Como fazer live no Instagram e em redes sociais?
- Live é uma transmissão ao vivo realizada pela internet, que permite a interação e o engajamento em tempo real com o público;
- O objetivo é alcançar um público mais amplo, aumentando a visibilidade da marca para impulsionar as vendas e o sucesso do negócio;
- Ao criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop, você pode integrá-la com a plataforma e vender seus produtos diretamente de uma live, sem perder tempo respondendo mensagens dos seus seguidores.
Quem nunca se perguntou sobre como fazer uma live? É impossível fugir: vídeo é uma tendência que veio para ficar. As pessoas assistem a todo tipo de conteúdo nesse formato em qualquer hora do dia, por meio de seus celulares, computadores ou tablets.
Agora, a bola da vez são as também conhecidas como transmissões ao vivo. Com um smartphone em mãos é possível fazer um vídeo em tempo real para o seu público, interagir com seguidores, responder perguntas etc.
E, mesmo se você não é músico, ator ou influencer, pode se beneficiar desse recurso para divulgar seu negócio. Basta ser criativo e se fazer relevante para o seu público.
Ficou interessado? Então, siga conosco, porque, a seguir, vamos entender como fazer live no Instagram, no YouTube, no Facebook e no TikTok. Além disso, você vai conhecer dicas de live para seu negócio ter muito sucesso com esse formato.
E tudo isso ao vivaço! Vamos nessa?
O que é live?
Live é uma transmissão ao vivo, geralmente em vídeo, que permite interagir em tempo real com o público. Vindo da televisão, o conceito se popularizou quando possibilitou transmitir 0 conteúdo por meio das redes sociais para apresentar produtos e aumentar o engajamento.
Inclusive, engana-se quem pensa que apenas pessoas famosas ou grandes marcas podem fazer lives. Atualmente, o recurso está disponível para qualquer usuário por meio de plataformas como Instagram, YouTube, Facebook e TikTok — ao longo deste conteúdo, você aprenderá como usar cada uma delas para transmitir ao vivo.
Um dos grandes trunfos das lives nas redes sociais é a possibilidade de interação. Durante o vídeo, os espectadores podem mandar mensagens e quem está apresentando pode ler esses comentários e responder dúvidas.
Quer saber como fazer uma live de sucesso em diferentes plataformas? Então, siga a leitura!
Como fazer live no Instagram?
O formato de live no Instagram conquistou muitos adeptos, especialmente durante o ano de 2020, com o isolamento social. Qualquer conta pode fazer uma transmissão ao vivo, inclusive com outros perfis participando.
As transmissões ao vivo do Instagram têm duração máxima de 60 minutos e, quando finalizadas, podem ser salvas no Reel ou Cenas do Instagram. Esse vídeo, inclusive, pode ser compartilhado depois nos Stories, por você e por outras pessoas.
Agora, vamos acompanhar o passo a passo para fazer a sua live:
No smartphone
Para iniciar uma live no Instagram pelo aplicativo no smartphone, abra-o e clique no botão “+” e selecione “Transmitir ao vivo”:
Então, basta tocar no ícone central que simboliza a transmissão ao vivo:
Dê um título para sua live:
Aperte novamente o botão redondo e comece seu conteúdo ao vivo:
Fácil, não é mesmo?
No computador
O Instagram é um aplicativo totalmente voltado à experiência mobile e não tem uma opção nativa para as lives feitas por computador. No entanto, com o auxílio dos aplicativos gratuitos, como o OBS, é possível fazer suas transmissões ao vivo pelo PC.
👉 Confira: Como fazer live no Instagram pelo PC
Como fazer live no YouTube?
Outro canal de comunicação que tem ganhado muito espaço para as transmissões ao vivo é o YouTube. Essa é uma ótima opção se você sabe que seu público acompanha vídeos por essa rede e quando você vai produzir conteúdos ao vivo mais longos, já que não há um limite de tempo.
Apesar de não ter uma função nativa para o compartilhamento de tela e a geração de artes e letreiros durante a live, o Youtube permite a integração com aplicativos mais completos para transmissões ao vivo, como é o caso do OBS.
