O que é e-commerce de moda e quais são as tendências?

lojistas da Nuvemshop montam e commerce de moda
Pontos principais do artigo:
  • E-commerce de moda é uma loja virtual que vende roupas e acessórios, podendo ser dos mais variados nichos de mercado (moda feminina, moda masculina, moda infantil etc.);
  • No Brasil, o segmento de moda é líder em vendas no comércio eletrônico, o que torna esse setor promissor para quem quer investir em um negócio próprio;
  • Algumas tendências que estão revolucionando a moda online são o provador virtual, a estratégia figital e a busca por imagens;
  • Se você ainda não tem seu e-commerce de moda, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e aposte nesse mercado de alto potencial.

Vender roupas, acessórios e calçados pela internet se tornou um dos negócios mais lucrativos do momento. Para aproveitar essa oportunidade, você precisa entender como funciona um e-commerce de moda e quais são as tendências para esse segmento.

Se antes os consumidores tinham receio de comprar roupas sem experimentá-las, hoje já é possível contornar essa objeção. Graças à tecnologia, ficou mais fácil avaliar o caimento de uma peça e escolher o melhor tamanho sem precisar ir até a loja física.

Então, esse é o momento de aproveitar o crescimento do e-commerce de moda para lucrar com as vendas online.

Continue com a gente e entenda como funciona esse tipo de negócio, quais as tendências do segmento e como ter sucesso no ramo. Vamos lá? 👀

💡 Saiba mais: 12 dicas para vender roupas online

Conheça também as estratégias por trás do sucesso da Shein:

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O que é e-commerce de moda?

E-commerce de moda é uma loja virtual que comercializa roupas, calçados e acessórios na internet. Por meio desse site de vendas, os consumidores podem adquirir itens de vestuário sem sair de casa.

Logo que surgiram as primeiras lojas de moda online no Brasil, no final da década de 1990, os consumidores tiveram certa resistência em adquirir os produtos. Afinal, quem iria comprar roupas e calçados sem experimentá-los?

A falta de padronização dos tamanhos de vestuário no país também era um obstáculo para a venda de itens de moda. No entanto, com o tempo, as lojas começaram a adotar práticas para superar esses desafios, como exibir guias de medidas com números precisos, utilizar vídeos das peças e oferecer provadores virtuais.

Dessa forma, os brasileiros se habituaram a comprar roupas pela internet e perceberam que é muito mais cômodo receber as peças em casa. Como resultado, o segmento de moda se tornou o campeão de vendas no comércio eletrônico.

💡 Saiba mais: Como montar uma loja virtual de roupas?

📹 Veja também: Como ganhar muito dinheiro vendendo roupas online?

Como funciona um e-commerce de moda?

O e-commerce de moda funciona de forma muito simples:

  • O consumidor acessa o site da loja e navega pelo catálogo online com diversas opções de roupas e acessórios;
  • Então, ele escolhe os modelos, tamanhos e cores desejados e coloca os produtos no carrinho de compras;
  • Com todos os itens escolhidos, o cliente escolhe a opção de checkout (finalização da compra);
  • Então, ele escolhe o meio de pagamento desejado (boleto bancário, cartão de crédito, Pix etc.) e finaliza a compra;
  • A loja confirma o pedido e o pagamento por e-mail e inicia a separação dos produtos adquiridos, informando ao cliente o prazo de entrega estimado;
  • A loja envia os produtos para o endereço informado pelo cliente via transportadora ou Correios;
  • O cliente recebe um código de rastreamento de Correios para acompanhar o envio e o pacote chega no conforto de seu lar.

Lembrando que, em alguns casos, a loja virtual pode oferecer outras opções como a retirada dos produtos em uma loja física ou em um locker inteligente.

Sobre a diferença entre vender roupa e criar uma marca, Xavier Neto, Diretor Comercial na CasaModa Fashion Group e especialista em revitalizar marcas, diz o seguinte:

"Quem falou que para ter um negócio de moda você só pode vender roupa? Moda é desejo, é comportamento, é vaidade. Você pode oferecer produtos que complementem esse universo. Beleza, acessórios… O importante é entender o que o cliente quer e oferecer mais do que ele espera."

