Dia do Frete Grátis: como funciona e como vender mais na data?

Imagem mostrando uma mulher preparando um pacote para envio, representando o dia do frete grátis.

O Dia do Frete Grátis em 2024 aconteceu no dia 28 abril. Inclusive, algumas empresas ofereceram uma semana de frete grátis nesse período, para atrair ainda mais clientes. Em 2025, espera-se que a data comercial continue sendo no mesmo dia dos anos anteriores, ou seja, 28 de abril de 2025


Para aumentar as vendas e estimular o consumo, datas como o Dia do Frete Grátis podem ser grandes aliadas de negócios online. Segundo levantamento da Nuvemshop, PMEs venderam cerca de R$ 8,2 milhões no dia 28 de abril de 2024, sendo  27,7% desses pedidos finalizados com frete grátis.

Além disso, o valor do frete é um dos fatores com maior influência na decisão de compra, já que têm um impacto direto no valor total do pedido. Por isso, ao oferecer frete grátis por um dia em todos os produtos ou para determinadas regiões, as chances de aumentar a taxa de conversão aumentam.

Portanto, separe o bloco de notas e venha entender mais sobre como preparar o seu negócio para o Dia do Frete grátis. Então, vamos lá?

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O que é o Dia do Frete Grátis?

A data surgiu nos Estados Unidos em 2008 com o nome de Free Shipping Day. O principal objetivo desse evento é estimular as vendas em épocas do ano que costumam ser menos movimentadas comercialmente.

No Brasil os varejistas vêm implementado a data cada com o intuito de aumentar as vendas, já que a estratégia tem mostrado resultados positivos. Por isso, sempre na última semana de abril, o varejo e o e-commerce selecionam regiões ou até mesmo disponibilizam todos os seus produtos com frete grátis por tempo limitado.

💡 Saiba mais: Como oferecer frete grátis em seu e-commerce?

Para que serve o frete grátis?

Para entender melhor para que serve frete grátis, é preciso entender o crescimento do e-commerce. Esse tipo de estratégia pode ser um diferencial para se destacar no mercado varejista online, já que nem todos os e-commerce têm essa possibilidade.

Porém, ao participar do Dia do Frete Grátis é possível criar a sensação nos consumidores de estarem aproveitando uma vantagem que não acontece com tanta frequência, o que pode estimular o desejo de aproveitar esse benefício.

Além disso, segundo o relatório anual realizado pelo E-commerce Radar 53% dos consumidores abandonam seu carrinho de compras devido ao valor alto do frete. Em alguns casos, o valor do produto que está sendo comprado pode até ser inferior ao valor do frete.

Outro motivo para oferecer frete grátis é proporcionar uma boa experiência de compra e aumentar as chances de fidelização de clientes. Ao promover essa vantagem, é possível atrair mais pessoas para a loja e captar mais clientes com potencial de fidelização.

💡 Saiba mais: Dicas de como vender mais de forma eficiente

Quando é o Dia do Frete Grátis 2024?

O Dia do Frete Grátis em 2024 aconteceu na última semana de abril, na sexta-feira, dia 28.

A data foi bastante aguardada pelo público, já que é uma oportunidade de economizar em suas compras sem precisar se preocupar com o valor do frete, especialmente em regiões conhecidas por terem um valor mais elevado de entrega.

Inclusive, algumas empresas ofereceram uma semana de frete grátis nesse período, para atrair ainda mais clientes.

💡 Saiba mais: Como vender todos os dias?

Veja outras datas comemorativas que chamam a atenção dos clientes e são excelentes oportunidades para aumentar suas vendas:

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Como aproveitar o Dia do Frete Grátis?

Após entender mais sobre o surgimento e o objetivo do Dia do Frete Grátis, é preciso elaborar um planejamento para colocar essa estratégia em prática. Assim não haverá problemas na comunicação e na sua execução. Confira as nossas dicas!

1. Faça um planejamento

Para não surgirem surpresas desagradáveis durante a data, é essencial planejar todos os detalhes da promoção. Por exemplo, serão todos os produtos com frete grátis ou apenas uma categoria? Quais regiões terão direito ao benefício? Por quanto tempo a promoção ficará ativa, apenas na data ou será feita uma semana do frete grátis?