Para começar a fazer lives no YouTube, é necessário pedir uma permissão no site. Essa liberação é feita em até 24 horas.
Para fazer essa solicitação, acesse a home do YouTube logado em sua conta e clique no ícone da câmera com um “+” dentro, no canto superior direito:
Selecione a opção “Transmitir ao vivo” ou “Go Live”, na versão em inglês. Você será redirecionado ao YouTube Studio, onde verá a tela a seguir:
Clique em “ativar” e confirme seu número de telefone. Na sequência, você será redirecionado à tela para iniciar uma live. Porém, se tentar começar uma logo na sequência, a seguinte mensagem será exibida:
Passado o período de aprovação, você será capaz de fazer uma live no YouTube. Confira o passo a passo de como fazer isso a seguir!
No smartphone
Para começar uma live no YouTube pelo celular, acesse o app e clique no “+”, na parte inferior da tela. Em seguida, selecione “Transmitir ao vivo”:
Se for a sua primeira vez, dê as permissões de acesso à câmera, ao microfone e à localização do celular ao aplicativo do YouTube.
Adicione título, descrição, selecione se será uma live pública ou apenas para pessoas com acesso ao link (que você enviará ao público) e se ela começará imediatamente ou se você vai agendá-la.
Então, clique em “avançar”, escolha uma foto para a miniatura do vídeo e se o bate-papo estará ativo durante sua live. Clique em “transmitir ao vivo” (ou em “concluir”, caso tenha optado pelo agendamento da transmissão) e pronto!
💡 Saiba mais: O que é e como fazer social listening?
No computador
O processo para iniciar a live no computador é bem parecido com o do smartphone. Na home do YouTube, logado em sua conta, clique no ícone da câmera com um “+” dentro, no canto superior direito:
No YouTube Studio, você poderá escolher se quer iniciar a transmissão imediatamente ou se quer agendá-la:
Escolha a opção de sua preferência e clique em “iniciar”. Se for a primeira vez, você deverá permitir o acesso do YouTube à sua câmera e ao microfone do computador:
Em seguida, preencha todos os campos, como título e descrição, para colocar a sua live no ar:
Selecione as opções mais adequadas ao conteúdo que você vai transmitir e clique em “avançar”. Na tela seguinte, escolha a imagem para a miniatura do vídeo e, por fim, em “transmitir ao vivo” (ou em “concluir”, caso tenha optado pelo agendamento da live).
💡 Saiba mais: Como vender no YouTube? [+ ideias de vídeos]
💡 Saiba mais: Por que utilizar vídeo marketing na sua estratégia de marketing digital?
Como fazer live no Facebook?
O Facebook foi uma das primeiras redes sociais a permitir as transmissões ao vivo. Ele tem funções nativas para lives tanto na versão em desktop quanto no aplicativo. Além disso, é possível convidar amigos e usar filtros durante os vídeos ao vivo.
Vamos conhecer o passo a passo para começar a sua live no Facebook em cada um deles:
No smartphone
Abra o aplicativo e localize o espaço para publicações. Caso queira transmitir ao vivo da sua conta pessoal, essa opção aparecerá logo que você acessar o app. Se quiser transmitir ao vivo a partir de uma página, vá até ela e encontre essa parte para criar posts.
Abaixo dela, você verá a opção “Ao vivo”:
Selecione-a e, na tela seguinte, escreva título e descrição da sua live, escolha outros participantes, se quiser, e selecione a função “Transmitir ao vivo”:
Pronto, você estará ao vivo!
No computador
O processo para começar uma live no Facebook pelo computador é muito parecido. Na home do Facebook, com sua conta logada, localize o espaço para publicações.
Caso queira transmitir ao vivo da sua conta pessoal, essa opção aparecerá logo que você acessar o app. Se quiser transmitir ao vivo a partir de uma página, vá até ela e encontre essa parte para criar posts:
Selecione a opção “Vídeo ao vivo”. Na tela seguinte, você deverá selecionar as opções de configuração, que são bem completas no Facebook:
Aqui, você deverá selecionar se transmitirá sozinho ou com outras pessoas, se vai agendar a live e qual será a câmera usada. É possível usar a webcam do próprio computador ou escolher outras opções, como a chave de stream — um código usado para emparelhar o Facebook com apps de streaming, como o OBS.
