O que vender no Dia dos Namorados? 11 ideias para lucrar
- Para lucrar no Dia dos Namorados, é preciso adotar algumas estratégias que combinem marketing, boas práticas comerciais e um conhecimento do seu público-alvo;
- Algumas ideias para vender no Dia dos Namorados é explorar produtos nas categorias de moda, beleza, acessórios, casa & jardim;
- Quer aumentar as vendas em sua loja virtual? Baixe agora banners personalizados para o Dia dos Namorados e lucre na data!
Se dissermos que conquistar o seu cliente é como uma paquera, você acreditaria? As fases da conquista são praticamente as mesmas do processo de compra. Contudo, para ganhar dinheiro é preciso lançar mão de várias ideias para vender no Dia dos Namorados.
Quando chega essa época do ano, as pessoas se tornam dispostas a investir em presentes criativos e cativantes, tudo para encantar o seu amor. Por esse motivo, o lojista deve se preparar e oferecer opções que contemplem todos os gostos e bolsos.
Se você ainda não sabe que fazer para potencializar seus resultados no dia 12 de junho, fiquei por aqui e confira as principais ideias para vender no Dia dos Namorados. Vamos lá? 💙
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Lista com 11 ideias para vender no Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados representa uma grande oportunidade de vendas para o varejo. Localizado entre duas grandes datas comemorativas do calendário comercial — Dia das Mães e Dia dos Pais —, essa é uma boa chance para queimar o estoque e lucrar.
Segundo levantamento da Nuvemshop, o faturamento do Dia dos Namorados em 2024 bateu a casa de R$ 262,5 milhões entre os lojistas da Nuvemshop. As categorias de produtos que mais representaram lucro foram moda, beleza, acessórios, casa & jardim.
Isso só mostra que não faltam motivos para preparar a sua loja física ou virtual para essa data especial. Confira, abaixo, algumas ideias para vender no Dia dos Namorados:
- Fotos;
- Quadros personalizados;
- Cestas comemorativas;
- Doces;
- Flores;
- Valores aromáticas.
Se você se interessou por alguns desses itens para vender no dia dos namorados, veja mais detalhes, além de outras inspirações para lucrar:
1. Fotos
Querer eternizar momentos especiais já é bem comum quando o assunto é Dia dos Namorados.
Nos últimos anos, um serviço que se tornou bastante popular foi o ensaio fotográfico de casal. O valor cobrado vai depender do número de fotos, da duração da sessão, do deslocamento até o local do ensaio e, por fim, da forma como o material será entregue — pendrive, CD, DVD, online etc.
Se você não for um fotógrafo profissional, pode investir em vender fotos online. Com os equipamentos e materiais certos, o cliente pode enviar suas fotos digitais para que você as imprima e organize em um álbum, por exemplo.
Com o retorno da moda vintage, as fotos em formato Polaroid estão fazendo um grande sucesso. Além de serem impressas em papel fotográfico, também é possível transformá-las em ímãs de geladeira — um presente ideal para casais descolados.
💡 Saiba mais: Como fazer Polaroid para vender
2. Quadros personalizados
Se você é artista ou tem algum conhecimento técnico sobre artesanato, criar quadros decorativos e personalizados será muito fácil. Mas, se você nunca teve contato com a produção de itens de decoração, saiba que é possível começar a criá-los em casa sem muitas dificuldades.
Uma excelente ideia de presente de Dia dos Namorados é disponibilizar opções com mensagens bonitas, citações de filmes e séries, bordados em tecido, colagens e até com fotos do casal enviadas pelo cliente. O importante é usar a criatividade para fazer quadros decorativos exclusivos e de qualidade.
💡 Saiba mais: Como montar uma loja de quadros decorativos e se destacar
3. Cestas comemorativas
As cestas comemorativas já são figurinhas repetidas quando o assunto é presentear alguém em datas especiais. As peças são compostas por uma cesta de vime ou recipiente de madeira, revestimento em palha e diversos itens — como alimentos, objetivos, cartões etc.
