Quais as etapas para o desenvolvimento de uma loja virtual?

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Empreendedora negra segura notebook com seu e-commerce aberto. Ao fundo, vemos uma loja física. Imagem ilustra o desenvolvimento de loja virtual.
Pontos principais do artigo:
  • As soluções mais comuns para desenvolvimento de loja virtual são criar um site do zero com um desenvolvedor ou apostar em uma plataforma de e-commerce;
  • O desenvolvimento do zero pode oferecer mais personalização, mas as plataformas garantem mais autonomia e agilidade para fazer alterações no site no dia a dia;
  • Com Nuvemshop Next, é possível unir o melhor dos dois mundos e contar com toda a praticidade de uma plataforma, suporte técnico incluso e uma rede de agências parceiras para customizações avançadas.

O e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 204 bilhões e alcançou mais de 91 milhões de compradores em 2024, segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Como se esses números já não fossem expressivos o suficiente, a expectativa ainda é de que o comércio eletrônico represente cerca de um quarto de todas as vendas varejistas no mundo inteiro até 2027.

Por isso, escolher a melhor opção de desenvolvimento de loja virtual é essencial para colocar o seu negócio em destaque neste cenário.

Mas, se você não sabe por onde começar, não se preocupe! Neste artigo, vamos conhecer as melhores alternativas para desenvolver o seu e-commerce e quais etapas não podem ficar de fora desse planejamento. Confira!

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Quais as opções para desenvolver uma loja virtual?

Se você está pensando em começar a vender online ou migrar a sua loja virtual, existem três caminhos mais comuns para desenvolver um e-commerce:

Desenvolver do zero

O desenvolvimento é uma das formas mais tradicionais de se criar uma loja virtual. Aqui, estamos falando dos sites que são construídos totalmente do zero por profissionais especializados nessa tarefa, como os desenvolvedores.

Nesse caso, o cliente explica como gostaria que o e-commerce fosse e o desenvolvedor utiliza linguagens de programação, como HTML, CSS e JavaScript, para escrever um código que dê forma ao site, definindo design e adicionando funcionalidades, como a integração com sistemas de pagamento online.

Exemplo de código-fonte de um site.

Exemplo de código-fonte de um site.

A grande vantagem dessa opção é que, como o e-commerce é construído do zero, ele pode ser 100% personalizado. Ou seja, é possível criar um site único e totalmente adaptado para as necessidades específicas do seu negócio.

No entanto, essa personalização tem um preço — que costuma ser alto. Isso porque, escrever esse tipo de código não é uma tarefa fácil, além de ser demorada. Por isso, contratar o serviço de um desenvolvedor exige um investimento alto.

Além disso, é importante lembrar que, mesmo com o código pronto, é preciso ter conhecimento técnico para fazer qualquer alteração. Isso significa que você vai precisar recorrer a esse profissional sempre que quiser fazer uma mudança no seu site — por mais simples que ela seja, como alterar um banner ou a foto de um produto.

💡 Saiba mais: Como ser um freelancer de programação?

Usar uma plataforma de e-commerce

Já as plataformas de e-commerce são soluções que surgiram para facilitar o desenvolvimento de lojas virtuais. Isso porque elas oferecem a base para você criar o seu e-commerce, como uma espécie de template.

Essa base também é escrita em linguagem de programação, mas adaptada para que você possa gerenciar as informações por meio de um painel mais visual e que torne a experiência mais intuitiva e menos técnica.

Exemplo de painel administrativo na plataforma da Nuvemshop.

Exemplo de painel administrativo na plataforma da Nuvemshop.

Na prática, é como se você já começasse com um site preparado, com modelos de layouts totalmente prontos para uso e toda a estrutura necessária para vender online, como cadastro de produtos em poucos cliques e integração facilitada com meios de pagamento, envio, sistema de gestão, entre outros.

A vantagem é que o lojista tem mais autonomia para gerenciar a sua própria loja, com liberdade para alterar imagens, descrições de produtos, banners, cores ou qualquer outro elemento que possa ser personalizado no layout.

