Dropshipping ainda vale a pena?
O dropshipping vale a pena sim! Para ter sucesso nesse modelo de negócio, você precisa escolher um nicho de mercado, selecionar bem seus fornecedores, apostar em mídia paga e investir tempo e energia na sua loja.
O dropshipping é um modelo de logística que possibilita ao empreendedor vender sem estoque ou espaço de armazenamento. Neste segmento, o essencial é firmar boas parcerias e investir na divulgação dos produtos. Contudo, com um mercado cada vez mais competitivo e preços muito baixos, será que ainda vale a pena fazer dropshipping?
Para oferecer itens atrativos, quem deseja trabalhar com dropshipping deve encontrar bons fornecedores, tanto no Brasil quanto lá fora. Eles são muito importantes na manutenção de uma estratégia de precificação vantajosa e em oferecer um serviço de entrega eficiente.
No entanto, com tantos concorrentes, você deve estar se perguntando se ainda é possível lucrar nesse segmento — ou se o mercado já está saturado.
Nesta publicação, você vai entender mais sobre esse modelo e decidir se vale a pena fazer dropshipping em 2024. Vamos à leitura? 👀
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O que é dropshipping e como funciona o modelo?
O primeiro passo para entender o que é dropshipping é relembrar a lógica das vendas online comuns. No e-commerce em geral, um dos primeiros passos do empreendedor é providenciar um estoque de produtos. Isso porque, quando um pedido é feito, com o item à disposição, o envio é feito imediatamente.
Além disso, essa modalidade permite que quem vende tenha controle sobre o que está disponível e o que não está. Nesse cenário, contudo, é preciso ter bastante espaço de armazenamento disponível. Outro ponto importante é que alguns itens podem ficar encalhados — e estoque parado é sinônimo de prejuízo.
No dropshipping, a lógica é diferente. Quando o cliente faz uma compra no seu site de vendas, você aciona um fornecedor — nacional ou internacional — e ele faz a separação e envio do produto ao cliente.
Nesse caso, você não precisa se preocupar com armazenamento, embalagem e entrega do que foi vendido. Seu papel na loja de dropshipping é unir um nicho de mercado ou um público-alvo específico interessado em certos produtos, a um fornecedor capacitado para atender a essa demanda.
Mas isso não significa que o dropshipping “dá menos trabalho” que uma loja virtual normal. É preciso investir tempo e dinheiro para montar um bom e-commerce, testar e escolher os melhores produtos, fechar parcerias com fornecedores, anunciar seus produtos na internet, entre outras ações essenciais.
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Dropshipping vale a pena?
Chegamos à pergunta mais importante: afinal de contas, dropshipping ainda vale a pena?
Essa é uma decisão bastante pessoal e depende muito de uma série de questões no contexto do empreendedor. Se a sua ideia é selecionar alguns produtos da moda e divulgar um pouco esperando por retornos imediatos, provavelmente a resposta é não. Isso porque, com essa estratégia em mente, você só perderá tempo e dinheiro.
Por outro lado, se você quer definir um nicho de atuação, pesquisar quais os melhores produtos para esse cenário e dedicar seu tempo para montar uma boa estratégia de divulgação, nesse caso a resposta é sim, o dropshipping vale a pena.
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Para o empreendedor, é muito importante fazer o cálculo para ver se vale a pena investir no dropshipping de acordo com a sua realidade e a sua determinação em se dedicar ao segmento.
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Quais são as vantagens do dropshipping?
Como mencionamos, a vantagem que mais chama a atenção de empreendedores para o dropshipping é a possibilidade de começar a vender pela internet com um investimento menor e sem se preocupar diretamente com o controle de estoque e com a gestão logística. Com isso, diversos custos iniciais são removidos da operação.
Além disso, há a possibilidade de oferecer mais itens e alcançar mais pessoas com as vendas online. Entenda melhor por que o dropshipping vale a pena:
Baixo custo para montar o negócio
Para começar um negócio, além de muito planejamento existem diversos custos a serem considerados. Desde a compra de produtos até o aluguel do espaço para armazenamento.
Para o vendedor, o dropshipping vale a pena por ser uma opção mais econômica inicialmente. Afinal, não é preciso ter os itens em estoque e nem se preocupar com o fluxo logístico. Tudo isso ficará por conta do fornecedor que, em boa parte dos casos, é quem faz a produção das mercadorias.
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Variedade de produtos
É comum que alguns produtos vendidos online caiam no gosto dos consumidores e passem a ser tendência no Brasil. Quando isso acontece, quem consegue oferecer a novidade com maior velocidade pode se dar muito bem.
Com o dropshipping, você pode ter acesso rápido a qualquer produto e adicioná-lo rapidamente ao seu catálogo online.
Além disso, para o consumidor, esse tipo de negócio é vantajoso. Isso porque, ele diminui a quantidade de intermediários na venda, o que reduz os custos do produto final. E, também, não fica dependente do estoque de lojas nacionais.
💡 Saiba mais: Como ter uma loja de dropshipping de eletrônicos?
