O que é Edits, o novo app para edição de vídeos da Meta?

- O Edits é um aplicativo de edição de vídeo para Instagram gratuito, lançado pela Meta em abril de 2025, para concorrer com apps como o CapCut;
- Ele permite capturar vídeos de alta qualidade de até 10 minutos diretamente do aplicativo e compartilhar Reels e Stories sem marca d’água, além de ter um painel de insights exclusivo;
- Se você tem um e-commerce na Nuvemshop, experimente integrar seus Reels e Stories à sua loja virtual, utilizando apps como Widde, iShorts e Replay.
A Meta não para de trazer novidades para impulsionar a criação de conteúdo nas maiores redes sociais do planeta. Agora, os criadores vão poder capturar e editar vídeos em alta qualidade com o aplicativo Edits do Instagram.
O app é gratuito e tem como diferenciais a captura em alta resolução, as ferramentas de edição avançadas e a exportação sem marca d’água. Além disso, o Edits vem com um painel de insights exclusivo para monitorar o desempenho dos vídeos no Instagram.
E você, já garantiu o download do app mais esperado do ano no seu celular? Venha com a gente para conhecer todas as funcionalidades do Edits e aprender a fazer vídeos engajantes no Instagram. 📹
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O que é Edits?
Edits é um aplicativo de edição de vídeo para Instagram gratuito, lançado pela Meta em abril de 2025. Ele foi projetado para concorrer diretamente com outros apps famosos do mercado, especialmente o CapCut.
O novo aplicativo foi anunciado pelo diretor do Instagram, Adam Mosseri, em sua conta do Threads, em janeiro de 2025.
O Edits é mais do que um aplicativo de edição de vídeos, é um conjunto completo de ferramentas criativas para quem é apaixonado por criar vídeos no smartphone.
O objetivo do Edits é permitir que criadores de conteúdo transformem suas ideias em vídeos de forma simples, diretamente no celular. Para isso, o aplicativo oferece uma série de funcionalidades que facilitam o processo criativo, como captura direta, modelos prontos e insights sobre os vídeos.
Vale mencionar que o Edits foi lançado em um momento oportuno para a Meta: logo após o banimento dos aplicativos da empresa de tecnologia chinesa ByteDance nos EUA, donas de apps como o TikTok e o app de edição de vídeo líder de mercado CapCut.
Dessa forma, o Edits veio para atender à crescente demanda por aplicativos de edição de vídeos integrados ao Instagram. Sua proposta é ser mais do que um editor, adicionando funções de compartilhamento de criações e análise de desempenho.
Como funciona o Edits no Instagram?
Apesar de ser um aplicativo à parte, o Edits é totalmente integrado ao Instagram para o compartilhamento dos vídeos. Ele funciona como a maioria dos aplicativos de edição de vídeo do mercado: em formato de linha do tempo com várias camadas.
Assim, você consegue sobrepor e editar camadas de vídeo, áudio, texto, imagens e outros elementos. Além disso, fica muito fácil visualizar a prévia do vídeo em tempo real e cortar as partes indesejadas.
Como usar o Edits no celular?
A data oficial de lançamento do Edits nas lojas de aplicativos é 30 de abril de 2025. No pré-lançamento, usuários podem programar o download no Google Play e na Appstore.
Quais são as funcionalidades do Edits?
Confira as principais funcionalidades do Edits para criadores de conteúdo do Instagram:
Aba de inspiração
O Instagram Edits tem uma aba dedicada a inspirar os criadores de conteúdo com ideias, tendências e modelos compartilhados. Dessa forma, os usuários têm um ponto de partida repleto de referências para iniciar suas criações.
Captura de alta qualidade
Com o Edits, os criadores poderão capturar vídeos de alta qualidade diretamente do aplicativo. Os registros podem ter até 10 minutos de duração e podem ser compartilhados em 1080p (resolução Full HD) no Instagram.
Além disso, o app oferece configurações de câmera para resolução, taxa de quadros e alcance dinâmico. Há ainda controles de flash e zoom avançados.
Projetos e rascunhos
Na aba de projetos do Edits, você pode organizar todos os seus rascunhos e vídeos publicados em um só lugar. Ainda é possível compartilhar rascunhos com outros criadores, para quem gosta de criar collabs no Instagram.
