Endereçamento de estoque: o que é, vantagens e como implementar

Mulheres conferindo mercadorias em um centro de armazenamento. Ambas estão com pranchetas na mão conferindo o endereçamento de estoque.

Endereçamento de estoque, ou endereçamento logístico, é um sistema utilizado para localizar produtos no galpão de armazenamento. Ele facilita a localização e o controle dos itens armazenados, melhora a eficiência operacional e reduz a perda de mercadorias.


Já imaginou encontrar uma casa sem saber o seu endereço? É praticamente impossível, certo? O mesmo acontece quando precisamos localizar uma mercadoria no estoque sem saber onde ela foi armazenada. Para evitar que isso aconteça, usamos o endereçamento de estoque.

Esse é um dos métodos mais comuns para identificar a posição de produtos no estoque e serve para simplificar o processo de logística, permitindo armazenar e encontrar todos os itens com mais facilidade.

Então, se você ainda não sabe como organizar e identificar o estoque da sua loja — seja ela física ou virtual —, continue a leitura! Neste post, vamos entender como usar o endereçamento de estoque e as principais vantagens dessa prática. Vamos lá?

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O que é endereçamento de estoque?

Endereçamento de estoque é o sistema utilizado para organizar a localização física de produtos no estoque de uma empresa. Ele serve para indicar a posição exata de cada mercadoria dentro do galpão de armazenamento.

Na prática, esse modelo funciona de forma parecida com o endereçamento dos Correios. Assim como cada casa tem um CEP que representa a rua, o bairro e a cidade em que está localizada, cada produto que passa pelo sistema de endereçamento de estoque recebe um código para indicar a prateleira, a estante e o corredor em que está guardado.

Assim, é possível facilitar a localização de mercadorias mesmo em grandes centros de distribuição e controlar a movimentação interna dos itens.

💡 Saiba mais: O que é política de estoque e como definir a do seu negócio?

Qual é a importância do endereçamento de estoque?

A importância de fazer a gestão de estoque com um sistema de endereçamento são muitas, principalmente no que diz respeito à organização. Mas, se você ainda não está convencido, confira outros setores da sua empresa que podem se beneficiar com essa prática:

Agiliza a separação de pedidos

Um dos principais benefícios do endereçamento de produtos é a facilidade para separação de pedidos, o que agiliza todo o processo de gestão logística.

Imagine que chega uma ordem de retirada para determinada mercadoria, por exemplo. Então, basta procurar a sua localização na planilha de endereçamento e ir direto onde ela está armazenada, poupando tempo e trabalho dos colaboradores.

💡 Saiba mais: Como funciona a logística para e-commerce?

Facilita o controle de inventário

O endereçamento também garante mais agilidade na hora de realizar o inventário de estoque. Ou seja, de fazer a contagem de mercadorias estocadas e listar tudo que existe disponível no local de armazenamento.

Nesse caso, é mais fácil rastrear quais produtos estão armazenados e as quantidades disponíveis de cada um, já que todas as mercadorias estão organizadas e devidamente registradas no sistema de gestão.

💡 Saiba mais: O que é acuracidade de estoque e como calculá-la?

Melhora o planejamento de estoque

Esse processo também facilita o controle e planejamento de estoque, já que oferece uma visão clara sobre a localização e quantidade total de mercadorias estocadas.

Isso facilita o registro de entrada e saída de produtos e o planejamento de pedidos de reposição, uma vez que, ao saber exatamente onde está cada item, é mais fácil visualizar com antecedência quando os níveis de estoque estão baixos.

💡 Saiba mais: Guia para fazer o controle de estoque da sua loja

📈 Confira a planilha: Planilha de controle de estoque

Otimiza os recursos operacionais

Outro ponto positivo é que o endereçamento de produtos permite otimizar o trabalho de funcionários e equipamentos envolvidos na logística, tornando todas as etapas mais rápidas e eficientes.

Isso porque, com a localização exata de todas as mercadorias, é possível diminuir o tempo procurando itens no estoque, reduzir deslocamentos desnecessários e aumentar a produtividade geral do processo.

Reduz o número de mercadorias perdidas

Por fim, o endereçamento de estoque pode ajudar a reduzir o número de mercadorias perdidas no local de armazenamento.

Como a localização de todos os produtos é devidamente planejada e identificada, as mercadorias não são colocadas nos lugares errados, o que minimiza a chance de perder algum item durante a sua movimentação.

📈 Confira a planilha: Planilha de cadastro de produtos

Tipos de endereçamento de estoque

Existem diversos tipos de endereçamento de estoque. No entanto, os mais utilizados são os sistemas de endereçamento fixo ou rotativo. Vejamos mais sobre cada um deles:

Endereçamento fixo

Nesse tipo de endereçamento , cada produto tem um espaço específico e fixo para o seu armazenamento. Nesse caso, o local está sempre reservado para esse item, independentemente de ele estar disponível ou não.

