8 dicas testadas e aprovadas para criar sua newsletter para e-commerce

8 dicas testadas e aprovadas para criar sua newsletter para e-commerce

A newsletter para e-commerce é um tipo de e-mail enviado regularmente para uma base de contatos com conteúdos relevantes, novidades, ofertas e dicas de uso de produtos. Seu objetivo é fortalecer o relacionamento com o cliente e manter a marca na mente dos consumidores.


Há quem diga que o e-mail morreu, mas você sabia que o e-mail marketing está entre as dez estratégias mais utilizadas pelos lojistas para atrair clientes e aumentar as vendas?

Os dados são da 9ª edição do NuvemCommerce e revelam a importância de um recurso pouco explorado por boa parte dos empreendedores: a newsletter para e-commerce.

Então, se você quer se destacar e aprender a usar essa ferramenta a seu favor com dicas práticas testadas e aprovadas por lojistas que já utilizam essa estratégia, continue a leitura!

Neste artigo, preparamos um guia completo sobre o assunto mas, antes de começar, aproveite para baixar também o nosso modelo de plano de marketing gratuito para planejar a newsletter do seu negócio 👇

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O que é uma newsletter?

O termo newsletter significa “boletim informativo”. É um tipo de e-mail enviado regularmente para uma base de contatos com o objetivo de oferecer conteúdos relevantes e fortalecer o relacionamento com o público.

Ao contrário dos e-mails tradicionais, as newsletters, geralmente, são mais visuais, com textos menores, imagens e um layout planejado para chamar a atenção dos usuários e oferecer uma experiência de leitura mais atraente.

Veja o exemplo da newsletter da Nuvemshop:

Captura de tela de newsletter da Nuvemshop sobre como vender no TikTok.

Os sites de notícia, por exemplo, usam muito esse modelo para enviar um resumo dos acontecimentos do dia ou da semana para os leitores. No entanto, as marcas e lojas virtuais também têm aproveitado cada vez mais do recurso para se comunicar com os clientes por meio da newsletter para e-commerce.

Qual a diferença entre e-mail marketing e newsletter?

O e-mail marketing engloba toda a estratégia de comunicação via e-mail entre uma empresa e sua base de contatos. Ou seja, a newsletter é um tipo de e-mail marketing — mas não o único.

A diferença é que, quando pensamos em e-mail marketing, é comum relacionar o conceito ao envio de e-mails promocionais, com cupons de desconto, ofertas diretas de produtos ou avisos sobre lançamento de novas campanhas.

Já o objetivo da newsletter para e-commerce nem sempre é a venda imediata. Isso porque ela também pode servir para dar dicas de uso sobre um produto, divulgar um conteúdo do blog da empresa ou compartilhar tendências de mercado.

No final, o grande objetivo é manter a marca na mente dos consumidores. Assim, quando eles precisarem de algo relacionado ao seu produto ou serviço, existem mais chances de que se lembrem da sua empresa como primeira opção.

💡 Saiba mais: Guia completo para fazer e-mail marketing para e-commerce

Qual a importância de uma newsletter para e-commerce?

Enviar conteúdos úteis e relevantes para o usuário é uma maneira de manter o relacionamento ativo, criando um vínculo entre o consumidor e a marca, o que faz toda a diferença para conquistar e fidelizar clientes.

Assim, essa pode ser uma boa ferramenta para guiar o usuário ao longo do funil de vendas. Isso porque uma pessoa que assina a newsletter de um e-commerce, por exemplo, nem sempre está pronta para realizar a compra.

Mas, com a comunicação frequente e o envio de conteúdos interessantes e relacionados ao seu produto ou à sua marca, é possível conquistar confiança desse consumidor e incentivar que ele realize uma determinada ação, como finalizar um pedido no site.

Além disso, vale lembrar que a newsletter é uma das formas mais baratas de gerar oportunidades de negócio — principalmente quando comparada a outras estratégias, como o tráfego pago. Dessa forma, essa é uma boa alternativa tanto para quem está começando um e-commerce, quanto para quem já tem um negócio consolidado.

💡 Saiba mais: Estratégias de marketing digital mais eficientes para e-commerce

Como criar uma newsletter para e-commerce?

Para criar uma newsletter para e-commerce, é importante considerar alguns pontos, como a lista de contatos, a frequência, o layout e a ferramenta de envio que será usada.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos o passo a passo que você precisa seguir para começar:

1. Monte uma base de inscritos

O primeiro passo para começar uma newsletter é ter uma lista de e-mails para quem enviar esse conteúdo.

Esse é o momento em que muitos lojistas recorrem aos contatos comprados. No entanto, lembre-se de que essa prática pode resultar em multas e penalizações pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que exige o consentimento explícito do usuário para o envio de qualquer comunicação.

O ideal é sempre montar a sua própria base. Para isso, você pode ativar pop-ups, banners ou formulários em lugares estratégicos do seu site para que o usuário possa se inscrever voluntariamente, como no exemplo abaixo:

Algumas plataformas de e-commerce oferecem essa opção já integrada à loja, enquanto em outras, é preciso usar aplicativos externos para isso. Na Nuvemshop, você pode ativar um pop-up de newsletter em poucos cliques diretamente no seu painel administrativo.

