O que é e-mail marketing promocional e como criá-lo?
Email marketing promocional tem a função de promover a venda de produtos e serviços. Para isso, em sua comunicação, é utilizada uma abordagem mais comercial, divulgando promoções, preços e links diretos para a página de compra.
Você está procurando aumentar o tráfego da sua loja virtual? Então, o e-mail marketing promocional não pode ficar de fora do seu plano de marketing.
Esse é um poderoso tipo de comunicação para divulgar ofertas e descontos da sua página de vendas. E não é a gente que está falando: uma pesquisa realizada pela FBITS, divulgada pelo UOL, revelou que 61% das empresas garantem até 20% de seu faturamento por este canal.
Então, quer saber o que é e como criar um modelo de e-mail marketing promocional? Continue a leitura deste artigo e veja como utilizar essa estratégia a favor do seu negócio. Vamos lá?
O que é email marketing promocional?
E-mail marketing promocional é uma estratégia que tem a função de promover a venda de produtos e serviços. Para isso, em sua comunicação, é utilizada uma abordagem mais comercial, divulgando promoções, preços e links diretos para o site de compras.
Em outras palavras, esse tipo de mensagem tem foco na conversão. Por isso, para criar um e-mail marketing promocional, é preciso inserir diferentes imagens e CTAs, isto é, chamadas para ação, como: “compre agora”, “aproveite agora” etc.
Mais adiante deste conteúdo, você confere alguns modelos de e-mail marketing promocional.
💡 Saiba mais:
- 7 tipos de e-mail marketing para usar na sua estratégia
- Como construir uma lista de emails do zero e por que não comprar?
Como fazer um e-mail marketing promocional?
Agora que você já sabe o que é e-mail marketing promocional, confira a seguir as principais dicas para criar um para o seu negócio!
💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing?
1. Estabeleça relações positivas
Além do objetivo de vender, ao estruturar um modelo de e-mail marketing promocional você deve criar um relacionamento com o consumidor.
Para isso, tome cuidado com a comunicação. O primeiro passo é entender com quem você está falando e a partir de aí definir qual será a linguagem utilizada.
Aqui, é fundamental definir personas, ou seja, a descrição semifictícia daquele que poderia ser o cliente ideal do seu negócio.
💡 Saiba mais: Como a Nuvem Marketing pode aumentar a conversão de e-mail marketing?
2. Ofereça algo de valor
Ao assinar uma newsletter, o usuário espera receber mensagens que agreguem valor ao seu dia a dia.
Por isso, é importante criar um modelo de e-mail marketing promocional que leve uma novidade para o seu cliente, seja ela uma oferta ou lançamento de produtos com desconto.
O foco aqui é encontrar formas de solucionar um problema que seja relevante para o seu cliente e conectá-lo com o objetivo do e-mail marketing promocional, que é vender.
💡 Saiba mais: Guia completo sobre e-mail marketing
3. Crie um título de e-mail marketing promocional relevante
O título do seu e-mail deve ser o mais importante na construção desse processo. Afinal, ele deve chamar a atenção do leitor e convencê-lo a abrir a sua mensagem.
Se você vende pela internet, use esse espaço para divulgar soluções que atendam à necessidade do seu público e que os incentivem a clicar no seu e-mail.
💡 Saiba mais: Assuntos para e-mail marketing: confira dicas e boas práticas
4. Construa um e-mail com uma narrativa convincente
Se o seu e-mail marketing promocional está com as informações desorganizadas ou não tem uma escrita chamativa, dificilmente conseguirá incentivar o usuário a continuar com a leitura.
Por isso, a dica aqui é dividir a comunicação em seções específicas ou quebras de parágrafo.
Além disso, use e abuse de imagens para divulgar os seus produtos, mas sempre de forma organizada. Procure intercalá-las com textos e CTAs chamativos.
Caso você precise de ajuda para fazer o modelo do seu email marketing promocional, existem algumas ferramentas que oferecem layouts prontos ou personalizados. Confira a seguir:
💡 Saiba mais: 15 ferramentas de e-mail marketing totalmente grátis
5. Inclua um CTA para a conversão
Para garantir as conversões do seu e-mail marketing, você deve incluir um CTA objetivo, de acordo com o seu negócio. Se você tem uma loja virtual, por exemplo, pode adicionar links diretamente para produtos em promoção, de modo que os usuários sejam direcionados para o checkout.
💡 Saiba mais: O que é noreply? [+ 6 motivos para não usá-lo]
Na Nuvemshop, você conta com várias ferramentas para criar e-mails marketing poderosos e aumentar suas vendas. Experimente de graça e comece a testar essa estratégia!
Modelos de email marketing promocional
Por fim, conheça cinco modelos de e-mail marketing promocional para você se inspirar:
1. Ifood
Para incentivar as pessoas a comprarem presentes de fim de ano, o Ifood, empresa de delivery, disparou para a sua base de contatos um e-mail marketing promocional estimulando a compra de chocolates pelo aplicativo:
💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing para e-commerce?
2. Iguana Sports
Outras marcas que utilizam e-mail marketing promocional são as de assessoria de esporte. A Iguana Sports, por exemplo, divulgou um lote de inscrição com descontos de uma prova de corrida:
3. Americanas
Aproveitar datas como a Black Friday são excelentes oportunidades para disparar e-mails marketings promocionais. A Americanas, por exemplo, enviou uma comunicação sobre os principais produtos do marketplace em promoção:
4. Mundo Marketing
Se você vende cursos de marketing, por exemplo, investir em e-mail promocional pode ser uma boa estratégia para a sua marca. Veja um exemplo da Mundo Marketing:
5. Posto Ipiranga
Alguns negócios utilizam e-mail marketing promocionais para divulgar ofertas e incentivar o download de aplicativos. Como é o caso do posto Ipiranga, veja:
💡 Saiba mais: 7 exemplos de e-mail marketing para você se inspirar
Tudo certo sobre como fazer e-mail de promoção?
Esperamos que a partir deste conteúdo você possa criar e-mails marketing promocionais para a sua empresa e aumentar as vendas.
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