O que é elasticidade-preço da demanda e como calcular?
A elasticidade-preço da demanda mede a sensibilidade da quantidade demandada de um bem ou serviço em relação a mudanças no seu preço. Em termos simples, ela indica o quanto a quantidade demandada varia quando o preço desse bem ou serviço muda.
Aumentar o preço de um produto é uma decisão delicada que exige planejamento e cuidado. Afinal, ninguém quer perder clientes por conta de um aumento de valor repentino, certo? Então, pensando na melhor forma de fazer o reajuste de custos dos produtos sem afetar suas vendas, é importante entender o que é a elasticidade-preço da demanda.
De forma resumida, esse é um conceito econômico que mede como os consumidores reagem às mudanças no preço de um produto ou serviço em um negócio.
Ou seja, se houver aumento no valor, você pode perder clientes, o que pode prejudicar o seu lucro. Por outro lado, se você diminuir os custos, é possível que ganhe mais compradores e aumente a receita.
Então quer saber melhor o que é elasticidade-preço da demanda, como calculá-la e qual a importância para o seu negócio? Continue com a leitura deste artigo e saiba tudo sobre o assunto! Vamos lá?
O que é elasticidade-preço da demanda?
Elasticidade-preço da demanda avalia a resposta dos consumidores a uma mudança de preço de um produto ou serviço. Em outras palavras, mede como a quantidade demandada de um bem ou serviço é influenciada diante do reajuste de valores.
Por exemplo, uma empresa que faz revenda de celulares pode aumentar o preço dos produtos e ter uma demanda reduzida de um determinado modelo, afetando sua receita.
Isso porque, com a alta concorrência do setor, os consumidores costumam ser sensíveis com a alta do preço e podem facilmente trocar de uma loja para outra se o preço de uma delas aumentar.
Portanto, a elasticidade-preço da demanda é usada para entender a oferta e a demanda por produtos quando há mudanças nos preços.
Qual é a fórmula da elasticidade-preço da demanda?
Para calcular a elasticidade-preço da demanda, você deve dividir a alteração percentual na demanda pela alteração percentual no preço. Sendo assim, a elasticidade preço da demanda é calculada pela fórmula:
Ep = % mudança no preço ÷ % mudança na quantidade demandada
Em que:
- Ep é a elasticidade preço da demanda;
- % mudança no preço é a variação percentual no preço do bem ou serviço;
- % mudança na quantidade demandada é a variação percentual na quantidade do bem ou serviço que os consumidores estão dispostos a comprar.
Por exemplo, uma loja que vende café online aumenta o preço de R$ 10 para R$ 12 por pacote, representando um aumento de 20%.
Como reação, a demanda por esse produto cai de 100 vendas por dia para 70, uma redução de 30% na receita, já que, segundo a fórmula:
Elasticidade do preço da demanda = 30% (mudança no preço) ÷ 20% (mudança na quantidade demandada) = 1,5.
Portanto, nesta situação, podemos concluir que a demanda está elástica (maior que 1). Isto é, o consumidor é sensível ao reajuste de preço e pode procurar alternativas de produtos em lojas concorrentes.
Quais são os tipos de elasticidade-preço da demanda?
Existem três tipos de elasticidade-preço da demanda. Veja a seguir as características de cada uma:
Demanda de elasticidade unitária
Uma demanda é considerada unitária quando, na fórmula, a variação percentual na quantidade demandada é exatamente igual à variação percentual no preço. Isto é, quando a elasticidade-preço da demanda é igual a 1.
Isso significa que os compradores reagem às mudanças de preço ajustando sua quantidade demandada na mesma proporção.
Ou seja, se tiver um aumento de 10% no preço de um produto levará a diminuição de 10% na quantidade demandada, mantendo a receita do negócio constante.
Demanda elástica
Já a demanda elástica significa quando a variação percentual na quantidade demandada é maior do que a variação percentual no preço. Ou seja, quando o resultado da fórmula é maior que 1.
Isso indica que os compradores são sensíveis aos reajustes de preços e pequenas variações nos preços resultam em grandes alterações na quantidade demandada.
