O que é digital commerce e qual é a diferença para o e-commerce?

Consumidor negro faz compras na loja física enquanto pesquisa preços no smartphone, representando o digital commerce.
Pontos principais do artigo:
  • Digital commerce é um comércio multicanal que envolve a compra e venda de produtos e serviços pela internet, pela loja física e por meio de dispositivos móveis;
  • É considerado uma evolução de e-commerce, pois agrega diversos canais, como lojas virtuais e físicas, redes sociais, marketplaces, apps de vendas, em uma única jornada de compra;
  • Se você quer impulsionar suas vendas com uma loja digital commerce, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e integre quantos canais de vendas quiser.

Houve um tempo em que o consumidor fazia suas compras em uma loja física e pagava com dinheiro no caixa. Hoje, na era do digital commerce, o mesmo cliente pode pesquisar preços pelo celular dentro da loja física, decidir com base em avaliações de um aplicativo e comprar com cartão de crédito pela loja virtual.

Ou seja, tudo é possível nesse novo modelo de comércio que combina canais online e offline integrados. Para além do e-commerce, o digital commerce traz uma nova jornada de compra, com muito mais passos, pontos de contato e processos.

Quer entender o que significa e como funciona esse novo tipo de comércio digital? É só continuar lendo o nosso artigo! Fique até o final, pois também vamos ensinar como adotar o digital commerce no seu negócio para impulsionar as vendas. 👀

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O que é digital commerce?

Digital commerce é um tipo de comércio que envolve a compra e venda de produtos e serviços pela internet, pela loja física e por meio de dispositivos móveis. Nessa modalidade comercial, os consumidores utilizam diversos canais de vendas e de divulgação para chegar até a decisão de compra.

Por isso, o digital commerce é considerado uma “evolução” do comércio eletrônico e do varejo tradicional. Com a transformação digital, os consumidores habituados às lojas físicas passaram a comprar também em lojas virtuais, por meio de aplicativos, em redes sociais, entre outros canais digitais.

Dessa maneira, a jornada de compra dos clientes se tornou muito mais complexa. Um consumidor pode pesquisar pelo smartphone, tirar dúvidas pelo WhatsApp, comprar pelo site e retirar um produto em uma loja física, por exemplo.

Da mesma forma, há quem pesquise em lojas físicas e só depois faça a compra pela loja virtual, por um marketplace ou por meio de um aplicativo. São muitos caminhos possíveis, tanto físicos quanto digitais — e todas essas possibilidades formam o digital commerce.

💡 Saiba mais: O que é marketing 4.0 e como aplicá-lo?

Como funciona o digital commerce?

Na prática, o digital commerce funciona por meio de jornadas de compra multicanal que integram meios online e offline. Sabia, por exemplo, que nove em cada dez brasileiros pesquisam no Google antes de comprar um produto ou serviço? É o que diz uma pesquisa realizada pelo Google Brasil.

O estudo ainda mostra que o consumidor acessa, em média, seis canais de vendas de lojas diferentes antes de decidir onde comprar. Outro dado interessante é que as pessoas que procuram mais informações na internet gastam duas vezes mais e fazem 2,8 vezes mais compras do que aquelas que pesquisam menos.

Os principais canais utilizados pelos consumidores para pesquisar sobre produtos são a rede de pesquisa do Google, o YouTube e as avaliações de clientes online.

Ao mesmo tempo, 62% dos consumidores fazem de duas a cinco compras online por mês, de acordo com a pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box. Já 85% dos brasileiros fazem pelo menos uma compra por mês na internet.

Na hora de comprar, os brasileiros também têm suas preferências. Cerca de 63% dos entrevistados preferem fazer compras em lojas virtuais, enquanto 60% são adeptos a consumir em marketplaces e 49% preferem aplicativos da própria marca.

Dentre os hábitos, 71% realizam as compras pelo smartphone, sendo que 65% utilizam as redes sociais para pesquisar sobre o produto antes de finalizar o pagamento.

Portanto, o digital commerce envolve uma série de canais digitais que se integram às lojas físicas e criam uma experiência do cliente multifacetada.

Principais características do digital commerce

Para entender o digital commerce, confira quais são os principais fatores que compõem esse tipo de comércio:

Consumidor omnichannel

O consumidor omnichannel, ou consumidor multicanal, é aquele que utiliza diversos canais durante sua jornada de compra. Ele é o personagem principal do digital commerce, pois seus hábitos de consumo evoluem para utilizar cada vez mais canais em busca das melhores ofertas e condições.

💡 Saiba mais:O que é headless commerce e como funciona?

Jornada figital

A nova jornada do digital commerce é figital, ou seja, integra canais online e offline para criar uma experiência mais completa para o consumidor. O termo vem do inglês “phygital”, que é uma combinação entre as palavras “físico” (physical) e “digital”.

