Encomenda atrasada dos Correios: onde reclamar e resolver?
- Uma encomenda dos Correios é considerada atrasada quando o prazo de entrega do objeto não é cumprido, seja via PAC, Sedex ou outra modalidade;
- Nesse caso, você pode abrir uma reclamação e solicitar uma indenização que varia entre 5% e 100% do valor pago pelo envio, de acordo com o tempo de atraso;
- Para evitar atrasos nos seus fretes e otimizar os custos, você pode criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop e utilizar o Nuvem Envio para enviar encomendas pelos Correios e por diversas transportadoras.
Quem nunca teve dor de cabeça com uma encomenda atrasada dos Correios? Esse é um problema comum que afeta consumidores e donos de lojas virtuais em todo o país.
Porém, a boa notícia é que você pode fazer uma reclamação e receber uma indenização quando um objeto é entregue fora do prazo. A regra é válida para todas as modalidades de envios dos Correios, como PAC, Sedex, Sedex 10 e Sedex 12.
Veja, neste artigo, como abrir sua reclamação por encomenda atrasada dos Correios passo a passo. Confira, ainda, os valores das indenizações e as orientações sobre processos judiciais contra a estatal. Vamos lá? 📦
Quando uma encomenda dos Correios é considerada atrasada?
Os Correios determinam que uma encomenda está atrasada quando a primeira tentativa de entrega ou disponibilização da encomenda para retirada ocorre após o prazo estabelecido para o serviço contratado.
Veja quais são os prazos de entrega máximos para as principais modalidades de envio:
- PAC: entrega em até 10 dias úteis;
- Correios Mini Envios: entrega em até 12 dias úteis;
- Sedex comum: entrega em até 1 dia útil;
- Sedex 10: entrega até as 10h do dia útil seguinte;
- Sedex 12: entrega até as 12h do dia útil seguinte;
- Sedex Hoje: entrega no mesmo dia, em horas.
Dessa forma, sua encomenda será considerada atrasada quando os prazos máximos acima forem ultrapassados, independentemente da estimativa calculada no momento do envio. A partir desse momento, você já pode registrar uma reclamação no site dos Correios e buscar uma indenização pelo atraso.
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Como reclamar de uma encomenda atrasada dos Correios?
Acompanhe o passo a passo para abrir uma reclamação sobre encomenda atrasada dos Correios.
1. Faça login no site Meus Correios
Para registrar uma reclamação por encomenda atrasada nos Correios, você terá que fazer login com a sua conta no site da empresa. Para isso, acesse Meus Correios e entre com seu nome de usuário e senha.
Se você não tiver uma conta, é só fazer um cadastro rápido como pessoa física ou pessoa jurídica, informando seu nome, CPF ou CNPJ e endereço.
2. Acesse o Fale Conosco
Depois de acessar sua conta dos Meus Correios, vá até a página do Fale Conosco. Então, clique na opção “Reclamação> Entrega Domiciliar”.
3. Preencha os dados da sua reclamação
Na tela seguinte, você deverá escolher a opção “Ausência de Entrega Regular” e, em seguida, “Atrasos na distribuição”. Depois, selecione se a sua entrega é do tipo com ou sem contrato.
Detalhe o que aconteceu no campo “Mensagem ou observação”, informando o código de rastreamento do objeto, o serviço contratado e o tempo de atraso. Por fim, clique em “Enviar”.
Lembrando que você precisa fazer sua reclamação em até 30 dias, a contar da data prevista de entrega.
4. Acompanhe sua reclamação
Após enviar sua reclamação, você poderá acompanhar o registro pelo menu “Acompanhar Manifestação”, digitando o código do objeto ou da solicitação. Também é preciso informar o CPF, CNPJ ou número de contrato do remetente.
O prazo previsto de resposta é de até cinco dias úteis, contados a partir do registro da queixa. Se o Sistema de Rastreamento de Objetos — SRO comprovar que o objeto foi entregue após o prazo previsto, a manifestação será registrada para análise e resposta posterior.
