Como conseguir mais engajamento no Facebook?

Homem de terno fazendo sinal de positivo com a mão, representando os likes que dão engajamento no Facebook

Aumentar o engajamento no Facebook é o objetivo de muitas marcas que usam a rede social como ferramenta de vendas. Com o alcance orgânico do Facebook cada vez mais limitado, está difícil para as marcas conseguir engajar seus seguidores sem apelar para os posts patrocinados.

No entanto, existem algumas táticas que podem fazer com que suas publicações obtenham mais sucesso. Apenas visualizar um conteúdo não é suficiente para garantir o engajamento, é preciso que haja algum tipo de interação.

Pensando em ajudar você a aumentar essa métrica, elaboramos uma lista com as principais dicas para conseguir mais engajamento no Facebook. Confira!

O que é engajamento no Facebook?

Engajamento no Facebook é toda interação do usuário em uma publicação, ou seja, são curtidas, comentários, compartilhamentos, check-ins, marcações em postagens, entre outras.

Um público engajado, portanto, é aquele que está, ativamente, em contato com os conteúdos produzidos pela marca, sejam eles orgânicos — não foi preciso investir dinheiro para impulsioná-los — ou patrocinados.

Acompanhar essa métrica no Facebook é importante para entender o comportamento do público e medir a eficiência de uma postagem Quanto mais interações em um conteúdo, mais ele está alinhado ao perfil das pessoas que seguem sua marca na rede social.

Saber se a produção de conteúdo está alinhada ao público-alvo é fundamental para a eficácia da estratégia de marketing digital como um todo. Conhecendo o perfil da audiência, é possível saber quais dores o seu produto consegue solucionar e, com isso, vender pela rede social.

💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais? [+vantagens]

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Quais são as métricas de engajamento?

Segundo a Meta for Business — novo nome para a frente que cuida da versão empresarial da plataforma, o Facebook Business — as seguintes métricas de engajamento são:

  • Curtidas na página;
  • Reações;
  • Interações;
  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Salvamentos da publicação;
  • Reproduções do vídeo por no mínimo 3 segundos;
  • Visualizações de foto;
  • Cliques no link.

Conhecer essas métricas é importante quando você precisar calcular o engajamento das suas publicações, como mostraremos mais à frente.

Quais são os tipos de engajamento?

Listamos, no tópico anterior, os exemplos mais comuns de engajamento. Cada um deles exige um nível diferente de esforço por parte do usuário, por isso mesmo são contabilizados de forma diferente pelo Facebook.

Para curtir um conteúdo, a pessoa precisa se empenhar pouco, sendo a forma mais fácil e rápida de engajamento. Para reagir com “haha” ou “amei”, já é preciso um pouco mais de afinco, mas ainda não é tanto quanto um comentário, por exemplo.

É por essa razão que comentários e compartilhamentos são muito valorizados pela plataforma, indicando que o público está participando das discussões. Porém, existem duas formas de analisar esse engajamento. São estas:

Engajamento de ação

Esse tipo de engajamento corresponde à soma de todos os cliques em uma postagem, sem que seja feita a distinção entre comentários, curtidas, visualizações, entrada na página etc.

Promover o engajamento de ação é importante para levar tráfego do Facebook para outras páginas da sua marca, como blog ou e-commerce.

💡 Saiba mais: 14 técnicas para potencializar as vendas no e-commerce

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Engajamento de propagação

O segundo tipo compreende o conjunto de curtidas, comentários e compartilhamentos — considerando o peso que cada interação tem. Ele mostra, portanto, o quão relevante o conteúdo é para a audiência e qual foi a sua performance.

Quanto maior o engajamento de propagação, maiores são as chances de o conteúdo viralizar, atraindo ainda mais pessoas para sua página.

Como funciona o algoritmo do Facebook?

O Facebook funciona por meio de um feed de notícias. Nele, é possível ver fotos, vídeos, postagens, propagandas e outros conteúdos que são direcionados pelo algoritmo da plataforma com base no comportamento do usuário na rede social.

A empresa, no entanto, não entrega de bandeja os segredos sobre o algoritmo do Facebook. Ainda assim, existem algumas informações úteis sobre ele, confira:

Machine Learning

Machine Learning trata-se de uma inteligência artificial capaz de avaliar mais de 100 mil fatores para disseminar os conteúdos na rede social de forma automatizada.

Ou seja, não é necessário programá-lo, o algoritmo opera sozinho mapeando cada ação do usuário. E, assim, ele faz a classificação e distribuição de conteúdo para cada pessoa ativa na rede social.

