Empreendedorismo feminino: ideias e dicas especializadas
Empreendedorismo feminino é tudo que envolve negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres. O conceito também engloba iniciativas de liderança feminina, ou seja, programas que incentivem as mulheres a assumirem altos cargos nas empresas.
Mais do que uma palavra bonita, o empreendedorismo é uma forma de incentivar o pensamento criativo e a independência financeira entre as pessoas que desejam ter um negócio de sucesso. Contudo, quando o assunto é empreendedorismo feminino, sua definição vai muito além.
Ter o próprio negócio muitas vezes é a saída que as mulheres encontram para alcançar uma carreira de sucesso — já que muitas empresas não dão abertura para o crescimento e desenvolvimento profissional dessas trabalhadoras.
Quer entender o que é empreendedorismo feminino e qual a sua importância? Então, leia o conteúdo até o final e aproveite para conferir algumas dicas da investidora Shark Tank Brasil e empreendora Camila Farani!
O que é empreendedorismo feminino?
Empreendedorismo feminino é tudo que envolve negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres. O conceito também engloba iniciativas de liderança feminina, ou seja, programas que incentivem as mulheres a assumirem altos cargos nas empresas.
Isso se dá porque o empreendedorismo não está relacionado apenas àquelas pessoas que abrem seu próprio negócio. Sua definição compreende também o incentivo à inovação e a coragem necessária para dar o primeiro passo e gerenciar um projeto.
Contudo, quando falamos de empreendedorismo feminino, o termo ganha um sentido a mais. Aqui, ele representa também a quebra de paradigmas e preconceitos relacionados à capacidade de a mulher liderar e ter uma carreira de negócios bem-sucedida.
Qual a importância do empreendedorismo feminino?
O empreendedorismo feminino tem papel fundamental em minimizar as diferenças entre as oportunidades de trabalho e carreira disponíveis para homens e mulheres no mercado. Além disso, ele permite maior diversidade nos negócios, já que mulheres empreendedoras conseguem contribuir com ideias originais e perspectivas inovadoras.
Esse ponto de vista pouco explorado das mulheres, vindo de suas vivências e experiências pessoais, gera uma série de benefícios para a economia e o mercado de trabalho. Isso porque aumentam as chances de surgirem produtos e serviços novos e melhorados.
Ainda, mulheres empreendedoras contam com soft skills — habilidades comportamentais ligadas à forma como a pessoa lida com outras e com suas próprias emoções — muito requeridas pelas empresas, como persistência, jogo de cintura e flexibilidade, por exemplo.
Desse modo, incentivar o empreendedorismo feminino por meio de líderes mulheres nas organizações também é uma forma de trazer resultados positivos para a empresa. No fim, todos saem ganhando quando há mulheres assumindo papéis de alta gestão.
E, por fim, mulheres que querem diminuir ou acabar com a dependência financeira do companheiro costumam começar uma empresa e empreender do zero. Ter seu próprio negócio permite à mulher não apenas controlar o seu dinheiro, mas realizar a gestão financeira correta do negócio. Isso confere independência, autonomia e, acima de tudo, liberdade.
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Como é o empreendedorismo feminino no Brasil?
De acordo com a última pesquisa realizada pelo SEBRAE sobre empreendedorismo feminino, o total de mulheres em relação ao total de negócios no Brasil chegou a 34% em 2022, o maior número desde 2019.
Ao todo, são mais de 10 milhões de mulheres donas de seus próprios negócios — boa parte delas por necessidade, não por escolha — e atuando, principalmente, na área de serviços e de comércio.
Ainda segundo a pesquisa, apesar de cada vez mais mulheres expandirem seus negócios e contratarem empregados, mais de 87% delas trabalham por conta própria como microempreendedores individuais (MEI), por exemplo.
Apesar de os números indicarem um forte crescimento de mulheres empreendedoras, principalmente nas áreas de beleza, alimentação e serviços, o caminho ainda é longo para elas na área das ciências, engenharia, tecnologia e setores afins. No setor de construções, por exemplo, apenas 1% dos negócios são de empreendedoras.
A empreendedora e investidora Camila Farani, também sócia da Nuvemshop, comenta um pouco sobre as dificuldades de ser uma mulher empreendedora:
"O meu maior desafio como mulher foi entender que eu não precisava trabalhar mais para parecer melhor. Foi também conseguir ter forças para romper o status quo sem passar por cima dos outros. Você precisa entender que vai ter fracassos e que isso não está condicionado ao fato de você ser mulher, mas ao fato de você ser humana."
