Como criar uma página de produtos e vender mais na internet?
- Página de produtos é uma página dentro de um e-commerce que apresenta informações detalhadas sobre um item específico disponível para venda;
- Geralmente, ela apresenta informações como nome, preço, descrição, imagens do produto e opções disponíveis para compra;
- Na Nuvemshop, você pode criar a sua loja virtual grátis e cadastrar produtos de forma simples e prática com recursos exclusivos para te ajudar nessa tarefa. E, com o Gerador de descrição de produto, você garante textos atrativos e explicativos.
Para vender online, você precisa exibir seus itens para os consumidores em uma loja virtual, certo? E, para isso, é fundamental que você saiba criar e editar uma página de produtos do zero.
Felizmente, com as plataformas de e-commerce modernas, você consegue cadastrar, alterar e organizar produtos facilmente e em poucos cliques. Dessa forma, os consumidores conseguem localizar os itens em seu catálogo e fazer suas compras com tranquilidade.
A seguir, vamos aprender como criar uma boa página de produtos, passo a passo para gerenciar a sua página na Nuvemshop e as melhores dicas para aproveitar todos os recursos. Então, acompanhe o artigo e aproveite o conteúdo para vender pela internet! 👀
O que é uma página de produtos e para que serve?
Uma página de produtos é uma página dentro de um e-commerce que apresenta informações detalhadas sobre um item específico disponível para venda. Nela, você encontra informações essenciais como nome, preço, descrição, imagens e opções de compra.
A página de venda pode ser mais simples ou mais completa, dependendo da forma como a sua loja virtual for montada. No geral, quanto mais informações, mais segurança o consumidor pode sentir para realizar a compra. Por isso, é comum entrar os seguintes elementos:
- Nome do produto;
- Imagens e vídeos;
- Descrição do item;
- Preço e descontos aplicáveis;
- Opções de cores e tamanhos;
- Avaliações de clientes;
- Informações de envio;
- Especificações técnicas;
- Botão de compra.
Como criar uma página para divulgar produtos?
A forma mais prática de criar uma página de produto é usando uma plataforma de e-commerce, que é uma estrutura pronta com todos os recursos para cadastrar itens, selecionar meios de pagamento, de envio, personalizar o layout da sua loja e muito mais.
Na Nuvemshop, por exemplo, você consegue cadastrar produtos de forma automática ou manual em poucos passos. Além disso, pode criar categorias e subcategorias para organizar sua página de produtos, mudar a ordem de visualização dos itens, inserir variáveis, entre outras funcionalidades que vamos conhecer a seguir.
Mas, independentemente da plataforma que utilizar, siga também as dicas abaixo para oferecer uma boa página de compra:
1. Adicione o título do produto
O título, geralmente, é a primeira coisa que o cliente vê na página do produto. Por isso, é importante que ele seja claro e descritivo, ajudando o consumidor a identificar o item rapidamente.
Aqui, lembre-se de colocar as informações mais importantes no título, pois os clientes geralmente prestam mais atenção às primeiras palavras. Isso pode incluir, por exemplo, a marca e o modelo da mercadoria.
- Exemplo de título: Camiseta Feminina de Algodão – Manga Curta
💡 Saiba mais: Guia completo para otimizar seus títulos SEO para loja virtual
2. Insira imagens e vídeos
Os elementos visuais não apenas mostram o produto, mas também ajudam a transmitir a qualidade, detalhes e funcionalidade do item. Assim, eles podem influenciar diretamente na decisão de compra dos consumidores — sendo parte fundamental da página de produto.
Na hora de escolher as fotos do produto, evite imagens borradas ou de baixa qualidade. Prefira sempre fotos de alta resolução, com boa iluminação e que mostrem o produto de diferentes ângulos. Se possível, adicione também vídeos demonstrando o uso ou características importantes.
Veja o exemplo de uma boa foto em página de produto na loja me.mo, que vende velas aromáticas:
💡 Saiba mais: Dicas para fazer fotografia de produtos com celular
3. Escreva uma descrição detalhada
As descrições de produtos ajudam os clientes a entenderem melhor o que estão comprando e como esse item pode atender às suas necessidades. Portanto, use esse espaço na página de venda para incluir informações sobre características, benefícios e especificações técnicas do item.
Para conquistar ainda mais o seu cliente, lembre se não apenas listar características, mas explicar como elas beneficiam o consumidor. Em vez de apenas dizer apenas “feita de algodão”, por exemplo, explique que “o tecido 100% algodão proporciona maior conforto e respirabilidade”.
