Gestão de operações e logística: 7 boas práticas para adotar

homem em um estoque de mercadorias, organizando a operação e logística do local

A gestão de operações e logística é o setor empresarial encarregado de planejar e executar a utilização eficiente dos recursos disponíveis, garantindo simultaneamente que a produção e a entrega de seus produtos ocorram conforme os mais altos padrões de tempo, quantidade e integridade da carga.


Qualquer negócio que procura sucesso e crescimento em seu mercado de atuação sabe que organização é essencial. Nesse sentido, a gestão de operações logísticas se mostra de suma importância para ter uma boa estruturação dos processos internos e uma administração eficiente.

Um setor logístico alinhado pode aumentar as vendas da sua empresa. Na hora de desenhá-lo, planejamento e organização são importantes, mas não é apenas isso que garante a eficiência da estratégia. É preciso seguir boas práticas de operações logísticas.

Foi pensando nisso que, ao longo deste conteúdo, trouxemos algumas dicas para você organizar a gestão de operações e logística do seu negócio. Se quer saber como otimizar seus processos de armazenagem e entrega e encantar seus clientes, continue com a leitura. 😉

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O que é gestão de operações e logística?

Gestão de operações e logística trata do controle da entrega de produtos (em quantidade e qualidade corretas) junto à utilização consciente de recursos (mão-de-obra, tempo e capital investido), sempre cumprindo os prazos estabelecidos.

De maneira geral, a gestão logística tem três propósitos principais:

  • Resguardar a integridade dos produtos;
  • Cumprir os prazos de entrega;
  • Preservar o meio ambiente.

Logo, tal gestão diz respeito à produção de bens, aos transportes, às entregas no prazo e às pessoas envolvidas em todo o processo logístico.

💡 Saiba mais: O que é gestão de produção industrial e quais são as etapas?

Quais os principais fundamentos das operações logísticas?

Antes de nos aprofundarmos no assunto, vamos te dar um pouco de contexto passando pelos principais fundamentos das operações logísticas.

De forma geral, existem três com maior destaque: a armazenagem de produtos, o controle de estoque e o gerenciamento de transportes. Conheça mais a fundo cada um:

Estoque

O estoque diz respeito ao espaço físico onde suas mercadorias ficam guardadas enquanto esperam pela entrega. Nesse sentido, um controle de estoque eficiente permite que você identifique produtos que estejam em falta ou em quantidade reduzida para vendas.

Caso você contrate um operador logístico para essa função, ele será responsável por comprar e repor as mercadorias comercializadas na sua empresa.

Além disso, existem outras formas para organizar esse fluxo. Uma opção é estruturá-lo manualmente.

Com nossa planilha de controle de estoque, por exemplo, você encontra diversas lacunas para preencher com os pontos de entrada e de saída do seu negócio, além de um espaço para comparar sua previsão com a margem de lucro alcançada.

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Armazenagem

A armazenagem, por sua vez, engloba todos os processos e funções adotadas por uma empresa a fim de facilitar a movimentação de produtos no estoque.

Caso você opte por uma companhia terceirizada para cuidar da armazenagem de produtos da sua empresa, o operador logístico será responsável por estocar as mercadorias e cuidar de todo o processo de envio.

Agora, se você vende online e não quer ter preocupação com estoques e formas de entrega, o dropshipping pode ser uma alternativa.

Com essa opção, você fica responsável apenas por intermediar a relação entre o cliente final e o fornecedor da mercadoria. Mas, depois da compra, todo o processo de separação e envio do produto ao cliente é feito diretamente por quem o vendeu.

💡Saiba mais: O que é estoque terceirizado e como funciona para loja virtual?

Gerenciamento de transportes

O gerenciamento de transportes corresponde ao acompanhamento de tudo que diz respeito ao processo de entrega das mercadorias.

A empresa que faz o gerenciamento de transportes é responsável pela movimentação física de cargas do ponto de origem até o destino. Para isso, são acompanhados processos importantes, como:

  • Planejamento de rotas;
  • Rastreamento de veículos;
  • Gestão de documentos;
  • Controle de custos;
  • Acompanhamento de imprevistos (atrasos, extravios etc.)

Se você tem uma loja virtual, você pode enviar os seus produtos tanto pelos Correios, quanto por transportadoras.

De modo geral, os Correios custam mais barato, mas demoram mais para entregar. Já as transportadoras costumam entregar mais rápido, mas têm um serviço mais caro.