Para oferecer a mesma experiência em todos os canais, as empresas apostam no comércio unificado. Para isso, a loja física tem que funcionar em plena integração com a loja virtual, o aplicativo, as redes sociais e quaisquer outros meios que o negócio utilize.

💡 Saiba mais: Empresas que são cases de sucesso no omnichannel

Varejo híbrido

O varejo híbrido é o modelo de vendas figital aplicado aos varejistas. No digital commerce, isso significa permitir que os consumidores utilizem canais online e offline a qualquer hora e lugar para fazer compras.

É o caso de um cliente que entra em uma loja física, compara preços de produtos em seu smartphone e acaba decidindo comprar pelo aplicativo, por exemplo.

💡 Saiba mais: O que é varejo 4.0 e quais são os desafios da era digital?

Mobile commerce

Outro ponto importante do digital commerce é o m-commerce, ou mobile commerce, já que os smartphones se tornaram o principal meio de compras online. De acordo com um estudo da Salesforce, 72% dos consumidores utilizam dispositivos móveis para efetuar compras, inclusive quando estão em lojas físicas.

Logo, as vendas mobile têm destaque na jornada híbrida dos consumidores. Por isso, quem quer se adequar a essa nova tendência precisa adaptar seu negócio aos mais diversos dispositivos móveis, utilizando um design responsivo.

Uso da tecnologia

Como já deu para perceber, o digital commerce é baseado no uso de diversas tecnologias para enriquecer a experiência de compra. Para atender a esse novo modelo de comércio, as empresas criam lojas virtuais, desenvolvem aplicativos de vendas, utilizam inteligência artificial e realidade aumentada, atendem clientes com chatbots e várias outras estratégias.

Futuramente, é esperado que os negócios adotem o metaverso no e-commerce, criando experiências ainda mais imersivas para seus clientes.

💡 Saiba mais: O que esperar do futuro do varejo: 12 tendências

Quais são as diferenças entre digital commerce e e-commerce?

A principal diferença é que o digital commerce é um ecossistema de comércio mais amplo, enquanto o e-commerce é um dos canais integrados à jornada omnichannel. Na prática, uma loja virtual é um site de vendas onde são expostos produtos e serviços para compra online.

Já o digital commerce envolve a loja online, mas também a loja física, aplicativos de vendas, redes sociais, WhatsApp, marketplaces e outros canais que o consumidor possa utilizar em sua jornada de compra.

Dessa forma, o cliente passa por muito mais canais e pesquisa em diferentes fontes para fazer compras no digital commerce. No e-commerce, esse processo é mais linear.

Por exemplo, a pessoa pode acessar o site a partir de um anúncio ou pesquisa, ter contato com ofertas e banners, escolher um produto, colocar no carrinho e fazer seu checkout. No digital commerce, essa jornada traz vários outros pontos de contato.

Outra diferença importante é que o digital commerce está relacionado aos chamados micromomentos: momentos de compras por impulso que são disparados por ofertas e oportunidades instantâneas.

Já o e-commerce não tem essa característica de despertar a impulsividade, uma vez que a plataforma permite uma decisão de compra mais ponderada, na maioria das vezes. Confira as principais diferenças entre digital commerce e e-commerce resumidas:

E-commerce Digital commerce
Jornada de compra linear Jornada de compra não linear e multicanal
Modelo omnichannel opcional Modelo omnichannel como padrão, com integração plena entre canais online e offline
Decisão de compra mais ponderada Decisão de compra baseada em micromomentos, com forte influência das compras por impulso a partir de oportunidades e necessidades
Smartphone como um dos meios de compra Smartphone como principal meio de pesquisa, decisão e compra

Quais são as vantagens do digital commerce?

O digital commerce traz diversas vantagens para clientes e empresas inseridas nessa nova realidade comercial. Confira as principais:

Experiência do cliente mais rica

Como vimos, a experiência do cliente se torna muito mais complexa no digital commerce. Com isso, os consumidores têm mais fontes de pesquisa, plataformas de compras e oportunidades de encontrar ofertas ideais para suas necessidades e desejos.

Além disso, a integração entre canais traz mais conveniência e otimiza tempo de cadastro.

Melhora no relacionamento com o cliente

Para as empresas, o digital commerce é uma oportunidade de estreitar laços com os clientes e criar relacionamentos muito mais sólidos e duradouros. Basta ter um bom software CRM (Customer Relationship Management ou gestão de relacionamento com o cliente) para organizar a relação em diversos canais.

💡 Saiba mais: CRM para e-commerce: benefícios e melhores ferramentas

Aumento das vendas

O digital commerce alavanca as vendas das empresas, principalmente por meio das compras por impulso. Com mais canais à disposição e um volume de informação sem precedentes, os clientes tendem a comprar muito mais.

