O que é E-commerce Ads e onde anunciar sua loja virtual?

Mulher jovem, de pele clara e cabelos pretos segura o cartão de crédito nas mãos enquanto olha um e-commerce ads na tela do notebook.
Pontos principais do artigo:
  • E-commerce Ads são anúncios pagos criados por lojas online para promover seus produtos ou serviços na internet;
  • As plataformas mais comuns para divulgar anúncios são o Google e as redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok;
  • Na Nuvemshop, você pode criar a sua loja virtual grátis e integrar o seu catálogo de produtos a essas plataformas para anunciar de forma mais simples.

O tráfego pago é uma das formas mais rápidas de trazer visitantes para o seu site. Por isso, se você está começando a vender na internet ou quer aumentar o faturamento da sua loja virtual, investir no E-commerce Ads pode ser uma boa opção.

Isso porque, dessa forma você pode levar a sua marca até consumidores interessados nos seus produtos ou serviços — o que aumenta não só as chances de venda, mas também de divulgação do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos esse guia de E-commerce Ads para iniciantes. Então, continue a leitura e descubra como funcionam os anúncios pagos e onde você pode divulgar a sua loja na internet. Vamos lá?

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O que são E-commerce Ads?

“Ads” é a abreviação do termo em inglês “advertising”, que significa “anúncio”. Assim, os E-commerce Ads são anúncios pagos criados por lojas online para promover seus produtos ou serviços na internet.

Na prática, funciona assim: o lojista paga uma quantia em dinheiro para que plataformas, como Google, Instagram e outros sites, exibam a sua propaganda para usuários que possam ter interesse no que você está oferecendo.

Esse pagamento pode acontecer de acordo com o número de visualizações do anúncio (CPM — custo por mil impressões) ou por cliques dos usuários (CPC — custo por clique). Em todos os casos, é preciso depositar o dinheiro na plataforma antes de anunciar.

Além disso, as publicidades também podem ser divididas em duas categorias: os anúncios ativos ou passivos.

Anúncios ativos

Anúncios ativos são aqueles que aparecem para o usuário sem que ele tenha que pesquisar sobre o produto. É o que acontece, por exemplo, com o retargeting nas redes sociais.

Nesse caso, basta que o consumidor tenha visitado a página de um produto na sua loja uma única vez para que ele entre no seu funil de vendas e comece a receber anúncios desse produto nas suas redes sociais pessoais, como o Instagram.

Anúncios passivos

Já os anúncios passivos só são exibidos quando o usuário faz uma pesquisa. Os links marcados como “Patrocinado” na página de resultados do Google são um exemplo desse modelo.

Aqui, o anúncio aparece quando o consumidor pesquisa algum termo relacionado ao seu produto. Se você tem uma loja de decoração, por exemplo, e alguém pesquisa sobre “quadros para decorar”, existem boas chances de que o seu anúncio seja exibido, caso você tenha listado essa palavra-chave.

Em todos os casos, as plataformas mais utilizadas para anunciar são sempre o Google e as redes sociais. Por isso, vamos entender como funcionam os E-commerce Ads em cada uma delas a seguir.

Anúncios do Google

Os anúncios do Google são todos aqueles exibidos no ecossistema Google — que inclui a página de resultados, o YouTube, os sites parceiros e até mesmo os aplicativos do Google Play.

Como esse é o buscador mais utilizado do mundo, os anúncios da plataforma podem alcançar até 90% de todos os usuários da internet, segundo o próprio Google. Ou seja, é parte essencial da estratégia de E-commerce Ads de qualquer empresa.

Além disso, a grande vantagem é que é possível gerenciar os anúncios em todos esses canais por meio de uma única plataforma: o Google Ads. Então, confira os principais canais para veicular anúncios depois de fazer o seu cadastro:

💡 Saiba mais: Passo a passo para criar uma conta no Google Ads

Links patrocinados

Links patrocinados são os resultados que aparecem no topo do Google quando um usuário faz uma pesquisa. Geralmente, eles aparecem com um pequeno aviso que diz “Anúncio” ou “Patrocinado” para indicar que se trata de uma publicidade.

A maior parte dos usuários clica apenas nos primeiros resultados da página de pesquisa. Por isso, a função dos links patrocinados como E-commerce Ads é te colocar à frente dos concorrentes nesse espaço, atraindo o maior número de cliques.

💡 Saiba mais: O que significa CTR e como aumentar a taxa de cliques?

Google Shopping

Quando um usuário busca por um produto, o Google também pode exibir resultados do Shopping, que é como uma vitrine virtual onde várias lojas virtuais exibem mercadorias com foto, título, preço, nome da marca e outras informações.

Nesse caso, além da conta no Google Ads, é importante cadastrar os produtos no Google Merchant Center para conseguir anunciar. Mas a boa notícia é que esse cadastro também permite exibir produtos na listagem gratuita do Google Shopping, que fica na aba “Compras” da página de resultados.

💡 Saiba mais: O que é campanha Pmax do Google e como criar uma?

Rede Display

Você já acessou algum site e reparou vários anúncios nas laterais, no topo ou embaixo da página? Isso é a Rede Display! São sites que fazem parceria com o Google para exibir anúncios pagos em texto, imagens ou vídeos dentro das suas páginas.

Um ponto positivo desse tipo de ads é que ele permite direcionar o anúncio para um público específico. Se você tem um e-commerce infantil, por exemplo, pode escolher exibir a publicidade apenas em sites relacionados à maternidade ou assuntos relacionados a crianças.

A ideia é que o público que acessa esse tipo de site também pode se interessar pelo produto que você oferece. Assim, existem menos chances de que você invista dinheiro para exibir um anúncio para um usuário que não faz parte do seu público-alvo.

💡 Saiba mais: Como vender no Google Ads com anúncios infalíveis?