Você pode fazer cestas para vender por valores que começam em R$ 50 e vão até R$ 200, conseguindo uma boa margem de lucro para o seu negócio. Dependendo do seu público-alvo, é possível vender ainda mais caro, com itens selecionados e personalizados.
As opções de cestas mais comuns são:
- Cesta de café da manhã;
- Cesta de frios;
- Cesta de cerveja e petiscos;
- Cesta de frutas;
- Cesta de chocolate;
- Cesta fitness;
- Cesta de vinhos e queijos;
- Cesta de produtos de beleza;
- Entre outras.
4. Doces
Quando oferecidos como presente, os doces são símbolos de carinho e afeto. Não é por menos que essas pequenas gostosuras se tornaram um verdadeiro símbolo do Dia dos Namorados.
Para quem deseja entrar nesse ramo e vender doces pela internet, opção é o que não falta. Além dos bombons, é possível vender trufas, docinhos de festa, barras de chocolate, bolos, cookies, brownies, palha italiana, donuts, pipoca gourmet e muito mais.
💡 Saiba mais: Como fazer doces para vender e ganhar dinheiro?
5. Flores
Outro elemento que caracteriza o Dia dos Namorados é o buquê de flores. E engana-se quem pensa que não é possível comercializar esse item online — atualmente é bastante comum vender plantas pela internet, sejam elas folhagens ou flores.
Contudo, você pode inovar na ideia para vender no Dia dos Namorados e tentar buquês que trazem, além de flores, bombons, ursinhos de pelúcia e cartões com mensagens carinhosas.
6. Velas aromáticas
De uns tempos para cá, as pessoas notaram o potencial decorativo e relaxante das velas aromáticas, o que impulsionou o surgimento de várias lojas virtuais especializadas nesse item.
Além de perfumar os lares, as velas artesanais assumiram uma roupagem totalmente decorativa, feitas em recipientes diferenciados e em vários formatos. Desse modo, além de trazer aconchego, elas se transformaram em elementos de décor, compondo cenários e trazendo beleza.
Para ganhar dinheiro no Dia dos Namorados vendendo velas, invista em aromas e formatos especiais. Também é possível vender kits com aromatizadores e difusores de ambientes para compor o presente.
🎥 Veja também: Como fazer vela aromática para vender
7. Itens personalizados
Os produtos personalizados permitem que as empresas materializem exatamente o que os clientes querem, sejam estojos, nécessaires, canecas, bolsas, almofadas, canetas etc. As possibilidades são infinitas e novas tendências são lançadas a todo momento.
Entre as ideias para vender no Dia dos Namorados, você pode investir em taças, camisetas, luminárias, itens decorativos e muito mais.
💡 Saiba mais: Como fazer personalizados para vender?
8. Roupas e acessórios
As peças de vestuário estão entre os produtos mais vendidos na internet. Segundo os dados do NuvemCommerce 2023, o segmento da moda representou um total de 38% de todas as vendas realizadas por e-commerce em 2022 no Brasil. É por esse motivo que roupas e acessórios são ótimas ideias para vender no Dia dos Namorados.
Entre as opções, você pode apostar em roupas íntimas, pijamas combinando, calçados e as pessoas convencionais de vestuário. O ideal é personalizar a sua loja para que o layout traduza a ideia por trás da data.
9. Kit de cosméticos
Segundo uma pesquisa realizada pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o Brasil é o quarto maior consumidor de produtos de beleza e higiene do mundo.
Com isso, vemos que no nosso país a busca por produtos desse segmento é grande. Esse dado evidencia que investir nesse mercado pode ser bastante promissor, sendo uma ótima ideia para vender no Dia dos Namorados.
Caso não produza cosméticos próprios, é possível montar diferentes kits com diversos produtos. Quanto mais fácil for para o cliente personalizar o seu combo de mercadorias, mais positiva será a experiência na sua loja virtual de cosméticos. Então, ofereça um catálogo amplo e bem variado.
🎥 Veja também: Como vender cosméticos online?
10. Jantar romântico por delivery
O Dia dos Namorados movimenta não apenas o comércio varejista, mas também o setor alimentício. Afinal, nada mais característico do que reservar um bom restaurante e viver uma experiência gastronômica ao lado de quem se ama.