Definidas todas as opções de preferência, é só clicar em “Transmitir ao vivo” e dar início à sua live!
Como fazer live no TikTok?
Apesar de ser uma rede social mais nova, as lives no TikTok podem trazer muita visibilidade, especialmente entre o público mais jovem. A funcionalidade ainda não foi liberada para todos os usuários, mas, aos poucos, cada vez mais pessoas estão tendo acesso às transmissões ao vivo.
No smartphone
Se sua conta já tiver o recurso das transmissões disponível, para iniciar sua live no TikTok, acesse o app e toque no “+” na parte inferior da tela:
Em seguida, localize a opção “live”, selecione-a, preencha as informações sobre seu conteúdo e comece sua transmissão ao vivo apertando o botão vermelho “iniciar live”:
No computador
Assim como o Instagram, o TikTok é um aplicativo voltado para o mobile. No entanto, é possível fazer lives para o aplicativo pelo computador por meio de uma chave de streaming, com os aplicativos OBS e Loola TV.
💡 Saiba mais: Aprenda o passo a passo de como fazer live no TikTok
👉 Confira: Tutorial sobre lives no TikTok pelo computador
12 dicas para fazer uma live de sucesso
Agora que você já sabe como fazer uma live em diferentes plataformas, é só escolher aquela que tem mais a ver com seu público e prestar atenção nas dicas a seguir. Desse modo, você garante um conteúdo ao vivo de qualidade.
Para se aprofundar no assunto, siga com a leitura!
1. Escolha o formato
A primeira dica para fazer uma live é escolher o formato que ela vai ter. Isso quer dizer, sobre o que você vai falar? De que forma?
Ter um planejamento antes de começar vai te dar mais segurança para conduzir o vídeo ao vivo e, ao mesmo, torná-lo mais interessante para o público. Alguns dos formatos que você pode exibir são:
Apresentação de novidades
Chegou um produto novo esperado pelos seus clientes? Faça uma transmissão ao vivo para mostrar suas características principais e responder todas as dúvidas do público em relação a essa novidade.
Você está com uma promoção de Natal? Conte um pouquinho sobre essa oportunidade em uma live e responda todas as perguntas dos seus seguidores para que eles possam comprar com segurança e tranquilidade.
💡 Saiba mais: Checklist de lançamento de produto
Venda de produtos e serviços
Você já ouviu falar em live commerce? Basicamente, é a estratégia de vender produtos e serviços ao vivo para o consumidor, como fazem as empresas que anunciam em canais como o Shoptime.
Hoje, graças à popularização das redes sociais, você pode aprender como fazer uma live de vendas de sucesso e ter mais um canal para aumentar seu faturamento. A vantagem é que a transmissão ao vivo permite que o consumidor tenha uma visão 360º do seu produto ou entenda seu serviço na prática, por exemplo.
Aproveite e crie uma loja virtual para vender produtos e serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana:
Bastidores
Em geral, o público adora saber como são os bastidores. Portanto, mostrar o funcionamento do seu negócio pode ser uma boa oportunidade para uma live.
Além disso, se você participa de eventos e feiras relacionados ao seu nicho de mercado , pode contar como é estar nesse tipo de conferência e aproveitar para mostrar algumas novidades do setor.
Perguntas e respostas
Uma transmissão ao vivo é sempre uma ótima oportunidade de interagir com seu público em tempo real. Enquanto eles te assistem, podem fazer comentários e perguntas para que você responda na hora. Isso mostra uma preocupação com a satisfação do cliente.
Entrevistas com referências do mercado
Ir até pessoas relevantes do seu mercado, como uma influenciadora de moda (caso você venda roupas e acessórios), por exemplo, e fazer uma transmissão ao vivo entrevistando-a para pegar dicas e tendências é uma ótima forma de usar o recurso das lives.