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5 dicas para começar a empreender
Se você é uma mulher que busca mudar de vida e apostar no empreendedorismo feminino, separamos algumas dicas que podem te ajudar. Pegue papel, caneta e anote tudo: 📝
1. Descubra suas habilidades
Antes de dar início a qualquer atividade, é preciso entender quais são suas aptidões e seus interesses. A partir dessa reflexão, será possível descobrir qual área te motiva a ponto de se tornar um negócio real.
A boa notícia é que, mesmo tendo pouco ou nenhum conhecimento na área, você pode estudar, se especializar e se desenvolver enquanto cria o negócio. O importante é não desistir e investir em capacitação.
💡 Saiba mais: Perfil de um empreendedor: principais características
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2. Tenha uma rede de apoio
Assim como você, há outras mulheres abrindo seu próprio negócio ou buscando cargos de liderança dentro das empresas. Portanto, é fundamental se unir a pessoas que estão enfrentando as mesmas batalhas para que todas possam se ajudar no processo do empreendedorismo feminino.
Para isso, faça networking, ou seja, conheça outras empreendedoras de áreas afins que possam te dar dicas ou aprender com você ao longo da jornada. A troca de experiências será uma grande oportunidade para evitar cometer os erros de outras pessoas.
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3. Pesquise as áreas do seu interesse
Caso você não tenha certeza sobre a área de atuação que quer seguir, pesquise pelas tendências do mercado e veja se há algum setor em expansão que seja do seu interesse. Quem sabe você descobre um segmento de mercado que tenha tudo a ver com a sua proposta?
A Nuvemshop, por exemplo, elabora anualmente um dossiê com todos os dados do e-commerce brasileiro. Essas informações ajudam a entender como andam os principais setores da economia e permitem a novos lojistas analisar o mercado em que querem entrar.
4. Legalize seu negócio
Independentemente da área em que você vai atuar, é importante formalizar sua empresa e obter um CNPJ. Essa etapa é essencial para regularizar o negócio, emitir nota fiscal e atender seus clientes com profissionalismo.
Se você quiser começar por conta própria ou com a ajuda de até um funcionário, é possível se tornar um microempreendedor individual (MEI), o que é um processo mais simples. No entanto, vale lembrar que o limite de faturamento anual para essa modalidade é de R$ 81 mil.
Agora, se pretende ter sócios, faturar mais ou contratar mais pessoas, é indicado começar nesse ramo como ME (microempresa) por meio do CNAE (Classificação de Atividades Econômicas).
💡 Saiba mais: Quais são os tipos de empresa e suas características principais?
5. Tenha uma loja virtual
Se você já tiver um plano de negócio definido e a certeza do que deseja fazer, que tal vender pela internet? Sejam produtos ou serviços, é possível estruturar os processos do seu negócio virtualmente, usar uma plataforma online e realizar todas as transações de forma digital.
Assim, você economiza tempo e dinheiro, pois não precisará procurar por um espaço físico, alugar uma loja, arcar com todos os custos que uma loja física acarreta e as dores de cabeça com documentação.
Quais são os desafios da mulher empreendedora?
Embora tenhamos falado sobre a liberdade alcançada ao criar o seu próprio negócio, esse é um desejo comumente mencionado pelos homens que decidem empreender. Para as mulheres, começar uma empresa parte, majoritariamente, da necessidade. Isso mostra que ainda há um abismo entre esses dois lados quando o assunto é oportunidades.
Além do problema da diferença salarial, há ainda a forma como a maternidade é tratada pelas empresas. Quando uma mulher volta da licença-maternidade, seu esforço deve ser redobrado para conseguir uma promoção no trabalho. Isso quando ela não é demitida assim que retorna às atividades.
Esses são os sintomas de um problema que permeia o mercado de trabalho: a discriminação de gênero. Como já mencionamos, embora as mulheres tenham maior grau de escolaridade, elas ainda recebem salários menores para desempenhar a mesma função que um homem.
Quando decidem se tornar empreendedoras, elas costumam pagar taxas de juros mais altas do que os homens (34,6% a.a. contra 31,1% a.a.). Contudo, o índice de inadimplência entre as mulheres é bem menor, 3,7% contra 4,2%.
Sejam mulheres que desejam abrir um negócio próprio ou que almejam cargos de liderança, elas ainda estão sujeitas a situações de assédio, etarismo (quando sofrem discriminação por idade) e discriminação por serem mães e quererem se dedicar à família.