Por outro lado, o desenvolvimento do e-commerce a partir de um modelo pronto pode trazer algumas limitações pensando em personalização. Isso porque, para garantir que o template funcione para todos os tipos de negócio, é preciso que ele tenha funcionalidades mais gerais, que podem não atender a empresas com características muito específicas.

Para quem está começando a empreender na internet, por exemplo, essa é a solução ideal, já que permite criar um site profissional e começar a vender sem precisar de nenhum conhecimento técnico em programação.

💡 Saiba mais: Funcionalidades da Nuvemshop para montar sua loja virtual

Integrar plataforma e desenvolvimento

Para quem já vende online e quer migrar de plataforma para ter um site mais robusto, outra solução é unir as duas opções anteriores e optar por uma loja mista. Ou seja, em uma plataforma de e-commerce que também ofereça acesso ao código fonte.

Isso garante que você tenha autonomia para fazer mudanças simples no site com agilidade e ainda possa contratar um profissional ocasionalmente para fazer personalizações exclusivas para o seu negócio.

A Nuvemshop, por exemplo, oferece acesso ao código fonte do site a partir do plano Impulso (R$ 139 / mês). Isso significa que os clientes contam com toda a facilidade de gerenciar a sua loja virtual por meio do painel administrativo, mas ainda podem fazer personalizações avançadas via código.

Já com Nuvemshop Next, solução específica da plataforma para negócios em expansão, você ainda conta com o suporte de um time dedicado para desenhar customizações sob medida para o seu site, além de uma rede de agências parceiras para te ajudar a colocar essas alterações em prática com segurança e sem comprometer sua autonomia sobre a loja.

"Para estar entre os grandes, também é preciso contar com os melhores parceiros. A Nuvemshop Next, por exemplo, permite escalar negócios com os mais altos padrões de customizações na loja e contando com as maiores agências de ecommerce do Brasil."

Henrique Rezende
Henrique Rezende
Especialista em canais e parcerias na Nuvemshop

 

Esse é um grande diferencial para marcas que já têm uma identidade visual consolidada, por exemplo. Nesse caso, elas podem contar com a facilidade da plataforma para fazer a gestão do negócio no dia a dia e optar pela personalização para incluir elementos marcantes na sua comunicação visual, criando um site único e memorável.

Conheça Nuvemshop Next

Quais são as etapas do desenvolvimento de uma loja virtual?

Independentemente do tipo de empresa de desenvolvimento de e-commerce que você escolher, existem algumas etapas que são essenciais para o sucesso de um novo projeto. São elas:

1. Objetivo

Antes de começar a pensar no desenvolvimento da loja virtual em si, o primeiro passo é entender o que você está buscando em uma nova solução. O objetivo é ter mais autonomia? Mais estabilidade no site? Adicionar funcionalidades que não estão disponíveis na plataforma atual?

Entender essa necessidade é essencial para escolher o parceiro mais adequado para te ajudar nessa jornada. Então, tenha em mente quais são as prioridades para o seu e-commerce e quais recursos são inegociáveis no seu modelo de negócio.

A influenciadora Letícia Vaz, por exemplo, fundadora da LV Store, passou por uma série de instabilidades com seu antigo site. Por isso, uma das prioridades na hora de migrar a sua loja era a estabilidade da nova plataforma — o que a levou a escolher a Nuvemshop Next como a melhor opção.

"Eu tinha bastante problema com estabilidade em picos de datas comerciais, como Black Friday, lançamentos de coleção ou ações com influenciadores. Na Nuvemshop, temos um contato muito ágil com o gerente de contas pelo WhatsApp. Qualquer problema que surge, basta eu ou meu time mandarmos uma mensagem."

Letícia Vaz
Letícia Vaz
Fundadora da LV Store e cliente Nuvemshop Next

 

2. Planejamento

Depois de definir qual método de desenvolvimento de loja virtual é o mais adequado e escolher o parceiro ideal, é hora de fazer o planejamento estratégico do processo, listando todas as etapas, prazos e responsáveis.

Se você optou por desenvolver um site do zero, esse é o momento de marcar uma reunião para alinhar as necessidades e expectativas. Ou seja, você compartilha o que pensou para o site e o desenvolvedor analisa o que é possível executar e quanto tempo levaria.