Imagine, por exemplo, que uma loja de camisetas armazena as peças de determinada estampa sempre na 3ª prateleira da 1ª estante do corredor um. Nesse caso, mesmo que esse modelo esteja esgotado, a 3ª prateleira ficará vazia até que ele volte ao estoque.

Esse método é útil porque facilita a localização das mercadorias, já que o endereço dos produtos é sempre o mesmo. Entretanto, é preciso contar com um espaço de armazenamento maior para conseguir manter os espaços ociosos.

Endereçamento rotativo

No endereçamento rotativo, não existe um local fixo para cada produto. Nesse modelo, os itens são armazenados no espaço que estiver disponível, considerando o tipo de mercadoria, suas características e nível de giro no estoque.

Agora, imagine que essa a loja de camisetas do exemplo anterior usa o endereçamento rotativo. Nesse caso, quando um novo modelo chega ao estoque, ele não tem um endereço predefinido, mas pode ser armazenado em qualquer lugar em que já estejam outras camisetas do mesmo tamanho, já que são produtos que se encaixam na mesma categoria.

A vantagem desse método é que ele otimiza o espaço de armazenamento, utilizando todos os locais disponíveis. Entretanto, se não houver coerência nas regras de estocagem, as mercadorias podem se perder e dificultar a gestão de estoque.

Como fazer o endereçamento de estoque?

No geral, a organização das mercadorias estocadas pode ser feita em até cinco níveis: área, corredor, módulo, nível e vão. Veja alguns exemplos de endereçamento de estoque:

Área

A área é uma grande divisão do estoque, comparada a um bairro. Dentro de cada área, existem vários corredores, módulos e níveis. Elas são determinadas de acordo com grandes categorias de produtos, como roupas em geral.

Corredor

Os corredores são como as ruas dos bairros. Eles podem ser utilizados para subcategorias de produtos, como um corredor de camisetas que fica na área de roupas.

Cada corredor deve receber uma identificação única para facilitar a sua localização. Geralmente, essa identificação recebe números sequenciais, como corredor um, dois, três e assim por diante.

Módulo

Os módulos são as estantes em que os produtos ficam armazenados e podem ser comparados aos prédios. Nesse caso, eles identificam categorias ainda mais específicas, como o módulo de camisetas femininas, no corredor de camisetas, na área de roupas.

Nesse caso, também é possível identificá-los com números. A diferença é que, da mesma forma que acontece nas ruas de uma cidade, os números pares devem estar de um lado e os ímpares do outro para facilitar a organização.

Nível

Assim como existem os andares dos prédios, os níveis são os andares das estantes. Em nosso exemplo, seria o nível de peças com estampa floral, no módulo de camisetas femininas, no corredor de camisetas, na área de roupas.

Vão

Os vãos são os espaços ocupados ou disponíveis nas prateleiras. Eles podem ser comparados aos apartamentos de cada andar. Este é o último nível de especificação dos produtos, como o vão de peças tamanho M, no nível de estampa floral, módulo de camisetas femininas, corredor de camisetas, na área de roupas.

Montagem do endereço

Depois de identificar os setores, podemos definir o código de endereçamento de estoque de acordo com a sequência de identificação para área, corredor, módulo, nível e vão.

No nosso exemplo anterior, da loja de camisetas, o código do produto poderia ser A-1-2-3-4. Nesse caso, “A” seria a área de roupas, “1” o corredor de roupas femininas, “3” o módulo de camisetas estampadas, “2” o nível de peças florais e “5” o vão de itens no tamanho M.

Se você já tem uma loja física e quer vender também pela internet, algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, permitem integrar seu negócio com sistemas de gestão (ERPs) que podem fazer esse endereçamento de produtos de forma automática a partir dos dados cadastrados na plataforma.

Dessa forma, é possível integrar o estoque da sua loja física com a sua loja virtual, garantindo que os dados estejam sempre atualizados e que os clientes não corram o risco de fazer o pedido de uma mercadoria que já está esgotada, por exemplo.

💡 Saiba mais: 6 ERPs gratuitos para usar na gestão do seu negócio

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Tudo certo sobre endereçamento de estoque?

Como vimos ao longo do artigo, o sistema de endereçamento de estoque é o processo de identificar o local de armazenamento de cada produto no estoque. Essa é uma tarefa que exige esforço para identificação de cada setor, mas garante benefícios que vão desde a otimização do trabalho até a redução do número de mercadorias perdidas em movimentações internas.

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Perguntas frequentes sobre endereçamento de estoque

Endereçamento de estoque é um sistema de organização para armazenar mercadorias no estoque de uma empresa, facilitando a localização e o controle dos itens.

O endereçamento pode ser fixo ou rotativo. No modelo fixo, cada produto tem um espaço predeterminado para o seu armazenamento, já no método rotativo, os itens são armazenados no espaço que estiver disponível, considerando o tipo de mercadoria e sua rotatividade.

Para fazer o endereçamento de estoque, é preciso definir códigos para áreas, corredores, módulos, níveis e vãos. Em seguida, identifica-se o endereço dos produtos a partir da sua localização em cada um desses níveis.

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