O que são empresas sustentáveis, exemplos e como aderir
Empresas sustentáveis são aquelas que adotam práticas que minimizam impactos ambientais, respeitam e promovem a sociedade e buscam a lucratividade a longo prazo. Elas aplicam a sustentabilidade empresarial para utilizar recursos naturais de forma consciente, reduzir resíduos, investir em tecnologias limpas e promover inclusão e bem-estar na sociedade.
Nos dias atuais, ser uma empresa sustentável vai muito além de uma tendência. Como o impacto ambiental causado por atividades empresariais está em constante debate, a sustentabilidade é cada vez mais decisiva para o sucesso.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Forbes, 92% dos consumidores afirmam ser mais propensos a confiar em marcas que são ambientalmente e socialmente conscientes. Além disso, um estudo conduzido pela BSR mostrou que 72% de 8 mil empresas pesquisadas disseram que as mudanças climáticas apresentam riscos que podem afetar significativamente suas operações e receitas.
Sendo assim, criar produtos sustentáveis e adotar práticas que contribuam para o bem-estar social e ambiental pode trazer benefícios e transformar seu negócio em um exemplo de sucesso.
Se você quer saber mais sobre o que é uma empresa sustentável, como transformar seu negócio em uma e ainda conferir exemplos de empresas sustentáveis brasileiras que fazem a diferença, é só seguir a leitura do artigo. Vamos lá? 🌱
O que é uma empresa sustentável?
Empresa sustentável é aquela que adota um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança no dia a dia do seu negócio. Esse conceito é fundamentado em três pilares:
- Minimizar o impacto negativo no meio ambiente;
- Respeitar a sociedade em que estão inseridas;
- Garantir lucratividade a longo prazo.
Sendo assim, as empresas sustentáveis atuam na promoção do uso responsável dos recursos naturais, na redução de resíduos e na implementação de tecnologias limpas. Além disso, essas organizações se comprometem com seus colaboradores e com a comunidade em que estão inseridas, e buscam promover inclusão, igualdade e bem-estar.
Na economia, as empresas sustentáveis adotam ações de planejamento e gerenciamento sempre alinhadas com fatores éticos, transparentes e buscam respeitar o meio ambiente acima de qualquer lucratividade.
Ou seja, as empresas sustentáveis investem em tecnologias verdes, adotam políticas que incentivam a igualdade e inclusão tanto internamente quanto na comunidade, se comprometem com a transparência de suas ações e buscam assegurar que toda a sua operação não cause danos para o planeta e para a sociedade.
Quais as vantagens de ser uma empresa sustentável?
Ser uma empresa sustentável traz diversas vantagens que podem contribuir para o fortalecimento da sua marca. Confira, abaixo, as principais:
Reduz custos
A redução de custos é um benefício significativo das empresas sustentáveis. Isso porque implementar práticas de sustentabilidade pode levar a uma economia significativa.
Por exemplo, ao adotar tecnologias e sistemas que melhoram a eficiência energética, como o uso de iluminação LED e instalação de sistemas de energia renovável, o consumo de energia elétrica tende a diminuir.
Além disso, empresas sustentáveis utilizam processos que minimizam o desperdício de materiais e recursos, aplicando técnicas como reciclagem e reutilização de materiais. Como, por exemplo, o redirecionamento dos recursos para serem reaproveitados como embalagens, possibilitando a diminuição nos custos de produção e descarte.
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Melhora da imagem da marca
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto que suas escolhas podem causar no meio ambiente e, portanto, buscam por marcas que estejam alinhadas com a responsabilidade social e ambiental.
Com isso, é possível enxergar um empreendimento sustentável como um diferencial competitivo em um mercado com tantas opções. As marcas que prezam pelo meio ambiente conseguem atrair clientes fiéis que estão alinhados com os valores da marca e que buscam o compromisso com práticas sustentáveis em suas escolhas diárias.
Além disso, ao ser uma empresa sustentável e prezar pela transparência em suas práticas, é possível notar uma melhora na reputação, já que a marca consegue atrair público e ganhar sua confiança.
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Auxilia no cumprimento de regulamentações
Adotar práticas sustentáveis em sua empresa beneficia não só o meio ambiente, mas também auxilia no cumprimento das regulamentações sociais e ambientais. Isso ocorre porque governos em todos os cantos do mundo estão implementando medidas ambientais cada vez mais rigorosas na tentativa de proteger seus recursos.