O fato de os usuários poderem fazer perguntas a essa pessoa é muito motivador e trará mais curtidas, seguidores ou inscritos à sua página. É interessante convidar alguém que tenha uma relevância entre o seu público.
💡 Saiba mais: Influenciadores digitais: como usar o marketing de influência na estratégia do seu negócio?
2. Faça um roteiro
Definido o formato, você precisa preparar o conteúdo da live. Nesse momento, fazer um roteiro pode salvar a sua transmissão ao vivo.
Por mais espontâneo que você queira que sua live pareça, é importante definir algumas coisas antes de começar. Como o vídeo será executado? É só uma pessoa falando para a câmera? É uma entrevista? As pessoas estarão sentadas ou em pé? Será mais formal ou informal?
Além disso, o roteiro diz respeito ao conteúdo. Ele deve trazer direcionamentos que respondam às seguintes perguntas:
- Quais assuntos vou abordar no meu vídeo?
- Começo me apresentando e dizendo o tema do vídeo?
- O que eu vou dizer?
- O que vou perguntar ao meu entrevistado?
- Em que momento vou ler e responder as perguntas do público?
É muito importante ter isso definido, nem que seja por meio de tópicos. Isso vai te ajudar a não perder o fio da meada no meio da transmissão. E, mesmo que as coisas saiam um pouquinho do planejado, você terá um norte para seguir.
3. Treine antes (se necessário)
Se você nunca fez uma live ou se não se sente tão à vontade em frente às câmeras, treinar algumas vezes antes pode ser uma boa ideia.
Para isso, com o roteiro que você criou para sua transmissão ao vivo, grave um vídeo e simule a live. Nesse momento, mesmo que você ache que errou, não pare a gravação. Tente consertar eventuais equívocos como se estivesse mesmo ao vivo.
Depois, assista a essa gravação — por mais vergonha que isso possa causar (sim, assistir a nós mesmos pode ser difícil) — com olhar crítico e entenda em que pontos você poderia se aprimorar.
4. Cheque seu equipamento
Além de garantir a qualidade da sua apresentação no momento do vídeo ao vivo, você precisa checar os equipamentos que vai usar no dia. Por isso, verifique os níveis de bateria do smartphone ou da câmera.
Além disso, confira se tudo está funcionando normalmente. Afinal, ninguém quer descobrir cinco minutos antes da live que a câmera frontal do celular não está abrindo, por exemplo, não é mesmo?
5. Garanta imagem e som de qualidade
Certifique-se de que as pessoas conseguirão entender o que você está falando e mostrando. Portanto, esteja em um local bem iluminado e silencioso. Caso não seja possível fazer a transmissão ao vivo em um lugar com pouco barulho, leve um microfone ou um fone de ouvido com microfone para captar melhor o áudio e não esqueça de fazer um teste antes para conferir se o áudio está bom.
Outro ponto de atenção é sobre o cenário em que você vai gravar. Preste atenção se a parte que aparece ao fundo do vídeo está organizada. Uma boa ideia pode ser colocar uma ou outra peça decorativa que tenha a ver com seu nicho de atuação.
Além disso, o recomendável é sempre buscar um local com luz natural, mas, se você for gravar em ambiente interno e escuro, use uma iluminação adequada. Caso produza vídeos com frequência, pode ser uma boa ideia comprar uma luz profissional, como um ring light. Existem opções por menos de R$ 50 no mercado.
6. Tenha boa conexão à internet
Para fazer uma live, a qualidade do sinal de internet é fundamental. Não é possível fazer uma transmissão ao vivo se a conexão estiver caindo o tempo todo.
Então, certifique-se de que você conseguirá manter a transmissão estável até o final. Sempre que o vídeo travar, você perderá vários espectadores. Além disso, se sua internet cair, a live será encerrada e você precisará começar outra.
Uma conexão de qualidade evitará travamentos e quedas constantes durante a live independente da plataforma.
