5 exemplos de Inbound Marketing para aplicar no seu negócio
- Não faltam exemplos de Inbound Marketing para ilustrar o poder do marketing de atração para conquistar clientes e consolidar marcas;
- Com essa estratégia para atrair leads, você consegue trazer os melhores clientes por meio de artigos de blog, e-books, mídia paga, redes sociais ou e-mail marketing;
- Para aplicar os exemplos de Inbound Marketing na sua empresa, você deve criar seu próprio funil de vendas, investir em marketing de conteúdo e focar no perfil de cliente ideal para o seu negócio.
Se você tem um negócio digital, já deve ter se deparado com o desafio de atrair clientes para a sua loja virtual, não é mesmo? Em um cenário cada vez mais competitivo, investir em estratégias de marketing digital é essencial para se destacar da concorrência e aumentar as vendas.
Porém, com tantos canais de comunicação e metodologias para utilizar, pode parecer confuso saber por onde começar. Neste artigo, vamos mostrar uma referência essencial para o seu negócio: exemplos de Inbound Marketing.
Com essa estratégia de, você consegue atrair a atenção dos consumidores por meio de conteúdos relevantes e que se conectam com o momento em que eles estão no funil de vendas — modelo estratégico que mapeia a jornada do cliente.
Quer saber mais? Então continue a leitura, pois vamos explicar melhor o que é essa técnica e mostrar exemplos de Inbound Marketing para você aplicar no seu negócio. Prepare o bloco de notas e vamos lá! 📝
💡 Saiba mais: Inbound e Outbound Marketing: quais as diferenças?
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing, ou marketing de atração, nada mais é que uma estratégia para atrair leads (potenciais clientes que fornecem algum tipo de contato) para o seu negócio por meio do marketing de conteúdo e de links patrocinados.
Diferentemente do outbound marketing, em que a empresa vai ativamente atrás dos potenciais clientes oferecendo suas soluções, no inbound o objetivo é que clientes cheguem até você a partir do interesse despertado.
Seja por meio de artigos de blog, mídia paga, redes sociais ou e-mail marketing, a ideia é que os potenciais consumidores encontrem o seu negócio e comecem a se comunicar com ele.
Vamos imaginar que você está planejando as suas férias para a Europa, mas está em dúvida se vai para Roma ou para Paris. Pensando em sanar a dúvida, você pesquisa no Google “Paris ou Roma”. O primeiro resultado é um blog post de uma agência de viagem que faz um comparativo dos dois destinos e entrega, como bônus, um e-book com um roteiro gratuito das cidades.
Você baixa o conteúdo preenchendo um formulário com seu e-mail e telefone e, alguns dias depois, recebe um e-mail desta agência com conteúdos complementares ao que você estava buscando. A partir daí, você continua interagindo com a empresa e decide, então, que Paris é a cidade escolhida e que vai fechar um pacote com essa empresa.
Basicamente esse é o trabalho do Inbound Marketing: criar diversas ações que se conversam e entregam conteúdos relevantes para cada momento de busca até a decisão de fechar negócio.
Incrível, não é mesmo? Para você se convencer, de fato, a investir nessa metodologia, vamos conferir mais alguns exemplos de Inbound Marketing.
💡 Saiba mais: O que é Inbound Marketing para e-commerce e como funciona?
5 exemplos de Inbound Marketing
Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing e para que serve, listamos algumas empresas que já trabalham com essa estratégia para você se inspirar. Vamos lá?
1. Nuvemshop
A Nuvemshop busca atrair leads para a suas ações de Inbound Marketing por meio, especialmente, do seu blog, da página de materiais ricos (e-books, checklists, planilhas etc.), do seu canal no YouTube, além de compartilhar ferramentas práticas para ajudar no dia a dia do empreendedor.
A partir do marketing de conteúdo, capta os potenciais consumidores e os coloca em um fluxo de nutrição através de uma automação de e-mail marketing. Assim, a empresa inicia um relacionamento com o lead e passa a enviar comunicações relevantes para convertê-lo em cliente.
Esse é um exemplo de e-mail marketing enviado falando sobre o curso de dropshipping das Trilhas de Conhecimento Nuvemshop e convidando para acessar o conteúdo e criar uma loja virtual.
💡 Saiba mais: Como fazer automação de e-mails? [guia completo]
2. Netflix
Quem nunca viu as interações icônicas da Netflix com o público em suas redes sociais, não é mesmo?
A marca é conhecida por ter uma comunicação descontraída e amigável com o usuário, investe em memes e está sempre antenada nos assuntos do momento para fazer um gancho com as suas publicações. Com isso, consegue despertar o interesse, criar suspense e conquistar novos clientes.
3. Starbucks
Não podemos ignorar o trabalho de branding em cima da marca Starbucks. A aquisição de clientes não vem só por meio das publicidades e conteúdos, mas também do posicionamento que a marca conquistou — e manteve — durante anos.