EdgeRank

Antes do Machine Learning, o Facebook utilizava o EdgeRank para trackear o comportamento dos usuários e disseminar os conteúdos de acordo com as preferências de cada um.

Para classificar e distribuir as publicações, o EdgeRank considerava três fatores centrais: afinidade, relevância e tempo. A partir dessas análises, o algoritmo entendia quais postagens deveriam ser exibidas com maior ou menor destaque no feed de notícias.

Tanto Machine Learning quanto EdgeRank influenciam diretamente a maneira como os conteúdos são entregues ao público e, em contrapartida, quais os resultados em grau de engajamento.

Como calcular o engajamento no Facebook?

Em primeiro lugar, saiba que ter um grande número de fãs não é o mesmo que ter alto engajamento. Na verdade, se sua página tem muitos seguidores e poucas interações, o Facebook entende que suas publicações são irrelevantes.

Para calcular o percentual de engajamento no Facebook e saber como o público tem reagido à sua página, use a seguinte fórmula:

Nº de curtidas + Nº de comentários + Nº de compartilhamentos ÷ Nº total de fãs × 100

Caso você queira saber o percentual de engajamento de uma publicação específica, a fórmula é a mesma. Porém, em vez de considerar todos os comentários, compartilhamentos e curtidas da página, apure apenas os números referentes ao post analisado.

Em ambos os casos, o resultado representa o percentual de engajamento no Facebook. Ele será fundamental para ajudar você a entender que tipo de conteúdo a sua audiência gosta e, a partir daí, como agir para atrair essas pessoas para sua loja virtual e aumentar as vendas.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como aumentar o engajamento no Facebook?

Ter uma audiência envolvida com as publicações e ativa no Facebook é o sonho de toda empresa que usa a rede social para fazer negócios ou para aumentar as visitas no seu site. Essa não é uma tarefa difícil, mas exige um olhar analítico sobre a base de seguidores e a estratégia de vendas.

Para ajudar você a promover interações e, com isso, vender pelas redes sociais — o chamado social selling — elencamos as principais dicas para aumentar seu engajamento no Facebook. Confira:

1. Produza conteúdos de qualidade

Todo e qualquer conteúdo publicado nas redes sociais do seu negócio deve ser relevante para o seu público-alvo e pensado para chamar a atenção do usuário. Por isso, durante o planejamento de conteúdos, considere o perfil dos seguidores e seus interesses antes de definir os temas.

Além disso, a frequência de postagem também deve ser um ponto de atenção. Embora não exista uma regra fixa, é importante buscar um equilíbrio entre postar exageradamente e não postar nada.

O ideal é criar um calendário editorial para organizar a frequência das postagens. Assim, você consegue obter percepções de como o seu público reage às publicações e poderá entender qual é a programação ideal para gerar engajamento no Facebook.

💡 Saiba mais: Como criar uma linha editorial?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

2. Publique nos horários certos

Assim como no Instagram, o Facebook também tem os melhores horários para publicação com base no engajamento do público. Esse é um fator muito importante na hora de criar o seu planejamento.

Para saber em quais dias e horários seus seguidores estão online na rede social, basta acessar o relatório do Facebook Insights, na aba “Publicações”.

Por lá, você consegue acompanhar os seguintes indicadores:

  • Informações demográficas dos seus seguidores;
  • Seus tipos de conteúdo (fotos, vídeos, links…) que costumam agradar mais o público;
  • Quantas pessoas visualizam suas publicações e quantas interagem com elas;
  • Comparação com páginas semelhantes no Facebook e muito mais.

💡 Saiba mais: Qual o melhor horário para postar no Facebook

3. Poste imagens atrativas

Posts que contêm imagens costumam gerar maior percentual de engajamento no Facebook — pelo menos quando comparados a publicações puramente textuais. O conteúdo em imagem é mais fácil de se consumir, por isso as pessoas preferem esse modelo, que pode vir acompanhado de um texto para dar mais contexto.

Por isso, escolha sempre imagens chamativas, que despertem o interesse do público e criem um bom gancho para o texto.

4. Invista em vídeos

O conteúdo em vídeo, cada vez mais, está ganhando espaço na estratégia de marketing digital das empresas.

Alguns dos benefícios desse formato são a ajuda para melhorar o ranqueamento em ferramentas de pesquisa, a possibilidade de gerar mais conversões em venda e de transmitir o conteúdo de forma rápida, dinâmica e com maior retenção da informação.

Por isso, ao produzir vídeos para o Facebook, não se esqueça de considerar elementos como:

  • Iluminação correta;
  • Boa captação do áudio;
  • Equipamentos de qualidade.