💡 Saiba mais:

Quais são as vantagens da gestão de operações e logística?

A gestão de operações não atinge somente a área logística de um negócio, mas também os âmbitos administrativo, financeiro e de marketing. Assim, as vantagens são:

1. Mapear despesas

Com o planejamento realizado a partir da gestão de operações e logística, é possível definir com mais assertividade os gastos com frete, embalagens e produtos.

💡 Saiba mais: O que é centro de custo e como adotar?

2. Reduzir custos

Um bom gerenciamento, consequentemente, resulta em redução de gastos, já que desperdícios se tornam inexistentes.

💡 Saiba mais: Como fazer uma redução de custos?

3. Integrar estratégias

Com uma gestão de operações e logística bem-feita, a probabilidade de entregas atrasarem é mínima — o que se torna um diferencial diante da concorrência. Essa característica, por sua vez, pode ser utilizada em divulgações realizadas pela área de marketing.

4. Fidelizar o público

Encomendas entregues sem avarias e no prazo combinado só podem deixar seus clientes felizes e fidelizados, não é mesmo? Apesar disso, não se esqueça de fazer um acompanhamento pós-venda para entender se ainda há algum aspecto a ser aprimorado.

💡 Saiba mais: Como fidelizar clientes?

Boas práticas de operações logísticas

Para ter uma gestão de operações logísticas efetiva e que te ajude a atingir um novo patamar no negócio é preciso seguir boas práticas. Veja a seguir quais são elas:

1. Monte um planejamento

Toda estratégia de sucesso começa com um bom planejamento. Para isso, entenda quais são os principais objetivos da equipe (como vender mais e/ou diminuir os custos, por exemplo).

Além disso, determine quais pessoas estarão envolvidas em cada etapa do processo — dependendo do modelo de gestão escolhido, que falaremos mais adiante.

Tendo essas informações em mãos, trace o planejamento por etapas: da produção à distribuição.

💡 Saiba mais: O que é logística de distribuição, como funciona e como otimizar?

2. Faça o mapeamento dos pedidos

É essencial compreender a quais regiões o seu negócio atende, com que frequência e intensidade, quais os produtos com maior saída e o período com mais vendas (dependendo da estação ou de uma data comemorativa, por exemplo, as conversões podem atingir diferentes níveis).

Por isso, é importante estar atento a esses períodos a fim de não ter uma demanda maior do que o que você tem em estoque.

Assim, é possível garantir um gerenciamento eficiente de pedidos, além de ter maior organização nas vendas. Em um e-commerce, por exemplo, o produto precisa ser separado, embalado e encaminhado ao destino final.

Além disso, é essencial dar baixa do item no estoque, para que seja possível identificar o momento mais oportuno para reposição da mercadoria, e, claro, evitar divulgar e anunciar produtos indisponíveis.

💡 Saiba mais: O que é e como otimizar logística para e-commerce?

3. Alinhe o processo logístico com fornecedores

É extremamente difícil realizar uma boa gestão de operações e logística sem parcerias confiáveis. Por isso, alinhe a sua estratégia logística com os seus fornecedores para que tudo ocorra dentro do previsto.

Aqui, também, é importante acompanhar o trabalho que está sendo feito. Afinal, se houver algum imprevisto neste fluxo logístico, afetará diretamente o processo de reposição e entrega das mercadorias do seu negócio.

💡 Saiba mais: O que é CTe e como emitir o documento fiscal obrigatório?

A plataforma de e-commerce da Nuvemshop, por exemplo, oferece integração com diferentes opções de envio, como a Mandaê. Para descobri-las, basta acessar a Loja de Aplicativos.

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4. Utilize checklist

As checklists são importantes para controlar cada etapa da operação e logística do seu negócio. Você pode utilizá-la para:

  • Conferir documentos necessários para envio;
  • Processo de embalagem e etiquetamento de produtos;
  • Monitorar o processo de transporte;
  • Entre outros.

💡Saiba mais: Qual a importância da gestão de estoque e como fazê-la?

5. Ofereça várias opções de fretes

Se você vende pela internet, disponibilizar várias opções de frete é um dos diferenciais na hora da compra.

Existem clientes que estão dispostos a pagar um valor um pouco maior para receber o produto mais rápido. Já outros não têm tanta urgência no recebimento e preferem pagar um valor menor.