Então, as empresas que adotam condutas sustentáveis se tornam mais bem preparadas para cumprir as novas leis e evitar multas e possíveis penalidades. Além disso, as práticas sustentáveis como redução de emissões de poluentes e gestão adequada dos resíduos diminui a probabilidade de possíveis processos judiciais.
Atrai investimentos
No mundo empresarial, um dos conceitos em alta é o ESG, uma sigla em inglês que determina os três pilares de empresas socialmente e ambientalmente responsáveis:
- Environmental (relativo ao meio ambiente);
- Social (relativo à responsabilidade social);
- Governance (relativo à governança corporativa).
Dessa forma, muitos investidores e grandes fundos de investimento têm priorizado negócios alinhados ao ESG para aplicar capital. Por isso, a adoção de práticas sustentáveis também se tornou um chamariz para aportes financeiros, que são fundamentais para o crescimento das empresas.
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Retém talentos
Outro benefício de uma empresa sustentável é a capacidade de atrair e reter profissionais talentosos. Isso ocorre porque os talentos são atraídos por empresas que compartilham dos mesmos valores sociais e ambientes.
Além disso, grandes empresas sustentáveis tendem a contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus profissionais por meio de incentivo a cursos, palestras e vivências sustentáveis.
Sendo assim, o investimento no desenvolvimento contínuo demonstra que a empresa valoriza o crescimento de seus colaboradores, o que contribui para a diminuição na rotatividade de funcionários e garante o sucesso do negócio a longo prazo.
Reduz riscos
Por fim, tornar-se uma empresa sustentável também mitiga riscos socioambientais, especialmente aqueles relacionados às mudanças climáticas. Além disso, a responsabilidade social reduz o contencioso trabalhista e os riscos de prejuízos financeiros com ações na Justiça.
Passo a passo para o empreendedorismo sustentável
Agora que você já sabe o que é empresa sustentável, quais são os principais benefícios, chegou a hora de conferir como tornar seu negócio sustentável. Veja:
1. Avalie o impacto
O primeiro passo para ter uma empresa sustentável é olhar para sua operação atual e avaliar o impacto que está sendo causado no meio ambiente. Você pode começar analisando o consumo de recursos naturais, o impacto social das atividades da empresa e fazendo uma avaliação sobre como seu público-alvo vê seu negócio.
Essa primeira coleta de dados serve como base para desenvolver os próximos passos.
2. Defina metas
Depois de saber todo o impacto que a sua empresa causa, é hora de definir onde você quer chegar, ou seja, quais dos antigos hábitos precisam ser deixados para trás.
Use os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU como um guia para definir os objetivos do seu negócio. Outro material útil é o Guia de Sustentabilidade e Gestão ASG nas Empresas, publicado pela bolsa de valores brasileira.
Comece com pequenas atitudes, por exemplo, separe o lixo gerado e leve para postos de reciclagem.
Ou diminua a quantidade de impressões feitas e opte por criar documentos eletronicamente e, caso precise imprimir, lembre-se de reutilizar o verso do papel para anotações.
💡Saiba mais: Como fazer um planejamento estratégico?
3. Eduque o consumidor
Utilize a embalagem dos seus produtos para educar os consumidores, promovendo práticas sustentáveis e também para fortalecer seu comprometimento como uma empresa consciente e preocupada com o meio ambiente.
Para começar, invista na produção de embalagens com materiais reciclados e inclua detalhes como “Esta embalagem é feita 100% de papel reciclado”.
Além disso, promova ideias de como reutilizar a embalagem do produto após o uso, se o produto for entregue em uma caixa, que tal sugerir o uso da caixa para organizar gavetas? Ou, se a embalagem for um pote, é possível sugerir que seja utilizado como um vaso de plantas.
Aproveite também para incluir instruções objetivas sobre como reciclar ou descartar a embalagem, como “Esta embalagem é feita de plástico, então descarte no contêiner dedicado ao papel.”
O Boticário, por exemplo, criou o programa Boti Recicla que transforma as embalagens vazias e as reutiliza em outros setores da empresa. Para incentivar os clientes a devolverem as embalagens vazias, a empresa oferece um desconto nas compras para aqueles que levarem de volta à loja mais de três embalagens.
💡Saiba mais: Quais são os principais materiais para embalagens sustentáveis?
4. Otimize recursos
Independente do tamanho do seu negócio, gerenciar os recursos e adotar práticas que ajudam o meio ambiente é um passo importante para se tornar uma empresa sustentável.