Xavier Neto
Xavier Neto
Diretor Comercial na CasaModa Fashion Group

 

Se você quiser saber mais sobre moda e empreendedorismo no Brasil, confira o episódio completo do podcast Segue a Linha no seu tocador de áudio favorito!

🎙️ Ouça o podcast: O futuro dos negócios de moda no Brasil, com Xavier Neto, no YouTube, Spotify e Apple Podcasts

💡 Saiba mais: O que é e-commerce e como funciona?

Vale a pena ter um e-commerce de moda?

Sim, vale muito a pena ter um e-commerce de moda porque é o segmento com maior volume de vendas no país. Segundo um levantamento realizado pelo Melhor Envio, as vendas de roupas e acessórios representam 18% do total de pedidos realizados em lojas virtuais.

Já na plataforma de e-commerce Nuvemshop, o segmento de moda é líder de vendas com uma participação de 41% em 2021 — para você ter uma ideia, o segundo lugar, saúde e beleza, tem 13%. O ticket médio da categoria é de R$ 236, segundo dados do NuvemCommerce 2022.

Logo, ter um e-commerce de moda é uma grande oportunidade de lucrar com vendas online. Além disso, o setor é bastante diversificado e apresenta diversos nichos de mercado que podem ser explorados pelos empreendedores.

💡 Saiba mais: 9 para vender online e lucrar

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Quais são os maiores e-commerces do Brasil?

Os maiores e-commerces do Brasil são, na realidade, marketplaces de moda. Ou seja, são grandes shoppings online onde diversos vendedores podem expor e comercializar seus produtos de moda.

Confira os maiores nomes.

Dafiti

A Dafiti leva o título de maior e-commerce de moda da América Latina,  com mais de 5 milhões de clientes ativos e mais de 60 milhões de visitas mensais, conforme dados do Grupo GFG Latam. No Brasil, a estimativa é que 30% da população acesse o site mensalmente.

Netshoes

A Netshoes é uma das principais plataformas de moda online da América Latina, especializada em artigos esportivos. Ela foi adquirida pela Magazine Luiza em 2019, criando um dos grandes conglomerados de e-commerce de moda do país.

Renner

As Lojas Renner conquistaram seu lugar no e-commerce de moda com um marketplace que concorre com os grandes nomes do mercado. Atualmente, a plataforma já conta com mais de 250 parceiros e cerca de 70 mil produtos.

Zattini

Muito semelhante à Dafiti, a plataforma da Zattini é especializada em moda e pertence à Magazine Luiza, juntamente com a Netshoes. No catálogo de produtos, destacam-se grandes marcas como Colcci, Calvin Klein, Farm, Lacoste e Lança Perfume.

No total, as plataformas online do chamado “Universo Magalu” somam mais de 1 bilhão de vendas mensais.

OQVestir

No segmento de moda premium, o e-commerce OQVestir é campeão em vendas no Brasil. O site reúne mais de 250 marcas de luxo e tem como diferencial as dicas de estilo que acompanham os produtos.

Farfetch

Considerada o maior marketplace de boutiques do Brasil, a Farfetch é especializada em venda online de moda de luxo e alta costura. São mais de 3 mil grifes disponíveis e conteúdos exclusivos para orientar os clientes sobre as últimas tendências.

Exemplos de e-commerce de moda da Nuvemshop

Agora que você sabe o que é um e-commerce de moda e como ele funciona, confira alguns exemplos de lojas online que operam na plataforma de e-commerce Nuvemshop.

Nerd Universe — moda geek

A Nerd Universe é uma loja virtual especializada em moda geek ativa desde 2013. O negócio surgiu como uma oportunidade de complementar a renda familiar, mas cresceu ano após ano, até chegar ao patamar atual com 30 colaboradores e vendas para o Brasil inteiro.

Desde que fez a migração de plataforma para a Nuvemshop, a Nerd Universe conseguiu aumentar seu ticket médio em 30%. Além disso, apenas em 2020, aumentou em 8 vezes seu retorno sobre mídia paga.

página inicial do e-commerce de moda Nerd Universe

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5 tendências para e-commerce de moda

O e-commerce de moda está sempre se reinventando e criando novas tendências.Veja o que vem por aí:

1. Provador virtual

Provador virtual (também conhecido como provador online ou digital) é uma ferramenta de inteligência artificial que encontra o tamanho ideal de roupas e sapatos para o consumidor. Por meio dele, o empreendedor tem a chance de oferecer uma experiência de compra pela internet bastante próxima da física.

