10 exemplos de marketing digital para colocar em prática

Imagem de uma mulher realizando uma live, exemplo de marketing digital

Os exemplos de marketing digital são:

  1. Invista nas lives;
  2. Diversifique os formatos e canais de conteúdo;
  3. Venda pelas redes sociais;
  4. Reforce o posicionamento nas mídias digitais;
  5. Atente-se às oportunidades para produção de conteúdo;
  6. Aposte na análise de dados;
  7. Tenha foco no SEO;
  8. Otimize o investimento de mídias pagas;
  9. Disponibilize serviços premium de forma gratuita;
  10. Use cupom de desconto nas vendas online.

Continue a leitura para saber como aplicar essas estratégias no seu negócio!


Vivemos em um mundo onde é impossível pensar em divulgação de produtos, serviços e marcas sem passar pela internet. Nesse contexto, não faltam exemplos de marketing digital inspiradores para aplicar na sua empresa, seja qual for seu objetivo.

Afinal, a pandemia do novo coronavírus acelerou ainda mais a transformação digital e levou os esforços dos negócios para o mundo online. E claro que o marketing acompanhou essa tendência, abrindo caminho para as mais diversas ações na internet.

Então, para que você tenha bons exemplos de marketing digital para aplicar em 2024 e superar a crise, preparamos uma lista com dez opções para você. Acompanhe!

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10 exemplos de marketing digital para o seu negócio

Procurar referências e exemplos de marketing digital é parte fundamental do planejamento estratégico de uma empresa. Veja uma lista completa para se inspirar:

1. Invista nas lives

As transmissões ao vivo, conhecidas popularmente como lives, são ferramentas essenciais para manter uma boa audiência e ter um contato mais próximo com o cliente.

Para começar, defina qual será o foco da live: lançamento de produtos, live commerce (vendas ao vivo) ou marketing de conteúdo.

Após a escolha do foco, pense em maneiras de garantir com que seu público se interesse pela live, seja transmitindo uma atração, oferecendo benefícios para quem está acompanhando ou alguma motivação para compra.

Se a live for realizada pelo Instagram, ative a contagem regressiva para que os usuários criem expectativa pelo evento.

A fintech Nubank, por exemplo, aproveitou o buzz ao redor do lançamento do seu IPO (Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial em português) na bolsa de valores para transmitir o evento ao vivo no YouTube.

Esse tipo de ação gera muito engajamento junto ao público, aumenta o reconhecimento de marca e, consequentemente, ajuda a aumentar as vendas.

2. Diversifique os formatos e canais de conteúdo

Outro exemplo de marketing digital que tem feito a diferença para as empresas é a estratégia de diversificação de formatos e canais de conteúdo.

O TikTok, por exemplo, é uma rede social que permite a criatividade e liberdade para criar qualquer tipo de conteúdo. Desde algo relacionado ao humor, moda, dia a dia ou até mesmo um formato mais complexo de storytelling.

O mais interessante desse app é que você pode contar histórias de forma rápida, direta e sem perder o tom de diversão, garantindo um alcance maior para a sua marca e, consequentemente, mais clientes.

Já com o Reels (Cenas, em português) do Instagram, a experiência é parecida, pois você consegue alcançar pessoas que não necessariamente seguem a sua marca. Com esse recurso, você pode editar vídeos direto do Instagram e usar os virais para engajar e mostrar aos seus seguidores que você está por dentro das tendências.

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3. Venda pelas redes sociais

Vender pelas redes sociais (o famoso social selling) é um clássico das estratégias de marketing digital que não poderia faltar nesta lista.

Um exemplo é o Instagram Shopping: um recurso que permite que as marcas desenvolvam as suas lojas dentro da própria plataforma. Ou seja, você consegue cadastrar novos produtos, permitir marcação nas fotos e ajudar o usuário a comprar um item em questão de segundos, usando a rede social como uma vitrine virtual.

Já o Facebook Shops funciona quase da mesma forma, porém, é integrado com o aplicativo do Facebook. Para ter acesso às lojas, basta ir até a página da marca ou até mesmo nos Stories. O principal objetivo dessas duas estratégias é facilitar o processo de vendas e fazer com que mais pessoas tenham acesso à sua loja virtual.

4. Reforce o posicionamento nas mídias digitais

Outro ponto para ter atenção durante essas divulgações é a importância de reforçar o seu posicionamento de marca nas redes sociais. Cada vez mais, as pessoas estão atentas aos valores das empresas e seus diferenciais no mercado, buscando identificação com as marcas que consomem.

Vamos dar um exemplo na prática: a Dove é uma marca que tem um posicionamento muito bem definido de valorização da beleza real feminina. Em todas as suas campanhas recentes, as mensagens apelam para o emocional e para a construção da autoestima. A campanha “Real Beleza” é um dos exemplos de marketing digital clássicos da empresa.

5. Atente-se às oportunidades para produção de conteúdo

Entre os exemplos de marketing digital mais bem-sucedidos, você sempre verá grandes oportunidades de produção de conteúdo relevante.

Para usar essa estratégia, o ideal é se atentar aos temas que estão em alta e analisar quais são os assuntos mais comentados pelo seu público. Você pode, por exemplo, usar o Google Trends para conferir os termos mais buscados na internet no momento e ficar de olho nos trending topics do Twitter.

A Nuvemshop, por exemplo, aproveitou o Dia da Empreendedora para lançar conteúdos promovendo mulheres que comandam negócios no país em seu Twitter.

