Marketing para loja de roupas: dicas de expert para começar
- Estratégias de marketing para loja de roupas são ações para promover a marca e produtos, engajar clientes e aumentar vendas;
- São utilizados métodos como publicidade, redes sociais, experiência do cliente e campanhas promocionais;
- Para impulsionar a sua loja de roupas, crie um e-commerce gratuito na Nuvemshop e aproveite as ferramentas de divulgação.
Se você atua no segmento de moda pela internet, sabe da importância de se diferenciar da concorrência. Neste sentido, o marketing para loja de roupas pode ser uma estratégia fundamental para atrair clientes e aumentar as suas vendas.
Com uma estratégia bem definida, você consegue aumentar a popularidade do seu negócio em seu nicho de mercado.
Então, se você quer potencializar as vendas da sua loja virtual de roupas e torná-la conhecida entre o público-alvo, confira nossas 13 dicas de marketing para colocar em prática já e, de bônus, ótimas dicas do nosso diretor de marketing! 🚀
Por que investir em marketing para loja de roupas?
O marketing para loja de roupas é o que garante que seu negócio tenha um diferencial em meio à concorrência. Afinal, o mercado de moda é muito competitivo e não faltam marcas para disputar clientes nos mais variados segmentos.
Existem negócios focados em moda jovem, esportiva, íntima, infantil, social, casual e várias outras possibilidades. Seja qual for o seu nicho, você precisa investir em divulgação para ter mais visibilidade na internet e atrair consumidores que combinam com suas coleções.
Com algumas ideias de marketing para para loja de roupas, você consegue atingir seu público-alvo em cheio e conquistar um posicionamento único no seu segmento. E, claro, aumentar as vendas para lucrar cada vez mais.
Muitos iniciantes no e-commerce de roupa acabam negligenciando a etapa de marketing — principalmente a criação de conteúdo — por pensarem que o produto por si só já se vende. Mas, segundo o nosso diretor de marketing Nuvemshop Next, Vitor Peçanha, esse erro comum pode ser facilmente evitado.
"Criar conteúdo precisa ser algo organizado e recorrente, com conteúdos que possuem papéis distintos: alguns são sobre os produtos, outros são para inspirar, educar etc. Iniciantes costumam focar somente nos produtos e não mantêm uma frequência de produção definida."
💡 Saiba mais: Tipos de marketing e exemplos de suas aplicações
📹 Veja também: Site de venda de roupas: como criar uma marca de roupa na internet?
13 estratégias de marketing para loja de roupas infalíveis
Se você quer dicas de estratégias de vendas de roupas online, veio ao artigo certo! Antes de saber as estratégias, confira o vídeo:
📹 Veja também: Como criar uma marca de roupa do zero?
Agora, confira uma lista com as melhores estratégias de marketing digital para loja de roupas.
1. Segmente seu público-alvo
Para investir em marketing para lojas de roupas e ter um bom retorno, é importante que você conheça seu público-alvo. Isso porque os anúncios e ações deverão ser direcionados para as pessoas que realmente têm potencial para se tornarem seus clientes.
Nós chamamos essa estratégia de segmentação: o ato de classificar seus potenciais clientes de acordo com o perfil para personalizar seu marketing. Afinal, os consumidores têm diferentes gêneros, faixas etárias, classes sociais e hábitos de consumo.
Para identificar seu público, você pode criar personas — personagens semifictícios que representam seus clientes ideais. Em vez de ter um público-alvo genérico do tipo “homens de 25 a 40 anos moradores de São Paulo”, você pode detalhar o perfil da seguinte forma:
“Luiz, 35 anos, mora em São Paulo e trabalha como gestor de tráfego em uma agência. Faz pós-graduação em Big Data e, nas horas vagas, gosta de andar de bicicleta e surfar. Tem um dress-code flexível na empresa e busca roupas que possa usar no trabalho e para sair com os amigos mais tarde.”
Isso ajuda a identificar com mais precisão seus potenciais clientes e a mirar nas pessoas certas ao lançar suas campanhas de marketing. Para uma loja de roupas, faz toda a diferença focar nos consumidores com um estilo compatível.
💡 Saiba mais:
- Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?
- Como montar uma loja de roupas masculinas?
2. Faça testes e observe resultados
Antes de criar campanhas pagas no Facebook, no Google Ads ou no Instagram, vá com calma. O ideal inicialmente é que você invista sim nessas plataformas, mas pegue leve no começo e faça investimentos moderados para testar a receptividade do público diante do seu produto/serviço.