Quem escolhe seguir com uma plataforma de e-commerce, usa essa etapa para organizar o que deve ser feito, definindo quais as prioridades na hora montar a sua loja virtual e a ordem em que tudo será executado.

Já para quem migra para Nuvemshop Next, esse é o momento de se reunir com a equipe de Professional Services, uma frente dedicada a viabilizar customizações, buscar integrações e adaptar a plataforma às necessidades de cada negócio.

Durante a migração da H2O Purificadores, por exemplo, essa foi uma etapa essencial para alinhar as expectativas e garantir uma transição tranquila, com foco em solucionar as dores do cliente e garantir que a Nuvemshop realmente atenderia ao que eles estavam buscando.

"Ficamos surpresos com a proximidade e a disposição que a Nuvemshop tem de atender seus clientes. Mesmo com os inevitáveis percalços que ocorrem em uma migração, o time nos manteve seguros e confiantes de que tudo daria certo."

Edielson Silva
Edielson Silva
CEO da H2O Purificadores e cliente Nuvemshop Next

 

🚀 Conheça o case de sucesso: Como a H2O Purificadores migrou um e-commerce sem interromper as vendas

3. Execução

A etapa da execução é quando o desenvolvimento da loja virtual realmente acontece. Ou seja, quando tudo o que foi planejado começa a tomar forma.

No desenvolvimento, é quando os programadores param para escrever os códigos, scripts e montar todos os elementos que vão compor o site. Aqui, cada seção precisa ser desenvolvida do zero, como o sistema para gerenciar produtos, a opção de carrinho de compra e todo o processo de checkout.

Já nas plataformas de e-commerce, que oferecem toda essa base pronta, a execução já começa em uma parte mais prática, como cadastro de produtos, configuração dos meios de pagamento, opções de frete e personalização do layout.

Na Nuvemshop, que é uma plataforma altamente intuitiva e fácil de usar, esse processo pode ser realizado pelo próprio lojista, que conta com todo o suporte e apoio técnico necessário do time de Professional Services para fazer as configurações.

"Precisamos fazer modificações rápidas, sem a necessidade de um operador ou TI para arrumar questões do site. A Nuvemshop é uma plataforma intuitiva e fácil de mexer, onde nós mesmos operamos o site facilmente."

Junior Kirchner
Junior Kirchner
CEO da Saint Germain e cliente Nuvemshop Next

 

💡 Saiba mais: Como criar uma loja virtual na Nuvemshop do zero?

Aqui, também é possível incluir um especialista para adicionar funcionalidades extras ou customizações mais avançadas. Clientes Next que optam por construir um layout totalmente personalizado, por exemplo, podem acionar uma das nossas agências parceiras nesta etapa.

Encontre um especialista Nuvemshop Next

4. Validação

Com o esboço do e-commerce pronto, é hora de fazer testes para validar as funcionalidades e identificar problemas antes do lançamento. Esse é um passo essencial no desenvolvimento de uma loja virtual, pois é o vai garantir que os clientes encontrem o site funcionando perfeitamente.

É preciso avaliar todos os aspectos técnicos, como navegabilidade, desempenho e integrações com meios de pagamento e logística. Além disso, é a hora de analisar o layout e checar se ele realmente transmite a identidade visual da marca e se o design é responsivo para outros dispositivos, como smartphones e tablets.

Se tudo estiver certo, a loja é apresentada ao cliente para que ele também possa fazer seus próprios testes. Aqui, a dica é simular comportamentos comuns dos seus consumidores, como navegação entre as páginas, finalização da compra e pedidos de troca, para garantir que tudo esteja funcionando.

"Aqui na Nuvem, antes do go live, que é a etapa de lançamento da loja, fazemos uma série de validações. O e-commerce deve estar pronto, com tudo já configurado."

Juliana Silva
Juliana Silva
Coordenadora de onboarding Nuvemshop Next

 

5. Go live

Como tudo devidamente testado e validado, é o momento do go live — ou seja, quando a loja fica disponível para o público. Para quem está migrando de plataforma, esse seria o momento em que as URLs são direcionadas para os servidores da nova solução.

Mesmo com todo o planejamento e cuidado, podem acontecer imprevistos ou instabilidades nesta etapa. Por isso, é essencial ter um time a postos para acompanhar as primeiras interações dos clientes e resolver rapidamente qualquer problema.