Concentração de esforços em vendas, marketing e atendimento ao cliente
Como não é preciso perder tempo comprando produtos,, realizando a lógica de recebimento, entrega, logística reversa, etc., o empreendedor pode investir mais tempo na divulgação e no atendimento ao cliente.
A divulgação é fundamental para qualquer e-commerce e deve ser sempre priorizada. Além disso, o atendimento ao cliente é um dos grandes responsáveis por aumentar o nível de confiança na marca e a fidelização dos clientes.
💡 Saiba mais:
- Como criar uma landing page para dropshipping que converte?
- Passo a passo para fazer Google Ads para dropshipping
Grande mercado alcançado com as vendas pela internet
Esse formato aumenta consideravelmente o número de consumidores alcançados, principalmente quando as vendas são direcionadas a um nicho. Isso porque o acesso a eles é facilitado, eliminando barreiras como a desconfiança em fazer compras internacionais e a dificuldade de compreensão da descrição dos produtos em um idioma que não seja o português.
💡 Saiba mais: Como usar o AliExpress para fazer dropshipping?
Como ter sucesso fazendo dropshipping?
Se você entendeu que para você vale a pena fazer dropshipping em 2024, aqui estão algumas dicas para começar com o pé direito:
1. Defina um nicho de mercado estratégico
Um grande erro que as pessoas cometem é tentar abraçar o mundo todo. Tentar vender para um público muito amplo pode acabar sendo o caminho para não vender para ninguém. Por isso, ter um nicho é uma característica importante para definir o tom e o objetivo do seu negócio.
Algumas pessoas dizem que você deve vender produtos pelos quais é apaixonado. Esse pode ser um caminho, mas também é preciso estudar e buscar dados que apoiem a decisão de apostar em certos produtos. Você não deve vender aquilo que você gostaria de comprar, mas sim o que o seu público-alvo deseja.
Quando você já possui uma audiência, é interessante entender quais os produtos você vai comercializar. Para isso, uma boa estratégia é construir uma buyer persona e buscar as dores e desejos desse consumidor ideal.
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2. Escolha os fornecedores com cuidado
Este é um ponto muito importante, já que existe uma relação direta entre os fornecedores e o seu consumidor final. Caso ocorra algum problema nessa relação, como um produto que chegou com defeito ou erro no endereço de envio, o peso da insatisfação do cliente cairá sobre a sua marca.
Por isso, busque fornecedores de dropshipping que sejam claros sobre os seus negócios, que conversem sobre uma política de troca e devolução e entendam a necessidade de manter uma boa relação nos negócios.
💡 Saiba mais: Dropshipping é crime?
3. Teste os produtos que vai vender
O mundo das vendas por dropshipping funciona de maneira muito ágil, além de ser extremamente competitivo. As tendências estão sempre mudando e é preciso ser esperto para “surfar na onda” dos produtos da moda quando eles aparecem. Para trabalhar com dropshipping no Brasil, é importante saber identificar essas tendências.
Contudo, pode ser bastante prejudicial para a confiança na sua marca, embarcar e divulgar um produto que, na verdade, é uma grande enganação. Por isso, não envie qualquer produto para a sua loja. Verifique primeiro as funcionalidades, avaliações de outros consumidores e, se possível, teste você mesmo.
4. Tenha cuidado especial com o atendimento ao cliente
A partir do momento que você entende quem é o seu público, fica muito mais fácil investir nos produtos apropriados, pensar em uma comunicação estratégica e manter o foco em um mesmo caminho.
Nesse processo, lembre-se de também de priorizar o atendimento ao cliente para garantir a fidelização de quem já comprou na sua loja. Tenha em mente que a má experiência sempre é mais lembrada que a boa.
5. Escolha ferramentas que te permitam automatizar o processo
Se você acha que não vai ter tanto tempo para se determinar a cada atividade do seu negócio de dropshipping, considere utilizar ferramentas de automação que vão te auxiliar nesse caminho. Atualmente já é possível automatizar a criação da loja virtual, escolha dos produtos e a venda ao consumidor.
Uma ferramenta fundamental para isso é o Dropi. Com ele você faz todo processo de dropshipping direto de um único aplicativo – desde a venda até a entrega do produto pelo fornecedor ao consumidor final. Se o seu objetivo é fazer dropshipping com fornecedores nacionais, o aplicativo certo é o Drop Nacional. Lembrando que você pode repassar os pedidos manualmente, se tiver capacidade para isso.
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6. Crie uma política de trocas e devoluções
Como já foi dito, a modalidade de dropshipping obedece às regras de Direito do Consumidor aplicadas no Brasil. Uma delas é o direito de arrependimento da compra em até sete dias. Por isso, é importante que você tenha uma definição clara entre os envolvidos no processo de compra sobre como essa devolução poderá ser feita.
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7. Deixe claros os prazos de entrega
A divulgação dos prazos de entrega é muito importante para passar uma sensação de segurança ao consumidor. Quanto maior a clareza na divulgação destes dados, melhor. Isso também ajuda na diminuição do fluxo de mensagens enviadas para o atendimento ao cliente.