Se você é lojista Nuvemshop a partir do Plano Essencial, pode usar a nossa ferramenta de Inteligência Artificial para criar descrições atrativas de forma automatiza em segundos já durante o cadastro dos produtos.
Mas, se você ainda não tem uma loja virtual na Nuvemshop, também pode utilizar nosso Gerador de Descrição de Produtos gratuito. Basta selecionar o segmento do seu negócio, inserir as informações e receber um modelo de descrição efetivo para simplificar o seu dia a dia.
👉 Ferramenta grátis: Gerador de descrição de produto
4. Determine o preço
Pode parecer óbvio, mas vale lembrar que a página de produto deve exibir o preço do item de forma clara. Se houver qualquer desconto ou promoção ativa, por exemplo, também é importante que essas informações estejam visíveis para o consumidor.
No caso das compras internacionais, que estão sujeitas às taxas de importação, também pode valer a pena calcular ou, pelo menos, alertar sobre esse custo adicional. Isso garante mais transparência no processo de venda e ajuda a evitar o abandono de carrinho ao encontrar um preço diferente na hora do checkout.
💡 Saiba mais: Como calcular o preço de venda?
5. Inclua opções de variedade
Se o item estiver disponível em diferentes cores, tamanhos ou modelos, adicione essas opções na página do produto para que o cliente possa escolher o que mais lhe agrada ou que melhor se adapta à sua necessidade, por exemplo.
Essa opção melhora a experiência de compra, pois permite que o consumidor selecione a cor ou o tamanho desejado, por exemplo, sem precisar sair da página. Além disso, também reduz a chance de trocas e devoluções devido a escolhas inadequadas que poderiam ser evitadas ao visualizar de forma fácil as opções disponíveis.
💡 Saiba mais: 4 estratégias para fazer uma demonstração de produto
👉 Ferramenta grátis: Gerador de política de troca e devolução
6. Use avaliações de clientes
As avaliações de clientes fornecem provas sociais, mostrando que outras pessoas compraram e ficaram satisfeitas com o produto. Isso pode influenciar a decisão de compra de outros clientes, especialmente aqueles que ainda não conhecem a marca.
Além disso, as avaliações frequentemente incluem palavras-chave relevantes que podem melhorar a visibilidade da página nos motores de busca, como o Google. Ou seja, também são uma forma de criar conteúdo para a página do produto e aumentar o seu tráfego orgânico.
Na Nuvemshop, por exemplo, os lojistas contam com integração com uma série de ferramentas de avaliação, como RATrustvox, do Reclame Aqui, Lily Reviews, Apprevo, Trusty ou Smartarget Reviews, além de poder habilitar o próprio Google Avaliações do Consumidor em seu site.
7. Adicione produtos relacionados
Por último, outra dica para montar uma boa página de produtos é sugerir produtos adicionais que podem complementar a compra atual, incentivando os clientes a levarem mais itens e aumentar o ticket médio do pedido.
Aqui, você também pode oferecer recomendações personalizadas com base no histórico de navegação ou nas compras anteriores de cada cliente. Assim, é possível criar uma experiência de compra ainda mais relevante e direcionada.
💡 Saiba mais: Como usar sua base de dados de clientes para vender mais online?
Como criar uma página de produtos na loja virtual Nuvemshop?
Criar uma página de produtos na Nuvemshop é muito fácil e intuitivo. Para começar, veja o vídeo abaixo:
Agora, acompanhe nosso passo a passo completo:
1. Acesse o menu “Cadastro de produtos”
Para criar sua página de produtos na Nuvemshop do zero, acesse seu painel e, na página inicial, selecione “Cadastro de produtos”.
2. Preencha as informações básicas do produto
Em seguida, preencha as informações solicitadas. Para começar, informe o nome do produto e faça uma descrição com todas as informações necessárias.
Lembre-se que, a partir do Plano Essencial, você pode usar a nossa ferramenta de inteligência artificial para te ajudar nessa tarefa. E, mesmo que tenha uma loja virtual grátis, pode usar o Gerador de Descrição de Produto da Nuvemshop para gerar textos de forma rápida e eficiente para o seu negócio.
👉 Ferramenta grátis: Gerador de descrição de produto
Depois, adicione fotos de vários ângulos diferentes para valorizar seu produto. Aqui, o sistema também permite que você insira o link de um vídeo descritivo do produto, se tiver.