Se você fez uma campanha no Facebook Ads, por exemplo, e observou bons resultados, aí sim é interessante continuar investindo mais dinheiro. Todavia, para saber o real impacto dessas campanhas, você precisará checar os seus resultados. E como fazer isso? As próprias ferramentas de anúncio disponibilizam relatórios analíticos, mas o recomendado é que você configure o Google Analytics em sua loja.
Você também pode utilizar testes A/B para verificar qual estratégia tem os melhores resultados e aumentar suas conversões.
Outra dica é utilizar URLs parametrizadas para medir o retorno dos seus esforços de marketing online. Com essa funcionalidade, você será capaz de entender quais canais trazem melhores resultados para o seu negócio e assim poderá direcionar seus investimentos para os lugares certos.
💡 Saiba mais: O que é marketing 4.0 e como aplicá-lo?
3. Invista em mídia
Fazer um plano de mídia é peça-chave dentro de um e-commerce, já que é por meio dele que as pessoas têm a chance de descobrir que o seu negócio existe. Há diversos tipos de mídia que você pode testar, sendo esses os principais:
Rede de Pesquisa do Google
Investir na Rede de Pesquisa é se apresentar para potenciais consumidores quando eles buscarem por determinadas palavras-chave dedicadas ao seu negócio no Google. Por exemplo: se você vende sapatos e selecionar termos como “sapatos de couro” e “sapatos para mulheres”, sempre que procurarem essas keywords, os usuários poderão encontrar a sua loja. Uma das maneiras de aparecer no topo das pesquisas é investir em campanhas de links patrocinados.
Banners na Rede de Display
A Rede de Display do Google é uma rede de sites que disponibiliza espaços publicitários para anunciantes. Esses sites passam por uma análise de critérios para fazer parte da rede e, uma vez aprovados, têm suas páginas disponíveis para receber anúncios de clientes de todo o mundo.
Com os anúncios da Rede de Display você conseguirá inserir banners nesses sites parceiros. Por exemplo: se você tem uma loja de esportes, poderá colocar um banner em blogs e sites dedicados a futebol, basquete, vôlei ou qualquer outra modalidade. Essa é uma maneira eficaz de atrair clientes que estejam inseridos dentro do seu target real.
Remarketing/Retargeting
O remarketing, ou retargeting, é uma estratégia bem legal para você que tem uma loja online, já que te ajudará a “recapturar” usuários que já estiveram na sua página e por algum motivo saíram sem efetuar uma compra. Sabe quando você visita um produto dentro de um site e esse item começa a te perseguir por todas as páginas que você acessa? Pois é, isso é o remarketing!
Você pode fazer remarketing por meio do próprio Google Ads ou contratar uma ferramenta especializada, como o AdRoll.
💡 Saiba mais: Como anunciar no Google?
Facebook Ads
O Facebook tem diversas modalidades de anúncio e também é uma boa alternativa para lojas virtuais. Lá você poderá tanto investir para o crescimento de uma fanpage, quanto investir no anúncio de algum produto específico. Vai depender do que é mais adequado para o seu negócio no momento.
💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook?
Instagram Ads
Uma das grandes vantagens de anunciar no Instagram é que a ferramenta possibilita a elaboração de uma segmentação detalhada do público que o anunciante deseja atingir.
Além disso, outra possibilidade de anúncio é a do Público Semelhante. Por meio desse tipo de segmentação, suas campanhas serão exibidas para perfis parecidos com os de outras pessoas que já interagiram com seus anúncios e publicações na rede social.
Desse modo, esta estratégia de marketing para loja de roupas, portanto, torna-se muito mais assertiva.
💡 Saiba mais: Como anunciar no Instagram Ads?
4. Esteja nas redes sociais
Muitas lojas cometem um erro clássico na hora de explorar o mundo das redes sociais: querer estar em todas ao mesmo tempo. Esteja apenas nas mídias que fazem sentido para você e desenvolva um trabalho excelente por lá, afinal, melhor atuar bem em poucas do que mal em muitas, certo?
Para você que tem um empreendimento de moda, comece pelo clássico: o Facebook. É a maior rede social do planeta e certamente o seu público estará por lá. Considere outras alternativas, como Pinterest e, sobretudo, o Instagram. No mais, faça pequenos testes pontuais e observe os resultados.
