Storytelling no Instagram: como contar sua história?
Storytelling significa “contagem de histórias”. O storytelling no Instagram, então, diz respeito a narrativas criadas para contar a história da sua marca e dos seus produtos de modo a engajar e encantar o público. Para isso, é recomendável usar todos os recursos audiovisuais da rede social.
Qual foi a maior lição que você aprendeu na infância?
Com certeza uma cena veio à sua mente. E, junto dela, um “filme”. Isso porque nós aprendemos tudo a partir de pequenas narrativas, sequências de eventos que vamos ouvindo ou vivenciando aqui e ali…
E não só experiências reais podem nos ensinar algo. Gerações inteiras de pais e avós se dedicaram a inventar e reinventar contos de fada e fábulas para mostrar às crianças o certo e o errado, o bom e o ruim. Por algum motivo, essa prática de contar histórias acabou sendo esquecida nos últimos anos. Mas os especialistas em marketing afirmam que você deve retomá-la.
📹 Veja também: Storytelling: o que é e como fazer na prática?
O que é storytelling?
A tradução livre da expressão em inglês é bem esclarecedora e pouco pretensiosa: storytelling significa “contagem de histórias”. Trata-se da nova aposta do marketing de relacionamento: compartilhar a jornada do seu negócio com o público, pouco a pouco, a fim de reforçar a sua proposta e destacá-la em meio à concorrência.
Mas calma, não precisa dividir tudo. O segredo é saber selecionar os momentos que realmente representam a identidade da sua marca e torná-los acessíveis a qualquer um que deseje saber um pouco mais: uma mudança no ambiente de trabalho, um prêmio, uma nova estratégia. Problemas e crises internas ficam de lado, ok?
💡 Saiba mais: Como contar histórias que vendem com a técnica de storyselling?
Como contar minha história no Instagram?
A questão principal de quem deseja começar a fazer storytelling é: por que sua história merece ser contada?
Veja bem, o Instagram e as mídias em geral estão cheios de perfis publicando todo tipo de narrativa (e você não quer ser mais do mesmo). Dedique-se a revisitar a caminhada do seu empreendimento e reconhecer elementos que despertem o interesse do público. Por exemplo:
- Personagens complexos: mostre um pouco da personalidade de cada um dos envolvidos no projeto da empresa.
- Conflitos: empreender não é fácil. Compartilhe alguns dos principais desafios e obstáculos já superados, e tudo o que sua equipe precisou fazer para chegar até onde está.
- Desejos: qual é a ambição da sua marca? Qual é a missão dela, o resultado final que espera entregar ao mundo? Deixe a resposta clara.
Explore os seus pontos fortes e tudo o que torna a sua história única. Depois de reunir algumas ideias, pense em imagens que podem representá-las e publique-as tanto nos Stories, quanto no feed do seu Instagram.
No primeiro caso, você pode postar vídeos com spoilers de uma nova coleção, por exemplo. O curto tempo de 15 segundos é ideal para criar um suspense, focando nas ideias de conflitos e desejos.
Já no feed, é possível investir em conteúdos mais rápidos, como em personagens. Aproveite o auxílio da legenda para desenvolver algo que integre o texto e a imagem. A seguir, você encontrará mais exemplos para este formato.
💡 Saiba mais: Como organizar o feed do Instagram?
Para se inspirar: exemplos de storytelling no Instagram
A Dove, em sua campanha Real Beleza, criticou a ideia de que toda mulher precisa ser feminina. Então convidou uma consumidora para contar sua história: “Meu marido diz: ‘você é meu garoto’, de uma forma carinhosa. Olhe para dentro e tire a sua beleza dali.”
O Madero, por sua vez, aproveitou a estratégia do storytelling para destacar a tradição que acompanha o feitio de sua famosa maionese. Destacou a história da família Durski e, especialmente, a avó de um dos chefs:
Já a Starbucks, com o intuito de nos remeter a um momento de paz, criou uma cena imaginada a partir de um de seus produtos: “Como uma brisa da manhã em uma praia…me refrescando com um flamingo e meus óculos de sol…carregando uma cesta de limões e cocos frescos.”
E até a Barbie, em seu perfil oficial no Instagram, compartilhou o lançamento de seu livro através de uma pequena narrativa: “Notícia quente! Meu novo livro A Arte de @barbiestyle, publicado por @assouline, chegou oficialmente! Estou em New York essa semana para começar meu book tour e celebrar com todos os nossos amigos e colaboradores! Estaremos visitando mais cidades e compartilhando mais informações ao longo do caminho, então fique ligado! Será um marco.”
Já sabe como contar sua história no Instagram?
Ao conhecer e compartilhar os desafios e as conquistas da sua marca, seus consumidores se sentirão muito mais próximos e terão uma facilidade maior de se identificar com a sua cultura. Fortalecendo esse vínculo, eles também se animarão em fazer parte da história. Aposte no storytelling e veja o que a estratégia pode fazer pelo seu negócio!
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