Como excluir uma loja na Shopee e desativar a conta de vendedor?
Pontos principais do artigo:
- Para excluir uma loja na Shopee é preciso acessar a sua conta pelo aplicativo, não é possível realizar o processo pelo computador;
- Depois de acessar o app, vá até o ícone de configurações, clique em “Solicitar exclusão de conta” e siga as instruções da tela;
- Não é possível reativar uma loja excluída na Shopee. Você pode criar uma nova conta, mas sem acesso ao histórico da loja anterior;
- Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis e continuar as vendas sem se tornar refém dos algoritmos e comissões das plataformas de marketplace.
Neste ano, a Shopee chegou a marca de três milhões de vendedores brasileiros, segundo dados do E-commerce Brasil. Com a concorrência cada vez mais acirrada, muitos empreendedores estão deixando a plataforma para investir em uma loja virtual própria.
Se esse também é o seu caso, você chegou ao lugar certo. Neste artigo, vamos ver o passo a passo para excluir uma loja na Shopee e alternativas para manter o seu negócio funcionando fora dos marketplaces. Vamos lá?
Como excluir uma loja na Shopee?
Não é possível excluir lojas na Shopee pelo PC. Por isso, o primeiro passo para deletar a sua conta de vendedor é acessar o aplicativo do marketplace para Android ou iPhone (iOS) — ambos disponíveis de forma gratuita na Play Store ou App Store.
Depois de acessar a ferramenta, basta seguir o passo a passo a seguir:
1. Acesse a guia “Eu” no app Shopee
2. Clique no ícone de “Configurações”
3. Selecione a opção “Solicitar exclusão da conta”
4. Clique em “Ok” para continuar
5. Leia as condições e clique em “Continuar”
6. Verifique sua identidade por e-mail ou telefone
7. Informe o motivo para exclusão da conta
8. Confirme o endereço de e-mail
9. Aceite os ”Termos e Condições”
10. Clique em “Enviar”
Por que não consigo excluir minha loja Shopee?
Os pedidos para excluir uma loja na Shopee estão sujeitos à aprovação da plataforma. Isso significa que você não pode excluir uma conta de vendedor automaticamente. Mesmo depois de seguir os passos, a sua loja continua ativa até que a Shopee aprove a solicitação.
Veja alguns dos motivos mais comuns para não conseguir excluir uma conta na Shopee:
Sua conta é restrita
Caso a sua conta tenha sido limitada por violar os Termos de serviço ou realizar atividades suspeitas, como criar pedidos falsos ou promoções fraudulentas, por exemplo, não é possível solicitar a exclusão da loja na Shopee.
Isso porque, nesses casos, a própria plataforma se responsabiliza por suspender a conta. A diferença é que, caso isso aconteça, você pode ser banido do marketplace e perder o direito de criar novas lojas associadas ao seu CPF ou número de telefone.
Se a sua conta passou por isso e você acredita que foi um engano, pode preencher o formulário de solicitação de ativação de conta para recuperar o acesso e seguir com o processo de exclusão definitiva.
💡 Saiba mais: É permitido fazer dropshipping na Shopee?
Seu número de telefone foi usado muitas vezes
A Shopee também pode negar o pedido de exclusão de conta caso você tenha várias lojas ou perfis registrados no mesmo número de telefone. Isso porque, como vimos no tópico anterior, essa pode ser considerada uma atividade suspeita.
Nesse caso, é preciso entrar em contato com o Atendimento ao Cliente por meio do chat e formalizar o pedido para excluir a loja na Shopee. Para conseguir concluir o processo, é necessário explicar o motivo de existirem tantas inscrições com o seu telefone.
Você ainda tem pedidos em andamento
Também não é possível excluir uma loja na Shopee se você ainda tiver compras ou vendas pendentes. Portanto, certifique que todos os seus pedidos foram concluídos, incluindo os que ainda estão sendo entregues, em processamento ou com processo de reembolso em aberto.
De acordo com os Termos de Uso da plataforma, um pedido só é considerado concluído quando todas as suas transações forem finalizadas. Se existe um processo de reembolso, por exemplo, o pedido só encerra quando o vendedor recebe a mercadoria de volta e o comprador recebe o estorno do valor pago.