Aqui, vale ressaltar que os bens e serviços com demanda elástica geralmente têm muitos concorrentes no mercado.
Dessa forma, fica mais fácil para os consumidores substituí-los por produtos semelhantes quando os preços aumentam.
São exemplos as mercadorias de consumo diário, como pão, leite e gasolina.
Demanda inelástica
A demanda é inelástica quando a variação percentual na quantidade demandada é menor do que a variação percentual no preço. Em outras palavras, quando a elasticidade preço-da demanda é menor que 1.
Isso indica que os consumidores não são muito sensíveis às mudanças de preço e as variações nos preços resultam em mudanças relativamente pequenas na quantidade demandada.
Normalmente, bens e serviços considerados necessidades básicas frequentemente exibem demanda inelástica, como medicamentos.
Por que a elasticidade-preço da demanda é importante?
Como vimos, a elasticidade-preço da demanda é um conceito fundamental na economia que ajuda a entender como os consumidores reagem a mudanças de preço.
De forma geral, empresas utilizam a elasticidade para definir preços que maximizem seus lucros.
Por exemplo, se a demanda for elástica, uma pequena redução no preço pode levar a um grande aumento na quantidade vendida, aumentando a receita total.
Por outro lado, se a demanda for inelástica, um aumento no custo pode gerar mais receita, uma vez que a queda na quantidade demandada será pequena.
Por fim, ao analisar a elasticidade de diferentes produtos, os segmentos podem identificar oportunidades de crescimento e nichos de mercado.
💡Saiba mais: O que é pricing e como fazer a precificação?
Fatores que afetam a elasticidade-preço da demanda
Alguns fatores podem afetar a elasticidade-preço da demanda para determinar a capacidade de resposta e a relação entre seu preço e demanda. Saiba quais são a seguir:
Disponibilidade de substitutos
Quanto mais fácil for encontrar produtos similares para substituir um determinado bem, maior será a elasticidade da demanda.
Por exemplo, se o preço do leite aumentar, os consumidores podem facilmente optar por outra marca ou um substituto, como leite em pó.
Por outro lado, se não houver substitutos, como a água, um bem essencial, o custo será menos elástico. Aqui, se o preço subir, é improvável que os clientes prefiram ficar sem ela.
Necessidade do produto
Itens essenciais para a sobrevivência, como água, gás, eletricidade, entre outros, são menos elásticos do que produtos que os clientes podem considerar como desejados.
Por exemplo, os consumidores que gostam de beber um café fora de casa, mas não precisam. Então, se você atua neste segmento e aumenta o preço do seu produto, poderá ter uma queda na demanda. Isso acontece especialmente em setores considerados supérfluos, como itens de luxo.
💡Saiba mais: Como definir um preço competitivo para seus produtos?
Período de tempo
Para entender o impacto do reajuste de preços, é preciso considerar quanto tempo os clientes vão reagir às mudanças de valores.
Quanto mais tempo você der aos clientes para responder a uma mudança de preço, mais significativa será a resposta.
Por exemplo, aumentar o preço do pacote de café pode não afetar as pessoas por semanas, porque nem todos compram o produto no mesmo dia.
Enquanto isso, pode demorar mais tempo para que os clientes percebam e respondam a uma diminuição nos preços.
💡Saiba mais: Reajuste de preço: como enviar mensagens para os clientes?
Fidelidade à marca
Embora alguns clientes escolham marcas simplesmente com base nos preços, outros são extremamente leais a certas empresas, especialmente se você oferecer proposta de valor atrelada a seus produtos.
Dessa forma, clientes leais podem preferir não comprar mercadorias de outra marca se você vende produtos de alta qualidade, por exemplo.
Assim, a fidelidade à marca é crucial e pode ajudá-lo a manter o maior número possível de clientes, mesmo se você alterar o preço.
Tudo certo sobre a elasticidade-preço da demanda?
Ao longo deste artigo, vimos que saber calcular a elasticidade-preço da demanda pode ajudá-lo a determinar como as mudanças de preço podem afetar seus negócios.
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