A ferramenta considera variáveis como gênero, altura, peso, idade e formato corporal ajustado por meio de imagens para definir o tamanho certo para cada pessoa. Dessa forma, o e-commerce que utiliza essa tecnologia consegue:

  • Oferecer uma experiência personalizada para o consumidor;
  • Reduzir o índice de trocas da loja virtual;
  • Aumentar as conversões, uma vez que os clientes confiam mais em suas escolhas no site.

💡Saiba mais: Mercado de moda no Brasil: cenário atual, desafios e tendências

2. Estratégia figital

O futuro do e-commerce de moda é figital, ou seja, a experiência de compra unirá as lojas físicas às lojas virtuais de forma totalmente integrada. O termo vem do inglês phygital, que é uma combinação entre as palavras físico (physical) e digital.

Na prática, isso significa que o consumidor poderá transitar entre a loja física e o e-commerce de moda de forma dinâmica. No site, será possível comprar online e retirar o produto no estabelecimento ou no ponto de retirada mais próximo, por exemplo.

Já a loja física terá opções como pagamento digital em totens com QR Codes e visualização de produtos em um catálogo online. Tudo para que o virtual e o físico se integrem perfeitamente em uma verdadeira experiência omnichannel.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de QR Code

Um exemplo claro dessa tendência é o surgimento dos guide shops, que são lojas físicas conceito onde os consumidores podem experimentar peças de uma loja online. Esses espaços são dedicados à aproximação com o consumidor e oferecem, inclusive, cenários feitos especialmente para a divulgação de fotos em redes sociais.

💡 Saiba mais: Figital: o que é e como integrar canais on e offline?

3. Realidade aumentada

Com a tecnologia de realidade aumentada (RA), o e-commerce de moda poderá dar seu próximo passo rumo a uma experiência figital. Basicamente, é uma tecnologia que permite integrar elementos virtuais com o mundo físico.

Por meio de uma câmera digital, é possível sobrepor objetos digitais sobre uma imagem real, como se ambos estivessem no mesmo ambiente. Assim, os consumidores conseguirão visualizar a si mesmos com as roupas da loja virtual, utilizando avatares.

Veja como funciona um provador com realidade aumentada neste exemplo da loja americana Topshop:

provador com realidade aumentada

💡 Saiba mais: O que esperar do futuro do varejo? Confira 10 tendências

4. Coleta em casa para troca

Outra tendência do e-commerce de moda que aponta para o figital é a coleta em casa nos processos de troca e devolução. O serviço consiste em retirar o produto que o cliente quer trocar ou devolver diretamente em seu endereço.

Assim, a operação se torna muito mais conveniente, uma vez que o consumidor não precisa ir até os Correios para fazer a devolução do item, por exemplo. Com isso, as vendas de roupas online devem aumentar ainda mais.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de política de troca

5. Busca por imagem

Por fim, a busca por imagem deve se tornar uma ferramenta comum no comércio eletrônico de moda nos próximos anos. Isso porque muitos consumidores salvam imagens de seus looks preferidos no celular e querem encontrar peças parecidas nas lojas.

Logo, nada melhor do que oferecer uma busca inteligente que localize itens semelhantes às imagens carregadas pelo usuário.

"Na moda, você precisa de quatro atletas: estilo, comercial, marketing e produção. Se um desses atletas falha, o negócio não vai para frente. É como uma corrida de bastão: todos precisam estar alinhados e funcionando bem para alcançar o sucesso."

Xavier Neto
Xavier Neto
Diretor Comercial na CasaModa Fashion Group

 

Dicas para ter sucesso com um e-commerce de moda

Para terminar, vamos conferir algumas dicas importantes para você decolar seu e-commerce de moda e faturar alto vendendo roupas na internet. Acompanhe:

Invista em uma boa plataforma de e-commerce

O sucesso de qualquer loja virtual começa com uma boa plataforma de e-commerce — e com o segmento de moda não é diferente. Veja alguns critérios importantes para escolher o sistema:

  • Custo-benefício dos planos oferecidos;
  • Opções de layouts profissionais para customizar a loja virtual;
  • Disponibilidade de integrações com outros aplicativos e softwares utilizados pela empresa;
  • Suporte profissional com atendimento 24/7;
  • Recursos de segurança como certificado SSL e sistema antifraude;
  • Estabilidade para evitar quedas contínuas do site;
  • Funcionalidades de controle de vendas, pagamentos online, configuração de meios de envio, gestão financeira, recuperação de inadimplência, entre outras.