💡 Saiba mais: Como aumentar as vendas de forma eficiente?

Otimização do branding

O branding, ou gestão da marca, é outro ponto otimizado pelo digital commerce. Isso porque, com vários pontos de contato em múltiplos canais, a presença da marca é mais forte na vida dos consumidores, tornando mais fácil posicionar o negócio e aumentar o brand awareness (reconhecimento de marca).

Como adotar o digital commerce em um negócio?

Para adotar o digital commerce na sua empresa, você deve seguir alguns passos básicos. São eles:

1. Mapeie a jornada do cliente

O primeiro passo para adotar o digital commerce no seu negócio é compreender as necessidades do seu público-alvo e mapear a jornada de compra dele. Você precisa entender os seguintes pontos:

  • Por onde as pessoas começam a pesquisar sobre seus produtos e serviços ou descobrem sua marca;
  • Se utilizam mais dispositivos móveis ou desktop;
  • Por quais canais os consumidores passam até tomar a decisão de compra;
  • Por meio de quais canais a compra é finalizada.

2. Amplie seus canais de venda

No mapeamento de jornada de compra, é provável que você identifique novos canais de venda e divulgação para expandir seu negócio. Esse passo será fundamental para implementar o digital commerce, uma vez que a multicanalidade é um ponto-chave desse modelo.

Alguns exemplos de canais que podem ser adicionados são redes sociais, plataformas de vídeos, apps de mensagens como o WhatsApp, aplicativos de venda, programas de afiliados e marketplaces.

Para você ter uma ideia, 28% dos lojistas da Nuvemshop pretendem ampliar seus canais em 2024 para vender mais, segundo a pesquisa NuvemCommerce 2024.

💡 Saiba mais: Como integrar minha Nuvemshop com outros canais de venda?

3. Integre os canais online e offline

Não basta agregar novos meios de venda: é preciso garantir que todos os canais online e offline estejam integrados. Na Nuvemshop, por exemplo, os lojistas podem utilizar a funcionalidade de Ponto de Venda (PDV) para gerenciar a loja física e a loja online no mesmo sistema.

O recurso permite integrar o estoque ao catálogo de produtos, concentrando a gestão em um ambiente virtual único. Dessa forma, a inclusão das vendas offline e online fica muito mais fácil.

💡 Saiba mais: Guia de como ter uma loja virtual integrada com a loja física

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Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

4. Implemente novas tecnologias

Como vimos, o digital commerce depende de uma série de tecnologias que agilizam a experiência de compra. Dessa forma, você pode usar recursos como vídeo marketing, chatbots (robôs de conversação), provadores virtuais, automação de marketing etc.

Confira alguns exemplos de tecnologias que os lojistas Nuvemshop pretendem adotar, segundo o estudo NuvemCommerce 2024:

  • 36,6% querem adicionar vídeos de produtos ao site de vendas;
  • 35,7% planejam adotar a inteligência artificial para impulsionar os resultados;
  • 30% pretendem implementar atendimento digital e chatbots;
  • 21% vão apostar no live commerce.

💡 Saiba mais: O que é conversational commerce e como funciona?

5. Monitore o desempenho dos canais

Por fim, é importante acompanhar o desempenho do digital commerce no seu negócio. Para isso, você deve monitorar algumas métricas essenciais em cada canal de venda.

Por exemplo, alguns KPIs (Key Performance Indicators ou indicadores-chave de desempenho) importantes para o e-commerce são a taxa de conversão, o Custo de aquisição de cliente (CAC) o ticket médio e o retorno sobre investimento (ROI).

💡 Saiba mais: 7 KPIs que todo e-commerce deve acompanhar [2024]

Entendeu tudo sobre o digital commerce?

Se você chegou até aqui, já sabe tudo o que precisa para começar uma estratégia de digital commerce no seu negócio. Agora é só fazer o mapeamento da jornada do seu cliente e expandir seus canais para impulsionar as vendas!

Se você ainda não tem uma loja online para iniciar no digital commerce, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop. É fácil, rápido e você tem várias tecnologias disponíveis para integrar seus canais de vendas! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre digital commerce

Digital commerce é um tipo de comércio que envolve a compra e venda de produtos e serviços pela internet, pela loja física e por meio de dispositivos móveis. Ele funciona por meio de jornadas de compra multicanal que integram meios online e offline.

A diferença é que o digital commerce é um ecossistema de comércio mais amplo, enquanto o e-commerce é um dos canais utilizados. Além disso, o digital commerce envolve compras por impulso e foco em dispositivos móveis.

Existem várias formas de fazer marketing digital para e-commerce e demais canais de venda envolvidos na jornada digital. Algumas delas são o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca), os links patrocinados, as publicações em redes sociais, os programas de afiliados e as parcerias com influenciadores digitais.

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