7. Divulgue sua live
Não se esqueça de divulgar sua transmissão ao vivo. Publique no Instagram, Facebook e em outras mídias informando o horário e o assunto da sua aparição ao vivo, e convide todos a participarem com perguntas e comentários. E claro, inicie a transmissão no horário combinado.
Desse modo, você garante que as pessoas, realmente, tomarão conhecimento sobre sua live e conquista os primeiros espectadores.
Também é importante escolher os horários em que o público mais costuma interagir com os perfis da sua marca nas redes sociais. Por meio de ferramentas como o Instagram Insights e o Facebook Insights, é possível identificar quais são esses períodos do dia.
8. Crie bons títulos e descrições
No título e na descrição, deixe bem claro o assunto daquela transmissão para que as pessoas não fujam muito do tema. Além disso, capriche para fazer uma descrição bem atraente!
Por exemplo, se você for fazer uma live sobre fantasias de Carnaval, em vez de escrever na descrição apenas “fantasias de Carnaval”, você pode ser mais específico colocando algo como “3 ideias criativas e baratas para se fantasiar no Carnaval!”.
Além de chamar a atenção dos espectadores enquanto estiver ao vivo, essa descrição servirá para informar aqueles que forem assistir ao conteúdo mais tarde sobre o que ele tratava.
💡 Saiba mais: O que vender no Carnaval?
9. Interaja com o público
Lembre-se de que uma das grandes vantagens de se fazer um vídeo ao vivo é poder interagir com os espectadores em tempo real. Então, separe um momento durante a transmissão para ler os comentários, agradecer os feedbacks e responder as dúvidas.
Isso vai aproximar o público de você e da sua marca, além de ser uma ótima oportunidade de conquistar clientes e aumentar as vendas.
10. Preste atenção no tempo
Tome cuidado para não se alongar demais. Defina, previamente, quanto tempo sua transmissão ao vivo terá e tente não passar muito disso. Quando o assunto acabar, simplesmente agradeça e se despeça. Quanto mais objetivo, melhor, dado que as pessoas se cansam de enrolação.
Além disso, preste atenção se a plataforma escolhida tem algum limite de tempo para as lives. O Instagram, por exemplo, permite transmissões ao vivo de até 60 minutos. Uma vez que esse limite é alcançado, a live é encerrada automaticamente. Já em plataformas como o YouTube e o Facebook, não há um limite.
11. Salve a publicação quando terminar a transmissão ao vivo
Em algumas plataformas, a live é salva automaticamente. Em outras, é necessário selecionar essa opção para conseguir salvar sua transmissão ao vivo.
Manter uma publicação com a transmissão ao vivo entre seus conteúdos pode ser muito positivo para a sua marca. Esse vídeo pode ser assistido mais tarde por quem não conseguiu ver o conteúdo na hora e fica no seu feed para mostrar como sua empresa é uma autoridade naquele assunto tratado durante a live.
12. Acompanhe os resultados
Engana-se quem pensa que, quando termina a live, o trabalho acaba. Isso porque ver os resultados daquela ação é fundamental para avaliar se o formato funciona para sua empresa e o que pode ser melhorado das próximas vezes.
Todas as plataformas citadas neste artigo permitem a visualização do número de espectadores durante a live, o tempo médio que ficaram assistindo, quando foi o pico de visualizações e número de novos inscritos a partir daquele conteúdo ao vivo.
Além disso, observe o que as pessoas estão comentando durante a live. Esse tipo de mensagem também pode te ajudar a identificar o que as pessoas estão achando do conteúdo.
Pronto para fazer sua transmissão ao vivo?
Gostou das dicas sobre como fazer live? Esperamos que este guia tenha te ajudado a entender melhor sobre o universo das transmissões ao vivo.
Com esse tipo de conteúdo, você será capaz de gerar uma proximidade muito maior com seu público, o que tende a conquistar mais consumidores.
Se você está vendendo pelo pelas redes sociais e quer profissionalizar seu negócio, é hora de criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop. Eleve sua marca a um novo nível com a melhor plataforma de e-commerce, perfeita para integração com as plataformas da sua preferência!