A Belong Be, por exemplo, que, hoje, é cliente Nuvemshop Next, ao lançar a primeira versão do site usando outra plataforma, passou por instabilidades que derrubaram o e-commerce na sua primeira hora devido ao pico de acessos.

"Desde a nossa fundação, conseguimos causar um impacto enorme neste cenário de beleza. Foi aí que os desafios começaram, mas, para o empreendedor que já tem uma lista infinita de coisas, a plataforma não pode ser um desafio."

Simone Sancho
Simone Sancho
Co-fundadora da Belong Be e cliente Nuvemshop Next

 

Depois dessa experiência, a empresa optou por trazer a marca para a Nuvemshop Next, que oferece migração assistida e uma equipe dedicada para acompanhar todas as etapas do desenvolvimento da loja virtual, desde o planejamento até o monitoramento pós-go live.

Independentemente do modelo ou da empresa de desenvolvimento de e-commerce que você escolher, esse é um suporte que deve ser inegociável no contrato.

Afinal, lembre-se de que a primeira impressão é a que fica — e, se os clientes tiverem uma experiência ruim no dia do lançamento, existe uma boa probabilidade de que a imagem da sua marca fique manchada na memória desse consumidor.

💡 Saiba mais: Como fazer a inauguração de uma loja virtual?

Quanto custa desenvolver um e-commerce?

O custo para desenvolver uma loja virtual depende do método de desenvolvimento escolhido, da complexidade do projeto e do nível de personalização necessário.

Para criar um site do zero com um desenvolvedor, por exemplo, o investimento inicial pode variar entre R$ 2 mil e R$ 50 mil ou mais, dependendo da experiência do profissional. Além disso, é preciso considerar custos adicionais para manutenção e atualizações, já que todas as mudanças precisam ser realizadas por um profissional.

Já as plataformas de e-commerce costumam trabalhar com uma tabela de planos e preços que variam de acordo com as funcionalidades inclusas. Na Nuvemshop, as opções vão desde uma loja virtual gratuita até Nuvemshop Next, que é uma solução com valores personalizados de acordo com as necessidades de cada negócio.

Planos e preçosConfira todos os planos da Nuvemshop

A grande vantagem das plataformas é que, além dos custos mais baixos para desenvolvimento da loja virtual, existem menos cobranças relacionadas a manutenção do site.

Isso porque, como vimos, as plataformas de e-commerce oferecem mais autonomia para o lojista, o que elimina a necessidade de contratar com uma agência ou profissional especializado para fazer pequenas alterações no dia a dia.

Clientes Nuvemshop Next, por exemplo, também contam com todo o apoio técnico necessário para fazer a gestão do negócio, além de uma rede de agências parceiras que oferecem condições exclusivas para customizações mais avançadas.

Quero conhecer a Nuvemshop Next

Entendeu como funciona o desenvolvimento de uma loja virtual?

Decidir começar o desenvolvimento de uma loja virtual não é uma tarefa fácil, principalmente se você já vende online e está em busca de uma solução mais robusta para o seu negócio. Por isso, lembre-se de escolher a opção que te passe mais confiança e segurança para esse processo.

E, se precisar de ajuda, conte com a Nuvemshop Next: solução exclusiva da Nuvemshop para negócios em expansão e querem estar entre os grandes players do varejo online! 🚀

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre desenvolvimento de loja virtual

As plataformas de e-commerce são a melhor opção para desenvolver uma loja virtual, já que oferecem mais autonomia para gerenciar e fazer alterações no site de forma independente e com menos custos.

Para fazer o lançamento de uma loja virtual, é preciso definir os recursos necessários para o funcionamento do site, fazer um planejamento das etapas, escolher uma opção de desenvolvimento, fazer testes de uso e, finalmente, deixar a loja acessível para os usuários.

Desenvolver um e-commerce do zero com uma agência especializada pode custar entre R$ 2 mil e R$ 50 mil, dependendo da complexidade do projeto, do nível de personalização e da experiência do profissional. Já as plataformas de e-commerce trabalham com uma tabela de planos e preços que variam de acordo com as funcionalidades inclusas.

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