Então, comece otimizando o uso de água, energia e materiais na sua produção e no dia a dia do negócio para minimizar desperdícios.
Uma boa opção, se a sua empresa é responsável por realizar a entrega das mercadorias, é utilizar uma logística sustentável, que garante veículos mais eficientes para reduzir os custos com combustível e a emissão de poluentes, como bicicletas, veículos híbridos ou motocicletas.
💡Saiba mais: O que é transporte sustentável e por que é importante?
5. Faça parcerias sustentáveis
Opte por fornecedores que se declaram sustentáveis e que tem como objetivo ajudar o meio ambiente. Busque entender como estão produzindo, de quem compram a matéria-prima e se garantem que todo esse processo gera o mínimo impacto para o planeta.
💡Saiba mais: O que é logística verde e como implementar?
7 exemplos de empresas sustentáveis
Como vimos ao longo do artigo, as empresas sustentáveis têm como missão promover o bem-estar social e proteger o meio ambiente por meio de ações que minimizem o impacto ecológico.
A seguir, separamos exemplos de empresas brasileiras que se destacam como sustentáveis para servir de inspiração para seu negócio. Veja:
Relevo Store
A Relevo Store é uma marca de moda de upcycling (reutilização) parceira da Nuvemshop. A ideia da empresa é reaproveitar materiais que seriam descartados na natureza, usando resíduos e matérias-primas já existentes para levar cor, personalidade e reciclagem para o mundo da moda.
Desde 2018, a empresa já reciclou mais de 3 toneladas de guarda-chuvas para produzir suas jaquetas exclusivas. Além disso, a Relevo Store procura fortalecer a economia local, oferecendo oportunidades de trabalho para mulheres em vulnerabilidade que precisam de uma renda complementar.
O objetivo da marca é retirar cada vez mais resíduos poluentes do meio ambiente e trazer peças mais inovadoras e atemporais ao mercado de moda.
Amana Ateliê
O Amana Ateliê é uma loja virtual de joias botânicas sustentáveis que se destaca no segmento de artesanato na Nuvemshop. Todas as peças são feitas à mão com espécies de plantas provenientes de cultivo próprio, como arruda, lavanda, orquídea, erva doce, alecrim e dente de leão.
A empresa se diferencia pela técnica de desidratação utilizada para preservar ainda mais as cores de flores e folhas, criando joias ainda mais bonitas e inspiradas na natureza.
Beeliving
A Beeliving é uma empresa de produtos naturais focada na preservação das abelhas nativas da nossa fauna. A marca, que tem uma loja virtual na Nuvemshop, vende produtos como mel, própolis, pólen e kits de degustação.
A essência da Beeliving é criar produtos que nos reconectam com os saberes da terra e regeneram o nosso corpo, coração e planeta, com a consciência de que a natureza é o único caminho possível para uma vida de verdade, liberdade e amor.
Andreza Chagas
A loja virtual Andreza Chagas, também parceira da Nuvemshop, se diferencia pelo conceito de moda sustentável. A marca utiliza um processo de fabricação ecologicamente correto, que usa apenas metade da água em relação aos métodos tradicionais de produção têxtil.
Além disso, a forma como o tecido é tratado reduz o uso de produtos químicos, priorizando a preservação do meio ambiente. Além disso, Andreza Chagas também desempenha um papel importante na ajuda às populações locais, gerando empregos para as mulheres em situação de vulnerabilidade.
Pantys
A Pantys é uma marca de calcinhas absorventes reutilizáveis, laváveis e modernas que revolucionou o mercado. Se destaca como empresa sustentável porque, além de comercializar produtos sustentáveis para mulheres, adota práticas para melhorar o meio ambiente e o bem-estar social.
O diferencial da Pantys está ligado a reduzir o impacto ambiental na escolha dos materiais utilizados em suas calcinhas absorventes, que são feitas de materiais biodegradáveis que se decompõem em apenas três anos. Diferentemente dos absorventes tradicionais que levam até 500 anos para se decompor.
A empresa sustentável investe em educação sobre saúde menstrual e sustentabilidade ao capacitar os consumidores por meio dos seus canais educativos, como o blog. Por fim, a marca também realiza doações para organizações não governamentais (ONGs) e apoia projetos sociais, ampliando o acesso de mulheres a produtos sustentáveis.
Natura
A Natura é uma marca brasileira de cosméticos que se destaca como empresa sustentável porque possui uma série de iniciativas que refletem seu compromisso com a preservação ambiental e com a sociedade em todas as etapas de produção dos produtos, desde a seleção dos ingredientes até a embalagem.