Ferramentas de edição
O Edits tem todas as ferramentas de edição de vídeos que os criadores de conteúdo precisam: fontes, efeitos sonoros e de voz, filtros de vídeo, figurinhas e muito mais.
Também é possível melhorar o áudio para tornar as vozes mais claras e remover ruídos de fundo. Para quem usa chroma key (técnica de edição de vídeo que permite substituir o fundo de uma cena por outro), o Edits permite trocar o plano de fundo com tela verde ou adicionar sobreposições de vídeos.
Além disso, é possível gerar legendas automaticamente e personalizar o formato delas em cada vídeo.
Animação de IA
Precisa dar mais vida aos seus vídeos? Experimente as ferramentas de animação com inteligência artificial (IA) que o Edits oferece.
Edits Insights
Assim como o Instagram Insights, o Edits Insights traz uma série de métricas para compreender o desempenho dos seus vídeos e entender quais conteúdos funcionam melhor com o seu público. Com esse painel de estatísticas, você pode:
- Monitorar o desempenho dos Reels em tempo real;
- Entender em detalhes o engajamento para seguidores e não seguidores;
- Entender o que influencia na recomendação do seu Reel, como a taxa de pulos;
- Planejar seus próximos vídeos com base nas estratégias que funcionam melhor com a sua audiência.
Exportação sem marca d’água
Depois de capturar e editar seus vídeos com o Edits, você consegue exportar o conteúdo final sem marca d’água (aquele selo com o nome do aplicativo sobre a imagem). Esse é um grande diferencial para um aplicativo gratuito, uma vez que os concorrentes costumam adicionar essa restrição para incentivar o pagamento.
5 dicas de edição para bombar seus vídeos no Instagram
Agora que você conhece o Edits, veja algumas dicas para aproveitar ao máximo as funcionalidades do app e criar vídeos engajantes no Instagram:
1. Elimine os espaços vazios com cortes rápidos
A regra número um dos vídeos para Instagram é capturar e reter rapidamente a atenção do usuário. Lembre-se que: você está disputando atenção com milhares de conteúdos em um feed que não para de rodar.
Para isso, você deve eliminar todos os espaços vazios do seu vídeo, como pausas, respiros e interjeições. A dica é utilizar cortes rápidos a cada 2 ou 3 segundos para manter o vídeo dinâmico e não perder o olhar do usuário.
Para deixar seu vídeo ainda mais engajante, experimente usar o jump cut, uma técnica que cria uma transição brusca em um movimento.
💡Saiba mais: O que postar no Instagram para chamar atenção?
2. Utilize o B-roll
B-roll (rolo B, em português) é um termo do audiovisual que se refere a vídeos e imagens complementares que inserimos para tornar uma produção mais dinâmica.
Quando você diz uma frase importante no seu vídeo, é interessante inserir uma imagem que dê contexto à sua fala, alternada com a imagem principal. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas e vai comentar sobre um desfile importante em um Reel, coloque uma imagem rápida do evento na tela enquanto fala sobre ele.
Na linha do tempo do Edits, você consegue intercalar o vídeo principal com outros vídeos e imagens facilmente, arrastando e soltando.
3. Prefira transições simples
Usar transições muito elaboradas ou chamativas pode atrapalhar mais do que ajudar na retenção de usuários no seu vídeo. Por isso, prefira efeitos mais simples e rápidos como zoom, glitch ou flare, que você encontra no Edits.
4. Use os recursos de velocidade
Aumentar ou diminuir a velocidade do seu vídeo em determinadas partes pode adicionar emoção e deixar o conteúdo muito mais interessante nos Reels ou Stories. Você pode usar a ferramenta de velocidade do Edits para criar momentos arrastados e dramáticos, ou deixar uma cena de dança frenética e inesquecível.
Por exemplo, se você tem uma loja virtual de roupas e publica vídeos de bastidores, experimente mostrar um processo de embalo de produtos acelerado. Para revelar uma peça-chave de uma coleção-cápsula, use o recurso contrário: deixe a imagem de entrada da modelo mais lenta e use uma música dramática.
5. Utilize legendas e textos explicativos
As legendas e textos explicativos são recursos essenciais para deixar a mensagem do seu vídeo mais clara e acessível no Instagram, além de prender sua audiência. Prefira sempre fontes mais simples e fáceis de ler, tomando cuidado com o tempo de exposição para leitura.
💡Saiba mais: Dicas profissionais para fazer vídeos de produtos
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