O que é logística Door to Door e quais as suas vantagens?
- A logística Door to Door é um serviço que abrange o transporte de mercadorias ou produtos desde o ponto de origem até o destino final, diretamente na porta do cliente;
- O serviço envolve diversas etapas, como coleta, transporte, armazenamento (se necessário) e entrega final;
- Se a sua empresa tem um alto volume de vendas por mês, com a Nuvemshop Next, é possível usar o serviço Door to Door por meio do Nuvem Envio, solução de envios da plataforma de e-commerce Nuvemshop.
A eficiência logística é crucial para o sucesso de negócios de e-commerce. Nesse sentido, o “Door to Door”, ou logística porta a porta, em português, é um modelo muito interessante para lojas que já contam com um alto volume de pedidos e tem operações logísticas complexas.
Mas o que é e como funciona a logística Door to Door? Este modelo nada mais é do que um sistema que simplifica o processo de entrega, do recebimento da mercadoria à porta do cliente.
Neste artigo, vamos explorar o que é o Door to Door, como funciona no e-commerce, suas vantagens e desvantagens. Conheça também empresas que oferecem esse serviço no Brasil e aprenda a criar uma estratégia de logística Door to Door.
O que é Door to Door?
Door to Door é um conceito logístico que engloba o transporte de mercadorias desde o ponto de origem até o destino final, incluindo o gerenciamento de todo o fluxo logístico.
De forma simples, é um serviço que cuida de toda a logística, desde a coleta do produto no fornecedor até a entrega na porta do cliente, sem a necessidade de atuação do lojista em cada etapa do processo.
Este modelo torna o processo de entrega mais eficiente para a equipe. Também é muito interessante para lojas que lidam com produtos de alto valor ou necessitam de cuidado especial.
Como funciona a logística Door to Door?
A logística Door to Door funciona da seguinte forma: o lojista fecha um contrato com uma empresa especializada, que será responsável por todo o processo de transporte e entrega das mercadorias aos centros de distribuição ou armazéns.
Quando necessário, a companhia contratada realiza a coleta dos produtos diretamente no fornecedor.
Dependendo do tipo de serviço contratado, a empresa também realiza o transporte, gerencia a documentação necessária, realiza a entrega ao cliente final e faz a gestão de transportadoras.
💡Saiba mais: O que é multi-CD e como ter múltiplos centros de distribuição?
Vantagens e desvantagens da logística Door to Door para e-commerce
Assim como qualquer outra opção logística, o Door to Door tem as suas vantagens e desvantagens. Vamos destacar algumas delas:
Vantagens
Ao contar com uma empresa especializada em Door to Door, sua loja pode ter prazos de entrega mais curtos e maior agilidade no transporte de mercadorias. Além disso, a loja tem acesso a informações detalhadas sobre o status de transporte e entrega das mercadorias, o que ajuda na gestão de estoque e atendimento ao cliente.
Desvantagens
O Door to Door pode envolver custos adicionais em comparação com outras opções logísticas, devido aos serviços integrados oferecidos. Outra desvantagem é que a loja fica dependente do desempenho da empresa contratada. Por isso, é importante escolher uma companhia confiável e estabelecer um contrato claro e detalhado.
Empresas que fazem Door to Door no Brasil
No mercado brasileiro, existem diversas empresas que oferecem serviços de logística Door to Door para o e-commerce. A seguir, veja alguns exemplos de empresas conhecidas:
Nuvem Envio
Nuvem Envio é uma solução de logística desenvolvida pela Nuvemshop para atender às necessidades de frete dos lojistas. Afinal, a etapa de envio das mercadorias até os clientes é fundamental para quem atua com vendas online.
A ferramenta é integrada aos Correios e a múltiplas transportadoras, proporcionando fretes mais baratos e uma rotina de gestão mais otimizada. Para se ter uma ideia, por meio da solução é possível oferecer fretes até 40% mais baratos.
Com essa abordagem, o Nuvem Envio permite que os empreendedores se concentrem na criação e venda de seus produtos, sem precisar se preocupar com questões logísticas complexas e burocráticas.
💡 Saiba mais: Como o Nuvem Envio pode otimizar suas operações de frete?
Essa integração oferece um serviço de logística Door to Door para lojas virtuais com alto volume de vendas e que vendem pela Nuvemshop Next, plataforma de e-commerce para negócios em expansão. Com ela, a loja pode delegar a coleta da mercadoria e a entrega ao consumidor final.
💡Saiba mais: O que é Nuvemshop Next e quais são as suas vantagens?
JadLog
A JadLog é uma empresa de logística brasileira que oferece Door to Door para o transporte de mercadorias em território nacional e internacional. A empresa oferece transporte aéreo, rodoviário e courier.
Sequoia Log
A Sequoia Log é uma empresa especializada em logística integrada que oferece o transporte de mercadorias, despacho aduaneiro para empresas que trabalham com importação, armazenamento e gestão de estoque.
Directlog
A Directlog é uma empresa de logística que faz o transporte de mercadorias, coleta, entrega e rastreamento em todo o território nacional. Também permite o acompanhamento em tempo real das mercadorias e a integração com ERPs.
Como criar uma estratégia Door to Door?
Para criar uma estratégia eficiente de logística Door to Door para o e-commerce, é importante considerar os seguintes passos:
1. Avalie as necessidades do seu negócio
Analise o volume de pedidos, destinos de entrega mais comuns, prazos de entrega desejados e orçamento disponível. Isso ajuda a identificar quais são as empresas de logística mais adequadas para suas necessidades.
2. Pesquise e selecione fornecedores confiáveis
Faça uma pesquisa detalhada sobre as empresas de logística Door to Door. Verifique sua reputação, cobertura geográfica, prazos de entrega e custos envolvidos. Se possível, obtenha referências de outros clientes.
3. Estabeleça uma parceria clara e detalhada
Ao selecionar um fornecedor, estabeleça um contrato claro e detalhado que inclua os prazos para cada etapa do fluxo logístico e as responsabilidades de cada parte. Não esqueça também dos custos envolvidos, das políticas de rastreamento e devolução.
4. Integre sistemas e monitore o desempenho
Ao utilizar o Door to Door, é importante integrar os sistemas de gestão de pedidos e logística do seu e-commerce com os da empresa cadastrada, para permitir o acompanhamento das mercadorias em tempo real.
Ficou claro como funciona o sistema Door to Door?
Este sistema de gestão logística pode trazer muitos benefícios para os negócios de e-commerce. Isto porque ele oferece maior agilidade nas entregas, rastreamento em tempo real e otimização de custos.
Se sua empresa tem um alto volume de vendas por mês e busca facilitar a gestão logística, te convidamos a conhecer Nuvemshop Next.
Esta plataforma de e-commerce para negócios em expansão oferece um serviço Door to Door por meio do Nuvem Envio, solução de envios da Nuvemshop.
Tenha também um gerente de e-commerce dedicado para sugerir estratégias de crescimento e acompanhar suas métricas. Acesse a página da Nuvemshop Next e agende uma conversa sem compromisso com um especialista.😉