Por fim, é essencial trabalhar com o poder das imagens nas mídias sociais. Canais como Instagram e Pinterest têm forte apelo visual e você deve usar isso a seu favor. Publique fotos dos seus produtos (fotos de boa qualidade) e mostre-os sendo usados no cotidiano.
💡 Saiba mais: Como editar fotos no Instagram?
📹 Veja também: Como tirar fotos de roupas para vender na minha loja online?
5. Domine as técnicas de e-mail marketing
O primeiro passo quando o assunto é e-mail marketing é construir uma sólida base de dados; depois disso você precisará pensar em escrever bons títulos, ser objetivo, publicar nos horários certos e, claro, evitar spam.
6. Produza conteúdo
Nós sempre batemos nessa tecla do conteúdo de qualidade. De fato, produzir conteúdo por meio de um blog ou de um canal no YouTube vai te ajudar a ganhar espaço nos buscadores e poderá fazer com que clientes hesitantes decidam por uma compra. Descubra algumas estratégias a serem adotadas:
Escreva como convidado em um blog
Se você é especialista em qualquer assunto específico, entre em contato com um blog desse segmento e se ofereça para escrever um artigo sobre o tema. Inclua links para o seu site dentro do artigo, já que essa estratégia em páginas de terceiros te ajudará no SEO do seu e-commerce.
Neste caso, será uma troca positiva tanto para a sua loja online, que ganhará mais visibilidade, quanto para o blog que te recebeu, devido ao conteúdo desenvolvido por você.
💡 Saiba mais: 100 melhores frases para lojas de roupas
Envie produtos para que eles sejam avaliados por sites e blogs
Você pode enviar produtos para que sites e blogs especializados o avaliem e/ou deem uma nota. Essa estratégia também te ajudará na parte de SEO, já que ao fazer a resenha do produto o site colocará um link para a sua loja online.
Compartilhe vídeos
Consumidores que assistem vídeos sobre produtos têm 85% mais chances de adquiri-los. Essa estatística foi tirada de uma pesquisa da Internet Retailer e mostra que em algum momento do seu negócio você tem que considerar produzir esse tipo de conteúdo.
Porém, muitas vezes, novos empreendedores não conseguem lidar com a necessidade de criar novos contéudos de forma ágil em meio às demandas urgentes do negócio — como atendimento ao cliente, pedidos, fornecedores etc. Para isso, Vitor Peçanha dá uma dica valiosa:
"Se possível, contrate uma agência ou freelancer. Se não for possível, crie conteúdos sobre o dia a dia da loja enquanto você trabalha, mostrando como são criados os produtos, os desafios etc. O jeito mais simples é estar sempre gravando vídeos para Reels e Tiktok, depois separar um horário na semana para editar e agendar tudo."
💡 Saiba mais: O que é marketing de relacionamento e como aplicar na sua empresa?
7. Aposte nos comparadores de preço
A grande vantagem dos comparadores de preço é que eles reúnem usuários que querem efetivamente fechar negócio. Quem entra em um comparador está muito mais propenso a fazer uma compra do que uma pessoa que clicou num anúncio do Google após digitar determinada palavra-chave, por exemplo.
Boa parte dos comparadores de preço exige que você já tenha uma loja online e cobram por clique no anúncio (CPC), ou seja, você só terá que pagar quando alguém clicar na sua oferta dentro do site (estrutura semelhante à utilizada pelo Google e pelo Facebook).
💡 Saiba mais: O que é ROAS e como calcular o custo dos anúncios?
8. Teste sites de cupons e compras coletivas
Nos sites de cupons e compras coletivas você terá a vantagem de expor sua marca de forma ampla, além da capacidade promissora de atrair novos clientes e de movimentar seu estoque de produtos.
Vale a pena, todavia, fazer um teste sem compromisso nessas plataformas. A vantagem de atrair muitos novos clientes (e que podem se tornar consumidores recorrentes) é tentadora, sobretudo para novos negócios, mas fique atento para evitar prejuízos.
💡 Saiba mais: Aprenda como vender em sites de compras coletivas
9. Ofereça cupons de desconto
Além de naturalmente influenciável, o ser humano é estimulado por ofertas. Trabalhar em cima dessa pseudonecessidade, divulgando cupons de desconto, é uma estratégia que pode render bons frutos.