💡 Saiba mais: Guia completo de marketing para Twitter

6. Aposte na análise de dados

A análise de dados é um outro ponto extremamente relevante para o marketing digital das empresas. Isso porque, com as informações certas, você consegue conhecer mais a fundo o seu público-alvo e entregar exatamente o que ele precisa.

Hoje, todo negócio precisa acompanhar pelo menos o Google Analytics para entender o desempenho do site ou e-commerce. Essa ferramenta permite analisar métricas como número de visitantes, perfil de visitantes, taxa de conversão e muito mais.

💡 Saiba mais: O que é análise digital e como fazer?

7. Tenha foco no SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de otimização de sites para mecanismos de busca que ajuda você a conseguir um bom posicionamento no Google.

Ela consiste em otimizar seus conteúdos para que apareçam nas primeiras posições das buscas quando os usuários pesquisarem por palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Assim, você consegue aumentar a visibilidade da marca e conquistar um lugar de destaque frente aos concorrentes.

Com o uso do SEO, além de se preocupar com a palavra-chave que será usada nos conteúdos, é preciso pensar na indexação do site, na experiência e jornada do usuário, velocidade de carregamento de uma página e o uso do link building para conquistar backlinks.

💡Saiba mais: O que são técnicas de SEO e como usar?

8. Otimize o investimento de mídias pagas

Focar os investimentos da empresa em mídia paga é uma forma de atrair leads mais qualificados, ou seja, pessoas mais propensas a adquirir seus produtos e serviços. A vantagem dos anúncios é que eles têm um resultado mais rápido do que a mídia orgânica, já que você paga para veicular suas mensagens e atingir um público específico.

Um ótimo canal para investir em links patrocinados é o Google Ads — a plataforma de publicidade digital do Google. Lá, você pode criar campanhas baseadas em palavras-chave e exibir anúncios no topo dos resultados de busca.

💡Saiba mais: O que é qualificação de leads?

9. Disponibilize serviços premium de forma gratuita

Disponibilizar serviços premium de forma gratuita é uma estratégia poderosa para conquistar mais clientes. A tática é muito comum em serviços de assinatura de aplicativos e sites como Netflix, Amazon, Spotify, Apple Music, entre outros, mas você também pode usar em seu e-commerce.

Se você tiver uma empresa de conteúdo por assinatura, por exemplo, pode oferecer um plano premium para a primeira compra e assim, aumentar o número de assinantes. Além disso, pode acrescentar um produto premium grátis ao pacote se a assinatura for feita por um período mínimo de seis meses, por exemplo.

💡Saiba mais: O que é clube de assinatura?

10. Use cupom de desconto nas vendas online

Para finalizar a lista, o bom e velho cupom de desconto é infalível para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Você pode oferecer cupons com valor fixo ou progressivos de acordo com o valor da compra.

Por exemplo: se você vai lançar uma promoção de Black Friday, pode criar lotes limitados de cupons de 50%, 30% e 10% de desconto. E que tal oferecer um cupom de 10% na primeira compra do usuário de forma permanente?

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Exemplos de campanhas de marketing digital

Para ficar ainda mais por dentro do assunto e entender como funciona na prática, veja abaixo alguns exemplos de marketing digital que fizeram sucesso nos últimos tempos:

Campanha We Accept | Airbnb

O Airbnb lançou a campanha We Accept como posicionamento de mercado contra a medida de suspensão do recebimento de refugiados e nascidos em países muçulmanos nos EUA.

A exibição do vídeo foi realizada durante o Super Bowl, um dos maiores eventos esportivos do mundo.

#ShareYourEars – Disney

A #ShareYourEars foi uma campanha feita pela Disney que teve como objetivo beneficiar a instituição Make-a-Wish, que é uma organização sem fins lucrativos que organiza experiências para crianças que tiveram diagnóstico de doenças terminais.

A campanha convidou os fãs a compartilhar as orelhas compradas nos parques temáticos e a cada compartilhamento cinco dólares eram doados, tendo um resultado de dois milhões de dólares arrecadados.

Magalu live – Black das Blacks

A Magalu é uma das marcas brasileiras mais famosas por usar as redes sociais em suas estratégias. No TikTok, por exemplo, a empresa conta com mais de 5,5 milhões de seguidores.

Um dos destaques do marketing digital da empresa foi a transmissão do evento Black das Blacks na Black Friday 2021, que contou com artistas brasileiros populares como Luisa Sonza, Anitta, Gloria Groove, Léo Santana, Jorge e Mateus, entre outros.

💡 Saiba mais: Como vender no Magazine Luiza e quais as vantagens do marketplace?

Gostou dos exemplos de marketing digital?

Esperamos que os exemplos de marketing digital deste conteúdo ajudem você a criar estratégias mais eficientes para divulgar seu negócio.

Para aplicar todas essas estratégias, nada melhor do que ter um site próprio para isso, não é mesmo? Então, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e tenha uma plataforma simples de usar, intuitiva e que não requer conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre exemplos de marketing digital

  1. Invista nas lives;
  2. Diversifique os formatos e canais de conteúdo;
  3. Venda pelas redes sociais;
  4. Reforce o posicionamento nas mídias digitais;
  5. Atente-se às oportunidades para produção de conteúdo;
  6. Aposte na análise de dados;
  7. Tenha foco no SEO;
  8. Otimize o investimento de mídias pagas;
  9. Disponibilize serviços premium de forma gratuita;
  10. Use cupom de desconto nas vendas online.

Marketing digital é o conjunto de estratégias usadas para promover produtos ou serviços utilizando canais digitais, como redes sociais, buscadores, e-mail e sites, com intuito de alcançar e engajar o público-alvo de forma eficiente e mensurável.

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