💡 Saiba mais: Vídeo marketing: conheça benefícios e os principais formatos

5. Faça lives

Assim como nas demais redes sociais, as lives — ou seja, transmissões ao vivo — apresentam um alto percentual de engajamento. Pensando nisso, utilizar esse recurso a favor do seu negócio pode ser bastante vantajoso.

Pense em criar transmissões que sejam de interesse do seu público-alvo. Se você vende produtos de beleza, por exemplo, uma boa ideia é fazer uma live com um dermatologista ou especialista em skin care.

Desse modo, você consegue unir informações de interesse da sua audiência e a divulgação dos seus produtos em um único conteúdo. E não se esqueça de divulgar previamente a data e o horário da live em suas redes sociais, assim, você garante um número maior de espectadores.

💡 Saiba mais: Saiba como usar o live commerce em sua estratégia de vendas

6. Crie títulos e CTAs interessantes

Lembre-se de que, para vender pelas redes sociais, é fundamental investir em uma redação que convença o público a realizar uma ação — no caso, comprar o seu produto. Essa técnica é chamada de copywriting e é focada na escrita persuasiva.

Mas, antes de vender propriamente, é preciso estabelecer uma relação de confiança com a audiência, focada na jornada do cliente. Nesse momento, oferecer seus produtos logo de cara pode afastar as pessoas, por isso todo cuidado é pouco.

Como o objetivo, por ora, é gerar engajamento no Facebook, nada melhor que investir em CTAs — sigla para call-to-action — que, em tradução livre, significa “chamada para ação”.

Um bom CTA faz com que você consiga alcançar seus objetivos, uma vez que você está indicando para o público o que ele deve fazer. Por isso, elabore chamadas que incentivem as pessoas a comentarem e compartilharem suas postagens.

7. Esteja em grupos

Aproveite ao máximo as ferramentas oferecidas pela própria rede social para aumentar o engajamento na sua página. Um ótimo recurso para isso são os grupos.

Grande parte dos usuários do Facebook participa de pelo menos um grupo, que é um ambiente no qual pessoas com os mesmos interesses discutem e compartilham conhecimento.

Por atrair usuários de um mesmo perfil, esse é um prato cheio para atingir um grande número de pessoas que fazem parte do seu público-alvo. No entanto, tenha cuidado: alguns grupos não permitem a participação de páginas empresariais. O ideal, nesse caso, é criar seu próprio grupo e interagir com os membros por lá.

8. Recicle posts antigos

Pode ser que um ótimo conteúdo não tenha apresentado os resultados esperados simplesmente porque não foi publicado no dia e hora mais adequados. No entanto, isso não quer dizer que a publicação deva ficar inutilizada.

Repostar conteúdos é uma ótima forma de entender como está a recepção da audiência e ainda atingir mais pessoas, aumentando o número de visualizações.

9. Incentive a interação

Se uma postagem gerou muita conversa entre os amigos de um usuário, o algoritmo faz com que a publicação seja mostrada novamente. Isso ocorre porque o Facebook entende que o usuário deseja continuar vendo atualizações daquele post.

Isso quer dizer que o algoritmo valoriza o conteúdo que as pessoas desejam compartilhar e discutir com seus amigos. Por isso, criar conteúdos que gerem esse tipo de interação é fundamental para aumentar o engajamento no Facebook.

Além disso, sempre responda os comentários das pessoas nas suas publicações. Ao se sentirem ouvidos e receberem essa atenção, os usuários, provavelmente, voltarão a interagir com você em postagens futuras.

Essa ação, por menor que seja, faz com que o algoritmo entenda que seus conteúdos são relevantes, pois geram diálogo. Para acompanhar o percentual de engajamento e conferir se a estratégia está dando certo, não se esqueça de usar o Facebook Insights.

Além disso, a interação cria confiança, fazendo com que seja muito mais fácil, futuramente, oferecer produtos e serviços para essas pessoas. Como elas já conhecem sua empresa, as chances de visitarem sua página de vendas e fecharem negócio são bem maiores.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Amplie seus horizontes de vendas para além do Facebook e crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop, oferecendo vantagens exclusivas aos seus seguidores. Alcance novos públicos expondo seus produtos em vitrines virtuais de destaque. Liberte-se das limitações e comece agora mesmo! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

Engajamento no Facebook é toda interação do usuário em uma publicação, ou seja, são curtidas, comentários, compartilhamentos, check-ins, marcação em postagens, entre outras.

Nº de curtidas + Nº de comentários + Nº de compartilhamentos ÷ Nº total de fãs × 100

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies