Como usar o estúdio de criação do YouTube para decolar seu canal
Você perde muito tempo publicando vídeos, respondendo comentários e cuidando do seu canal do YouTube? Chega de ter trabalho! É hora de começar a usar o estúdio de criação do YouTube para decolar na plataforma.
Com essa central de gerenciamento, você consegue resolver tudo sobre o seu canal em um único lugar. E ainda pode escolher se quer usar a versão para celular ou para desktop.
Quer ver como o estúdio de criação do YouTube facilita a gestão do seu canal? Então, continue a leitura e acompanhe nosso passo a passo para usar essa ferramenta! 👀
Mas antes, baixe nosso banner gratuito para divulgar seu canal do YouTube na sua loja virtual:
O que é o estúdio de criação do YouTube?
O estúdio de criação do YouTube, chamado oficialmente de YouTube Studio, é uma central de gerenciamento para criadores de conteúdo da plataforma. Com ele, é possível publicar e editar os vídeos do canal, interagir com o público, acompanhar as estatísticas e muito mais.
Logo, o estúdio de criação do YouTube funciona como uma interface que conecta a maior plataforma de vídeos do mundo aos seus criadores. Ele foi desenvolvido, basicamente, para facilitar a gestão do conteúdo e oferecer todos os recursos necessários para o crescimento e a monetização do canal.
Além de disponibilizar todas as ferramentas para que o criador publique e edite seus vídeos, o YouTube Studio também apresenta as notícias importantes da plataforma e alertas personalizados. Por isso, quem cria conteúdo para o YouTube precisa conhecer essa ferramenta e aprender a utilizar todos os seus recursos.
💡 Saiba mais: YouTube: saiba tudo sobre a maior plataforma de vídeos do mundo
Por que usar o estúdio de criação do YouTube?
O estúdio de criação do YouTube facilita a gestão do seu canal e abre diversas possibilidades de crescimento. Se você tem uma empresa, é fundamental usar esse recurso para criar conteúdo, acompanhar métricas e ganhar cada vez mais fãs e clientes.
Hoje, as empresas usam o YouTube para promover produtos e serviços, interagir com clientes e criar verdadeiras comunidades ao redor de suas marcas. Além disso, ainda é possível usar o YouTube Ads para anunciar e atingir ainda mais pessoas na plataforma.
Se você tem um e-commerce, por exemplo, pode aproveitar as ferramentas do estúdio de criação do YouTube para publicar vídeos de ofertas, promoções e até mesmo conteúdos do tipo “unboxing”, que mostram produtos da sua loja virtual sendo abertos pela primeira vez.
💡 Saiba mais: Como vender no YouTube: passo a passo para começar
Como entrar no YouTube Studio?
É possível acessar o estúdio de criação do YouTube por meio de dois canais:
- Pelo aplicativo YouTube Studio, disponível para Android e iOS;
- Pelo navegador do desktop, acessando o site do YouTube Studio.
Em ambos os casos, você só precisa fazer login com sua conta do Google para acessar o estúdio de criação e começar a utilizar seus recursos. Para os criadores de conteúdo que ganham dinheiro na plataforma, é obrigatório ativar a verificação em duas etapas na conta para acessar o YouTube Studio.
Você também pode acessar o estúdio de criação fazendo login normalmente com seu usuário do YouTube. Nesse caso, basta clicar na sua foto de perfil e selecionar “YouTube Studio”.
💡 Saiba mais: Guia de como fazer vídeos para o YouTube [+ ferramentas]
Como usar o estúdio de criação do YouTube?
Se você nunca usou o estúdio de criação do YouTube, vamos ajudar mostrando os primeiros passos para utilizar essa central de gerenciamento de conteúdo. No menu lateral do YouTube Studio, você vai encontrar as seguintes seções:
- Painel;
- Conteúdo;
- Estatísticas;
- Comentários e referências;
- Legendas;
- Direitos autorais;
- Monetização;
- Personalização;
- Biblioteca de áudio;
- Configurações.
Acompanhe nossas dicas para aproveitar cada uma delas:
1. Comece pelo painel
Assim que você entrar no estúdio de criação do YouTube, a página inicial será o “Painel do canal”. Nele, você pode conferir de imediato o desempenho do vídeo mais recente, as conquistas do canal, as principais estatísticas e as notícias da plataforma para criadores de conteúdo.
Na barra superior, você pode pesquisar seus vídeos e acessar diretamente a página de detalhes de cada um deles. No canto superior direito, basta clicar no ícone “Criar” para enviar ou transmitir um vídeo.
Além disso, é possível escolher entre as opções “Enviar vídeo”, “Transmitir ao vivo” e “Criar Postagem” logo abaixo.
Estes são outros cards disponíveis no painel:
- Alertas de diretrizes da comunidade;
- Comentários mais recentes;
- Ideias de conteúdo;
- Inscritos recentes;
- Problemas de instabilidade no YouTube.
2. Gerencie seu conteúdo
No menu lateral esquerdo, a próxima opção é “Conteúdo do canal”. Nessa seção, você poderá gerenciar em detalhes cada vídeo do seu canal.
As opções são:
- Mudar o título, a descrição e as configurações;
- Acompanhar as métricas do vídeo;
- Cortar o conteúdo, adicionar telas finais, desfocar, entre outras opções de edição;
- Responder comentários;
- Adicionar legendas, traduções e descrições.
💡Saiba mais: O que é SEO para Youtube e como otimizar seus vídeos?
3. Acompanhe as estatísticas
No menu “Estatísticas”, você terá uma visão geral do desempenho dos seus vídeos. Logo de início, é mostrado o número de visualizações nos últimos 28 dias.
Você poderá selecionar qualquer período para acompanhar métricas como visualizações, tempo de exibição em horas e número de inscritos. Além disso, terá acesso aos conteúdos principais, taxa de cliques e duração média de visualizações por vídeo.
4. Gerencie comentários
Na seção “Comentários e referências ao canal”, você consegue visualizar todos os comentários e respondê-los. Além disso, tem acesso à lista de comentários retidos para análise.
5. Edite as legendas
O estúdio de criação do YouTube também oferece um menu específico para legendas do canal. Nele, você pode acompanhar as legendas publicadas e os rascunhos, além de editar os conteúdos como preferir.
💡 Saiba mais: O que são e como usar as tags para YouTube?
6. Verifique a questão de direitos autorais
No menu “Direitos Autorais do canal”, você consegue criar pedidos de remoção, caso encontre algum conteúdo no YouTube que viola seus direitos autorais. Assim, é possível acompanhar o status das solicitações e proteger sua criação.
7. Monetize seu canal
A seção “Monetização do canal” é exclusiva para os criadores de conteúdo que participam do Programa de Parcerias do Youtube. Para os usuários que se qualificam, estão disponíveis várias formas de ganhar dinheiro, tais como:
- Receber uma participação da receita dos anúncios veiculados nos vídeos do canal;
- Receber dinheiro dos assinantes do canal que pagam um valor mensal por benefícios e conteúdos exclusivos;
- Vender produtos relacionados ao canal para os fãs;
- Ganhar contribuições por meio de Super Chat e Super Stickers nas transmissões ao vivo;
- Receber uma parte da taxa de assinatura dos assinantes do YouTube Premium.
Para ser um parceiro do YouTube, você deve atender aos seguintes requisitos:
- Ter no mínimo 1 mil inscritos;
- Ter no mínimo 4 mil horas de exibição pública;
- Ativar a verificação em duas etapas;
- Ter uma conta do Google AdSense vinculada ao canal.
8. Personalize seu canal
O estúdio de criação tem um menu de personalização completo para o seu canal. Nele, você pode alterar o layout, adicionar seções em destaque, criar um banner e alterar suas informações básicas.
9. Use a biblioteca de áudio
Na Biblioteca de Áudio do YouTube Studio, você encontra músicas e efeitos sonoros que podem ser utilizados gratuitamente em seus conteúdos. Para isso, basta aceitar os termos e condições do YouTube.
10. Configure seu canal
Por fim, o estúdio de criação oferece uma seção de configurações gerais da sua conta. Nela, você consegue alterar:
- A moeda padrão do canal;
- Informações como país, palavras-chave e público;
- Padrões de envio de vídeos;
- Permissões de acesso;
- Filtros de comunidade;
- Contratos.
Entendeu como usar o estúdio de criação do YouTube?
Agora você conhece todas as funcionalidades do estúdio de criação do YouTube e já pode começar a gerenciar seu canal. Lembre-se de produzir vídeos engajantes, responder a todos os comentários e usar os recursos de marketing da plataforma.
E se você ainda não vende online, esse é o momento de criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop. Nossa plataforma de e-commerce tem tudo o que você precisa: layouts profissionais, meios de envio e pagamento integrados e um sistema muito fácil de usar!