9 estratégias para criar uma campanha de desconto

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Empreendedores Nuvemshop com sua loja online
Pontos principais do artigo:
  • Campanha de desconto é uma estratégia de marketing na qual uma empresa oferece reduções de preço temporárias em seus produtos ou serviços;
  • Essas reduções podem ser aplicadas em descontos percentuais, promoções do tipo “compre um, leve dois”, cupons etc. Com a Calculadora de desconto, você consegue criar promoções atrativas para a sua loja;
  • A Nuvemshop permite a criação de cupons digitais facilmente, oferecendo integração com os aplicativos HintUP e Magic Coupons para gerenciar cupons em grande escala em lojas virtuais. Crie sua loja grátis e aproveite.

Tradicionalmente ligados à cultura de consumo americana, cupons e ofertas podem oferecer inúmeros benefícios ao seu negócio. É por esse motivo que fazer uma campanha de desconto é tão importante para qualquer empresa.

Neste artigo, vamos conhecer as melhores práticas para se lançar uma campanha online de cupons para o seu negócio, seja ele online ou físico. Vamos entender também um pouco do desenvolvimento dessa estratégia de marketing, que embora seja antiga, tem evoluído muito bem dentro das novas tecnologias do m-commerce e das plataformas digitais de pagamento. Então, vamos lá?

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O que é um cupom de desconto online?

Para entender melhor o funcionamento de uma campanha de desconto com cupons digitais, precisamos descrever esse conceito. O cupom de desconto é um código promocional oferecido aos clientes de modo que estes obtenham benefícios ao comprar em sua loja. De modo geral, no momento do checkout em um e-commerce, o consumidor insere o código e consegue a recompensa.

Esse benefício pode ser oferecido de algumas formas diferentes. Os principais tipos de cupom de desconto são aqueles que dão:

  • Uma porcentagem em desconto, como 10% ou 20% sobre o valor da compra;
  • Um valor fixo de desconto, como R$ 5 ou R$ 10;
  • Frete grátis;
  • Um brinde.

9 estratégias para criar uma campanha de desconto

Agora que você já entendeu o que é cupom de desconto e como é vantajoso usar essa estratégia para alavancar as vendas do seu negócio, veja algumas dicas para criar uma campanha de desconto bem-sucedida usando cupons. Confira:

1. Certifique-se de que pode fazer a oferta

Uma das principais ideias embutidas no uso do cupom em campanhas de desconto é justamente atrair um novo mercado e novos clientes sem sacrificar os que já curtem a sua marca. Para maximizar os benefícios, é preferível que uma campanha possa “rodar” por um certo tempo (exceto se for uma oferta relâmpago).

O seu negócio tem outros produtos que possam suplementar o menor faturamento advindo das ofertas durante o tempo da campanha? Pense nisso e avalie os custos envolvidos antes de lançar um desconto que prejudicará o seu empreendimento.

Para criar o melhor valor de desconto para a sua loja sem causar prejuízos, recomendamos a leitura do artigo abaixo:

💡 Saiba mais: O que é preço promocional e como defini-lo corretamente?

2. Use a criatividade nas ofertas

Sempre que possível, a oferta deve criar uma nova oportunidade de compra para o cliente, além daquela que já estará sendo feita. Algumas ideias a serem pensadas de acordo com a realidade do seu negócio são:

  • “Compre X e leve Y em sua próxima compra”: essa pode ser uma oportunidade de fazer com que o cliente ganhe um desconto ou um produto cortesia em sua próxima compra na loja, dando um incentivo a mais para que ele volte a comprar.
  • “Compras acima de X têm frete grátis”: esse tipo de cupom tem a possibilidade de aumentar o ticket médio. Ao invés de frete grátis, podem ser oferecidas amostras, um desconto para a próxima compra etc.
  • “X% de desconto na compra de Y”: com esse tipo de oferta você pode fazer o estoque de um produto específico girar.
  • “R$ 15,00 de desconto em sua próxima compra”: incentiva o retorno através de um valor fixo para o desconto.

💡 Saiba mais: Como fazer uma campanha de vendas de sucesso?

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3. Use uma ferramenta para calcular os descontos

Para não errar no cálculo dos descontos, você pode usar uma ferramenta para ajudar no processo. A Calculadora de desconto da Nuvemshop, por exemplo, é gratuita e permite que você calcule promoções para os seus produtos de acordo com o lucro que deseja obter.

É muito fácil de usar: selecione o tipo de desconto que deseja oferecer, insira as informações e pronto! A calculadora informará de forma simples e rápida os valores finais desejados. Você pode escolher o desconto fixo ou variável em um produto e também as opções “Leve 2 Pague 1” e “Leve 3 Pague 2”. Experimente agora mesmo e crie uma promoção atrativa sem perder lucros:

👉 Ferramenta grátis: Calculadora de desconto

4. Limite a oferta e informe as regras para efetivar o desconto

Embora colocar muitas barreiras para adquirir a oferta de um produto/serviço seja desinteressante para o cliente, o lojista deve criar regras claras para que ambos os lados possam desfrutar positivamente da campanha de desconto.