Além de criar um ambiente confortável e moderno em suas lojas físicas, a produção de conteúdo para as redes sociais representa o propósito da marca e busca proporcionar uma experiência de compra cada vez mais personalizada e única. Essa estratégia é excelente para fidelizar clientes e despertar o interesse de futuros consumidores.
Mesmo quem nunca foi até uma cafeteira da marca já ouvir falar e, sem dúvidas, tem muita vontade de visitar um dia.
No Instagram, a Starbucks busca conexão com as pessoas e, assim como divulgado em todos os lugares, o propósito é tornar a vida de seus clientes ainda mais feliz.
💡 Saiba mais: Posicionamento de marca: como construir o seu?
4. Nike
Como uma grande marca, a Nike investe em diversos canais de comunicação para atrair novos consumidores.
O carro-chefe são os e-mails-marketing, mas a marca possui uma forte presença nas redes sociais e também trabalha importantes campanhas com influenciadores digitais.
Um exemplo foi o seu projeto com o Casey Neistat, personalidade americana conhecida pelos seus vlogs no YouTube, na qual tinha que fazer um vídeo com o tema “Fazer valer a pena”.
O cineasta e youtuber, convidou alguns amigos e embarcou em uma viagem de dez dias pelo mundo para contar sobre o que, realmente, vale a pena na vida.
5. Coca-Cola
Talvez você não saiba, mas a Coca-Cola também usa o marketing de conteúdo para conquistar clientes. Todo mundo já conhece a marca, então como sair fora da caixa e inovar?
Preocupada em se posicionar em algumas causas sociais, a Coca-Cola criou um portal de notícias que trata de temas importantes como sustentabilidade e meio ambiente. Além disso, a marca está presente nas redes sociais e aposta sempre em vídeos com alto poder de compartilhamento.
Como aplicar os exemplos de Inbound Marketing?
Para inserir os exemplos de Inbound Marketing em seu negócio, é necessário seguir alguns passos. Afinal, não é porque uma estratégia funciona para uma empresa que vai gerar resultados para todas.
Pensando nisso, separamos alguns passos essenciais para montar uma estratégia de Inbound Marketing pensada exclusivamente para o seu negócio. Confira:
1. Defina o público-alvo
O primeiro passo para ter sucesso na sua estratégia de Inbound Marketing é, sem dúvidas, definir o público-alvo. Isso porque, com isso claro, é possível pensar em conteúdos que têm a capacidade de atrair usuários com chances de se tornarem clientes.
No Inbound Marketing, existe o conceito de buyer persona que nada mais é do que a representação do cliente ideal de uma empresa. Essa definição vai além do público-alvo e é necessário construir um cliente semifictício e definir nome, idade, profissão, dados demográficos, hobbies e aspirações.
Com isso definido, é possível montar uma estratégia de marketing e vendas com mais chances de sucesso. Já que, ao saber quem você deseja atingir e qual o comportamento dessas pessoas, fica mais fácil escolher os canais de comunicação, os tipos de conteúdo e a linguagem que deve ser utilizada.
💡 Saiba mais: O que é persona e como criar para o seu negócio?
2. Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia focada em atrair possíveis clientes por meio da construção de conteúdo de valor. Ou seja, você será de capaz de captar leads por meio da produção de materiais, como blogposts, postagens em redes sociais, e-mail marketing e e-books.
Aqui, o ideal é levar em consideração a persona do seu negócio e apostar na elaboração de conteúdos que possam ser relevantes para ela e que tenham ligação com os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.
Por exemplo, se você tem uma loja de cosméticos veganos, pode criar uma postagem no Instagram falando sobre o impacto causado no meio ambiente ao usar shampoos com lauril sulfato de sódio em sua composição. Essa é uma forma de educar o consumidor e mostrar os benefícios do seu produto em termos de sustentabilidade.
💡 Saiba mais: O que é marketing de conteúdo? Tudo que você precisa saber
3. Foque na divulgação
Com o público-alvo bem definido e os conteúdos construídos, chegou o momento de pensar na divulgação.
Aqui, vale a pena ficar atento aos canais utilizados pela persona do seu negócio. Então, se estão presentes, na maioria das vezes, no Twitter, o ideal é construir conteúdos que podem ser distribuídos por essa rede social.
Agora, se a preferência é pelo Instagram, aproveite para utilizar todos os recursos da ferramenta na construção dos conteúdos. Crie Cenas (Reels), IGTV, Stories e publicações regulares.
💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?
Conferiu os exemplos de Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma estratégia de atração de clientes fundamental se você quer conquistar leads mais qualificados e, consequentemente, mais vendas para o seu negócio. Esperamos que os exemplos de Inbound Marketing que compartilharmos ajudem a sua marca a colocar em prática essa técnica e conquistar novos consumidores.
Quer ganhar dinheiro na internet e conquistar mais clientes? Crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