8. Acompanhe o envio e seja proativo diante de eventuais problemas
A conexão do consumidor durante a compra é com você e não com o fornecedor. Por isso, é sua responsabilidade também acompanhar se o envio foi bem-sucedido e se está tudo dando certo. Deixar seu cliente sozinho nesse momento pode ser decisivo para que ele não compre mais na sua loja. Lembre-se também de compartilhar o código de rastreio assim que possível.
Quais são as desvantagens do dropshipping?
Apesar das várias vantagens que já mencionamos, algumas questões sociais e legais dificultam a vida do empreendedor que quer atuar com dropshipping.
Por isso, é muito importante conhecê-las para não ser pego de surpresa futuramente. As principais desvantagens são:
Tarifas alfandegárias
Em produtos de dropshipping disponibilizados por fornecedores internacionais, é preciso estar atento às regras de importação vigentes no Brasil. Quando um produto é comprado do exterior, é preciso passar pela alfândega.
Nova regras de importação
Antes de importar produtos de fornecedores internacionais, é bom se atentar às regras de importação. A partir de 1º de agosto de 2024, compras internacionais de até US$ 50 serão taxadas em 20% de Imposto de Importação.
A medida inclui compras em lojas online como AliExpress, Shopee e Shein, mesmo que participem do programa Remessa Conforme, criado pela Receita Federal com o objetivo de tornar o fluxo de importação de produtos mais simples, ágil e eficiente.
Em compras acima de US$ 50, haverá a cobrança do imposto de importação, que é de 60%.
Por fim, vale mencionar que medicamentos importados por pessoas físicas continuam isentos de qualquer taxação.
💡 Saiba mais: Qual o CNAE para dropshipping e como regularizar seu CNPJ
Dependência dos fornecedores
A falta de estoque é um dos principais problemas que os empreendedores enfrentam pela dependência dos fornecedores. Se, de forma inesperada, houver um aumento repentino na compra de um produto, é possível que ele acabe e você ainda esteja com pedidos a serem processados.
Além disso, como todo o processo de preparação e envio dos produtos é feito pelos fornecedores, o vendedor não possui muito conhecimento sobre o que será entregue. Ao mesmo tempo, isso não diminui a responsabilidade do vendedor com o consumidor, afinal, é ele quem faz a intermediação com o fornecedor.
Por isso, o vendedor depende das informações prestadas pelo fornecedor para prestar um bom atendimento.
📹 Veja também: Precificação dropshipping: venda de forma inteligente
Prazo de entrega demorados
Principalmente quando falamos de compras internacionais, o prazo de entrega para produtos vendidos por dropshipping pode ser bastante longo. Além disso, a passagem pela alfândega pode aumentar ainda mais esse tempo. Por isso, é muito importante informar de forma clara a previsão de entrega e, assim que possível, enviar o código de rastreio ao consumidor.
Concorrência acirrada
O número de pessoas apostando no mercado de dropshipping cresce a cada dia. Com poucas estratégias de diferenciação entre as lojas, a maioria acaba vendendo os mesmos produtos, por preços muito parecidos. Nesse cenário, é importante demonstrar algo que destaque as suas vendas e diferencie o que você tem a oferecer.
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Margem de lucro menor
No dropshipping, você não terá as mesmas condições de negociação de descontos que um lojista que compra produtos em grande volume. Dessa forma, os itens comprados com os fornecedores sairão mais caros e, consequentemente, a margem de lucro obtida com cada produto será menor.
Isso porque você precisa adicionar seus ganhos aos produtos na hora de revender aos clientes, mas também não pode elevar demais o valor e acabar perdendo para a concorrência.
Além disso, dropshipping tem seus custos. Para começar a automatizar sua operação, você vai precisa assinar serviços de sistemas e aplicativos. Na Nuvemshop, por exemplo, o dropshipping é permitido somente nos planos pagos, que custam a partir de R$ 59. Já os aplicativos de dropshipping têm mensalidades que começam em R$ 45 para planos iniciantes.
Para quem não vale a pena fazer dropshipping?
Ganhar dinheiro com dropshipping é possível, mas é mais difícil do que muita gente pensa. Como vimos no tópico anterior, trabalhar com dropshipping tem concorrência acirrada, prazo de entrega demorado, tarifas alfandegárias e dependência dos fornecedores.
Com tudo isso, fica claro que fazer dropshipping depende de muitos fatores que estão fora do controle do lojista. Então, a estratégia pode ser arriscada e demandar muito investimento inicial em anúncios, por exemplo, o que não é viável para quem tem pouco capital inicial.
Além disso, o retorno desse investimento pode demorar muito tempo para aparecer, já que a concorrência é bastante intensa neste setor. Então, se deseja fazer dropshipping é necessário colocar na balança todas essas questões para decidir se essa é a estratégia certa para você.
📹 Veja também: Loja de dropshipping: quais anúncios usar?
E, para você, dropshipping vale a pena?
Começar a vender sem estoque e com baixo investimento inicial: é esse o foco de todo mundo que deseja entrar no mercado de dropshipping. Contudo, existem diversos outros fatores que devem ser considerados para que uma estratégia seja bem sucedida.
Somente pensando em cada um deles e considerando o seu contexto é que o empreendedor poderá saber se vale a pena investir em dropshipping em 2024.
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