Porém, para aquelas pessoas que não estão dispostas a frequentar lugares cheios ou preferem um pouco mais de privacidade, uma excelente opção é o jantar por delivery. Você pode fornecer uma refeição completa, com entrada, prato principal, acompanhamentos e sobremesa, além das bebidas.
💡 Saiba mais: Como vender comida pela internet?
11. Joias
As joias são um símbolo de abundância e longevidade, ideias muito ligadas ao Dia dos Namorados — afinal, a maioria das pessoas espera que o amor seja intenso e eterno. Por esse motivo, vender joias e semijoias nessa data pode ser uma ótima oportunidade para aumentar sua lucratividade.
Para acertar na estratégia, é importante pensar não em quem vai receber o presente, mas em quem vai comprá-lo. Portanto, determine adequadamente a sua persona e crie campanhas direcionadas para esse público.
Se você quiser saber tudo sobre como montar um plano de marketing efetivo para potencializar suas vendas, confira o material gratuito que preparamos:
Como ganhar dinheiro no Dia dos Namorados?
Agora que você já viu algumas ideias para vender no Dia dos Namorados, chegou o momento de entender como transformá-las em uma estratégia concreta. Afinal, aqui não estamos lidando apenas com produtos, mas com serviços em geral que proporcionam uma experiência positiva para os clientes.
Confira o passo a passo que preparamos e veja como ganhar dinheiro no Dia dos Namorados:
1. Conheça o seu público-alvo
Apostamos que, ao menos uma vez na vida, você pesquisou o seu interesse amoroso pelas redes sociais: idade, fotos antigas, filmes e bandas favoritas, postagens, curtidas, comentários e mais um montante de informações que só essas mídias podem proporcionar.
Tal investigação com certeza já te serviu de teste de compatibilidade ou, até mesmo, de salva-vidas para puxar papo virtual e pessoalmente, não?
No caso de um negócio, não é muito diferente: um dos primeiros passos é conhecer o seu público — quem são (faixa etária, gênero e nível socioeconômico), o que gostam e fazem (motivações e profissões).
Assim, com essas informações bem delimitadas, será muito mais fácil entender em quais produtos e estratégias de marketing investir.
💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?
2. Organize o seu negócio
Nos e-commerces (e nos ambientes físicos), para conseguir lucrar no Dia dos Namorados, a loja precisa estar organizada e com uma estética agradável aos olhos.
Se você tiver uma loja virtual, é imprescindível ter categorias bem claras e um design clean. Se vender fisicamente, as araras e os compartimentos devem estar limpos e bem-dispostos. Aqui o ditado “a primeira impressão é a que fica” faz todo sentido.
Impactar seu cliente visualmente é um passo a mais em direção à conversão.
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3. Interaja com o seu público
A pesquisa sobre o público foi feita, a loja está bem montada, mas aí bate a preocupação de como chamar a atenção dos consumidores pelas redes sociais e pelo blog corporativo.
Como boas práticas, você pode interagir com os usuários (por meio de comentários e directs), postar novidades sobre o seu nicho e divulgar promoções, por exemplo.
💡Saiba mais:
- O que é marketing nas redes sociais e como fazê-lo?
- Recursos de marketing online
- Como vender pelas redes sociais?
Gradativamente, assim como nos encontros com o seu par, você conhecerá mais de perto os seus seguidores e conseguirá compreender por quais publicações eles se interessam mais ou menos.
4. Facilite a compra
Nos negócios, para que você não espante seus clientes, dois cuidados são essenciais: o checkout transparente e a pontualidade na entrega.
O primeiro facilitará no momento de fechar a compra, e o segundo fará com que seu consumidor receba o pedido no período certo, sem decepções.
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5. Invista em embalagens personalizadas
Você já parou para pensar na importância que as embalagens para e-commerce têm na experiência do cliente?
Se nunca parou para refletir sobre isso, saiba que você pode estar perdendo uma oportunidade de encantar o consumidor. Afinal, mais do que proteger o produto, a embalagem será o primeiro contato que o comprador terá com a mercadoria quando recebê-la.