Por isso, ofereça diferentes opções de preços, modelos e prazos para que o consumidor possa escolher o tipo de entrega conforme deseja. Essa prática, também, pode ajudar a diminuir o número de carrinhos abandonados do seu site.

💡 Saiba mais: Quais são os tipos de fretes e como escolher o melhor para o seu negócio?

6. Monitore as rotas em tempo real

Monitorar a entrega de suas mercadorias é essencial para você acompanhar o andamento do transporte e minimizar imprevistos na entrega. Isso porque é possível verificar essas informações em tempo real, que permitem a criação de ações, como notificar o consumidor caso haja algum problema

Além disso, você também pode oferecer um código de acompanhamento do pedido para o seu cliente. Dessa forma, é possível oferecer mais transparência e confiabilidade, aprimorando o relacionamento com os seus compradores.

💡 Saiba mais: O que é CTe e como emitir o documento fiscal obrigatório?

7. Estude o comportamento de seu cliente

Faça um acompanhamento de como está o comportamento de compras do seu público-alvo. Tente entender o que ele precisa e com qual frequência. Com isso, você garante o melhor fluxo de operação e logística possível.

Quais são os principais modelos de gestão?

Existem diferentes modelos de gestão, mas os mais conhecidos e utilizados são: Logística Integrada, Supply Chain e Just in Time. Abaixo descubra as características de cada um:

1. Logística Integrada

Modelo que consiste em integrar todo o processo logístico interno: da origem do produto até as mãos do consumidor final. A logística integrada organiza as atividades e os fluxos em um único setor, que fica responsável por planejar, implementar e controlar todos os passos do modelo.

Em alguns casos, uma loja virtual pode optar por terceirizar esse processo por meio de um serviço de order fulfillment.

💡 Saiba mais: O que é BPM e como implementá-lo em seu negócio?

2. Supply Chain

Supply Chain (ou Cadeia de Suprimentos, em português) é uma gestão estratégica que serve para integrar todos os atuantes do processo, como: fabricantes, fornecedores, armazéns, distribuidores, varejistas e consumidores.

Esse modelo tem como objetivos:

  • Reestruturar formas de distribuição e fornecedores;
  • Integrar infraestruturas (desde a produção às entregas);
  • Desenvolver novos produtos e tecnologias.

💡Saiba mais: Logística de suprimentos: o que é e quais os benefícios?

3. Just in Time

Just in Time (ou Na Hora Certa, em português) é o modelo de gestão que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora. É um sistema que visa a reduzir estoques e custos decorrentes do processo.

Como a gestão logística deve ser avaliada?

A gestão de operações e logística deve ser avaliada por meio de indicadores de desempenho. Os mais utilizados para este processo são os de:

  • Prazos: os produtos são entregues no prazo (ou até mesmo antes)? Quais não são e por quê? Como você pode otimizar esse tempo?
  • Performance das entregas: os produtos chegam aos clientes sem avarias?
  • Feedbacks do público: após receberem os produtos, os clientes enviam comentários sobre a entrega e a qualidade dela? (Se os retornos não são tão positivos, anote as sugestões e aplique-as o quanto antes);
  • Vendas: a taxa de conversão da sua loja está crescendo (ou ao menos se mantendo)?

💡Saiba mais: O que é OTIF na logística e como calcular o KPI? [guia]

Aprendeu como otimizar sua gestão de operações e logística?

E aí, tudo certo? Esperamos que este conteúdo tenha tirado suas principais dúvidas sobre gestão de operações e logística.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre gestão de operações e logística

Gestão de operações e logística trata do controle da entrega de produtos (em quantidade e qualidade corretas) junto à utilização consciente de recursos (mão de obra, tempo e capital investido).

A gestão de operações logísticas é composta por três etapas principais: armazenagem, controle de estoque e gerenciamento de transportes.

Primeiro, é necessário montar um planejamento geral dos processos. Então, é preciso mapear pedidos e alinhar a parte do processo logístico que envolve fornecedores. Além disso, também é importante oferecer opções de frete variadas e monitorar todas as rotas em tempo real. Para te ajudar a manter-se organizado, utilize checklists e não deixe de estudar o comportamento do seu cliente para saber se o resultado é satisfatório.

Entre os principais modelos, podemos destacar o de Logística Integrada, Supply Chain e Just in Time.

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