes contextos, como queima de estoque, renovação das peças, em comemoração a alguma data específica — como Mês do Consumidor —, entre outros.

Confira, abaixo, as principais vantagens do desconto progressivo:

Aumento do ticket médio

Antes de tudo, você sabe o que é ticket médio? Ticket médio é o valor médio de todos os pedidos realizados em sua loja em determinado período. Para calculá-lo, basta dividir o faturamento pelo número de vendas realizadas.

Como o desconto progressivo é um grande incentivo para que as pessoas comprem mais em sua loja, automaticamente, ao adotar essa estratégia, o ticket médio pode aumentar, já que os clientes vão comprar mais, o que caba gerando pedidos mais altos.

💡 Saiba mais: O que é order bump e como usar a estratégia para aumentar o lucro?

Fidelização e atração de clientes

Sabemos que o sucesso da sua loja está ligado às vendas e, consequentemente, aos clientes. À vista disso, com o desconto progressivo, é possível atrair novos clientes e ainda reter os que já realizaram compras.

Isso acontece, pois, ao oferecer uma estratégia de redução de preços, os consumidores são atraídos para obter essa vantagem. Além disso, ao manter promoções diferenciadas, a chance de fidelizar clientes e eles voltarem a fazer compras é muito maior.

O desconto progressivo promove uma relação de interesse no consumidor, que irá verificar a loja com mais frequência a fim de aproveitar as novidades. Isso, consequentemente, aumenta a taxa de recompra da sua loja.

Diferencial competitivo

Para destacar seu e-commerce nos dias atuais, é necessário utilizar novas soluções. Como falamos anteriormente, o desconto progressivo é uma ótima estratégia para isso. Isso porque, ao oferecer esse tipo de benefício, a sua marca ganha mais visibilidade, conseguindo se destacar no mercado.

Aqui, vale também ficar de olho nos concorrentes para oferecer promoções em momentos diferentes ou mais atrativos de acordo com o seu público-alvo. Assim, você evita “gastar” essa oportunidade em momentos onde há pouca oportunidade de vendas.

Aqui, uma dica é acompanhar as datas comerciais do e-commerce para encontrar os melhores momentos para oferecer promoções. Para nisso, separamos o calendário comercial do ano logo abaixo. Faça o download grátis!

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Como criar uma estratégia de desconto progressivo para sua loja virtual?

Sabemos que as promoções de desconto progressivo possuem diversos benefícios. Entretanto, essa estratégia precisa ser planejada com cuidado. Para conferir as dicas, é só seguir o passo a passo:

1. Definir o objetivo

Para obter sucesso, é necessário planejamento. Portanto, pense: essa estratégia será utilizada para qual finalidade? Algumas possibilidades são:

  • Promover a saída de produtos que estão parados no estoque ou próximos do vencimento;
  • Aumentar o ticket médio em x%;
  • Fazer uma queima de estoque da coleção anterior;
  • Estimular a atração e fidelização dos clientes.

💡 Saiba mais: O que é política de desconto e como criar uma eficiente?

2. Calcular a margem de lucro

Depois de definir o objetivo da promoção, é hora de definir o valor do desconto progressivo sem afetar o orçamento da loja.

No geral, a ideia é que o volume extra de vendas vai garantir que a estratégia de desconto seja interessante para o lojista. Mas, para isso, é fundamental calcular a margem de lucro de cada produto antes de definir os valores da oferta.

📹 Veja também: Como calcular o preço de venda do produto e serviço?

Também é válido entender qual o momento da sua empresa e analisar seu fluxo de caixa, ou seja, o movimento de entrada e saída de dinheiro da sua loja. Entendendo como funciona o desconto progressivo, é possível aumentar o fluxo de dinheiro, mas é preciso considerar uma margem de lucro menor.

💡 Saiba mais: Passo a passo para precificar um produto de forma correta

📈 Confira a planilha: Planilha de precificação no Excel

3. Escolher os produtos

Nessa etapa do planejamento, fica a escolha dos itens que farão parte do desconto progressivo. Aqui, é importante levar em consideração o seu público-alvo e definir quais mercadorias serão mais atraentes.

Para te ajudar a identificar oportunidades e realizar essa seleção, você pode criar uma matriz BCG, que é uma estratégia utilizada para analisar o desempenho dos produtos em relação a sua aceitação no mercado. O seu objetivo é ajudar em tomadas de decisões importantes, como:

  • Aumentar a divulgação de produtos novos;
  • Colocar itens em destaque;
  • Fortalecer o lançamento de alguma linha;
  • Focar na saída de produtos de coleções anteriores.

Se você está começando agora e tem dúvidas sobre os produtos mais vendidos e que podem valer a pena em uma campanha de descontos, confira algumas ideias no vídeo a seguir:

📹 Veja também: Como fazer promoção na Nuvemshop e turbinar os resultados?

4. Montar a tabela progressiva

No desconto progressivo, o que atrai o consumidor é o aumento do desconto de acordo com o número de produtos comprados. Dessa forma, é importante criar uma estratégia que estimule o cliente a comprar mais.

Então, ao montar a tabela progressiva, é necessário determinar o número máximo e mínimo de unidades que entrarão na promoção, os produtos e, claro, o valor do desconto.

Uma dica importante é se atentar ao número de produtos que os clientes estão acostumados a comprar em sua loja. Assim, é possível identificar a partir de quantos produtos é interessante oferecer o desconto progressivo.

Por exemplo, se os clientes costumam comprar dois produtos, oferecer o desconto a partir do terceiro item pode ser uma prática eficiente para atrair a atenção desses consumidores e aumentar as vendas.