Benefícios dos cupons de desconto
Confira algumas vantagens dessa prática de marketing:
- Aumento do número de novos consumidores;
- Crescimento das vendas de determinado produto;
- Incentivo para antigos clientes voltarem a comprar;
- Recompensa para clientes atuais.
Formas de oferecer cupons de desconto
Você pode oferecer seus cupons de desconto por meio de diversos canais, como:
- Redes sociais;
- E-mail marketing;
- No embrulho de um produto (para incentivar clientes atuais a comprarem novamente);
- Sites de compras coletivas.
É importante que os cupons contenham um código que possa ser digitado no seu site no momento da compra, assim, os descontos serão efetuados com sucesso e sem dores de cabeça.
O que oferecer nos cupons de desconto?
- Um valor fixo na compra de determinado produto (ex: R$ 50 de desconto na compra de sapatos de couro);
- Uma porcentagem sobre o valor de determinado produto (ex: 25% de desconto na compra de sapatos de couro);
- Frete grátis.
É igualmente essencial estipular uma data-limite para o seu cupom ser utilizado. Seja claro também quanto às normas e termos da oferta, já que isso evitará que os clientes fiquem frustrados.
10. Amplie esforços em datas comemorativas
Datas específicas, como a Black Friday, vendem muito mais do que dias comuns. Portanto, vale a pena redobrar os esforços nesses períodos para conseguir alavancar os ganhos da sua loja. O primeiro passo, neste caso, é fazer um planejamento: monte um calendário editorial das principais datas comemorativas e comece a se preparar para elas.
Você também deve considerar estratégias como e-mail marketing personalizado, ofertas com apelo de urgência e blogposts temáticos.
Se você procura estratégias de marketing para loja de roupas femininas, por exemplo, pode criar campanhas especiais no Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Namorados e outras datas que inspiram presentes para as mulheres.
🎨 Confira os banners gratuitos: Banner para loja de roupas
11. Aposte na qualidade das embalagens
Invista em embalagens resistentes, que protejam os produtos e façam com que eles cheguem inteiros à casa do consumidor. Além disso, utilize-as como um canal de marketing a seu favor.
Ao invés de mandar caixas ou envelopes simples para os seus clientes, que tal imprimir o logo da sua marca neles? Pequenos detalhes como esse devem gerar um custo extra, mas com certeza podem conquistar alguns compradores.
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12. Ofereça brindes para seus clientes
Essa é uma estratégia de marketing clássica e que segue a mesma linha da dica anterior. Você pode fazer canetas, chaveiros ou qualquer brinde simbólico com o logo da sua marca e enviar junto das compras para os seus clientes.
Isso obviamente te trará uma despesa extra a princípio, mas poderá motivar muitos consumidores a comprarem novamente. Outra tática a ser considerada é escrever cartas, de preferência de próprio punho, e enviar agradecendo por comprar na sua loja.
13. Integre os canais online e offline
Se além do e-commerce, você tem uma loja física, o endereço do seu estabelecimento deve estar presente no site. Para mais, divulgue-o nas redes sociais. Você pode inseri-lo nos canais virtuais e também fazer posts esporádicos incentivando os usuários a conhecerem o seu espaço offline.
Melhor ainda é integrar sua loja física com seu site em uma estratégia omnichannel. Nesse modelo, os clientes podem comprar pela internet e retirar no estabelecimento ou em um ponto de retirada, ou mesmo comprar pelo e-commerce dentro da sua loja, por exemplo.
💡 Saiba mais: Cases do omnichannel: conheça as empresas que integraram seus canais com sucesso
Faça seu endereço físico aparecer na busca do Google
Para isso você terá que acessar o Google Meu Negócio e cadastrar o endereço da sua loja. Ao completar os passos indicados pela ferramenta, o Google enviará um código para que você confirme o processo.
Depois da ratificação, a localização começará a aparecer nas buscas sempre que alguém procurar por sua marca. Além disso, o nome da sua loja aparecerá dentro do serviço de mapas do Google, o que obviamente te trará mais visibilidade.
Faça o caminho inverso
É igualmente importante fazer com que seus clientes físicos saibam que você também tem uma loja na internet. Inclua o endereço do e-commerce e das redes sociais nas sacolas e embalagens da loja e ofereça cupons de desconto para uma primeira compra online – isso poderá influenciá-los a pelo menos testarem o ambiente virtual.
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