Por isso, invista em materiais de qualidade e crie pacotes com a temática do Dia dos Namorados. Dessa forma, o cliente não precisará se preocupar com o embrulho, tudo ficará por conta da sua loja.
🎥 Veja também: Embalagem para e-commerce: saiba disso antes de começar a vender!
6. Ofereça promoções exclusivas
Uma boa promoção pode ajudar a fidelizar clientes. Ao oferecer um benefício na hora da compra, como “desconto 20% ao levar mais de uma peça”, a chance de ele voltar a fazer negócio com você cresce.
Portanto, aproveite o Dia dos Namorados para criar ofertas especiais, seja por meio de cupons, desconto progressivo, valores especiais para queima de estoque etc.
💡 Saiba mais: Como fazer uma promoção que chame atenção?
7. Explore diferentes formas de pagamento
Lembra-se da persona, um personagem semifictício que representa o seu cliente ideal? Ela também será usada para entender quais são os meios de pagamento online preferidos do seu público.
Esse conhecimento será imprescindível para escolher quais meios de pagamento você adotará no seu negócio. Os principais são:
- Cartão de crédito;
- Boleto bancário;
- Débito online;
- Transferência bancária;
- Pix;
- Carteiras digitais.
💡 Saiba mais: Qual é o melhor meio de pagamento para e-commerce?
8. Divulgue seus produtos
Para que seus produtos e ofertas cheguem ao maior número de pessoas, é fundamental investir em divulgação. As possibilidades são inúmeras, contudo, não se desespere e nem queira fazer tudo de uma vez: o universo do marketing digital é muito amplo.
Você pode começar com estratégias orgânicas, ou seja, gratuitas, e mais adiante investir nas pagas (como anúncios no Google e nas mídias).
Em relação às gratuitas, as que geralmente surtem mais efeito são: as redes sociais e o e-mail marketing.
Por exemplo, o Instagram Shopping e a Loja do Facebook permitem o compartilhamento de mercadorias, junto de seus preços e links de redirecionamento para a sua loja virtual — o que agiliza (e muito) o checkout para os seus consumidores.
9. Invista no pós-venda
O fluxo natural de venda no e-commerce normalmente é: a marca conquista o cliente com conteúdos e ofertas, ele resolve fechar uma compra e o produto é entregue no prazo estimado.
Muitos empreendedores, infelizmente, acreditam que é só isso. Mas você, como alguém experiente e que segue as nossas dicas, investirá nesse vínculo.
O pós-atendimento é essencial para a fidelização. Aproveite esse momento para se dedicar a e-mails marketing, brindes e cupons de desconto, por exemplo.
Use artimanhas para fazer seu cliente voltar e comprar mais vezes com você: nutra esse relacionamento.
💡Saiba mais: O que é e como fazer o pós-venda para fidelizar clientes?
10. Escolha uma boa plataforma de e-commerce
Contar com uma boa plataforma é fundamental para oferecer uma excelente experiência de compra para o cliente e, consequentemente, lucrar no Dia dos Namorados. Então, se você atua em marketplaces ou vende apenas pelas redes sociais, talvez seja o momento de repensar essa estratégia.
Para diferenciar-se da concorrência e apresentar uma marca sólida, é essencial atrelar tais canais de venda secundários a um principal: um site personalizado a partir de uma plataforma de e-commerce.
Tudo certo sobre como vender mais nos Dias dos Namorados?
Esperamos ter te convencido de que vender no Dia dos Namorados não é nenhum bicho de sete cabeças. Graças às nossas dicas de produtos e estratégias, você conseguirá não apenas aumentar as vendas, mas também fidelizar os seus clientes. Confie nos seus dotes e encantos e siga em frente!
E se depois de estudar essas estratégias você sentiu o desejo de abrir uma loja virtual grátis para colocar em prática o seu aprendizado, te convidamos a conhecer a plataforma da Nuvemshop! É simples, rápido e sem necessidade de conhecimentos técnicos. 💙