Dia do Cliente: quando é e por que aproveitar a data? [+ 13 estratégias]
O Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro, sendo uma data especial para fortalecer a relação entre empresas e consumidores. Para que as empresas aproveitem o evento, é importante criar estratégias focadas em promoções e campanhas exclusivas, como o Mês do Cliente.
Se você vende pela internet, já deve ter percebido que as datas comemorativas do e-commerce são estratégias-chave para atrair clientes e aumentar as vendas. Por esse motivo, muitos negócios aproveitam o Dia do Cliente para trabalhar campanhas exclusivas e se aproximar dos consumidores.
O Dia do Cliente acontece todos os anos no dia 15 de setembro. No entanto, também pode ser uma boa oportunidade aproveitar a temática para oferecer promoções, cupons de desconto e brindes durante todo o mês, atraindo ainda mais clientes.
Se você ainda não tem uma estratégia para essa data, não se preocupe! A seguir, separamos as 13 melhores dicas para criar sua campanha de Dia do Cliente e aumentar as vendas. Vamos lá?
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Quando é o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente acontece no dia 15 de setembro. A ideia central é agradar os consumidores e aumentar as vendas em um mês que tende a ser menos movimentado para o comércio.
Ainda no mês de setembro, também acontece a Semana do Brasil, que é uma iniciativa do Governo Federal inspirada na famosa Black Friday americana. Com ambos eventos ocorrendo no mesmo mês, lojistas dos mais diversos nichos têm a oportunidade de alavancar seus resultados.
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Existem diferentes tipos de ações de marketing que você pode criar para promover o Dia do Cliente. Confira as principais ideias:
1. Planeje a campanha com antecedência
Criar uma campanha de Dia do Cliente é uma estratégia essencial para aproveitar ao máximo essa data comemorativa. Para isso, é preciso definir objetivos claros e metas específicas para a campanha.
Ao estabelecer o que se espera alcançar, como melhorar o ticket médio, atrair novos clientes ou aumentar a taxa de recompra, é possível direcionar os esforços e recursos de forma mais eficiente, maximizando os resultados.
Além disso, se planejar com antecedência permite que o lojista se prepare para o evento. Assim, é possível identificar as preferências e necessidades do público, escolher bem os canais de divulgação, preparar as publicações para as redes sociais, os anúncios e as campanhas de e-mail marketing.
Essas ações garantem uma maior visibilidade das promoções de Dia do Cliente e aumenta as chances de impactar um número significativo de compradores em potencial — além de te colocar um passo à frente da concorrência pela antecipação.
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2. Crie promoções específicas para a data
Assim como é feito no Mês do Consumidor, que tal aproveitar o mês do Cliente para atrair novos consumidores? Então, a dica é: crie promoções específicas para a data comemorativa.
Você pode, por exemplo, fazer um anúncio de queima de estoque, criar promoções do tipo “leve dois, pague um”, oferecer descontos progressivos ou vender kits de produtos com preços mais baixos.
Essa é uma ótima maneira de destacar a sua loja entre os concorrentes, já que todas as marcas estarão tentando chamar a atenção do consumidor neste dia. Mas vale lembrar que a promoção precisa ser positiva tanto para os clientes, quanto para você. Por isso, cuidado para não reduzir muito a sua margem de lucro.
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3. Incentive o engajamento
Quando uma empresa estimula o envolvimento ativo dos consumidores por meio de promoções interativas, concursos, enquetes ou outras formas de participação, cria-se um vínculo emocional mais forte com a marca.
Esse envolvimento gera uma sensação de pertencimento e valorização por parte dos clientes, o que pode te ajudar a fidelizar clientes e aumentar ainda mais as vendas, já que os consumidores tendem a comprar mais de marcas que gostam e confiam.
Além disso, o engajamento pode ampliar a visibilidade da marca nas redes sociais. Isso porque quando os clientes se sentem empolgados e envolvidos com as atividades propostas pela empresa, eles tendem a compartilhar essas experiências com outras pessoas.