Todas essas questões são fundamentais para programar o evento de forma organizada e controlável. Assim, uma vez definidas essas questões, é preciso registrar quais serão as condições para o frete grátis e manter essas informações visíveis para que os clientes entendam os requisitos para participar.

💡 Saiba mais: O que são frete CIF e FOB e quais as diferenças?

2. Defina uma região

Se você optar por limitar o frete grátis para determinadas regiões, selecione os lugares em que o valor do frete é muito mais elevado. Isso porque, dependendo da condição financeira da empresa, pode ser prejudicial disponibilizar esse benefício para todas as regiões, o que neutralizaria os ganhos obtidos durante a ação.

Nesse caso é preciso calcular o frete das regiões mais próximas e entender se é possível arcar com os custos durante o período da campanha. Dessa forma, você poderá equilibrar esses valores com os lucros obtidos com o maior volume de vendas.

💡 Saiba mais: 5 dicas para deixar o frete mais barato no e-commerce

3. Selecione produtos específicos

Outra estratégia pode ser definir alguns produtos específicos que entraram na campanha. Uma boa prática é apostar em itens que estejam em estoque parado há algum tempo e precisam ser vendidos com mais urgência.

Também é possível selecionar toda uma categoria de produtos, como no caso de uma loja de roupas, por exemplo, que disponibiliza frete grátis para todas as calças jeans. Porém é essencial deixar claro quais produtos estão com frete grátis, seja por meio de um selo ou uma landing page com todos os itens disponíveis com esse benefício.

💡 Saiba mais: Como criar categorias de produtos?

4. Ofereça apenas para clientes assíduos

Se a empresa não tem condições de oferecer frete grátis para todos os clientes, um caminho interessante é disponibilizar esse benefício apenas para os clientes fidelizados. Para selecioná-los, basta enviar um cupom de isenção de frete para os assinantes da newsletter ou para os seguidores das redes sociais.

Também é possível limitar a quantidade de cupons para ter um controle maior sobre quantas pessoas terão acesso ao frete grátis. Dessa forma é possível participar do Dia do Frete Grátis dentro das possibilidades do seu negócio.

💡 Saiba mais: Como usar estratégias de cuponagem para vender?

5. Considere o valor do produto

Nesse caso, o ideal é aderir ao Dia do Frete Grátis apenas se o ticket médio das vendas vale a pena. Por isso é importante calcular o ticket médio da loja e avaliar se a campanha realmente dará retorno financeiro.

Para evitar prejuízos também é possível limitar a oferta de frete grátis para produtos que geram um retorno maior. Para isso é preciso selecionar itens de maior valor, independentemente de seu volume de vendas. Assim é possível cobrir o valor do frete devido ao aumento das vendas desses itens selecionados.

6. Combine o frete grátis com um desconto

Se você quer promover uma oferta irresistível no Dia do Frete Grátis, experimente combinar um desconto ao envio gratuito. Você pode, por exemplo, oferecer “10% de desconto + frete grátis” ou “2% de cashback + frete grátis”.

Na Nuvemshop, você consegue oferecer combinações de diversas ofertas com o frete grátis usando o aplicativo Promoções Combinadas. Baixe agora mesmo e escolha entre descontos percentual ou fixo, além de limites de uso:

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Entendeu como aproveitar o Dia do Frete Grátis?

Após entender mais sobre o que é o Dia do Frete Grátis e como implementar esse evento na sua empresa, é possível começar o planejamento para aumentar as suas vendas nessa época.

E, se você ainda não vende pela internet, te convidamos criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop. Estamos esperando por você! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre o Dia do Frete Grátis

Dia do Frete Grátis é uma data especial na qual diversas lojas oferecem descontos para determinados produtos ou regiões com o objetivo de engajar mais clientes e aumentar as vendas.

O Dia do Frete Grátis em 2024 aconteceu na última semana de abril, na sexta-feira, dia 28.

Organize seu planejamento, defina uma região para o frete grátis, selecione produtos específicos, ofereça apenas para clientes assíduos (se necessário) e sempre considere o valor do produto.

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