👉 Confira: Como habilitar o pop-up de newsletter em meu layout?

Se, ainda assim, você tiver dificuldades para conseguir contatos suficientes, pode ser uma boa ideia oferecer alguma vantagem para que o consumidor compartilhe o seu e-mail. Muitos e-commerces, por exemplo, oferecem um cupom de desconto, como 5% OFF na primeira compra, para usuários que se inscrevem na newsletter.

2. Defina a frequência de envio

Uma das principais características de uma newsletter é a periodicidade. Por isso, a próxima etapa é definir a frequência com que os e-mails serão enviados.

Aqui, o segredo é encontrar o equilíbrio: nem comunicações demais que vão lotar a caixa de entrada do consumidor e cansá-lo, nem comunicações de menos que deem tempo para ele esquecer quem você é.

No geral, newsletters semanais ou quinzenais têm um bom desempenho. Mas você também pode (e deve) fazer testes com diferentes frequências de envio e ajustar a estratégia de acordo com o nível de interação dos usuários em cada caso.

O importante é que, uma vez definida a periodicidade, você seja consistente com esse compromisso. A consistência ajuda a fortalecer a confiança na sua marca e permite que os assinantes saibam quando esperar o seu e-mail, o que aumenta o nível de engajamento.

3. Escolha uma boa ferramenta

Ainda que você tenha uma base de contatos pequena, enviar os e-mails de forma manual é algo que vai tomar muito tempo e esforço que poderiam ser empenhados em outras áreas do seu negócio. Assim, uma dica essencial na hora de criar newsletters é contar com uma ferramenta de automação.

Isso facilita na hora de gerenciar a lista de assinantes, criar novos e-mails, agendar os envios e, principalmente, enviar as newsletters de forma automática para toda a sua lista de contatos em poucos cliques.

Para isso, existem diversas opções de ferramentas no mercado, como o MailChimp ou o HubSpot. Na Nuvemshop, por exemplo, os lojistas podem usar o Nuvem Marketing, uma solução exclusiva da plataforma para fazer essa automação.

A ferramenta ainda conta com recursos inteligência artificial para te ajudar a criar conteúdos de forma simples e rápida, além de mais de 500 templates prontos para personalizar como quiser.

Se você já é um lojista Nuvemshop, conheça o plano gratuito para até 500 contatos ou faça um teste grátis de 15 dias para qualquer um dos planos pagos:

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4. Invista em um layout responsivo

Como vimos, as newsletters são conteúdos mais visuais e interativos. Por isso, é comum que elas sigam sempre um layout padrão que organize as imagens e textos de forma atrativa e que facilite a leitura.

Nesta etapa, é importante garantir que esse layout seja responsivo, ou seja, se adapte a diferentes tipos de tela. Afinal, alguns assinantes vão ver o e-mail pelo celular e outros acessam direto pelo computador, mas é importante que ambos tenham a mesma experiência.

Algumas ferramentas de e-mail marketing, inclusive, já oferecem templates prontos para facilitar esse processo. Nesse caso, é importante lembrar de adaptar o design à identidade visual da sua marca, ajustando as cores e a fonte.

A dica é fazer testes em diferentes aparelhos antes de enviar a newsletter oficial para a sua base de contatos. Assim, é possível garantir que o conteúdo está acessível em todas as telas ou fazer os devidos ajustes, caso seja necessário.

5. Tenha cuidado com os assuntos

O assunto do e-mail é uma das partes mais importantes de uma newsletter para e-commerce. Isso porque essa é a primeira coisa que o usuário vê na sua caixa de entrada — e que pode determinar se o e-mail será aberto ou ignorado .

Portanto, aposte em chamadas criativas e que possam despertar o interesse do público. Além disso, tente manter o assunto entre 30 a 60 caracteres, já que boa parte dos e-mails serão lidos em dispositivos móveis, onde o espaço é mais limitado. Veja alguns exemplos:

  • 5 dicas de como usar [nome do produto]
  • O guia definitivo para escolher o presente perfeito 🎁
  • Você pediu, nós trouxemos: conheça os novos lançamentos!
  • Bem-vindo, verão: guia de looks para a temporada ☀️
  • Dicas de estilo: como combinar nossas peças favoritas do mês

Se a sua newsletter tem um tom mais comercial, evite expressões como “”grátis “, “clique aqui ” e “parabéns “, pois elas podem fazer o e-mail cair na caixa de spam e todo o esforço terá sido em vão.

💡 Saiba mais: Como evitar que meu email seja considerado SPAM?

6. Seja interessante

A newsletter precisa ser relevante para o público, caso contrário, ele não vai ter interesse em acompanhar os novos e-mails. Dessa forma, o ideal é contar com um calendário editorial para te ajudar a planejar os assuntos com antecedência e não ficar sem ideias pelo caminho.