Esse tipo de divulgação espontânea pode atrair novos clientes e aumentar o alcance da campanha do Dia do Cliente de forma orgânica. Afinal, quando temos uma experiência positiva com uma marca, a tendência é que vamos indicá-la para outras pessoas, não é mesmo?
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4. Ofereça frete grátis
Mais de 60% dos consumidores já deixaram de finalizar uma compra online devido ao custo do frete, segundo dados divulgados pelo E-commerce Brasil. Por isso, investir em uma estratégia de frete grátis também pode ser uma grande oportunidade para aumentar as vendas no Dia do Cliente.
Uma boa forma de garantir a assertividade do benefício é fixar uma faixa de preço para contar com essa vantagem. Um exemplo é aplicar o frete grátis para compras de produtos acima de R$ 20.
Caso não seja possível oferecer esse benefício, tente reduzir ao máximo o custo da entrega para o seu cliente. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar uma loja virtual grátis e enviar os pedidos usando o Nuvem Envio, que garante descontos especiais para incentivar as vendas.
💡 Saiba mais: O que é gestão de pedidos e como escolher o software ideal?
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5. Prolongue as ofertas
Ao prolongar as promoções do Dia do Cliente, temos a oportunidade de alcançar um público mais amplo e aumentar a visibilidade da empresa. Por isso, muitos lojistas aumentam o período de ofertas, trocando o Dia do Cliente pelo mês do cliente.
Ao estender as promoções por um período mais longo, o e-commerce proporciona aos clientes mais tempo para aproveitar as promoções especiais, além de atrair aqueles consumidores que precisam esperar a fatura do cartão crédito virar, por exemplo.
Além disso, o período mais extenso permite que os clientes tenham mais tempo para compartilhar as ofertas com amigos e familiares. Ou essa, essa flexibilidade no período de ofertas pode impulsionar ainda mais o sucesso da campanha e gerar um impacto muito positivo nos resultados financeiros da empresa.
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6. Distribua brindes
Assim como o frete grátis, a distribuição de brindes para clientes continua sendo um recurso eficiente para atrair consumidores. Então, que tal aproveitar o Dia do Cliente para enviar amostras grátis e convidar potenciais compradores a experimentarem o que você vende?
Se você vende cosméticos pela internet, por exemplo, pode enviar uma amostra grátis de um novo creme ou de um item que seja mais caro. Assim, você apresenta ao consumidor um produto que ele talvez não experimentaria de outra forma.
Dessa forma, além de agradar o consumidor, que se sente presenteado pelo brinde, é possível incentivar as vendas de produtos específicos que têm potencial, mas que estão com pouca saída na sua loja.
💡 Saiba mais: O que é overdelivery e como aplicar para atrair clientes?
7. Promova sorteios
Outra alternativa para promover o Dia do Cliente em seu e-commerce é fazer sorteios de prêmios ou oferecer cupons promocionais a partir de um determinado valor de compra. Essa é uma excelente estratégia para fidelizar clientes.
Por exemplo, se você vende roupas online, pode sortear um vale compras na sua loja. Se tem uma agência de viagens, pode divulgar um passeio com desconto para o ganhador e mais um acompanhante.
O que será sorteado vai depender do nicho de mercado do seu negócio. Mas, independentemente da escolha, os sorteios são sempre uma ótima alternativa para chamar a atenção dos consumidores e fazem toda a diferença para o sucesso da sua campanha de Dia do Cliente.
💡 Saiba mais: 5 ideias criativas de sorteios para clientes
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8. Reforce a segurança do site
Com o aumento do fluxo de transações durante o Dia do Cliente, os fraudadores podem aproveitar a oportunidade para tentar aplicar golpes online. Por isso, proteger-se contra fraudes é fundamental para garantir a segurança dos clientes e a reputação da empresa.
Nesse caso, algumas dicas são adotar um sistema antifraude, autenticação em duas etapas e criptografia de dados. Assim, a empresa reduz significativamente o risco de violações de segurança, protegendo as informações pessoais e financeiras dos clientes.
