8 passos estratégicos para montar um e-commerce de sucesso
- Para ter um ecommerce de sucesso, analise o mercado e defina um nicho específico para se destacar e atender à demanda existente;
- Escolha uma plataforma de e-commerce robusta e otimizada para dispositivos móveis. Ainda, invista em atendimento ao cliente e marketing digital para atrair e fidelizar os consumidores;
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Começar a empreender pode ser uma tarefa desafiadora, cheia de dúvidas e incertezas. Apesar disso, realizar o sonho de ter seu próprio e-commerce de sucesso é mais do que recompensador. Afinal, alcançar esse objetivo também significa mudar a sua vida e a de quem você ama.
Pensando nisso, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber para conseguir montar seu próprio e-commerce de sucesso, com exemplos e um passo a passo completo. Vamos lá? 🧐
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Como ter um ecommerce de sucesso?
Não existe uma receita secreta para lançar uma empresa bem-sucedida. Ainda assim, existem alguns passos fundamentais que te apontarão na direção certa.
A seguir, detalhamos as principais etapas para o lançamento de um e-commerce de sucesso, com dicas e truques que vão te ajudar a alcançar mais rápido seus objetivos. Confira:
1. Analise o mercado
Antes de começar, é importante entender o cenário atual do mercado virtual. Para isso, é necessário responder algumas perguntas:
- Quais as tendências do e-commerce no momento?
- Com quais segmentos tenho maior familiaridade?
- Como posso me destacar da concorrência?
- Que tipo de produto tem ganhado espaço no meio online?
- Qual diferencial competitivo posso oferecer com meu negócio?
Essas são apenas algumas das respostas que você deverá buscar. Mas, acima de tudo, o mais importante é encontrar algo para o qual exista demanda. Afinal, você não alcançará os melhores resultados se tentar vender roupas de frio em uma cidade que faz calor o ano inteiro, não é mesmo?
💡 Saiba mais: Análise de mercado: o que é e como fazer uma?
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2. Defina seu nicho
Ninguém consegue ser o melhor em tudo. No e-commerce, a lógica é parecida. A escolha de um nicho é recomendada já que, dessa forma, você pode se sobressair em um determinado setor, ganhando destaque e tornando-se autoridade em um assunto e produto específicos.
Se optar por comercializar produtos veganos, por exemplo, você estará optando por um nicho cheio de clientes apaixonados, com grandes chances de fidelização. Ao apostar nesse segmento, você terá a chance de explorar um setor em expansão, com um grupo de pessoas que têm como característica a troca de indicações e busca por referências.
Conhecendo bem cada nicho, será possível optar pelo que melhor se encaixa nos seus interesses e o tipo de proposta que você deseja oferecer.
💡 Saiba mais: Nicho de mercado: aprenda o que é e como definir o seu
3. Entregue sempre com excelência
Depois de definido o seu nicho, é importante garantir a excelência do serviço ou produto oferecido. De nada adianta idealizar um negócio com grande potencial no papel e, no fim das contas, oferecer uma experiência geral insatisfatória.
Ao comercializar algo, é necessário primar sempre pelo mais alto nível em todas as frentes. Ao garantir entregas de qualidade, aos poucos você verá seu negócio crescer e alcançar mais pessoas por meio de indicações de clientes satisfeitos.
4. Conheça seu público-alvo
Ao falarmos de nichos de mercado, é importante lembrar que cada nicho tem um público-alvo distinto. Ou seja, além de estudar a fundo seu segmento de atuação, também é necessário conhecer tudo sobre as pessoas que você deseja impactar com o seu e-commerce.
Descubra quais são suas redes sociais preferidas, os principais tipos de conteúdos que consomem e a forma como eles se comunicam. Cada uma dessas informações terá um papel importante no relacionamento entre sua empresa e sua audiência.
Ao falar a mesma língua do seu público-alvo, você gera identificação e aumenta as chances de fidelizá-los. Além do mais, ao conhecer as dores e anseios da sua audiência, será possível dirigir-se a ela de forma mais assertiva, ressaltando as qualidades do seu negócio que podem despertar seu interesse.
💡 Saiba mais: Público alvo: o que é e como definir o do seu negócio?
5. Escolha uma boa plataforma de e-commerce
A plataforma escolhida para seu e-commerce será crucial para o sucesso que seu negócio poderá atingir. Isso acontece porque quanto mais opções e ferramentas ela oferecer, mais facilidade você terá para alcançar os melhores resultados.