💡 Saiba mais: Como fazer estorno de pagamento no cartão, boleto e Pix?
Você excedeu o limite de exclusão de contas
Por fim, outro motivo para não conseguir excluir uma conta na Shopee é se você já tiver feito essa ação antes. Isso porque a plataforma só permite excluir uma conta criada com o mesmo número de telefone duas vezes.
Se você excluiu a sua conta e depois fez um novo cadastro usando o mesmo número de telefone, só poderá fazer a solicitação de exclusão mais essa vez. Caso delete a conta de novo, não será possível excluir novas lojas no futuro.
Como reativar minha loja na Shopee?
A exclusão da conta é permanente e irreversível. Ou seja, não é possível reativar uma loja excluída na Shopee. A alternativa seria criar outra conta e começar uma nova loja.
Nesse caso, você pode criar uma nova loja na Shopee ou apostar em outras plataformas de marketplace conhecidas no mercado, como Mercado Livre, AliExpress ou Americanas, por exemplo.
📘 Confira o e-book: Comparativo de marketplaces
Além disso, outra opção é criar a sua própria loja virtual em uma plataforma de e-commerce, como a Nuvemshop. Aqui, a grande vantagem é a possibilidade de ter mais controle sobre o seu negócio, sem ficar refém do algoritmo da plataforma ou das taxas de comissão.
🚀 Conheça o case de sucesso: Ateliê Pontos e Fios: do marketplace à independência da loja virtual
Se eu excluir minha conta na Shopee posso criar outra?
Sim. Teoricamente, depois de confirmar a exclusão da conta, você poderá criar outra usando o mesmo endereço de e-mail ou número de telefone que usou antes. Essa seria uma conta totalmente nova, sem acesso a nenhum histórico da sua loja anterior.
No entanto, as diretrizes da Shopee afirmam que a plataforma se reserva ao direito de rejeitar solicitações de criação de novas contas. Com isso, caso você tente repetir esse processo várias vezes, pode ser bloqueado para criar novos cadastros no marketplace.
💡 Saiba mais: Passo a passo como vender na Shopee
O que acontece quando exclui a conta da Shopee?
Depois de excluir uma loja na Shopee, não é mais possível fazer login ou visualizar o histórico da conta. Além disso, você perde qualquer tipo de moeda, bônus ou saldo do Shopee Ads e ShopeePay.
Você pode encontrar a informação de que a Shopee ainda mantém os dados transacionais dos pedidos feitos por um perfil excluído. No entanto, isso acontece apenas para a auditoria financeira e não está disponível para acesso dos usuários.
Shopee excluiu minha conta: o que pode ser?
De acordo com os Termos de Uso da Shopee, a plataforma tem o direito de encerrar contas de usuários e lojas sem aviso prévio e a seu exclusivo critério. Ou seja, a Shopee não é obrigada a explicar porque excluiu uma conta.
No entanto, na maioria das vezes em que isso acontece, os motivos são violações aos Termos de Serviço que foram aceitos na hora de criar a sua loja. Por isso, é fundamental ler esse documento com bastante atenção antes de começar a vender no marketplace.
Esse é outro ponto que faz com que os empreendedores, geralmente, adotem uma estratégia que combina marketplaces e e-commerce. Assim, caso algum imprevisto aconteça, como a Shopee excluir a sua conta, você ainda pode continuar as vendas por meio da sua própria loja.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja virtual grátis e fazer a integração com os principais marketplaces do mercado, aumentando o alcance da sua marca e garantindo a continuidade das vendas, caso algo aconteça.
Tudo certo sobre excluir uma loja da Shopee?
O empreendedorismo é uma jornada de muitos caminhos. Alguns deles trarão grandes resultados, outros nem tanto. Por isso, esperamos que este artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre como excluir uma loja na Shopee.
No entanto, lembre-se que sempre é possível recomeçar e que existem outras alternativas para o seu negócio. Com um e-commerce próprio, por exemplo, você pode vender para qualquer lugar do Brasil sem tornar a sua empresa dependente das plataformas de marketplace.
Então, que tal dar o próximo e criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop? Comece seu e-commerce com o plano gratuito mais completo do mercado e tenha todas as ferramentas que você precisa para aumentar as vendas e conquistar a independência do seu negócio! 💙