Considerando que os consumidores estão cada vez mais preocupados com suas informações pessoais durante as compras online, esse pode ter um ponto determinante a favor da sua marca.
💡 Saiba mais: Como vender pela internet com segurança?
9. Ofereça um atendimento personalizado
Ao tratar cada cliente de forma única, levando em conta as preferências, o histórico de compras e suas necessidades específicas, o e-commerce cria uma experiência mais positiva e relevante para o público.
Além disso, o atendimento personalizado ajuda a estreitar o relacionamento com os clientes, criando uma conexão emocional com a marca. Isso pode resultar em maior satisfação do cliente, aumentando as chances de fidelização e de recomendações positivas.
Manter um histórico de bom atendimento e oferecer suporte extra durante campanhas como o Dia do Cliente, ajuda os clientes a tirarem todas as dúvidas que podem impedir que finalizem o pedido, o que se torna um diferencial para que comprem de você em vez de escolherem a concorrência.
10. Divulgue lançamentos de produtos
Sabe aquele produto novo que você está pensando em lançar em sua loja virtual? O Dia do Cliente pode ser uma excelente oportunidade para divulgá-lo. Isso porque, nessa data, os consumidores já estão em buscas de ofertas e, muitas vezes, mais propensos à compra.
Para essa ação, lembre-se de trabalhar com ações de marketing, como divulgação em redes sociais e, principalmente, envio de e-mail marketing promocional. Essa é uma maneira de antecipar o lançamento, gerando o desejo do público antes mesmo de começar as vendas.
11. Facilite as formas de pagamento
Ao oferecer opções variadas de pagamento, como cartão de crédito, débito, boleto bancário, Pix e parcelamento sem juros, o e-commerce atende às preferências e necessidades individuais dos clientes e torna o processo de compra mais acessível.
Isso elimina barreiras financeiras que poderiam impedir uma compra e aumenta as chances de conversão, permitindo que mais pessoas participem das promoções de Dia do Cliente e aproveitem as ofertas especiais.
Outro motivo é que facilitar as formas de pagamento ajuda a aumentar a confiança dos clientes na empresa. Oferecer meios de pagamento seguros e conhecidos contribui para a credibilidade da marca e reduz a percepção de riscos por parte dos consumidores ao realizar uma compra.
💡 Saiba mais: 7 meios de pagamento para sua loja virtual
✅ Confira a checklist: Como escolher meios de pagamento corretamente
12. Dê descontos progressivos
O desconto progressivo é uma estratégia de precificação (pricing) em que o desconto aumenta à medida que a quantidade ou o valor da compra aumenta. Por exemplo, 2 produtos geram 10% de desconto no valor final da compra, já 3 produtos garantem 15% de desconto.
Isso estimula os consumidores a adicionarem mais itens ao carrinho de compras para alcançar os níveis de desconto mais atrativos. Para o lojista, isso representa um aumento significativo no valor médio das transações e, consequentemente, no faturamento da loja.
Além disso, os descontos progressivos também podem impulsionar a sensação de recompensa. Ao perceberem que estão obtendo vantagens adicionais, os consumidores sentem-se mais valorizados. Por isso, essa estratégia durante a campanha do Dia do Cliente pode ser um diferencial importante para atrair e manter o interesse do público a longo prazo.
💡 Saiba mais: O que é order bump e como usar no e-commerce?
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13. Crie programas de fidelidade
Por fim, uma dica importante para ter sucesso nas promoções de Dia do Cliente é criar um programa de fidelidade. Esse tipo de ação incentiva a repetição de compras e fortalece o relacionamento com os consumidores.
Ao criar um programa de pontos, descontos exclusivos, brindes ou outros benefícios especiais, o e-commerce estimula a fidelização e aumenta a retenção de clientes. Além dos descontos da data, é possível oferecer vantagens que se acumularão ao longo do tempo.
Assim, o programa de fidelidade pode atuar como um diferencial competitivo, tornando sua marca mais atrativa para o público em relação à concorrência.