Vale ressaltar que a Nuvemshop oferece tudo isso e muito mais para quem está começando no universo do e-commerce de moda e também para as lojas virtuais já consolidadas.

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Escolha um nicho promissor

Uma das vantagens do e-commerce de moda é que existem diversos nichos de mercado com inúmeras oportunidades para os empreendedores. Veja alguns exemplos:

  • Moda plus size;
  • Moda evangélica;
  • Moda infantil;
  • Pijamas e loungewear;
  • Roupas para gestantes;
  • Moda fitness;
  • Moda alternativa (punk, gótica, e-girl etc.);
  • Roupas de festa;
  • Uniformes de trabalho (aventais, macacões etc.).

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Facilite a experiência de compra

O cliente que compra roupas online quer uma experiência cada vez mais parecida com aquela da loja física. Logo, você precisa investir em recursos e táticas que facilitem a jornada desse consumidor, por exemplo:

  • Site com boa usabilidade e navegabilidade;
  • Páginas com design responsivo para melhor adaptação a dispositivos móveis;
  • Guia de medidas, provador virtual, divulgação de medidas dos modelos e outros recursos que facilitam a escolha do tamanho e reduzem as trocas e devoluções;
  • Uso de modelos com corpos diversos para ajudar na identificação do consumidor;
  • Catálogo dividido em categorias para simplificar a busca das peças;
  • Divulgação clara da política de troca e devolução do site.

"Se você tem uma loja, ela precisa ser um gerador de fluxo. O cliente precisa ter motivos para ir além de comprar roupa. Pode ser um café, uma experiência, algo que faça ele ficar mais tempo e se envolver com sua marca."

Xavier Neto
Xavier Neto
Diretor Comercial na CasaModa Fashion Group

 

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Capriche nas imagens

As fotos das roupas e acessórios são o principal chamariz para atrair clientes para o seu e-commerce de moda. Logo, você deve se preocupar em produzir imagens de alta qualidade que mostrem todos os detalhes das peças e causem um impacto positivo nos consumidores.

💡 Saiba mais:

Faça remarketing

Sabe quando você clica em alguns produtos em um site ou abandona um carrinho e logo depois visualiza anúncios desses mesmos itens? Essa estratégia se chama remarketing e consiste em apresentar novamente os itens pelos quais o consumidor demonstrou interesse em seu site.

Nas lojas virtuais de roupas, esse é um recurso valioso, pois há um alto índice de carrinhos abandonados. Para superar esse problema, você pode usar o remarketing para mostrar novamente os produtos ao cliente ou mesmo oferecer um desconto para que ele volte e feche a compra.

💡 Saiba mais: 13 estratégias de marketing para loja de roupas [2022]

Ficou claro como funciona um e-commerce de moda?

Esperamos que você saia desse artigo com vontade de montar seu próprio e-commerce de moda e lucrar com as vendas online. Afinal, esse é um segmento promissor do comércio eletrônico que deve crescer ainda mais nos próximos anos e levar muitos empreendedores ao sucesso.

Então, que tal garantir a melhor plataforma de e-commerce para a sua loja virtual de roupas? Aproveite e crie sua loja virtual gratuita na Nuvemshop. É fácil, rápido e você nem precisa ter conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre e-commerce de moda

E-commerce de moda é uma loja virtual que comercializa roupas, calçados e acessórios na internet. Por meio desse site de vendas, os consumidores podem adquirir itens de vestuário sem sair de casa.

  1. Provador virtual;
  2. Estratégia figital;
  3. Realidade aumentada;
  4. Coleta em casa para troca;
  5. Busca por imagem.

  • Invista em uma boa plataforma de e-commerce;
  • Escolha um nicho promissor;
  • Facilite a experiência de compra;
  • Capriche nas imagens;
  • Faça remarketing.

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