E-commerce ou marketplace: qual escolher?

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E-commerce e marketplace são maneiras de vender online, mudando apenas o tipo da plataforma. Enquanto o marketplace é um espaço de vendas fornecido por uma empresa, no e-commerce, você conquista sua própria loja virtual. No entanto, eles também podem ser usados juntos para somar forças.


Se você está considerando ou já tomou a decisão de criar uma loja virtual, podemos te dizer que você está no caminho certo. Segundo a 44ª edição da Webshoppers, no primeiro semestre de 2022, existiam 49,8 milhões de compradores on-line no Brasil — avanço de 18% em relação ao mesmo período de 2021.  Por isso, seja no e-commerce ou marketplace, seu negócio têm grandes chances de dar certo!

Se você está fazendo uma transição para o virtual ou até mesmo começando um negócio online, saiba que não é necessário fazer investimentos absurdos para abrir uma loja virtual.

O essencial, na verdade, é manter seu foco nas ações. Afinal, se perder nesse processo é bem fácil, considerando que ele conta com diversas etapas que exigem sua atenção.

Por nisso, vamos te mostrar as principais diferenças entre e-commerce e marketplace, além de te explicar tudo sobre essas duas modalidades.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é e-commerce?

E-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, é a compra e venda de bens e serviços pela internet.

Nesse modelo de negócio, os clientes podem acessar uma loja online para navegar e fazer pedidos de produtos ou serviços por meio de seus próprios dispositivos.

💡 Saiba mais: Qual a diferença entre loja virtual e loja online?

À medida que o pedido é feito, o navegador do consumidor se comunica com o servidor que hospeda a sua página de vendas.

Em seguida, os dados relativos ao pedido são transmitidos a um computador central, conhecido como gerenciador de pedidos, encaminhado para um banco dados, que gerencia os níveis de estoque e por último para um sistema que valida as informações do pagamento online.

Depois de toda essa verificação, o cliente recebe uma mensagem de que seu pedido foi processado com sucesso e em breve será enviado.

O que é marketplace?

Um marketplace é qualquer site, aplicativo ou domínio de comércio eletrônico em que compradores e vendedores trocam mercadorias pela internet.

Nesse modelo, como a plataforma, ou seja, o marketplace, pertence à outra empresa, você normalmente paga uma taxa de comissão sobre as vendas.

💡 Saiba mais: Como vender em um marketplace?

Qual a diferença entre e-commerce e marketplace?

E-commerce e marketplace são maneiras de vender online, mudando apenas o tipo da plataforma. Enquanto o marketplace é um espaço de vendas fornecido por uma empresa, no e-commerce, você conquista sua própria loja virtual. No entanto, eles também podem ser usados juntos para somar forças.

Agora, veja as duas principais diferenças entre os modelos de venda:

Controle sobre o negócio

O controle que você vai ter sobre o seu negócio quando você opta por seguir o caminho do e-commerce é maior quando comparado ao marketplace.

Isso porque no marketplace, além de estar sujeito às comissões sobre as vendas, você fica refém do algoritmo daquela plataforma, que pode te exibir muito ou não.

Com um e-commerce, você consegue trabalhar melhor o branding da sua marca, construir estratégias de marketing, fazer a captura e nutrição de leads, entre outros.

Investimento inicial

No ponto do investimento inicial, uma plataforma de marketplace realmente exige um investimento bem menor para começar a operar.

Por outro lado, caso você escolha seguir no caminho de criar uma loja virtual, seu investimento inicial pode ser maior. Isso porque criar um site, integrar formas de pagamento benéficas e confiáveis e fazer o design, tem um custo considerável.

Como alternativa, as plataformas de e-commerce oferecem mensalidades acessíveis, além de partes técnicas e operacionais prontas para você e integrações com outras ferramentas de gerenciamento e de marketing.

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3. Exposição dos produtos

Este é mais um ponto onde, inicialmente, o marketplace é mais vantajoso, uma vez que a plataforma já tem sua própria credibilidade, autoridade digital e tráfego.

Por outro lado, um e-commerce demora a ganhar uma exposição considerável, uma vez que estratégias de SEO precisam ser trabalhadas recorrente, apresentando resultados significativos apenas no longo prazo.

💡 Saiba mais: Como fazer SEO para e-commerce?

4. Exposição da marca

Em um marketplace, se o nome da sua marca for exibido na venda de um produto, você terá muita sorte. Isso porque os marketplaces são empresas por si mesmas e também estão preocupadas em trabalharem suas próprias estratégias de branding dentre de seus domínios.

Por outro lado, em um e-commerce, você terá total exposição da sua marca, personalizando a paleta de cores do seu site para deixar sintonizada com o seu logotipo, trabalhar estratégias de branding, compartilhar seus valores e propósitos e muito mais.

5. Lucro

Bem, não precisamos dizer novamente que os marketplaces cobram comissões sobre as vendas, certo? Por isso, é muito provável que sua porcentagem de lucro nessas plataformas seja menor. Ah, e vale mencionar que as comissões cobradas podem subir a qualquer momento, prejudicando suas vendas.

Por outro lado, apesar de dar retornos significativos apenas no longo prazo, um e-commerce é totalmente gerenciado por você, além dos custos de manter a estratégia também serem do seu total controle.

Assim, você tem um domínio maior sobre a receita, lucro e estratégias de produto e precificação.

6. Escalabilidade do negócio

Somando todos os pontos que já citamos por aqui, fica bem claro que a escalabilidade do negócio é muito quando você opta por ter seu próprio e-commerce. Com ele, o céu é o limite! Todos os usuários da internet podem te encontrar por meio dos mecanismos de busca caso você use boas estratégias de SEO.

Por outro lado, em um marketplace, os limites são a credibilidade que essa plataforma já tem, além das limitações que o algoritmo dela impõe para lojas externas como você.

📹 Veja também: Quanto custa abrir uma loja online: custos de loja virtual própria x marketplaces

E-commerce ou marketplace: qual escolher?

Aqui, infelizmente, não existe resposta certa nem fórmula mágica: tudo vai depender dos seus objetivos. No entanto, é necessário ressaltar que usar um marketplace não exclui a possibilidade de você ter uma loja virtual própria.

Aliás, os dois métodos podem ser combinados para somar forças. Muitos empreendedores aplicam essa estratégia e relatam sucesso.

Para quem está começando, é especialmente mais interessante pensar em um método combinado. Isso porque, no início, sua loja virtual ainda não vai ter uma autoridade digital sólida, algo que só se constrói com o tempo.

A Nuvemshop, por exemplo, oferece integrações com os principais marketplaces do mercado, como a Shopee, o Mercado Livre e a Amazon.

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Tudo certo sobre as diferenças entre e-commerce e marketplace?

Bem, agora que você já conhece bem a diferença entre e-commerce ou marketplace, os benefícios e o que ter em mente escolhendo sua estratégia, pode selecionar o canal que faz mais sentido para sua estratégia.

Se você optou por vender por uma plataforma de e-commerce, crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop descubra como a nossa solução pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

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Perguntas frequentes

E-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, é a compra e venda de bens e serviços pela internet.

Um marketplace é qualquer site, aplicativo ou domínio de comércio eletrônico em que compradores e vendedores trocam mercadorias pela internet.

E-commerce e marketplace são maneiras de vender online, mudando apenas o tipo da plataforma. Enquanto o marketplace é um espaço de vendas fornecido por uma empresa, no e-commerce, você conquista sua própria loja virtual. No entanto, eles também podem ser usados juntos para somar forças.

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