A ideia é que para oferecer esses descontos você gaste o mínimo possível em orçamento de marketing, fora os valores já abonados dos descontos. Se você tem um restaurante, por exemplo, o cupom pode ter o benefício de alavancar o movimento durante a semana à noite, onde normalmente há um menor faturamento, e jamais num sábado onde o movimento é ótimo.

Cada empreendedor poderá formular suas próprias regras com base na análise do estado atual do seu negócio. Exemplos: um cupom por cliente, especificar a data de validade da oferta, entre outros.

💡 Saiba mais: O que é política de desconto e como criar uma eficiente?

5. Ofereça experiências relacionadas ao seu negócio

Ao considerar os diversos elementos relacionados à sua campanha de marketing ou à sua própria marca, você poderá oferecer, além dos cupons para determinado produto, experiências que se relacionem com os seus consumidores.

Por exemplo, no lançamento do produto Cooking Creme, a marca Philadephia ofereceu cupons de desconto para que os interessados ingressassem em um grande clube de culinária americana, que ministrava um curso especial com os produtos da marca.

Para uma pequena loja online de vinhos, por exemplo, que tal tentar negociar cupons de desconto com um parceiro que vende queijos? Buscar parcerias pode fazer com que os dois negócios cresçam juntos! Mas, para que a parceria dê certo, é necessário ter todas as etapas documentadas no seu plano de marketing.

💡 Saiba mais: Guia completo para vender vinho pela internet

6. Provoque um sentimento de intercâmbio de valor

Embora seja mais fácil apenas disponibilizar o cupom, sem a necessidade de criar uma campanha de desconto, é importante incentivar o diálogo entre marca e cliente.

Isso pode ser feito de diversas formas, a depender de como sua campanha está estruturada, mas saiba que simples atitudes podem impactar o reconhecimento da sua loja e do produto ofertado. Idealmente, o valor atribuído à oferta resgatada (valor simbólico) deve ser, no mínimo, igual ao valor do trabalho que terá o cliente para conseguir o desconto.

Os valores e os termos da oferta ideais devem sempre levar em conta a disponibilidade de investimento da empresa na campanha de desconto e também os objetivos esperados de ROI.

Se você tem um pequeno orçamento, mas espera atingir um grande número de pessoas, terá de diminuir o valor do cupom ofertado. Já no caso de um lançamento de produto, talvez o impacto desejado só seja alcançado se o cupom tiver um maior valor.

A dica principal é testar diversos valores pensando criativamente como combinar os diferentes tipos de cupons em suas campanhas.

💡 Saiba mais: O que é cashback e como funciona?

7. Nunca despreze os cupons de papel

Embora a fase áurea dos cupons de papel já tenha passado, nunca despreze o potencial de alcance — principalmente local — desse mecanismo de campanha de desconto.

Mesmo que quase tudo seja consultado ou feito de maneira online, atualmente podemos ver uma certa mudança no comportamento de consumo de bairro. As revistas de bairro — que costumam incentivar o comércio local trazendo dicas para se divertir, comer e comprar sem se deslocar por grandes distâncias — podem ser um bom termômetro dessa tendência.

Se você tem uma pequena loja de bairro, busque alguma revista/jornal local e posicione o seu anúncio atrelado a um cupom de desconto.

Se você tem uma loja online, pode se servir de outras estratégias utilizando o cupom impresso. Para um consumidor que realizou a primeira compra na loja, que tal enviar um vale junto da encomenda, oferecendo uma oferta para que ele volte a comprar? Use a criatividade!

💡 Saiba mais: O que é SEO local e como adotar?

8. Utilize os cupons digitais em um e-commerce

Os cupons digitais funcionam geralmente através de leitura de QR code via celular, código de barras ou até mesmo um pequeno código inserido no primeiro passo do checkout.

Se você tem uma loja Nuvemshop, por exemplo, poderá criar cupons digitais facilmente a partir do seu administrador. Além disso, a plataforma oferece integração com os aplicativos HintUP e Magic Coupons, que facilitam o processo de gerenciamento dos cupons para grandes lojas virtuais, uma vez que permitem criar, editar e deletar cupons em massa.

👉Confira: Como instalar o aplicativo HintUP?

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Considere essas maneiras de divulgar os seus cupons digitais:

