O que é engajamento e como aumentá-lo?
Engajamento pode ter diferentes significados dependendo do contexto em que é utilizado, mas de forma geral, refere-se ao nível de envolvimento, participação e comprometimento de uma pessoa ou grupo com determinada empresa, rede social, site de vendas, entre outros.
Não há como negar: as redes sociais mudaram a maneira como os consumidores recebem conteúdo. Se antigamente as marcas iam atrás dos clientes por meio do outbound marketing, hoje o cenário é outro e são os compradores que buscam a empresa. Assim, com a necessidade de reter e fidelizar cada vez mais clientes, o engajamento virtual se tornou uma das métricas mais importantes na área de marketing.
Então, se você tem um negócio digital e quer otimizar o envolvimento dos consumidores com a sua marca, investir esforços em uma estratégia certa de engajamento pode ser o caminho para você. Para isso, continue a leitura deste artigo que vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o termo!
O que é engajamento?
Engajamento é um termo abrangente, mas se refere, principalmente, ao processo de envolver e se relacionar com clientes por meio de uma variedade de canais digitais. Basicamente, engajamento é a ideia de consumidores se relacionando com marcas nas redes sociais.
Com um bom engajamento, por exemplo, a relação entre empresa e cliente é fortalecida.
Resumidamente, o objetivo do engajamento é influenciar as decisões de compra de um lead (possível cliente) e estimular que esses indivíduos se tornem embaixadores da marca, promovendo-a para amigos, familiares e conhecidos.
Por meio do seu engajamento, você consegue entender o quanto os clientes estão interagindo com a sua marca. Isso, como resultado, pode oferecer alguns insights, como, por exemplo, o nível de satisfação dos consumidores e da relação que eles têm com o seu negócio. De modo geral, entende-se que quanto mais engajamento orgânico, melhor para uma empresa.
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Por que o engajamento nas redes sociais é tão importante?
Hoje, o marketing digital tornou-se parte integrante das empresas. Isso porque o mundo online se consolidou como uma plataforma poderosa e uma maneira de as empresas alcançarem seu público-alvo e engajá-lo com sua marca, produtos e serviços.
Nesse sentido, o engajamento é importante porque fornece informações importantes sobre como o seu conteúdo está sendo recebido pelos clientes. Dessa maneira, você pode utilizar esse conhecimento para melhorar a estratégia no futuro, visando a atingir um público cada vez maior e mais satisfeito com as suas redes sociais.
Do mesmo modo, medir o engajamento resulta em métricas que mostram como está o desempenho dos seus canais digitais. Assim, caso haja alguma queda de posicionamento ou no número de seguidores, por exemplo, você tem mais recursos para entender por que isso aconteceu por meio de um acompanhamento mais aprofundado.
💡 Saiba mais: Quais são as principais métricas do marketing digital?
Como aumentar o engajamento da minha empresa?
Agora que você já sabe o que é engajamento e qual a sua importância para a consolidação de uma marca no meio digital, confira algumas dicas para aumentar o envolvimento do público com as suas redes sociais. Veja abaixo:
1. Compartilhe conteúdo de qualidade
O conselho principal para quem quer aumentar o engajamento do seu perfil é publicar conteúdo de qualidade. Isso porque de nada adianta ter excelentes produtos, influenciadores digitais divulgando o seu negócio ou um bom número de seguidores se você não faz postagens atrativas para o público.
Por meio de publicações interessantes e compartilháveis, você tem mais chances de aumentar o engajamento do seu perfil, afinal, mais pessoas irão curtir, comentar e, quem sabe, compartilhar a postagem. Então, certifique-se de produzir conteúdo com base nos interesses da sua persona para que ela sempre se sinta atraído em engajar o seu perfil.
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2. Reposte os conteúdos dos usuários que mencionem sua marca
Você já ouviu falar em prova social? Basicamente, esse é um conceito que diz que os clientes podem decidir comprar do seu negócio com base na opinião de outras pessoas. Do mesmo modo, isso se encaixa perfeitamente no ato de seguir e engajar com a rede social de uma marca.
A partir do momento que um usuário percebe que uma conta está recebendo muitos cliques e ganhando um grande número de seguidores, pode ser que ele decida acompanhar esse perfil.
💡 Saiba mais: Como conseguir mais seguidores no Instagram?
Nesse sentido, quando um cliente compra um produto do seu e-commerce, por exemplo, e publica uma foto nos Stories, pode ser que isso influencie outras pessoas a fazer o mesmo. Confira o exemplo abaixo da loja de velas aromáticas Osar:
Então, sempre que um cliente mencionar o seu @ em uma postagem, certifique-se de repostar para tentar aumentar o número dos seguidores e, quem sabe, o seu engajamento.
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3. Poste regularmente
Esqueça aquela ideia de que você precisa postar dezenas de conteúdos diariamente. Na verdade, você só deve ser constante nas publicações. Isso quer dizer que, se você se comprometer a postar cinco vezes na semana, você deve fazer isso regularmente para que os algoritmos das plataformas entendam quando você está online e entreguem seus conteúdos para mais pessoas.
Além disso, uma boa ideia é verificar quais são os dias e horários em que os seus seguidores estão online. Como resultado, isso pode te ajudar a aumentar o engajamento, uma vez que você fará uma postagem no momento em que mais pessoas estão ativas na rede social.
💡 Saiba mais:
- Qual o melhor horário para postar no Instagram?
- Qual o melhor horário para postar no TikTok?
- Qual o melhor horário para postar no Facebook?
4. Escreva legendas atrativas
Ainda que o Facebook e o Instagram sejam plataformas de conteúdos visuais, as legendas são parte fundamental do sucesso do engajamento de qualquer publicação. É por meio das legendas que você pode trabalhar um bom storytelling, copywriting e CTA (ou “chamada para a ação”).
Por meio delas, você pode fazer os clientes se interessarem pelo seu negócio, além de serem uma ferramenta para fornecer informações valiosas para os consumidores. Então, lembre-se de produzir legendas que despertem o interesse do seu público.
💡 Saiba mais: Como conseguir mais engajamento no Facebook?
5. Sempre que possível, responda os comentários e DMs
Quando você utiliza suas redes sociais de maneira comercial, evidentemente, quer que os conteúdos publicados ali sejam revertidos em vendas, não é o mesmo? Afinal, a maioria das contas comerciais no Instagram, por exemplo, existem para promover os itens de uma loja.
Nesse contexto, a ideia é que os consumidores engajem com seus conteúdos cada vez mais. No entanto, para que isso aconteça, você precisa mostrar para os clientes que os seus comentários, curtidas e compartilhamentos são valiosos. E, qual a melhor maneira de fazer isso do que responder suas mensagens de maneira carinhosa?
Claro, se você receber centenas de mensagens todos os dias, é mais difícil manter esse contato próximo com o cliente. Mas a intenção é que você, pelo menos, tente responder algumas mensagens e comentários.
Uma forma eficiente de centralizar todo o atendimento em seus perfis nas redes sociais é a partir de uma plataforma de e-commerce, como a Nuvemshop.
Além de alcançar mais clientes, com uma loja virtual, você consegue sincronizar o catálogo da sua marca em único lugar.
Tudo isso otimiza tempo que você gastaria atualizada canal por vez e minimizaria as dúvidas com relação a preço, formas de envio e pagamento de seus compradores.
Preparado para aumentar o engajamento das suas redes sociais?
Esperamos que o conteúdo de hoje tenha te ajudado a entender mais sobre o conceito de engajamento, suas funcionalidades e sua importância.
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