Vale a pena também estudar a fundo o seu público para entender quais temas são os preferidos. Se você está começando, pode testar diferentes formatos e avaliar quais trazem mais engajamento, por exemplo.

Também vale investir em diferentes pautas, como indicações de conteúdos, novidades da loja, dicas de uso dos produtos, entre outros. Lembre-se: um conteúdo interessante vai além de simplesmente promover produtos, ele deve agregar valor e criar conexão com o público.

Sobre esse assunto, Adrien Gingold, diretor da marca Calma SP, traz uma dica:

"Você pode usar a newsletter para enviar promoções, que as pessoas também gostam, mas também pode aproveitar para contar uma novidade ou explicar uma coisa. Nossas newsletters são todas temáticas, elas falam de alguma coisa especial."

Adrien Gingold
Adrien Gingold
Diretor da Calma SP

 

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Uma dica é se inscrever na newsletter de e-commerces concorrentes. Isso vai ajudar a entender como as outras pessoas fazem e trazer ideias para o seu próprio conteúdo — sempre mantendo a personalidade da sua marca.

7. Facilite o descadastramento da newsletter

Mesmo que a pessoa tenha se inscrito voluntariamente para receber seus e-mails, ela pode não se identificar com o conteúdo ou apenas não querer mais receber esse tipo de comunicação.

Portanto, sempre inclua uma opção de cancelamento de assinatura da newsletter. Com isso, você não só demonstra respeito pelo cliente, como também evita ser marcado como spam, caso ele não consiga se descadastrar.

Geralmente, esse botão fica no rodapé do e-mail e direciona o usuário para uma página que confirma a ação. Aqui, você também pode pedir para que ele conte o porquê do cancelamento, pois isso pode ajudar a entender se o conteúdo não está sendo útil ou se a frequência está exagerada, por exemplo.

8. Acompanhe os resultados

Por fim, lembre que a newsletter é uma estratégia de marketing como qualquer outra. Por isso, é fundamental acompanhar os resultados para entender o que está funcionando e o que precisa melhorar para trazer o retorno esperado.

Algumas das métricas de e-mail marketing mais importantes para acompanhar são:

  • Taxa de abertura: quantas pessoas abriram o e-mail depois de receber;
  • Taxa de clique: quantas pessoas clicaram em um ou mais links dentro da newsletter;
  • Taxa de rejeição: quantos e quais e-mails não foram entregues ao destinatário;
  • Taxa de spam: quantas mensagens caem na caixa de spam dos usuários.

Geralmente, esses dados ficam disponíveis no painel da sua ferramenta de e-mail marketing. Por lá, é possível acompanhar as métricas para todos os e-mails enviados, o que permite entender os assuntos e formatos que mais despertaram o interesse da sua base de contatos.

Exemplos newsletter para e-commerce

Está pronto para criar a sua própria newsletter mas sem ideias para começar? Então, confira alguns exemplos inspiradores de e-commerces que já adotam essa estratégia:

Use Me.Mo

A loja Me.Mo tem uma newsletter exclusiva para se conectar com os clientes: a Tell me More. Aqui, o objetivo não é diretamente vender, mas fortalecer o relacionamento com o público e criar uma comunidade engajada em torno da marca.

No exemplo abaixo, vemos um e-mail enviado pela marca desafiando o usuário a ler todo o conteúdo sem se distrair com outras notificações. Ao longo do texto, a ideia é gerar essa discussão sobre o quanto estamos sempre próximos dos nossos smartphones.

Captura de tela de newsletter do e-commerce Me.Mo.

💡 Saiba mais: Marketing de comunidade: dicas de especialista para ter sucesso

Zerezes

Já a Zerezes usa essa estratégia para abordar temas relacionados ao seu produto de forma não tão comercial. No e-mail abaixo, por exemplo, a newsletter foi usada para avisar sobre a chegada de um novo lançamento de forma mais descontraída e interessante para o usuário.

No e-mail abaixo, a marca fala sobre as características mais importantes na hora de escolher uma lente, relacionando o conceito à forma como o consumidor pode ver o mundo.

Captura de tela de newsletter do e-commerce Zerezes.

Pantynova

Se você tem um público jovem, a newsletter da Pantynova também pode ser uma ótima alternativa para se inspirar na hora de escrever suas comunicações. Ela é um exemplo de como o e-mail nem sempre precisa ser formal e que você pode (e deve) adequar a linguagem ao seu público.

No print a seguir, vemos um dos e-mails da marca, com um tom de voz ousado para falar sobre sextoys, como os vibradores — o que tem tudo a ver com o seu público.

Captura de tela de newsletter do e-commerce Pantynova.

Vale a pena fazer newsletter para e-commerce?

Como vimos, ainda existe um grande potencial nas newsletters para e-commerce. Por isso, esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto e te inspirado a dar o primeiro passo.

E, se você quer tornar essa tarefa ainda mais fácil, que tal trazer o seu negócio para a Nuvemshop?

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