YouTube Ads

Como o nome descreve, os YouTube Ads são os anúncios vinculados à plataforma do YouTube — que também pertence ao Google. Aqui, falamos sobre os famosos anúncios que aparecem antes, durante ou depois dos vídeos, mas também sobre os ads que podem aparecer na página inicial ou como banner.

Assim como acontece com a Rede Display, também é possível segmentar a sua campanha no Google Ads para alcançar um público específico. No entanto, vale lembrar que não é possível escolher em quais vídeos ou canais o anúncio vai aparecer, apenas o tema que deve estar relacionado.

Quem tem uma loja virtual de roupas, pode optar por exibir os E-commerce Ads em vídeos relacionados a moda, tendências e estilo, por exemplo, o que aumenta as chances de que a pessoa que está assistindo se interesse pelo produto anunciado.

💡 Saiba mais: Como vender no YouTube?

Anúncios nas redes sociais

Já os anúncios nas redes sociais, também conhecidos como social ads, são aqueles veiculados e gerenciados nas próprias plataformas.

Nesse caso, a desvantagem é que é preciso lidar com vários gerenciadores diferentes. No entanto, os anúncios nas redes sociais tendem a ser um pouco mais simples, o que é ideal para iniciantes no tráfego pago.

Basicamente, é possível anunciar em qualquer rede social, mas algumas das mais comuns são o Facebook, o Instagram e o TikTok. Veja como funciona cada uma delas a seguir:

Facebook Ads

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios online do Facebook. Com ela, você pode criar diversas campanhas para divulgar sua marca ou seus produtos na rede social, como vídeos, imagens, links e até formulários.

O grande diferencial da plataforma é que ela oferece várias possibilidades de segmentação, incluindo localização, idade, gênero e comportamento (de forma parecida como na Rede Display e no YouTube Ads).

Além disso, é possível criar anúncios com diferentes objetivos, como reconhecimento da marca, divulgação de produtos, mensagens e tráfego para o seu e-commerce, atraindo os visitantes diretamente para a sua loja.

💡 Saiba mais: Como funciona o Gerenciador de Anúncios do Facebook?

Instagram Ads

Instagram Ads são os anúncios veiculados especificamente nessa rede social, seja no Feed, nos Stories ou nos Reels. Você pode usar os anúncios para aumentar os seguidores do seu perfil, vender pelo Instagram ou direcionar os usuários para a sua loja online.

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros, por isso, as oportunidades para gerar visitas à sua loja usando esse canal são inúmeras. A prova disso está nos dados do NuvemCommerce 2024, que mostra que essa é a rede social preferida dos lojistas para fazer E-commerce Ads.

Aqui, vale lembrar que o Instagram pertence ao Grupo Meta. Por isso, a gestão de campanhas no Instagram Ads também acontece pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook. Todavia, não é preciso ter uma página da sua empresa na rede social.

Inclusive, quando você seleciona um público segmentado a partir de determinados interesses, é possível fazer um dark post no Instagram, ou seja, um anúncio que aparece somente para um nicho específico. Esses anúncios são ideais para atingir diversos segmentos sem poluir sua timeline com publicações em excesso.

💡 Saiba mais: Como fazer tráfego pago no Instagram?

TikTok Ads

Por último, os TikTok Ads são os anúncios direcionados para esta rede social, que podem ser em vídeo, no feed, na tela de entrada do aplicativo ou por meio das hashtags.

Assim como os anúncios do Instagram e do Facebook, a ferramenta também pode ser utilizada tanto para aumentar o número de seguidores, quanto para direcionar os usuários para uma página externa ao app, como um site de vendas.

É importante destacar que o TikTok é considerado o novo Google da Geração Z (nascidos a partir do ano 2000), que utiliza muito a plataforma para realizar pesquisas. Por isso, se você tem um negócio focado no público jovem ou infantil, não pode deixar de investir nessa estratégia.

💡 Saiba mais: Como vender no TikTok?

Como anunciar sua loja virtual Nuvemshop?

Se você já tem uma loja virtual Nuvemshop e quer aumentar o alcance da sua marca, saiba que é possível fazer tráfego pago para o seu negócio de forma simples. Isso porque a plataforma oferece a melhor integração com Google Ads do mercado.

Além disso, você pode conectar o seu catálogo de produtos diretamente às principais redes sociais, como Facebook, Instagram e TikTok, simplificando o processo para criar E-commerce Ads e direcionar tráfego pago para sua loja.

Então, se você ainda não vende com a Nuvemshop e quer aumentar a sua presença no mercado digital, aproveite para criar a sua loja grátis e anunciar de forma mais fácil com as nossas integrações:

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Aprendeu como fazer E-commerce Ads?

Como vimos, existem várias opções para fazer E-commerce Ads. Por isso, esperamos que este artigo tenha tirado as suas principais dúvidas e ajudado a decidir qual é a plataforma ideal para começar.

Lembre-se que, para facilitar o processo, é importante contar com uma plataforma de e-commerce que ofereça o suporte necessário para integrar o seu catálogo de produtos.

Então, recomendamos que você crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e divulgue o seu negócio de forma simples na internet. É rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre E-commerce Ads

Ads é a abreviação de “advertising”, que significa “anúncio”. Logo, ads para e-commerce são anúncios pagos criados por lojas online para promoverem seus produtos ou serviços na internet.

As principais plataformas para fazer ads são o Google (links patrocinados, Google Shopping, Rede Display e YouTube Ads) e as redes sociais (como Instagram Ads, Facebook Ads e TikTok Ads).

Para aumentar as vendas com ads, basta escolher a melhor plataforma para o seu negócio e fazer uma boa segmentação do público, alcançando consumidores que estejam realmente interessados no seu produto ou serviço.

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