  • Sites agregadores de cupons: Cuponomia e Cuponeria figuram entre as plataformas que permitem que você cadastre o seu cupom de desconto. É uma tática interessante caso você queira ampliar o seu público rapidamente ou está lançando um novo produto. Tenha em mente que muitos dos usuários que acessam esses sites buscam ofertas e dificilmente querem pagar o preço cheio;
  • Rede de Display: você pode divulgar os banners da sua própria loja em blogs parceiros ou até em campanhas de remarketing do Google. Para que o cliente tenha acesso ao cupom, ele deverá clicar no banner para ser direcionado ao código. Muitos lojistas também disponibilizam o código impresso no banner;
  • E-mail marketing: essa tática talvez se restrinja apenas às pessoas que estejam no mailling do seu negócio, mas mesmo assim vale a pena contar com mais esse canal de marketing. Estude criar diferentes tipos de cupons de acordo com o nível da sua lista de e-mail (exemplo: clientes antigos versus clientes que só compraram uma vez);
  • Redes sociais: se a oferta é interessante, aqui certamente ela encontrará a pólvora para se espalhar com mais facilidade. Aproveite o potencial específico de cada rede social para isso. Você é ativo no Twitter e tem muitos seguidores? Crie cupons por lá;
  • Cupons do Facebook: você pode divulgar cupons diretamente para os seus seguidores ou ampliar ainda mais suas possibilidades ao criar uma postagem patrocinada para que potenciais consumidores recuperem o cupom. Para isso, você poderá recorrer à ajuda de aplicativos como o Wishpond;
  • Aplicativos de cupons: é possível também anunciar seus cupons dentro de aplicativos mobile, como o AppCuponeria.

9. Lembre-se de analisar os resultados

Analisar os resultados de qualquer iniciativa de marketing é fundamental para saber o que está dando retorno para a sua empresa. As campanhas de desconto e os cupons, portanto, devem ser acompanhados para que possamos entender melhor esses resultados.

Uma das maneiras de se fazer isso é divulgando através dos diversos canais digitais. Você pode utilizar a URL de acompanhamento de campanhas via Google Analytics para os e-mails marketing que enviar, as postagens no Facebook e os banners que fizer, por exemplo.

Caso você utilize uma ferramenta específica para criar cupons, verifique se a mesma é integrada ao Google Analytics e se ela pode te fornecer métricas como taxa de resgate do cupom e por canal divulgado, ROI etc.

Estudo de caso: cupons digitais e os smartphones

Se você ainda está pensando nos antigos cupons impressos, poderá se surpreender com a tecnologia atual referente ao resgate de ofertas. Como vimos, os cupons de papel têm o seu uso e podem, inclusive, ser empregados como um dos canais de uma campanha mais ampla. Contudo, a ordem do dia é resgatar os cupons e ofertas diretamente no celular.

Para vislumbrar esse potencial, veremos como a marca de gim inglês Tanqueray aumentou em 500% a venda de seu produto carro-chefe dentro de um restaurante parceiro na África do Sul, sendo possível ampliar o alcance e conhecimento da marca dentro de um novo segmento de mercado e aliar o produto a uma boa experiência para o cliente.

A fim de aumentar o consumo dos drinks feitos com o gim da marca, a Tanqueray identificou uma rede de pizzarias para ser a sua parceira nessa empreitada. Através da ajuda de uma plataforma para negócios mobile, os clientes podiam resgatar um desconto de 20 rands (moeda local) no valor total da compra caso pedissem um drink feito com Tanqueray.

A lógica de funcionamento dessa campanha de desconto com cupons online é relativamente simples: os consumidores deveriam somente enviar um SMS para um determinado número com o código impresso nos diversos spots inseridos dentro da loja.

Tanqueray campanha cupons via mobile

Por meio dessa mesma tecnologia, os garçons registravam o código do cupom recebido pelo cliente para automaticamente contabilizar a compra do drink e o desconto no valor final da conta.

Por fim, a empresa pôde coletar uma série de dados importantes sobre as vendas, como o tipo de drink consumido, principais horários, dias etc.

Isso tudo em cada unidade do restaurante participante. Esses dados ajudaram a companhia a afinar ainda mais o modelo de consumo de suas bebidas e dos consumidores da marca, possibilitando segmentar de maneira mais eficaz uma próxima campanha.

O diálogo cada vez maior do consumidor com o seu smartphone no momento da compra — seja para realizar a compra em si, consultas ou resgate de ofertas — deve ser levado em conta ao definir as estratégias de marketing.

E aí, tudo certo para construir uma campanha de desconto com cupons?

As campanhas de desconto com cupons de ofertas ainda têm bastante potencial a ser explorado no Brasil, principalmente por lojistas virtuais, comércio local e também pequenos empreendedores autônomos de serviços.

Desde os cupons de papel até os aplicativos de ofertas, há bastante espaço a ser usado criativamente em benefício do seu negócio. Testar diversos tipos de cupons e meios para divulgar suas campanhas de descontos faz parte de uma busca constante a fim de aumentar as vendas.

Ah, e se quiser lançar seu negócio online hoje mesmo, que tal criar uma loja virtual grátis na plataforma da Nuvemshop? É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre campanha de desconto

O cupom de desconto é um código promocional oferecido aos clientes de modo que estes obtenham benefícios ao comprar em sua loja. De modo geral, no momento do checkout em um e-commerce, o consumidor insere o código e consegue a recompensa.

Para criar uma campanha de desconto, siga os seguintes passos: certifique-se de que pode fazer a oferta, use a criatividade nas ofertas, use uma ferramenta para calcular os desconto, limite a oferta e informe as regras para efetivar o desconto, ofereça experiências relacionadas ao seu negócio, provoque um sentimento de intercâmbio de valor, nunca despreze os cupons de papel, utilize os cupons digitais em um e-commerce e lembre-se de analisar os resultados.

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