Não é à toa que a Nuvemshop é a maior plataforma de e-commerce na América Latina — com ela, você conta com algumas das melhores vantagens do mercado virtual:
- Layouts profissionais;
- Integrações com meios de pagamento;
- Convênios para frete;
- Ferramentas de marketing;
- Cursos de e-commerce gratuitos;
- Loja de aplicativos.
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6. Otimize seu e-commerce para dispositivos móveis
Segundo estudo realizado pela MeSeems/MindMiners, o número de brasileiros que usam exclusivamente dispositivos móveis para compras virtuais chega a 62%. Com números tão expressivos, não se pode ignorar a importância de uma interface própria para esses aparelhos.
Por isso, a otimização do seu e-commerce para dispositivos móveis é crucial. Certifique-se de oferecer uma experiência do usuário na sua loja virtual que seja a melhor possível.
💡 Saiba mais: Mobile First: o que é, qual a importância e vantagens
7. Capriche na atenção ao cliente
Diferentemente da loja física, o e-commerce tem uma certa limitação quanto às interações entre pessoas. Por isso, é recomendado implementar serviços de atenção ao cliente modernos que transpiram confiança e segurança nos seus consumidores, como é o caso dos chatbot.
Além disso, esteja sempre preparado para responder a dúvidas e, se possível, tenha profissionais da área de sucesso do cliente para tratar de assuntos mais técnicos.
💡 Saiba mais: 16 estratégias de atendimento ao cliente
8. Invista em estratégias de marketing digital
Seguindo todos os passos anteriores, você estará muito próximo de ter seu próprio e-commerce de sucesso. O passo final para que ele decole é a sua capacidade de levá-lo até as pessoas certas. Para isso, é necessário voltar-se para o marketing digital.
Recomendamos que você busque os melhores canais para o tipo de produto ou serviço que irá oferecer. Ao descobrir as plataformas mais usadas pelo seu público-alvo, invista em conhecer os tipos de conteúdo mais comuns e as ferramentas oferecidas por cada uma.
3 cases de e-commerces de sucesso para se inspirar
Agora que você sabe o que fazer para que seu negócio virtual decole, separamos algumas histórias de sucesso para que você se inspire ainda mais. Confira:
Netshoes
A Netshoes começou como uma loja física modesta em São Paulo. Fundada por dois amigos que enxergavam o potencial do e-commerce, ainda nos anos 2000 a loja foi levada para o meio virtual. Nos primeiros dois meses de lançamento, nenhuma venda foi efetuada.
Sete anos depois, seus donos fechavam as portas das lojas físicas e, em 2007, decidiram operar apenas no e-commerce. Hoje, com o meio digital como parte de seu DNA e primando sempre pela excelência em logística e atendimento, a Netshoes se tornou o maior e-commerce de artigos esportivos da América Latina.
Beleza na web
O Beleza na Web precisou enfrentar um desafio particular: a dificuldade de vender cosméticos pela internet. Sem poder oferecer o teste de produtos, o processo de convencer clientes a efetuar uma compra era mais complexo.
A solução encontrada para contornar essa situação foi trazer profissionais do ramo da beleza consagrados para testar e endossar os produtos. Usando esse método, a empresa decolou e tornou-se um e-commerce com um faturamento de mais de R$ 200 milhões ao ano.
Amazon
A Amazon começou na época em que a internet dava seus primeiros passos. Sua grande sacada foi entender que livros, diferentes de cosméticos ou sapatos, não precisam ser provados para serem comercializados.
Ao investir em um setor que só podia se expandir desde o início, a Amazon cresceu junto com o mercado virtual, tornando-se uma das 70 marcas mais valiosas do mundo. Hoje, expandiram também sua oferta de produtos, vendendo desde eletrodomésticos até artesanatos.
Tudo entendido sobre como montar um ecommerce de sucesso?
Esperamos que você tenha se inspirado e tido boas ideias com nosso artigo. Montar um e-commerce de sucesso é o sonho de muitas pessoas e, apesar de não ser fácil, o comércio eletrônico é um meio em expansão, cheio de nichos diferentes e oportunidades para inovar.
Já que você está aqui, que tal começar ainda hoje? Com a Nuvemshop, você pode ter seu e-commerce de sucesso online em poucos minutos, sem precisar de nenhum conhecimento técnico. É rápido, simples e você pode criar uma loja virtual grátis na nossa plataforma. 💙