Se for aprovada uma indenização para o atraso, o pagamento será feito em até 30 dias úteis.
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Qual é o valor da indenização para encomendas atrasadas?
Quando a encomenda é entregue após o prazo estimado por falha dos Correios, o remetente tem direito à devolução progressiva dos valores pagos pelo envio, de acordo com o tempo de atraso. Confira a tabela com os percentuais de indenização:
Serviço | Tempo de atraso | % de indenização |
PAC | De 1 a 5 dias | 5% |
De 6 a 10 dias | 10% | |
Acima de 10 dias | 15% | |
SEDEX | De 1 a 3 dias | 5% |
De 4 a 5 dias | 10% | |
Acima de 5 dias | 15% | |
SEDEX HOJE (postado até as 18h) | Após às 23h do mesmo dia de postagem | 100% |
SEDEX HOJE (postado entre 18h e 20h) | Após às 12h do dia seguinte ao da postagem | 100% |
SEDEX 10 | Após às 10h do dia seguinte ao da postagem | 100% |
SEDEX 12 | Após às 12h do dia seguinte ao da postagem | 100% |
Vamos supor que você tenha pago R$ 30 para enviar um Sedex e a entrega tenha atrasado 6 dias. Nesse caso, você teria direito a R$ 4,50 de indenização pelo atraso.
Já no caso de um Sedex 10 que custou R$ 50 e não chegou até as 10h do dia seguinte, o reembolso é de 100%, ou seja, você recebe de volta os R$ 50 que pagou pela entrega.
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É possível pedir indenização na Justiça por atraso dos Correios?
No âmbito da Justiça, os atrasos em entregas dos Correios são vistos, em sua maioria, como um simples aborrecimento. No entanto, existem situações em que a demora pode gerar consequências mais graves, como a entrega atrasada de um medicamento urgente.
Nessas situações, cabe um processo contra os Correios exigindo uma indenização por danos morais. Veja algumas situações em que a estatal já foi obrigada, pelo Poder Judiciário, a pagar indenizações:
- Atraso na entrega de um documento necessário para a matrícula em faculdade, causando a perda da vaga;
- Atraso na entrega de anel de noivado que impediu que o pedido de casamento fosse realizado durante uma viagem;
- Atraso na entrega de medicamentos essenciais ao bem-estar e à saúde do consumidor.
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Como evitar atrasos em encomendas?
Para evitar atrasos em encomendas, é importante que você conte com diferentes transportadoras para realizar suas entregas, além dos Correios. Isso porque, nos últimos anos, tem crescido o número de reclamações de atraso da estatal, enquanto outras empresas privadas ganham espaço no mercado logístico.
Quando você tem uma loja virtual, é fundamental oferecer diversos meios de envio, para que seus clientes tenham a liberdade de escolher o melhor custo-benefício. Além disso, lembre-se de que atrasos constantes prejudicam a satisfação do cliente e podem afetar a reputação da sua empresa.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode utilizar o Nuvem Envio para enviar suas encomendas pelos Correios de forma mais econômica e também via transportadoras.
Com o serviço do Nuvem Envio Collect, voltado a empresas que despacham mais de 200 pacotes por mês, um algoritmo inteligente escolhe a melhor transportadora para cada encomenda, garantindo fretes com os melhores prazos e preços.
Além disso, você ainda conta com inúmeros parceiros logísticos para otimizar seus fretes na nossa Loja de Aplicativos Nuvemshop.
Já sabe o que fazer se a encomenda dos Correios atrasar?
Agora você já sabe: se a encomenda dos Correios atrasar, você pode reclamar e pedir uma indenização. Se o problema dos atrasos for constante, vale a pena procurar outras opções de transportadoras para otimizar seus fretes e preservar a satisfação do cliente.
Se você ainda não tem um negócio próprio, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e utilize o Nuvem Envio! É fácil, rápido e você não precisa de nenhum conhecimento técnico para configurar seus fretes. 💙