O uso de recursos naturais da Amazônia de forma responsável é uma das grandes características sustentáveis da marca. Aproximadamente 80% dos produtos são feitos com ingredientes de origem vegetal, substituindo substâncias convencionais por alternativas mais ecológicas.
Um exemplo do compromisso da Natura com o meio ambiente foi a sua linha Ekos, certificada com selo UEBT (valoriza a ética nas relações com a natureza e com as pessoas).
A linha teve as embalagens feitas a partir de milhões de garrafas PET recicladas e papel reutilizado. Além disso, a empresa investe em produtores rurais ajudando a sociedade em que está inserida e garantindo uma exploração consciente.
💡Saiba mais: Como montar uma loja de cosméticos?
Papel Semente
A Papel Semente é pioneira na produção de papel plantável e se destaca como um exemplo de empresa sustentável, uma vez que adota práticas ecológicas nos seus valores.
A produção do papel é realizada de maneira semi-artesanal com sobras de papel, então sementes são incorporadas na composição, tornando o papel 100% biodegradável. Assim, o papel pode ser plantado depois de utilizado, resultando no crescimento de novas plantas.
A Papel Semente também é certificada como Empresa B, além disso apoia a Rede Mulher Empreendedora, promovendo a inclusão de mulheres no mercado de trabalho e oferecendo capacitação.
Dicas para consumir moda sustentável
Se você deseja contribuir com o meio ambiente, é possível dar o primeiro passo ajustando o seu consumo de roupas. Atualmente, fast fashions, como a Shein, lançam coleções quinzenalmente contribuindo para o consumo desenfreado de roupas entram e saem da moda rapidamente.
Enquanto isso, empresas de moda sustentáveis oferecem alternativas que ajudam a reduzir o impacto ambiental com peças básicas e atemporais. O segredo do consumo saudável está em encontrar um equilíbrio que faça sentido com o seu estilo de vida e valores.
Aqui estão algumas dicas para consumir moda de forma sustentável:
📹 Veja também: Como criar uma loja virtual de moda sustentável?
Não compre por impulso
Independentemente de realizarmos compras em uma loja física ou virtual, o ambiente de uma loja é desenvolvido para incentivar a compra e estimular o consumo.
Por isso, ao entrar em uma loja de roupas, tendemos a comprar peças sem necessidade, apenas porque somos atraídos por uma promoção ou lançamento de coleção.
Então, se você deseja consumir moda de um jeito sustentável, é importante avaliar se uma peça realmente atende às suas necessidades, se combina com seu estilo e se a roupa é realmente a escolha certa.
Cheque a composição
Outra dica fundamental para consumir moda de maneira consciente é verificar os materiais utilizados na confecção das peças. Isso porque alguns tecidos têm mais durabilidade que outros, procure optar sempre por linho, la, algodão e seda.
Se possível, busque ainda por tecidos orgânicos, reciclados ou de baixo impacto ambiental. Saber a composição da roupa auxilia no momento de decisão de compra.
Aposte em brechós
Os brechós são famosos por vender roupas usadas que são, muitas vezes, peças únicas e ainda contribuem para o consumo consciente e economia circular.
Para contribuir com a moda sustentável, busque por brechós presenciais e online até achar um que venda roupas do seu estilo. Essa é uma ótima maneira de reduzir o desperdício, economizar e prolongar a vida útil das peças.
💡Saiba mais: Como montar um brechó online e faturar com roupas usadas?
Cuide bem das suas roupas
De nada adianta comprar peças de roupa de qualidade sem adotar hábitos para aumentar sua durabilidade. Então, tente lavar suas roupas com menos frequência, utilize ciclos de lavagem mais curtos e delicados, além disso, evite o uso de secadora.
Manter suas roupas em bom estado por um longo período de tempo reduz a necessidade de comprar novas peças e o impacto ambiental gerado.
Entendeu como ter uma empresa sustentável?
Esperamos que este artigo tenha esclarecido como as práticas sustentáveis podem beneficiar tanto o meio ambiente quanto a performance da sua empresa. Implementar atitudes que minimizam o impacto ecológico pode ser um grande passo para melhorar a eficiência, fortalecer a imagem da marca e atrair clientes alinhados com seus valores.
Se você está pronto para implementar essas práticas em seu negócio, a Nuvemshop é a plataforma ideal para começar. Crie sua loja virtual grátis agora mesmo e aplique a sustentabilidade em sua estratégia!