💡 Saiba mais: Como promover a fidelização de clientes com cashback?
Por que aproveitar o Dia do Cliente no e-commerce?
A data comemorativa tem ganhado cada vez mais popularidade e ajuda a movimentar o mercado em um mês em que o fluxo de vendas é menor.
Segundo o levantamento da Nuvemshop, as pequenas e médias empresas alcançaram R$ 37,4 milhões em faturamento no Dia do Consumidor em 2023, por exemplo, que tem um objetivo parecido com o Dia do Cliente.
Isso porque, ao criar uma data comemorativa específica, o e-commerce é capaz de gerar um senso de urgência e atrair a atenção dos consumidores, incentivando-os a aproveitar as ofertas exclusivas disponíveis somente nessa data.
Outro ponto importante é que a data é uma excelente oportunidade para conquistar novos clientes. Por meio da campanha de Dia do Cliente e estratégias de divulgação, as empresas podem alcançar um público mais amplo, tornando-se conhecidas por quem quer aproveitar a ocasião para fazer sua primeira compra.
💡 Saiba mais: O que é projeção de vendas e como fazer a do seu negócio?
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20 frases para usar no Dia do Cliente
Como vimos, o segredo para faturar no mês do cliente é chamar a atenção do consumidor. Pensando nisso, listamos 20 frases de Dia do Cliente para você se inspirar e arrasar na divulgação das ofertas. Veja:
- “Neste Dia do Cliente preparamos descontos tão altos que até as nuvens estão com inveja! Confira!”
- “Clientes especiais merecem ofertas incríveis. Feliz Dia do Cliente!”
- “O Dia do Cliente chegou com descontos que você não pode perder. Aproveite!”
- “Descontos tão grandes que até o emoji está surpreso 😲💰”
- “Sua fidelidade merece um presente! Confira os descontos especiais para o Dia do Cliente.”
- “Descontos incríveis para tornar o seu Dia do Cliente ainda mais especial!”
- “Nossa gratidão é em forma de desconto. Feliz Dia do Cliente!”
- “Celebre sua exclusividade com descontos que são tão únicos quanto você. Feliz Dia do Cliente!”
- “Cada clique uma economia. Confira a seleção de ofertas para o Dia do Cliente!”
- “Se o riso é o melhor remédio, nossos descontos são a receita para um dia mais feliz! Feliz Dia do Cliente!”
- “Clientes especiais merecem descontos à altura. Aproveite as ofertas do Dia do Cliente!”
- “Para os melhores clientes, os melhores descontos. Feliz Dia do Cliente!”
- “Cliente, hoje é o seu dia de brilhar (e economizar)! Descontos para deixar qualquer estrela com inveja.”
- “Cliente querido, celebre seu dia economizando. Descontos especiais só hoje!”
- “No Dia do Cliente, os descontos são a nossa forma de dizer obrigado por nos escolher!”
- “Para clientes nota 10, 10% de desconto em todo o site neste Dia do Cliente.”
- “Dia do Cliente: onde as ofertas são tão boas que até os cupons estão aplaudindo!”
- “Ofertas incríveis para tornar seu Dia do Cliente ainda mais especial. Não perca!”
- “Sem a sua confiança, nada disso seria possível. Aproveite as ofertas e um Feliz Dia do Cliente!”
- “Para clientes incríveis, descontos incríveis. Ganhe 20% off no Dia do Cliente!”
💡 Saiba mais: Melhores frases para atrair clientes pelo WhatsApp
Tudo certo sobre o Dia do Cliente?
Ao longo deste artigo, vimos como você pode trabalhar campanhas de Dia do Cliente. Mas, para ter sucesso com a estratégia, lembre-se de preparar o seu negócio para a data, planejar bem o estoque, criar as estratégias com antecedência e produzir conteúdos para divulgar a ação.
E, se você ainda não vende online, que tal criar a sua loja virtual grátis e faturar sem sair de cada neste Dia do Cliente? Venha para a Nuvemshop e aproveite para testar nossos recursos e aumentar as vendas do seu negócio! 💙