3. Detalhe as especificações do produto
A seguir, você deverá preencher informações mais técnicas e detalhadas sobre os seus produtos. São elas:
- Preços: valor original e promocional;
- Dados de estoque: quantidade em estoque, SKU (código de controle interno) e código de barras;
- Tipo de produto: físico ou digital
- Peso e dimensões: medidas de peso, altura, comprimento e largura, que serão usadas para calcular o frete;
- Opção de frete grátis;
- Opções para Instagram e Google Shopping: MPN (código do fabricante), faixa etária e sexo do público consumidor.
Para facilitar a criação de SKUs, a Nuvemshop criou uma ferramenta exclusiva e totalmente gratuita. Você só precisa inserir as informações da sua empresa e adicionar até três atributos do produto para obter seu código na hora! Experimente:
👉 Ferramenta grátis: Gerador de SKU
4. Crie categorias e subcategorias
Depois de cadastrar seu primeiro produto, você pode criar categorias e subcategorias para organizar sua página de produtos na Nuvemshop. Para isso, basta selecionar “Adicionar categorias” nas opções avançadas.
Nessa página, você poderá criar categorias do zero ou utilizar as sugestões da plataforma.
💡 Saiba mais: Tudo sobre como criar categorias de produtos para e-commerce
5. Adicione variações, se houver
Se o seu produto tem diferentes cores, tamanhos e outras variações, você pode adicionar todos esses detalhes na opção “Adicionar variáveis”.
Como você pode ver, é só selecionar o tipo de variável (cor, tamanho, etc.), escolhendo entre as existentes ou criando uma nova. Depois, basta definir os parâmetros para que o consumidor escolha entre as variações de um mesmo produto.
Uma dica é usar o aplicativo Groups para agrupar as variações do seu produto e ainda mostrá-las de forma independente na sua loja virtual. Dessa forma, por exemplo, se você oferece três opções de cores de um tênis (azul, preto e vermelh0), o cliente pode encontrar os três produtos separadamente e, assim que clicar, poderá ver as outras variações.
O app ainda oferece a opção de miniaturas que deixam as opções do seu produto ainda mais atrativas. Aproveite e integre o Groups à sua Nuvemshop com 30% de desconto!
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6. Configure opções avançadas
No menu “Editar opções”, você terá acesso às seguintes opções avançadas:
- Tags: insira tags relacionadas ao seu produto;
- Marca: informe a marca;
- Visibilidade do produto na loja: escolha se o produto deve aparecer ou não na sua loja;
- Destacar esse produto na sua loja: defina se o produto será um destaque exibido na página inicial (até 40 destaques);
- SEO: determine o título e descrição para SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca), de modo que fique mais fácil encontrar seus produtos no Google;
- URL do produto: crie uma URL personalizada para seu produto.
💡 Saiba mais: SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual
7. Publique seu produto
Pronto! Agora é só clicar em “Publicar produto” para ver seu primeiro item exibido em sua página de produtos.
A página de produtos ficará com esta aparência, com todos os itens que você cadastrar organizados lado a lado, conforme nosso exemplo da jaqueta:
Se você tiver muitos produtos, também pode utilizar o recurso da Nuvemshop para importar itens em massa de uma planilha. Veja como fazer isso no tutorial abaixo:
👉 Confira: Como cadastrar produtos de forma massiva?
Como editar uma página de produtos na loja Nuvemshop?
Para editar a página de produtos, é muito simples: basta acessar o menu “Produtos > Lista de Produtos”. Você verá a lista completa de produtos cadastrados na sua loja Nuvemshop e terá as opções de editar, copiar link, duplicar e apagar cada um deles.
Além disso, terá as opções “Ordem dos Produtos” para alterar a ordem de visualização dos itens cadastrados e “Importar e exportar de CSV” para realizar ações em massa.
Ao clicar sobre o nome do produto, você será direcionado para o painel “Editar Produtos”, onde poderá alterar todas as informações que acabamos de aprender no cadastro do primeiro item.
Para mais detalhes sobre como organizar produtos, alterar categorias, importar e exportar itens, entre outras questões, visite nossa página exclusiva para produtos na Central de Atendimento:
👉 Confira: Principais artigos e tutoriais sobre Produtos
Aprendeu tudo sobre as páginas de produto?
Como vimos, a página de produtos é parte essencial do processo de venda. E, na Nuvemshop, é ainda mais fácil criar a sua — não é à toa que mais de 130 mil lojistas escolheram nossa plataforma de e-commerce para vender online sem complicações.
Então, aproveite para criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop e experimentar as funcionalidades que apresentamos neste artigo. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar! 💙