Isso nos mostra que os desafios para o empreendedorismo feminino são muitos e acabam inibindo mais mulheres de conquistarem seu espaço no mercado de trabalho.
💡 Saiba mais: Como ser uma mãe empreendedora de sucesso?
O que é o dia do empreendedorismo feminino?
Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que o dia 19 de novembro deve ser marcado como o Dia do Empreendedorismo Feminino. Essa data passou a ser celebrada mundialmente como forma de valorizar o trabalho das mulheres e diminuir as desigualdades.
Essa iniciativa foi encabeçada pela ONU Mulheres, um segmento forte dentro da entidade que destaca o impacto social e econômico das mulheres, além de fortalecer o protagonismo feminino e empoderá-las.
Para alcançar esses objetivos, o órgão elencou estas três áreas prioritárias de atuação:
- Liderança e participação política, governança e normas globais;
- Empoderamento econômico;
- Prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas, paz e segurança e ação humanitária.
💡 Saiba mais: Quem são os principais empreendedores brasileiros?
30 ideias de empreendedorismo feminino que dão lucro
E, se você ainda não tem ideia de como começar a empreender, não se preocupe! A seguir, listamos 30 ideias de empreendedorismo feminino, sendo que alguns deles, inculsive, são hobbies que dão dinheiro e podem te ajudar a começar o seu próprio negócio. Veja:
Ideias de negócios online para mulheres:
- Papelaria online;
- Loja virtual de roupas;
- Loja de maquiagem;
- Loja de bijuterias;
- Loja de artigos religiosos
- Venda de cestas;
- Sublimação de camisetas;
- Dropshipping.
Ideias de comidas para vender:
- Bombons;
- Trufas;
- Brownies;
- Geleias;
- Conserva de legumes;
- Pão caseiro;
- Salgados;
- Bolos fitness;
- Bolos de aniversário;
- Doces natalinos;
- Tempero seco.
Ideias de itens de decoração para vender:
- Vela aromatizada;
- Suculentas;
- Quadros decorativos;
- Aromatizador de ambiente.
Ideias de artesanato para vender:
- Adesivos de unha;
- Capinha de celular personalizada;
- Canecas personalizadas;
- Panos de prato;
- Pulseiras de miçanga;
- Enfeites de cabelo;
- Biquini artesanal.
💡 Saiba mais: Como abrir um negócio com pouco dinheiro?
Como apoiar o empreendedorismo feminino?
Agora que você já sabe o que é empreendedorismo feminino e qual a sua importância, chegou o momento de entender de que forma é possível apoiar o desenvolvimento de mulheres que querem começar um negócio ou alcançar cargos de liderança nas empresas.
Confira, a seguir, como é possível apoiar o empreendedorismo feminino:
1. Indique o trabalho de mulheres
Sempre que possível, indique para amigos e familiares o trabalho de mulheres empreendedoras. O marketing boca a boca é uma excelente ferramenta para aumentar o alcance da marca e fazê-la chegar a mais pessoas.
Além disso, caso não possa comprar os produtos ou serviços dessas mulheres, ao menos curta as publicações nas redes sociais, comente e compartilhe os conteúdos para que mais pessoas conheçam o trabalho.
2. Incentive e compartilhe conhecimento
Pessoas que estão começando um negócio costumam ter muitas inseguranças e dúvidas. Por isso, se você tiver algum conhecimento na área, compartilhe e ajude essas mulheres a avançarem em seus empreendimentos.
E, se você não sabe como ajudar, ofereça palavras de apoio e dê suporte da forma como conseguir. Um elogio ou feedback construtivo já é de grande valia para quem está dando os primeiros passos.
💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente? [passo a passo completo]
3. Compre de empreendedoras
Já pensou em comprar na mão daquela microempreendedora que tem uma loja pequena no seu bairro? Ou de uma amiga que vende seus produtos em uma loja virtual? Essa pequena mudança de hábito é muito poderosa para incentivar o empreendedorismo feminino.
Trocar grandes lojas por negócios locais ou mesmo e-commerces comandados por empreendedoras é uma forma de apoiar e manter vivo o negócio.
Aprendeu tudo sobre empreendedorismo feminino?
Esperamos que este conteúdo tenha te encorajado a dar os primeiros passos no empreendedorismo feminino. Para conquistar seus objetivos, é preciso perseverança, muito estudo e o apoio das pessoas ao seu redor, mas lembre-se sempre de que você é capaz!
E, se você está pronta para começar nessa jornada, crie a sua loja virtual grátis com a Nuvemshop! É rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar. Esperamos por você! 💙