💡 Saiba mais: Dicas de como vender mais de forma eficiente

5. Divulgar a promoção

Não adianta investir em todos esses passos sem divulgar a sua loja virtual. Esse momento é fundamental para que as pessoas sejam atraídas para o seu e-commerce. Portanto, invista em divulgação por meio de publicações em redes sociais, e-mail marketing e anúncios no Google.

Para isso, é muito importante ter um panorama sobre marketing digital. Mas, se você não tem familiaridade com o assunto, não tem problema! Clique no banner abaixo e acesse a trilha de conhecimento gratuita da Nuvemshop para te ajudar com o passo a passo.

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Quais cuidados necessários ao utilizar o desconto progressivo?

Como já sabemos, o desconto progressivo pode gerar inúmeros benefícios ao seu negócio. Mas também é fundamental ficar atento aos cuidados que devem ser tomados ao implementar essa estratégia. Então, vamos lá:

Não engane os compradores

Para se consolidar como uma marca referência no segmento, é indispensável ter uma boa relação com os clientes. Por isso, vale ficar atento para não inflacionar o valor dos produtos e depois oferecer o desconto progressivo.

Essa é uma prática muito comum em momentos como a Black Friday, por exemplo. Mas, apesar do lojista achar que saiu na vantagem, o que vemos é o justamente o oposto.

Isso vai fazer com que o consumidor se sinta enganado e a probabilidade de que ele volte a comprar em sua loja é mínima. A chance de uma avaliação negativa também aumenta e pode prejudicar a imagem da sua marca.

Nunca conceda descontos que podem gerar prejuízos

Citamos neste artigo como o desconto progressivo pode aumentar o ticket médio da sua loja, certo? Entretanto, o desconto não deve comprometer o lucro do seu negócio.

Se os descontos progressivos não forem cuidadosamente calculados, a loja pode acabar vendendo produtos a preços que não cobrem os custos dos fornecedores, por exemplo, levando a loja a ter prejuízo ao invés de lucro.

📹 Veja também: Como dar desconto para clientes sem perder o lucro

Bônus: ferramentas para aplicar desconto progressivo no e-commerce

Para aplicar o desconto progressivo em sua loja virtual, é necessário que sua plataforma de e-commerce disponibilize essa funcionalidade. Isso porque o sistema precisa realizar os cálculos de maneira automática.

Para te ajudar nessa parte prática, separamos algumas sugestões de ferramentas. Confira:

TITANPush Promoções

O aplicativo TITANPush Promoções permite que você configure diversas campanhas de descontos para os seus clientes, inclusive na modalidade progressiva. Dessa forma, você poderá oferecer valores menores a partir de quantidades maiores de itens adquiridos.

Ao instalar o TITANPush Promoções na sua loja Nuvemshop, você terá acesso gratuito a todas as funcionalidades da ferramenta durante 14 dias. Após esse período, é possível escolher planos que variam entre R$ 50 e R$ 600 mensais.

👉 Confira: Como instalar o TITANPush Promoções na minha loja?

Criador de Promoções

Com uma loja Nuvemshop, também é possível utilizar o aplicativo Criador de Promoções, da Funsales, para configurar o desconto progressivo de forma fácil e intuitiva. Assim, as promoções do seu e-commerce vão funcionar de maneira mais assertiva e organizada.

Você pode testar o aplicativo gratuitamente por 30 dias. Após esse período, o valor da assinatura mensal é de R$ 24,90.

👉 Confira: Como integrar o aplicativo criador de promoções na Nuvemshop?

Calculadora de desconto Nuvemshop

A calculadora de desconto da Nuvemshop é uma ferramenta gratuita que permite que você calcule promoções para os seus produtos de acordo com o lucro que deseja obter. Você pode escolher o desconto fixo ou variável em um produto ou opções como “Leve 2 Pague 1”.

É muito fácil de usar: selecione o tipo de desconto que deseja oferecer, insira as informações e pronto! A calculadora informará de forma simples e rápida os valores finais desejados.

👉 Ferramenta grátis: Calculadora de Desconto

Calculadora de desconto gratuita da Nuvemshop para lojistas.

Se o seu negócio já tem um alto volume de vendas, também recomendamos conhecer a Nuvemshop Next, a solução exclusiva da Nuvemshop que oferece um gerente de e-commerce dedicado para te apoiar na implementação de desconto progressivo e outras estratégias.

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Tudo entendido sobre desconto progressivo?

Esperamos que este artigo tenha tirado suas dúvidas sobre o que é desconto progressivo e como utilizá-lo em seu e-commerce. Lembre-se: aplicar essa estratégia pode ajudar (e muito!) a aumentar o seu ticket médio, mas é importante ter cuidado na hora de planejar os descontos.

Então, que tal colocar esse conhecimento em prática e começar a criar campanhas de descontos no seu e-commerce? Crie sua loja virtual gratuita com a Nuvemshop! É rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre desconto progressivo

Desconto progressivo é uma estratégia que incentiva o cliente a comprar mais produtos para ganhar diminuição nos preços. Quanto mais itens o consumidor comprar, maior será o valor do desconto. O objetivo é mostrar ao cliente como é vantajoso inserir mais peças no carrinho de compra.

As vantagens do desconto progressivo são crescimento do ticket médio, atração e fidelização de clientes. Além disso, oferecer esse tipo de oferta dá ao seu negócio um diferencial competitivo frente à concorrência.

Não engane os compradores e nunca conceda descontos que podem gerar prejuízos.

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